Problemas com cancelamento de fase

    Autor Mensagem
    Fagulha
    Veterano
    # fev/10


    Olá amigos, estou com o seguinte problema:

    Gravo a guitarra no Cubase e tal e copio esta guitarra para outra trilha para poder trabalhar com 2 guitarras e tal, fazer um efeitinho stereo. A ideia era fazer uma cama de guitarras sem ter que gravar a mesma base varias vezes. O problema é que quando faço isso surge um forte cancelamento de fase entre essas guitarras. Sou leigo no assunto, ja li sobre cancelamento de fase (pouco é verdade) e nao consigo entender porque duas guitarras exatamente iguais apresentam esse problema. Elas, possuindo ondas identicas, nao deveriam necessariamente se somar?

    alguem sabe como posso contornar isso?

    obrigado

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Talvez se tu colocar uma guitarra totalmente para o canal direito e a outra totalmente para canal esquerdo desapareça isso. (e fica um efeito stereo muito legal).

    * Eu faço isso com violão base. 2 violões gravados 2 vezes, tocando "quase" a mesma coisa e um vai totalmente p/ direita e o outro p/ esquerda. Agora se eu resolver escutar esta música em mono, aí sim um violão acaba cancelando o outro em certos momentos.

    Importante: Não usa a mesma gravação de guitarra e copia para outra trilha, e sim grava realmente a guitarra 2 vezes.

    Fagulha
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    El_Cabong

    valeu pelas dicas, se eu colocar o pan de cada guitarra para um lado resolve sim, mas como voce disse e mixagem em mono é totalmente prejudicada.

    Alguem mais tem alguma dica? Ouvi dizer que alguns tipos de delay podem ajudar a contornar problemas de fase, procede?

    Minow
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Fagulha
    Se você somar a mesma trilha, vai haver cancelamento. Grave várias vezes que é a melhor coisa que você faz, não faz sentido duplicar a mesma trilha, é igual usar ela em mono. E não se esqueça de usar a panorâmica, muitas vezes basta ela pra acabar com problemas de fase.

    Ouvi dizer que alguns tipos de delay podem ajudar a contornar problemas de fase, procede?

    Não consigo ver como. Mas não vejo pra que complicar, pra resolver isso basta um joguinho de pan e um equalizador.

    Michael_Nsc
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Por que não inverte a faze de uma das faixas de guitarra? Não resolve teu problema?

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Michael_Nsc
    Por que não inverte a faze de uma das faixas de guitarra? Não resolve teu problema?

    Acho que invertendo a fase o problema só tende a se agravar!!!

    Por exemplo: se no caso fosse duas ondas senóides com fasores defasados em 180º o cancelamento seria total na soma das duas.

    Michael_Nsc
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    el_cabong

    Faz um teste, ou então atrasa um dos canais em alguns milésimos de segundo, pra quebrar o cancelamento de fases.

    Não sei muito sobre isso rsrs, ainda to estudando. Mas acredito que delay em um dos canais resolva.

    Fagulha
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    fala pessoal...obrigado pelas respostas...

    Minow
    o objetivo de duplicar a guitarra é o seguinte...eu gravei a guitarra clean e usarei efeitos e distorções digitais, então duplicando eu posso usar um tipo de distorçao em uma e outro tipo em outra...dando assim um efeito stereo. Estou "produzindo" 9 musicas e poder fazer isso me pouparia um trabalho gigante de gravar 9 linhas de guitarra novamente.

    Sobre o joguinho de PAN eu estou pensando que isso vai prejudicar a mixagem em mono, quando alguem for ouvir a musica em mono o cancelamento irá acontecer e a musica ficara prejudicada, não?

    Michael_Nsc
    inverter a fase nao ajuda pq o cancelamento só acontece em algumas notas, invertendo o cancelamento ocorre em outras...só muda o problema de lugar digamos assim, fora que o timbre da guitarra muda e fica estranho.
    Sobre atrasar uma das faixas, voce saberia me dizer quantos milesimos de segundo é aconselhavel pra resolver o cancelamento de fase? porque pelo pouco que eu sei sobre delays, sei que dependendo do tempo que a gente ajusta ele assume uma função...

    Fagulha
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    alguem mais pode me dar uma opiniao?? tenho certeza que aqui tem muitos que entendem do assunto!

    Michael_Nsc
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Fagulha

    Tenta colocar um delay até 10 ms, por que é quase imperceptível ao ouvido humano, e acho que é o suficiete pra tirar as ondas do cancelamento.

    Ou então vai colocando um pouco mais, e deixa as guitarras em estéreo. Eu acho que dá um efeito muito legal uma guitarra ligeiramente atrasada em um dos sons!! rs

    E ainda acredito que dá pra corrigir cancelamento com equalização. Dependendo da equalização que vc faz, as ondas mudam. Já tentou equalizar?

    Abçs!

    Fagulha
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Michael_Nsc

    olá, tentei a equalização e nao consegui nada...

    mas consegui resultados legais colocando as guitarras com o PAN bem aberto e com DELAY acima de 10 ms (menos que isso não adiantou)

    Mesmo assim ainda persiste pequenas perturbações de phase hehe

    se alguem mais tiver alguma sugestão eu agradeço..

    obrigado

    Fagulha
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    só complementando...ainda nao consegui entender porque duas trilhas exatamentes iguais apresentam cancelamento de fase...no meu entender (que é muito pouco) sobre esse fenomeno...duas ondas iguais e na mesma sincronia deveriam se somar por via de regra..

    Michael_Nsc
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Fagulha

    Cara, vc tem certeza que está ocorrendo cancelamento de fase? Como vc está vendo isso?

    Vc utiliza algum visualizador?

    Abçs!

    R1C4RD5
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Fagulha
    Acho que não é bem o seu caso, mas alguns produtores dividem o sinal da guitarra em dois (ou mais) usando pedais ABY onde cada um dos sinais vai pra um setup diferente.
    Como vc está usando simuladores num sei mt bem como isso poderia ajudar, mas de toda forma fica a dica.

    R1C4RD5
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Fiquei curioso e resolvi testar.
    Gravei algumas frases numa trilha e depois copiei o áudio para uma segunda.
    Resultado, houve soma e não cancelamento.
    Copiei o áudio para uma 3ª trilha e nada de cancelamento.

    Eu tenho quase certeza que li numa revista Home Studio que o cancelamento acontece qnd estas ondas estão dispostas uma contra a outra.
    Pense bem, qual seria o sentido de ter um stack com 8 falantes se eles acabassem cancelando o som um dos outros em algum momento?

    Posso está falando besteira, pois num entendo mt deste assunto.

    Fagulha
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    então, eu fui exportar uma parte com o problema para postar como exemplo para voces e o problema que aparecia dentro do DAW sumiu no arquivo exportado. Vou fazer mais uns testes e posto aqui amanha, obrigado a todos por postarem


    Michael_Nsc
    isso de analisador que voce falou...tem algum plugin que analise se há cancelamento?

    Ivanovisk
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    bom... se vc gravar 2 vezes a mesma coisa o efeito q vc vai conseguir eh um overdub

    resumo:
    cada nota tem sua frequencia... mas essa frequencia nao eh exata sempre! ela pode ser um pouco menor ou maior dependendo do jeito que vc toca...
    ou seja, quando vc grava a mesma coisa 2 vezes oq vai acontecer eh a frequencia da 1a gravaçao vai ser ligeiramente diferente da frequencia da 2a gravaçao... assim produzindo um efeito de suave ocilaçao que é o overdub!
    se vc gravar a voz 2 vezes vai perceber isso nitidamente!

    kiki
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    Fagulha
    se voce duplicar exatamente a mesma gravação, voce não vai ter cancelamento de fase, vai ter uma soma. é o tal overdubbing.
    mas se voce fizer essa copia exata, sua soma vai resultar simplesmente no dodro do volume sonoro, equivale a botar 200% de amplitude. é meio besta fazer só isso.

    se voce inverter a fase de uma das ondas, vai obter um cancelamento total.
    é o que fazem os cabos balanceados.

    o que voce disse que pretende fazer é tratar as duas gravações com efeitos diferentes.
    se fizer isso, a soma já não vai ser igual a 2x a original.
    mas ainda podem ocorrer fenomenos fisicos indesejados.

    o problema principal é o fato das duas gravações originais serem identicas. o ideal seria gravar duas vezes tudo.

    se voce botar um pequeno delay, como sugeriram, voce "defasa" um pouco as ondas. mesmo assim podem ocorrer fenomenos indesejados.

    experimente dar tratamentos bem distintos pras duas faixas. reverbs diferentes, delay, distorções. sei lá.

    shoyoninja
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Fagulha
    Alguma coisa não está certa se o que você escuta na daw não é o mesmo que você escuta no áudio exportado.

    NÃO tem como haver cancelamento de fase entre duas gravações iguais se estiverem sincronizadas.

    Duas possibilidades:
    Ou você usou algum efeito que alterou o sincronismo de um dos tracks ou a DAW está reproduzindo com defasagem os dois tracks (o que pode causar um desvio de fase em algumas frequências e cancelar/atenuar o sinal), devido a algum problema com os drivers da placa de som ou com o sistema. A última opção explicaria porque o som exportado não tem problemas, se isso é possível ou o que poderia causar eu não sei.

    Em todo caso, dois tracks idênticos não servem para o que você quer.

    Faça outro take e, de preferência, use outro amplificador/timbre.

    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com cancelamento de fase