Cancelamento de fase, tons (imagem das frequencias)

    Autor Mensagem
    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # mar/12


    Olhem essas frequencias

    Imagem das frequencias

    Aqui mostro as frequencias do mic dinamico do tom 1 e dos overheads captando só o tom 1, as frequencias são bem parecidas, porem nao são iguais, como no caso da caixa que foi praticamente igual as frequencias, eu inverti a polaridade do mic da caixa e notei uma melhora no timbre e no volume, agora aqui é os tom tom que não são identicas mas bem parecidas..

    Será que ganho alguma melhora invertendo os mics dos tom tom e surdo mesmo se a frequencia não seje identica a outra?

    .omni
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    Gráfico de espectro não tem absolutamente nada a ver com cancelamento de fase.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    mas como que eu vou identificar isso apenas ouvindo?

    pelo que eu sabia quando dois microfones captam a mesma fonte sonora e consseguentemente praticamente a mesma frequencia, uma vai anular a outra..

    blz analizei no espectro o som da caixa vindo do mic da pele e o mic que eu uso como overhead do lado esquerdo...

    pelo grafico dava pra ver que que as duas imagens sobrepostas ficavam praticamente igauais, eu disse praticamente e nao iguais, os dois microfones captavam a mesma fonte sonora e as frequencias mostravam no grafico praticamente a mesma coisa, mesma intensidade tudo..

    eu sempre notava que o som da caixa ficava muito baixo e que o mic da pele ficava quase invisivel, então inverti a polaridade do mic da caixa e ficou perfeito..

    agora nao entendo quando vc diz que não tem nada a ver uma coisa com a outra??

    Então será que meu microfone da pele da caixa tem vida própria?

    Ou tudo isso que eu falei acima não tem nada a ver, qual é o metodo correto pra identificar os prolemas com fase?

    porque eu senti uma melhora no som da caixa quando inverti a polaridade?

    .omni
    Gráfico de espectro não tem absolutamente nada a ver com cancelamento de fase.

    Então explica porque.. qual o metodo correto para identificar problemas de fase..

    .omni
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    pelo que eu sabia quando dois microfones captam a mesma fonte sonora e consseguentemente praticamente a mesma frequencia, uma vai anular a outra..

    Não necessariamente.

    É o seguinte, o som é uma onda, certo? A polaridade dela é positiva se o primeiro pico de onda for pra cima e negativa se for pra baixo. Isso influencia na maneira da captação até a maneira que o falante reproduz aquela onda.

    Se duas ondas *exatamente iguais* forem reproduzidas ao mesmo tempo, uma positiva e outra negativa, o cancelamento será total e você não ouvirá som nenhum. Se elas forem mais ou menos parecidas o cancelamento será parcial e você vai ouvir aquele som meio estranho de que algo está errado.

    Se você bota dois microfones com as cápsulas coladas uma na outra o som vai chegar ao mesmo tempo nas duas e portanto a fase será igual. X/Y por exemplo é um padrão que é "à prova" de problemas de fase por isso.

    Se você põe dois microfones longe um do outro, o som vai chegar com um pequeno atraso entre eles, isso pode OU NÃO gerar problemas de fase. Se as cápsulas estiverem apontando uma para a outra num caso desses, a fase vai chegar invertida entre eles. Exemplo bom é a caixa da bateria em relação a esteira.
    O microfone da esteira está captando a mesma fonte, com o mesmo atraso (zero), porém invertido.

    Se você está em dúvidas quanto a fase, dê um zoom na onda e cheque a fase. Em alguns casos carece ajeitar na mão. Em outros, basta inverter a fase em um outboard ou plugin. Nos casos certos de cancelamento de fase (como a caixa) o mais prático é inverter já na hora da captação pra as ondas já entrarem juntas no DAW.

    Sacou?

    far
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits

    Pronto ! Num precisa-se falar praticamente muita coisa além! O nosso colega .omni disse quase tudo!

    Vou tentar só lapidar o que ele mencionou!
    Numa mix. Além do que o colega mencionou, antes de qualquer coisa, umas das 1 coisas é pôr tudo em fase e sicronizado... Na maioria das vezes isso é feito na "unha mesmo", pois e um trabalho minucioso. Ele comentou sobre a pele da caixa e estera, logo um mic capta por cima e outro por baixo dela, então estão opostos em fase. Então uma dica é que vc observe todas as suas amostras e tome come base a fase positiva, por exemplo da pele da caixa e inverta o que for preciso. Outra coisa, cuidado com próximo passo que é o panorama de sua mix. Isso tb cancela fase, além de adição de efeitos em lugar errado, tb cancela fase.

    Tá difícil, vc já ouviu falar numa onda senoidal, ou talvez no plano carteziano em matemática, pois é meu fi, a hora é agora. No pico de cima vc tem o positivo, embaixo o negativo não é? Então... dê um zoom bem ampliado na sua amostra no sentido horizontal de um canal, faça a mesma coisa no outro e observe se o pico das duas são positivos. Lembre-se, tome algum instrumento como base, por exemplo a pele da caixa. Então o que não for igual a ela , inverta a fase!


    Uma grande dica, na minha grotesca opinião é que vc leia esse comentário do meu amigo Edu, onde poderá lhe servir como referência para que voce possa construir um sistema em Y, já que vc quer ir ao extremo, de seu problema na fonte de captura. Noentanto, sabemos que é possível resover na edição posterior do audio.

    La no coment do amigo Edu, quase no fim do post terá uma frase assim de outra pessoa com a mesma dúvida que a sua, acompanhe lá, tem um circuitim eletronico pra vc fazer:

    Ligando dois mics em paralelo, a impedância cairá pela metade, mas isso não traz problemas para a mesa nem para os microfones.

    Sobre os "cancelamentos", eles serão os mesmos que se voce usasse um mic em cada canal. Lembre que é um microfone para cada tom, não os dois num só. O que pode acontecer é uma interferência elétrica do sinal de um mic no outro, se ligados em paralelo (Y), mas pode ser resolvido, explico mais adiante.

    link.. http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=131

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    valeu galera, voltei estava fora alguns dias aqui do forum e hj retornei e me deparei ja com duas ótimas explicações..

    Boas explicações sobre o assunto ainda não tinha lido em nenhum lugar agora vejo que o que realmente é tudo isso..

    Ultimamente eu tenho usado o reaper pra mixar e aplicar os plugins e o sound forge pra masterizar, existe alguma ferramenta software ou plugin pra identificar as fases em cafda track ou tem q ser apenas no "braço" mesmo??

    Valeu galera!

    .omni
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    Existem várias. Devem ter várias de graça, mas se você tem algum pacote da Waves deve vir com o phasescope.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    valeu cara vou da uma olhada!

    dr.rd
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    .omni, me explique uma coisa,
    Se cancelamento de fase, ou melhor dizendo, interferencia de onda, tem haver com frequencia, e espectro sonoro tem haver com frequencia. Por que eles nao tem absolutamente nada haver?
    Se voce analisa o espectro de dois sons e constata que eles possuem mais energia na mesma região, e voce os toca junto, certamente saberá que ocorrera cancelamentos e/ou reforços. O espectro nao te mostra se as ondas estão em fase ou fora de fase, mas te mostra para tomar cuidado se esses 2 sons tocarem juntos, ocorrerá reforço e/ou cancelamento.

    kiki
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    dr.rd
    tá certo isso que voce falou, mas não dá pra saber de maneira alguma se vai acontecer algum cancelamento ou reforço só pelo espectro.

    obviamente dois sons gravados que tenham espectros absolutamente diferentes nao terão problemas de cancelamento de fase (imaginando uma hipotese esdruxula de um mic que só pega agudos e outro que só pega graves).
    mas duas gravações com o espectro identico pode ou nao sofrer problemas.

    esse era o problema do nosso colega, ele estava tentando prever o cancelamento pelo espectro.

    dr.rd
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: dr.rd
    · votar


    kiki obrigado por comentar.
    quote: tá certo isso que voce falou, mas não dá pra saber de maneira alguma se vai acontecer algum cancelamento ou reforço só pelo espectro.

    Voce quis dizer que se eu olhar o espectro ele nao vai me falar qual dos 2 está acontecendo. Mais certamente dirá que um dos 2 ou os 2 acontecerá certo? Na maioria dos casos ocorre tanto reforços quanto cancelamentos. Mais no final das contas se o sinal aumentou, houve mais reforço, se o sinal diminuiu houve mais cancelamentos.

    quite: mas duas gravações com o espectro identico pode ou nao sofrer problemas :
    Com certeza, se somadas em fase basta diminuir o volume.

    quote: esse era o problema do nosso colega, ele estava tentando prever o cancelamento pelo espectro

    o que eu tinha intendido do post dele era que ele estava somando os overs com o tom 1 na mix e queria que soasse melhor fazendo essa inversão de polaridade. É, analisando o espectro é impossivel dizer a respeito da fase. Porém, pode ser que ele mexendo na fase o resultado sonoro seja melhor quando ele misturar os 2 elementos com espectros parecidos.

    VOce acha que está certo o pensamento?


    Uma pergunta, porque quando somamos agudos e graves nao há cancelamento de fase/ou reforço?
    Abraços

    kiki
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    dr.rd
    dica do dia: selecione o texto a ser "quotado" e clique em "citar" (ao lado de votar no post) que ele vem pra caixa de texto automaticamente! (em italico, entre [ i ])

    e clique no nome da pessoa na esquerda que ela entra em negrito já (entre [ b ])

    Voce quis dizer que se eu olhar o espectro ele nao vai me falar qual dos 2 está acontecendo. Mais certamente dirá que um dos 2 ou os 2 acontecerá certo? Na maioria dos casos ocorre tanto reforços quanto cancelamentos. Mais no final das contas se o sinal aumentou, houve mais reforço, se o sinal diminuiu houve mais cancelamentos.
    sim, vai acontecer um pouco de cada, dependendo da frequencia.

    voce esta se esquecendo de pensar nas frequencias. a diferença de fase é uma diferença de distancia entre a mesma fonte sonora e dois mics. essa distancia dá uma diferença na fase, que vai ser uma diferença fixa.
    pra cada frequencia isso representará uma coisa.

    ou seja, nao ocorre uma simples redução ou reforço de volume, mas uma equalização nova do som. muda o timbre final.
    sabe o efeito phaser? é isso, ele fica mudando a fase e dá aquele efeito "espacial".

    em ultima instancia, isso gera o que se chama de comb filter, que é uma sequencia de reforços e reduções em frequencias multiplas.
    por exemplo se há cancelamento de fase em 100Hz, a tendencia é ter em 200, 400, 800 Hz...

    ate onde eu entendi (talvez o omni possa falar melhor sobre isso) esse tipo de efeito sempre vai acontecer (quando tiver dois mics), só tem que tomar cuidado pra nao destruir o som com isso.

    quite: mas duas gravações com o espectro identico pode ou nao sofrer problemas :
    Com certeza, se somadas em fase basta diminuir o volume.

    novamente, nao é só uma questao de volume.

    quote: esse era o problema do nosso colega, ele estava tentando prever o cancelamento pelo espectro

    o que eu tinha intendido do post dele era que ele estava somando os overs com o tom 1 na mix e queria que soasse melhor fazendo essa inversão de polaridade. É, analisando o espectro é impossivel dizer a respeito da fase. Porém, pode ser que ele mexendo na fase o resultado sonoro seja melhor quando ele misturar os 2 elementos com espectros parecidos.


    eu nao sei dizer, ´so acho que vale a pena fazer o teste e ouvir.
    se ele somar dois mics com espectros diferentes talvez eles se complementem.

    além de estar posicionados bem diferentes (um bem longe no over e um bem perto), acredito que sejam mics diferentes.
    pode ser (é chute) que os espectros diferentes possam "se complementar".

    VOce acha que está certo o pensamento?
    acho que tá correto

    Uma pergunta, porque quando somamos agudos e graves nao há cancelamento de fase/ou reforço?
    por que nao haverão as mesmas frequencias! mas é um caso hipotetico bem dificil de acontecer.

    Abraços
    boa noite!

    dr.rd
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: dr.rd
    · votar


    Muito Obrigado kiki. É verdade, não é questão apenas de volume, ele realmente altera a forma de onda.
    Só posso falar em interferencia de ondas quando se fala de mesma frequencias ou frequencias muito proximas então né(como o fenomeno de batiment)?
    por exemplo :
    http://files.ajuda-9ano.webnode.pt/200000051-0279a036b2/img_som_onda.j pg
    Temos ai duas ondas uma grave e uma aguda, se botarmos as duas juntas, simplesmente elas ocorrem independentes sem que uma altere a outra né?
    Grande abraço e boa noite pra voce também

    kiki
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    dr.rd
    Só posso falar em interferencia de ondas quando se fala de mesma frequencias ou frequencias muito proximas então né(como o fenomeno de batiment)?
    nao!
    cancelamento de fase sim, só pra mesma frequencia.
    mas interferencia sempre acontece.

    batimento é quando a frequencia é quase igual, entao uma hora se cancelam, outra hora nao.
    é tipo um "moire" (leia-se moare): http://kikipedia.files.wordpress.com/2008/03/moire-reticula-pb.gif

    Temos ai duas ondas uma grave e uma aguda, se botarmos as duas juntas, simplesmente elas ocorrem independentes sem que uma altere a outra né?
    nao!!! =P
    elas se somam. pense que vai sair tudo pelo menos alto falante, ele é um só.

    por exemplo, essas duas que voce postou, elas vao se somar, mas sao tao diferentes que nao dá nenhum "tilt".

    fica mais ou menos isso daqui: http://4.bp.blogspot.com/_lGv8hJdUHeg/S8S86TxMW6I/AAAAAAAAACY/Qg9DJYBF 5rQ/s1600/3.PNG

    e se forem muitas ondas, da algo assim: http://www.fsc.ufsc.br/~canzian/fismed/mri-square-wave-2.gif

    note que a onda mais grave predomina sobre as agudas.

    no fundo é tudo o mesmo efeito, soma de ondas.
    só que se forem bem diferentes, dá uma onda complexa.
    se forem iguais, pode dar algo entre reforço ou cancelamento.
    se forem parecidas, pode dar batimento.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cancelamento de fase, tons (imagem das frequencias)