Problemas com cancelamento de fase

    Autor Mensagem
    Fagulha
    Veterano
    # fev/10


    Olá amigos, estou com o seguinte problema:

    Gravo a guitarra no Cubase e tal e copio esta guitarra para outra trilha para poder trabalhar com 2 guitarras e tal, fazer um efeitinho stereo. A ideia era fazer uma cama de guitarras sem ter que gravar a mesma base varias vezes. O problema é que quando faço isso surge um forte cancelamento de fase entre essas guitarras. Sou leigo no assunto, ja li sobre cancelamento de fase (pouco é verdade) e nao consigo entender porque duas guitarras exatamente iguais apresentam esse problema. Elas, possuindo ondas identicas, nao deveriam necessariamente se somar?

    alguem sabe como posso contornar isso?

    obrigado

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Talvez se tu colocar uma guitarra totalmente para o canal direito e a outra totalmente para canal esquerdo desapareça isso. (e fica um efeito stereo muito legal).

    * Eu faço isso com violão base. 2 violões gravados 2 vezes, tocando "quase" a mesma coisa e um vai totalmente p/ direita e o outro p/ esquerda. Agora se eu resolver escutar esta música em mono, aí sim um violão acaba cancelando o outro em certos momentos.

    Importante: Não usa a mesma gravação de guitarra e copia para outra trilha, e sim grava realmente a guitarra 2 vezes.

    Fagulha
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    El_Cabong

    valeu pelas dicas, se eu colocar o pan de cada guitarra para um lado resolve sim, mas como voce disse e mixagem em mono é totalmente prejudicada.

    Alguem mais tem alguma dica? Ouvi dizer que alguns tipos de delay podem ajudar a contornar problemas de fase, procede?

    Minow
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Fagulha