Pequenas grandes dúvidas sobre alguns intervalos

Autor Mensagem
mozart
Veterano
# abr/05


alguém sabe as respostas para essas perguntas:

O intervalo de 1°justa ou uníssono , é ascendente , descendente , ou nenhuma dessas classificações?

Qual a inversão da 15°justa?

Todo intervalo composto invertido vira outro intervalo composto?

O intervalo de DÓ a RÉ dobrado bemol é um intervalo ascendente , descendente ou nenhuma dessas classificações?

O intervalo de MI# a FA dobrado bemol é um intervalo de 2° três vezes diminuto, ou 2° maior (FA a RÉ#)?

mi # a fa dobrado bemol é ascendente ou descendente?


só isso.............coloquem a resposta se tiverem certeza de q esta certa ...se não é melhor nem coloca flw.......

Bruno_Guitarplayer
Veterano
# abr/05
· votar


Pelo que eu sei entre ré dobrado bemol e dó não há intervalo, são as mesmas notas só mudam o nome : ré dobrado bemol = dó
Corrijam - me se estiver errado... Mas tenho quase certeza que é isso...

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


Bruno_Guitarplayer

na verdade o intervalo é de uma 2° diminuta

Black_Guardian
Veterano
# abr/05
· votar


mozart
1 justa acho q nao eh nenhuma dessas clasificaçoes

15 na verdade eh uma setima se tranformasmos ele de composto pra simples, entao nao eh justa e sim maior ou menos, a inversão nao sei se ficaria em intervalo simples ou composto se fosse simples e supondo uma setima maior seria uma 2 menor. composto seria uma 9 menor eu acho.

nao sei....

eh estranho mais eh ascendente, ja q para se dominar os intervalos se leva em conta o nome e nao o som(q eh unissono nesse caso)

segunda tres vezes diminuta???? q q se quis dize com "(F a R#)"

ascendente, mesmo caso do C pro Dbb

nao tenho certeza absoluta mas daqui a poko aparece os kras fodas pra desvendar esses misterios...

Black_Guardian
Veterano
# abr/05
· votar


porra eu achando q vc tava com duvida e era soh um tipo de teste...
diz ai, acertei??

Marisco
Veterano
# abr/05 · Editado por: Marisco
· votar


mozart
1) Não é ascendente nem descendente.
2) Não existe intervalo de 15a. justa (a notação prevê a escrita de até 13a. apenas)
3) C = Dbb (portanto não é ascendente nem descendente, já que a altura permanece a mesma).
4) O intervalo de E# (=F) a Fbb (=Eb) é um intervalo de sétima menor ascendente, ou 2a. maior descendente. Entretanto nunca se encontrará essa escrita em nenhuma peça, pois ela é terrivelmente incorreta.

Dei uma editada para melhorar as explicações!

Autumn Wishes
Veterano
# abr/05
· votar


cade a humildade desse brasil minha gente ?

Black_Guardian
Veterano
# abr/05
· votar


mozart
agora vi seu otro topico vc ta com duvida mesmo... mas pq fez a pergunta se ja sabia a resposta??

Marisco
4);3) mas q eu saiba em questão de intervalo nao se leva em consideração o som ou a altura e sim o nome. logo E# pra Fbb nao tem porra nenhuma de descendente mto mesnos de setima. pq pra faze os intervalos primeiro de tudo vc leva em conta as nota em si sem se preocupar com # ou b e se E pra F eh uma segunda ascendente EX pra Fbb vai continua sendo uma segunda ascendente. enarmonicamente falando. eh obivio q isso nao vai aparece numa musica, mas pode aparece numa questao de vestibular por exemplo.

Marisco
Veterano
# abr/05
· votar


Black_Guardian
A questão de intervalos leva em consideração sim a altura das notas. Um intervalo tem seu nome gerado justamente pela distância de altura entre suas notas. A questão de se classificar o nome, por exemplo 4# ou 5b, vem da nescessidade de organizar as notas em uma escala.

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


Black_Guardian

vc esta correto ,se leva em consideração o nome da nota e não o som produzido por ela .... E# a Fbb é um intervalo ascendente

e isso q o marisco falo ....q a 15° não existe ...isso não tem nada a ver ....pois o intervalo é infinito ele pode até a uma 26° qto a uma 32°

e Black guardian a 15° na verdade é um intervalo de duas oitavas e não de sétima como vc disse

e o q o marisco falou sobre o intervalo de E# a Fbb ser um intervalo de sétima ...isso não tem nada a ver , ele é um intervalo de 2° 3vezes diminuta......se a nota Fbb viesse antes do E# ae sim seria um intervalo de sétima

Juliano de Oliveira
Veterano
# abr/05
· votar


mozart
O intervalo de 1°justa ou uníssono , é ascendente , descendente , ou nenhuma dessas classificações?
É simplesmente um uníssono, ñ tem classificação qnto a ascendente ou descendente.


O intervalo de DÓ a RÉ dobrado bemol é um intervalo ascendente , descendente ou nenhuma dessas classificações?
É um intervalo de segunda diminuta ascendente.


O intervalo de MI# a FA dobrado bemol é um intervalo de 2° três vezes diminuto, ou 2° maior (FA a RÉ#)?
segunda 3X diminuta ascendente.

Os outros casos eu vou confirmar na minha aula e já te respondo...

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


Juliano de Oliveira

vc disse q o intervalo de E# - Fbb é um intervalo ascendente pq primeiro vem a nota E depois a F não se importando se o intervalo depois de tantos acidentes virou um intervalo descendente na prática (F - D#)??

o cara ve se não demora pra responde as outras perguntas q faltou vlw....acho q só duas :

Qual a inversão da 15°justa?
Todo intervalo composto invertido vira outro intervalo composto?

Marisco
Veterano
# abr/05
· votar


mozart
Véi, tu ta viajando em alguns pontos.
Se tu ler meu post direito esses pontos serão esclarecidos.
Mas pelo jeito tu é dono da verdade e já postou sabendo todas as repostas...

Juliano de Oliveira
Veterano
# abr/05
· votar


mozart
Isso msm.Sobre as outras perguntas, eu tenho quase certeza de q a inversão de uma 15a é uma 8a justa ascendente.E acho q os intervalos compostos invertidos ñ se tornam intervalos compostos.
Preferi ñ responder pq ñ tenho certeza absoluta e nunca me deparei com essas inversões.Amanhã msm vou ver se respondo...

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


Juliano de Oliveira

acho q vira sim intervalos compostos ...pois a inversão de uma 10° é uma 13° e assim com a maioria dos intervalos ...então a 15° justa deve ser uma exceção ou o unico intervalo composto q invertido vira um intervalo simples (8° justa)

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


Marisco

vc

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


Marisco

q ta viajando onde ja se viu falar q uma 15° não existe e q se leva em consideração a altura da nota p achar se o intervalo é ascendente ou descendente...o intervalo de C a Dbb é um intervalo ascendente sim pois se leva em consideração os nomes das notas

Marisco
Veterano
# abr/05
· votar


mozart

Intervalo de 15a. justa é igual ao intervalo de 8a. justa (claro que obviamente mais alto). Entretanto via de regra se fazem simplificações na notação, para facilitar a leitura. Apenas as dissônâncias fora de uma tétrade (trabalhando com harmonias diatônicas) que tem suas denominações extendidas além da 8a. (9a, 11a e 13a).

O intervalo de C a Dbb não é ascendente nem descendente. Em primeiro lugar pq ele não existe (em nenhuma peça se encontra essa notação bizarra). Em segundo lugar ele é uníssono harmonicamente e melodicamente não existe movimento.

Marisco
Veterano
# abr/05
· votar


mozart
Uma pergunta: Pq vc fez estas perguntas se acredita saber todas as respostas?

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


Marisco

pq falta duas respostas ainda q eu não tenho certeza se o q penso esta correto, as duas pergutas são:


Qual a inversão da 15°justa?

Todo intervalo composto invertido vira outro intervalo composto?


eu acho q a resposta da primeira pergunta é
UMA 8°JUSTA

e da segunda pergunta:
EU ACHO Q TODO INTERVALO COMPOSTO , INVERTIDO VIRA UM INTERVALO COMPOSTO , MAS A 15° INVERTIDA É UMA 8° JUSTA ENTÃO ESSE INTERVALO DEVE SER UMA EXCESSÃO ...COMO SE DIZ "TODA REGRA TEM UMA EXCESSÃO" É ISSO Q EU ACHO , MAS NÃO TENHO CERTEZA!

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


Marisco

Intervalo de 15a. justa é igual ao intervalo de 8a. justa (claro que obviamente mais alto). Entretanto via de regra se fazem simplificações na notação, para facilitar a leitura. Apenas as dissônâncias fora de uma tétrade (trabalhando com harmonias diatônicas) que tem suas denominações extendidas além da 8a. (9a, 11a e 13a).

O intervalo de C a Dbb não é ascendente nem descendente. Em primeiro lugar pq ele não existe (em nenhuma peça se encontra essa notação bizarra). Em segundo lugar ele é uníssono harmonicamente e melodicamente não existe movimento.

[u][/u]



SÓ FALO UMA COISA REVEJA SEUS CONCEITOS

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


Marisco

O intervalo de C a Dbb não é ascendente nem descendente. Em primeiro lugar pq ele não existe (em nenhuma peça se encontra essa notação bizarra). Em segundo lugar ele é uníssono harmonicamente e melodicamente não existe movimento.
[i][/i]

Vc está confundindo teoria e prática ....e claro q esse intervalo melodicamente não existe movimento...e harmonicamente ele é uníssono ...mas isso é na prática ....na teoria ja é outra coisa.

Black_Guardian
Veterano
# abr/05
· votar


e Black guardian a 15° na verdade é um intervalo de duas oitavas e não de sétima como vc disse
kralho contei errado q cagada

paulao_jazz
Veterano
# abr/05
· votar


caraca, gente... desculpem dizer mas vcs estão meio confusos nos conceitos...

1 - O intervalo de 1°justa ou uníssono , é ascendente , descendente , ou nenhuma dessas classificações?

intervalo ascendente/descendente é aquele que sobe/desce no SOM, e não no NOME. Se é um uníssono, não há movimento, ou seja, não sobe nem desce, certo? então não é nem ascendente, nem descendente.

2 - Qual a inversão da 15°justa?

antes de perguntar isso, façamos a redução do intervalo composto de 15ª (que EXISTE, por sinal):
15ª = 8ª

Um intervalo de oitava tem a mesma nota oitava acima, então, a inversão de um intervalo de oitava seria um uníssono?

3 - Todo intervalo composto invertido vira outro intervalo composto?

sim, né? mas não se trabalha com intervalos compostos, eles são simplificados.

Acho que seu conceito de "inversão" tá errado, mozart.


4 - O intervalo de DÓ a RÉ dobrado bemol é um intervalo ascendente , descendente ou nenhuma dessas classificações?

intervalo ascendente/descendente é aquele que sobe/desce no SOM, e não no NOME.

Existe uma coisa (chatissima, por sinal) chamada ENARMONIA. Procurem pesquisar sobre isso e vcs vão sacar que o intervalo de DO pra REbb é, enarmonicamente, um uníssono, e uníssono não sobe nem desce.

5 - O intervalo de MI# a FA dobrado bemol é um intervalo de 2° três vezes diminuto, ou 2° maior (FA a RÉ#)?

Isso é uma parada muito massa da ENARMONIA. Esse é um intervalo de MI-FÁ (que sobe no nome) que ENARMONICAMENTE vira um intervalo descendente! Isso é muito louco, mas muito legal:

mi# é ENARMONICAMENTE fá natural.
fá bb é ENARMONICAMENTE mi bemol

Então, o intervalo de mi# - fá bb, uma SEGUNDA 3XDIMINUTA como bem disse o mozart, é descendente!

Obsimp:
Recomendo a todos o livro TEORIA DA MÚSICA, 4a edição, do prof. BOHUMIL MED.

Vejam lá o capítulo de ENARMONIA.

Abraços!!

Luciana Cruz
Veterano
# abr/05
· votar


Para o ouvido humano o intervalo de 2 diminuta é imperceptivel, sendo assim um intervalo nulo sem classificacões entre ascendente e descendente!

paulao_jazz
Veterano
# abr/05
· votar


Luciana Cruz
Para o ouvido humano o intervalo de 2 diminuta é imperceptivel, sendo assim um intervalo nulo sem classificacões entre ascendente e descendente!

hã????

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


Luciana Cruz
....o fato de ser perceptível ao ouvido humano ou não ....não vem ao caso ....o certo é q na pauta a nota Dó esta situada na parte inferior .....e o Ré bb esta acima dele .....assim dizendo q a nota dó vem em primeiro lugar ......pelas regras de intervalo ......esse intervalo é classificado e qualificado como 2° diminuta ascendente!!

paulao_jazz
Veterano
# abr/05
· votar


mozart
o certo é q na pauta a nota Dó esta situada na parte inferior .....e o Ré bb esta acima dele .....assim dizendo q a nota dó vem em primeiro lugar ......pelas regras de intervalo ......esse intervalo é classificado e qualificado como 2° diminuta ascendente!!

acho que não, cara. o intervalo só pode ser ascendente se sobe no SOM e não no NOME.

Dá uma sacada no livro do bohumil que eu falei antes.

Luciana Cruz

querida, mas que baboseira esta que te falaram... se quiser, eu gravo um intervalo de 2a diminuta Do - Ré bb, e garanto que vc vai perceber! :)

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


paulao_jazz

véio ....eu sei q o resultado sonoro de um dó a ré bb é o mesmo do que um DÓ em uníssono ...mas isso não diz nada ......

analise o ultimo intervalo do exercício numero 2 em clave de fa ...do capitulo XI (TEORIA DA MÚSICA- BOHUMIL MED) e vai ver do q eu estou falando...

paulao_jazz
Veterano
# mai/05
· votar


analise o ultimo intervalo do exercício numero 2 em clave de fa ...do capitulo XI (TEORIA DA MÚSICA- BOHUMIL MED) e vai ver do q eu estou falando...

saquei, entendi. mas olha só, o caso desse exercicio, acho que ele quis indicar com a setinha que a nota deveria ser nominalmente pra cima. mas o som é o mesmo, então não rola de ser classificada como ascendente.

Veja a explicação no final deste mesmo capítulo, "exemplo extremo de intervalo que inverte sua direção". É isso que eu estou dizendo, sacou?
Neste exemplo do final do capitulo, o intervalo SI DOBRADO SUSTENIDO - DÓ DOBRADO BEMOL, mesmo sendo SI - DÓ (nominalmente ascendente), é considerado uma 2ª descendente.

Então, o intervalo de mi# - fá bb, uma SEGUNDA 3XDIMINUTA como bem disse o mozart, é descendente!

eu disse isso aí, mas to errado tb. Ele explica isso dizendo que quando a nota se cruza, rola de novo um AUMENTO, e não uma diminuição. Então,

o intervalo de MI# - FÁbb é uma 2ª MAIOR DESCENDENTE!

como é bom recorrer aos livros nas duvidas! abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pequenas grandes dúvidas sobre alguns intervalos