o que é MIDI!

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Vc vai precisar de uma DAW, não um player.

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


Será que no Anvil não da pra fazer isso, não ?

Adler3x3
Veterano
# jul/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


arpeje0202

Com o Ismah comentou você precisa de uma DAW para usar como Host.
Entretanto nada impede que você use um Host mais simples.

O Winamp é um player bom, mas serve para tocar músicas já prontas, não é o ideal para endereçamentos de canais midi.
Existe toda uma parafernália de softwares, que interagem com o teclado, e alguns interagem entre si, outros só servem para tratar o áudio, e outros auxiliares com diversas funções diferentes.
Você tem que saber classificar bem os softwares, por exemplo:
- Editores de partitura.
Cria partituras e pode exportar os arquivos para pdf e midi, que depois são melhor tratados numa DAW por exemplo.
Serve também para ouvir e usar em conjunto com o teclado, mas tem certas limitações.
As limitações dos editores de partitura esta na qualidade do áudio que não é tão boa assim, (muito embora tenha melhorado muito nos últimos anos) como também uma edição mais fina do midi.

- Editores de áudio
só serve para gravar e editar áudio, não trabalham com midi.
Tipo Audacity.

- Host
Para tocar Vsts que também pode trocar mensagens midi com o teclado.
Um bom para começar que é gratuito é o VSTHost.
Indispensável para testar VSTs, e tem uma versão que transforma o instrumento em Stand Alone (toca sozinho sem depender de outro host (hospedeiro),

- Arranjadores
Interage com o teclado com alguns recursos de DAW e serve para criar arranjos de músicas, ou criar novas músicas.
Exemplo: Band in a Box.

- Softwares de Teclados.
Conforme o Teclado existem softwares especiais que completar a interação entre o teclado e o computador, mas acredito que não seja o caso do seu PSR, mas existem softwares que ajudam na criação de estilos, pads etc...

- DAW
O software mais completo para interagir com o teclado, tem dezenas de opções.
Eu particularmente gosto do Mixcraft Studio Pro, por ser poderoso em midi, já vem com instrumentos VSTs nativos já instalados, e tem uma interface de uso bem objetiva para a produção musical.
Instale e teste, e baixe também a biblioteca de loops de áudio, vários Gigabytes, e tem um custo benefício muito atrativo.
E mesmo depois se você não gostar do software os loops continuam funcionando, e podem ser carregados por qualquer outra DAW.
Lógico a linha de aprendizado não é instantânea, tem que se dedicar e estudar, e principalmente praticar.
Outras DAWS: Reaper, Sonar, Cubase, Studio One, Podium Zinewave, Magix e muito mais.
Agora a melhor DAW é aquela que melhor nos adaptamos.
O problema é que com o atual desgoverno o preço dos softwares subiu muito.

Experimente o Mixcraft 7:

http://www.daccord.com.br/produto.php?idProduto=201

Faça Download da Versão de demonstração:

http://www.daccord.com.br/produto.php?idProduto=200

E tem uma versão mais simples mais barata mas também poderosa, uma intermediária, não a mais simples, a do mixcraft normal.
Para evoluir você tem que adentrar na era do home studio.
Além de que grande parte do software e manuais esta traduzido para português.
É que eu sou meio nacionalista, aqui o meu aparelho de som, não tem Bass Treble etc, é grave, agudos e médios, volume é volume, input é entrada, output é saída.
Rsss.....

Adler3x3
Veterano
# jul/15
· votar


Tecfrente
Sim com o Anvil Studio dá para fazer mas vai ser necessário ter a versão completa com todos os acessórios a venda.

arpeje0202
Membro Novato
# jul/15
· votar


Prezados, agradeço pelas orientações, mas como sou iniciante preciso de um daw mais simples, cuja função principal seja executar midis no teclado vindo do PC via USB. O sonar seria uma boa opção, por exemplo, ou existe algum mais simples?

Adler3x3
Veterano
# jul/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


arpeje0202
O mixcraft é simples, é bem mais fácil de usar que o Sonar.
Agora simples não significa que não seja poderoso.
É simples porque é mais fácil de usar.
E instalou o software, instalou direito o drive do Yamaha, tem uma parte para configurar esta integração, tem que ir testando, tem outras partes mais avançadas também.

Agora para fazer o que você quer tem usar a lógica das conexões, tudo se resume a entender isto, saber endereçar os canais, e isto a primeira vista pode parecer complicado, mas na realidade é bem simples.
Só que tem configurar tanto o teclado como os softwares., tem que obrigatoriamente ler os manuais do teclado e dos softwares, não tem outro jeito não.
Mas como disse tudo tem uma lógica, um sequência correta de conectar.
A saída num componente dever ser conectada a entrada do outro, e assim por diante. (e pode existir uma cadeia de conexões conforme o que você quer fazer)
Então na hora de conectar uma coisa com a outra tem que raciocinar o esquema das ligações, é como se fosse tudo físico, para o som sair nos alto falantes algo tem que estar ligado? Só que com o computador muitos componentes são lógicos, e diferentes conexões podem ser feitas. (ligações lógicas x ligações físicas)
DAW
Exemplo não necessariamente nesta ordem absoluta:
01- O software de VSTi tem que estar instalado no computador, e bem configurado de acordo com o seu hardware de saída, ou seja a interface de áudio, que por sua vez esta ligada a um sistema de som;
02- O Drive(lógico, isto é o software) do Teclado tem que estar instalado no computador, usando o cabo (físico) correto;
03- Na DAW este mesmo VSTI tem que estar configurado, isto é a DAW tem que saber que este instrumento virtual existe;
04- Assim como na DAW tem que se configurar na entrada e na saída o drive de seu teclado;
05- Quando se cria uma Faixa de Instrumento Virtual (track), tem que selecionar na DAW o instrumento Virtual desejado, e obviamente tem que ter um arquivo midi, seja criação própria através do sequenciamento seja pela importação simples do arquivo;
04- Tem que alocar em um canal, ou deixar deixar e todos (omni);
06- Na DAW na sáida (output) tem que estar configurado a interface de áudio que vai usar para enviar o sinal de áudio para os alto falantes:
06- Se não for usar os Vstis, tem que configurar a sáida midi para o teclado, por exemplo canal 1 da DAW para o canal 1 no Teclado (mas podem existir variações)
07- E desta forma você pode tanto receber midi do teclado para a DAW, e fazer gravações midi (só que o som que vai tocar vai ser do VST que você alocar na DAW, e ao contrário como enviar midi da DAW para o teclado e o mesmo tocar sozinho por exemplo um arranjo, e você faz o solo de determinado instrumento.
Ou na DAW você coloca para tocar, e reproduz as várias tracks com VSTs alocados, e numa tem a entrada midi que vem do teclado, e você toca e faz o solo, usando neste caso um VSTi, ou simplesmente não conecta nada e dá play na DAW e faz o solo no teclado com o próprio sistema de som dele, ou que esteja ligado num outro sistema de som.
Já com o áudio você pode gravar o que no toca no teclado, mas aí não se usa midi, usa-se as saídas de áudio do teclado, nas entradas de áudio da interface do computador;
Mas sempre vai seguir a lógica.
Sonar e Cubase são DAWs top, mas tem outras versões destes mesmos softwares mais simples, mas com limitações de recursos.
Hoje em dia a maioria da DAWs tem várias versões, desde a mais simples (chamadas Essentials, ou outra denominação) e básica até a mais avançada.

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Adler3x3

Qual o software que você me indica para treinar escalas (maior e menor natural mesmo) no "violão" ? E que contenha, é claro, a indicação do dedo correto para cada nota da escala, da mesma forma como aprendemos escalas no teclado.

Sei que existe a possibilidade de não usar software algum e usar aqueles "shapes" que tem na net. Mas eu vi que usando esses "shapes", quando chega lá na nota A ou A# o dedilhado fica em casas muito "avançadas" do violão, exemplo, 10ª, 12ª ...

Vou fazer 2 perguntas:

1) Essa pergunta eu já fiz. É sobre a indicação do software.

2) Se eu exisitir um software adequado para isso, então há duas possibilidades:

2a. - Ir dedilhando as notas da escala no braço do violão mesmo, até pegar a percepção dos sons.

2b. Aprender os "shapes" e treinar por eles. Há um número finito desses "shapes" ? Quantos são ? Tem algum site ou PDF para me passar que contenha "todos" eles ? Quando falo de "shape" eu me refiro a "shape" para escalas e não aqueles "shapes" do tipo CAGED para "acordes".

Há uma boa apostila lá no cifraclub sobre esse assunto, mas o "shape" que é mostrado lá entra naquele problema que eu falei de chegar nas notas mais avançadas da escala cromática (A, A#, B) e ter de fazer o "shape" em casas também avançadas no violão.

Meu instrumento principal sempre foi o teclado (piano), mas estou aí tentando aprender violão e pegando gosto pela coisa.

Adler3x3
Veterano
# jul/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Trecfrente
A melhor forma pelo menos funciona para mim.
É aquela que já te indiquei anteriormente.
Ou seja é o conjunto de ferramentas que vai fazer a diferença.
Obviamente isto não se consegue de forma instantânea, demora um certo tempo para aprender a usar e conectar as ferramentas.
No inicio se perde um certo tempo, instalações diversas, conexões físicas e lógicas, aprendizado básico do software. (esta parte pode ser chata, mas é necessária), é o primeiro passo.
Mas depois o tempo que você perdeu, que na verdade não perdeu, se ganha na otimização de outros processos, e aí o ganho é enorme, pois muita coisa vai estar facilitada, e é até impossível quantificar este ganho.
Mas o básico é o seguinte, se perde tempo agora, mais depois se ganha muito tempo.
Para tocar junto com a DAW é muito prazeroso, você vai ter uma banda ou orquestra completa para tocar junto com você.
E no monitor do Vídeo, você pode acompanhar, ou seja no piano roll, ou seja nas partituras, ou seja em tablaturas, e conforme o caso uma mesma tela pode ter um misto disto tudo, o que mais a desejar?
É só tocar e praticar, e melhor de tudo ainda pode fazer gravações, seja de midi ou de áudio e avaliar o seu desempenho ouvindo depois.
O que pode ser melhor que isto?
Só um banda de músicos te acompanhado em casa, e todos bons professores.
Mas isto é impossível, a reunião das pessoas se faz vez por outra.
E no futuro se você tiver uma boa conexão na internet, daquelas rápidas mesmo, da para tocar em conjunto com outros músicos on line.
Repetindo é o conjunto das ferramentas que faz a diferença, você não vai encontrar num um único software tudo o que deseja, sejam as tablaturas, posições de dedos, midi, partituras e outros meios.
E é o conhecimento de que cada parte ou componente que vai fazer você evoluir em todos os sentidos.
Repito também outra recomendação já feita, a melhor forma nos dias de hoje para aprender teoria musical, são os softwares, acompanhados de bons livros, preferencialmente impressos, mas não impede que se use pdf ou outro formato.
E dividir o tempo de estudo, sempre deixando uma parte livre, livre para o improviso, e livre para brincar, para se divertir.
No estudo da teoria, e na prática com exercícios, tem algumas partes que são extremamente chatas, mas são necessárias, assim tem que saber dividir o seu tempo.
Se ficar muito tempo nas partes chatas, vem a insatisfação a angustia que aperta o peito, e a frustação que leva a desesperança e abandonamos os estudos, e não conseguimos chegar a lugar nenhum.
Então, tempo para as partes chatas, tempo para estudo, mas principalmente tempo para as partes boas, e sem preocupação de errar.

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


Adler3x3

Obrigado, Adler.

Só mais uma pergunta, pois vou almoçar agora hehehe

Qual a sua opinião do "iChords 2.0" ?

http://www.daccord.com.br/descubra-os-acordes-de-qualquer-musica-em-mp 3-wma-e-wav

Ele erra muito na cifragem ou é melhor do que estas cifras que pegamos em sites por aí ?

Adler3x3
Veterano
# jul/15
· votar


Bem.
Quanto ao Ichords só experimentei uma Demo, funciona.
Mas não é do meu agrado por usar como base o Windows Media Player da Microsoft.
Não gosto dos produtos da Microsoft em geral, word, excel, para mim é tudo desprezível. e deste player também.
Neste ponto o Magix e o Band in a Box são melhores para o meu uso.

Mas gosto é gosto.
Faça download do demo e experimente por si mesmo.
E é um produto brasileiro desenvolvido pela própria Daccord.

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


Adler3x3

Obrigado, Adler.

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Tecfrente

Rocksmith... Dá uma olhada. Foi a única forma que eu achei de fazer exercícios rsrs

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


Ismah

Tecfrente

Rocksmith... Dá uma olhada. Foi a única forma que eu achei de fazer exercícios rsrs


Vou dar uma pesquisada aqui. Valeu!

arpeje0202
Membro Novato
# jul/15
· votar


Adler3x3,

Você é de Pernambuco?

Adler3x3
Veterano
# jul/15
· votar


apreje0202

Não!
Eu moro em Curitiba Paraná.

arpeje0202
Membro Novato
# jul/15
· votar


Adler3x3 e demais colegas do fórum

Vocês conhecem algum curso de Home Studio em Recife, ou mesmo online?

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


curso de Home Studio

Isso não existe. O que existe é curso de produção musical.

Mas não é um meio fácil de aprender as manhas. Muita das coisas é por questão de gosto, e aprendidas em experiências de tentativa e erro.

Um começo pra ti tá aqui...

https://www.youtube.com/user/felipeliscielfranco

Adler3x3
Veterano
# jul/15
· votar


apreje0202

Eu sou autodidata e nunca tive tempo de fazer um cursos presencial.
Sou hobbysta e fui aprendendo lendo livros e assistindo tutorias.
Aqui no fórum tem bons livros indicados, a grande maioria é tudo em inglês.
Quanto aos cursos on line não sei dizer muito, fiz um uma vez mas era muito superficial.
No os vídeos no you tube são muito genéricos, mas são muito detalhados.
Atualmente tem dois cursos mais baratos pela internet por vídeos, mas não sei dizer se realmente são bons, e confesso que fiquei com vontade de fazer:

http://marciomourao.com.br/

http://www.homestudiofans.com/curso-de-home-studio-online

Bem estudar é o melhor caminho, livros, tutoriais, e principalmente ler os manuais dos softwares.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a o que é MIDI!