Mais intervalos

Autor Mensagem
Sávio_RJ
Veterano
# abr/14 · Editado por: Sávio_RJ
· votar


Por quê? Sem enarmonizar, um intervalo entre Dó e Dó# nunca poderá ser uma segunda, e aí? E entre Dó e Lább?

Sem enarmonizar, o intervalo de C para C# é de 1/2 tom. E de C para Abb é de 3 1/2 tons. Falamos de intervalos quando nos referimos à tônica.
Os intervalos foram definidos em função dos 15 tons da clave e da notação. Não há como não enarmonizar ao escrever na partitura. No tom de C, não haverá jamais a representação do C# ou do Abb. Para registrar essas notas (esses sons) numa partitura com o tom de C, a notação deverá ser a correspondente a de um intervalo de 2a. menor e de 5a. justa, portanto, deverá ser Db e G, respectivamente. Se, ao ler essa partitura eu me deparar com C# ou Abb, vai vir imediatamente na minha cabeça que o tom da música não é C, e isso vai determinar meu caminho na improvisação. Do contrário, você estraga toda a notação, chegando num ponto em que vai necessitar de triplos e quádruplos bemóis e sustenidos, como eu já disse antes. O primeiro passo é entender que só existem 15 tons. A partir daí, analise os intervalos e suas notações. Senão vira loucura. Dê uma olhada no quadro de intervalos que coloquei acima (só clicar no link dele) e acho que você vai entender melhor.

Sávio_RJ
Veterano
# abr/14 · Editado por: Sávio_RJ
· votar


por que?

então vou jogar meu livro do bohumil med e do oswaldo lacerda no lixo porque isso tem lá
sem contar que neles também existem os "mais que aumentados" e "mais que diminutos"


Muitos escrevem muitas coisas. O assunto é amplamente discutido, eu sei. Você vai encontrar divergências entre vários autores. Mas lembre-se de que estamos falando sobre intervalos diatônicos.

então que raios é um Dó1 para Do#2?


Um C1 para um C#2 são 6 1/2 tons, como eu expliquei na minha resposta anterior ao outro colega. Tem que haver um contexto para analisar os intervalos e não simplesmente tentar definir um entre duas notas aleatórias. Ao registrar uma música numa partitura, pensamos os intervalos em relação à tônica. Esse é o contexto (o tom da música!). A mesma resposta que dei antes, serve aqui.

quando você diz seu ponto de vista é porque é o que você acha que deveria ser?
porque quando um coitado entrar aqui pra tirar dúvida e ver você falando que não existe ele vai entender isso como lei, e ele colocar isso em uma prova de aptidão vai errar feio


Tem razão. Não tem nada de "meu ponto de vista". É o que diz a literatura de conservatório, que frequentei por alguns bons anos até me tornar professor. E fique tranquilo, pois "coitado" nenhum vai fazer feio não. Até mesmo se o teste for na Villa-Lobos, onde eu me formei. Intervalo diatônico é isso mesmo. Acho que muita gente confunde os intervalos com intenções, como disse o Leandro. Por isso fazem tanta confusão.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mais intervalos