dúvidas sobre alguns intervalos

Autor Mensagem
mozart
Veterano
# abr/05


aew...pessoal ...alguém poderia me informar se o intervalo de dó bemol a dó é um intervalo ascendente ? eu tenho certeza q é , mas como as duas notas estão escritas nas mesmas linha da pauta fica meio confuso ............... outra dúvida é ...alguém sabe me dizer qual é o intervalo invertido da 8° aumentada????flw ...e respondem ae

Juliano de Oliveira
Veterano
# abr/05
· votar


alguém poderia me informar se o intervalo de dó bemol a dó é um intervalo ascendente ?
Sim.
alguém sabe me dizer qual é o intervalo invertido da 8° aumentada????
é o intervalo de oitava diminuta descendente.

ricardo metallica
Veterano
# abr/05
· votar


mozart
eh acho q eh uma segunda menor descendente

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


não seria um intervalo de 1° aumentada??? em vez de oitava diminuta.......ou o intervalo de 1° aumentada é o intervalo correspondente simples[b][/b] do composto q seria o da oitava aumentada????????

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


ricardo metallica
não existe como ....um intervalo de 8° invertido virar um intervalo de 2°,,...... sempre vai virar um intervalo de 1°

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


Juliano de Oliveira
alguém sabe me dizer qual é o intervalo invertido da 8° aumentada????
é o intervalo de oitava diminuta descendente.


o intervalo não precisa necessariamente ser um intervalo de oitava diminuta descendente .....pode ser ascendente tb ....depende se o intervalo começar ascendente ele vira descendente , se começar descendente ele vira ascendente

LeandroP
Moderador
# abr/05
· votar


mozart

É um intervalo ascendente mesmo porque a aumenta a altura da nota.

É lógico que existe Cb, mas se na prática você acaba executando a nota B, então de B pra Dó está subindo, ascendente.

Eu não conheço leitura (apenas o elementar mesmo), mas não acho que exista 8a aumentada por se tratar de uma repetição da tônica. Acredito que o certo é uma segunda (ou nona - o mais apropriado) menor.

LeandroP
Moderador
# abr/05
· votar


mozart
não existe como ....um intervalo de 8° invertido virar um intervalo de 2°,,...... sempre vai virar um intervalo de 1°


Intervalo de oitava não inverte, são 6 tons.

bass_player
Veterano
# abr/05
· votar


LeandroPanucci
Me passa algum contato teu, preciso falar com vc...
email, msn, qualquer coisa...

Valeu!

LeandroP
Moderador
# abr/05
· votar


bass_player

www.paulomano.com --> <integrantes>

bass_player
Veterano
# abr/05
· votar


LeandroPanucci
valeu

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


LeandroPanucci
po cara vc fala cada coisa sem lógica....é claro q se inverte um intervalo de 8°....vc nunca estudou um livro de teoria tipo do TEORIA DA MÚSICA DO BOHUMIL MED ótimo livro....na teoria existe sim um intervalo de 8° aumentada e para saber se um intervalo é ascendente ou descendente vc precisa saber qual nota vem em primeiro lugar ....se vier um Dó bemol antes de Dó (nota mais grave depois aguda)...é pq é um intervalo ascendente ....se vier um Dó depois um dó bemol (nota mais aguda depois a mais grave) na pauta ae..ja é um intervalo descendente

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


LeandroPanucci
vc le partitura? tem conhecimento?

LeandroP
Moderador
# abr/05
· votar


mozart

eu nunca estudei

LeandroP
Moderador
# abr/05
· votar


... desculpa aí!

Chucky Guitar
Veterano
# abr/05
· votar


Pelo que eu sei de Teoria, o intervalo de Oitava Aumentada pode ser invertido sim! Ele vira um intervalo de Primeira Diminuto, ou uníssono diminuto. Eu tenhu 99% de certeza hehehehehee

LeandroP
Moderador
# abr/05
· votar


Chucky Guitar

hehehehe é verdade hehehe só se for... tônica diminuta!

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


Chucky Guitar
não existe intervalo de 1° diminuta...pois se vc tem um dó e e abaixa ele um semitom vc tem um dó bemol ...de qualquer jeito vc aumentou o intervalo ...se vc tem um dó e aumenta um semitom ele vira um dó sustenido a mesma coisa.... o intervalo de 1°diminuta, q vc fala ... é um intervalo de 1° aumentada

LeandroP
Moderador
# abr/05
· votar


não existe intervalo de 1° diminuta...pois se vc tem um dó e e abaixa ele um semitom vc tem um dó bemol

Se não existe 1a diminuta, então por que existe 1a aumentada?

Vê se tem isso no livro que você está lendo?

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


pois se vc tem um intervalo de 1°justa ou unissono ...esse intervalo não tem tom, nem semitom se vc aumenta o dó para dó sustenido ou o dó para dó bemol ....ambos ganharam um semitom , ou seja os dois intervalos foi aumentados assim ambos são 1° aumentada entendeu?

LeandroP
Moderador
# abr/05
· votar


mozart

E onde se usa isso? tem alguma escala que se enquadra nisso ou é apenas cromatismo?

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


não tem lógica um intervalo de 1°diminuta pq ele é o mesmo intervalo da 1°aumentada só q o intervalo de 1°aumentada é um intervalo ascendente(dó a dó#)e esse q vc fala q é um intevalo de 1°diminuta é um intervalo de 1°aumentada descendente ....pq ambos aumentaram do mesmo modo

LeandroP
Moderador
# abr/05
· votar


ah... porque na cromática ascendente você usa C - C# - D - D#, etc... e descendente C - B - Bb - A, etc..., ou seja, você não precisou diminuir o C (o Si já estava lá)... mas isso não rola na parte harmônica?! ou rola?!

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


tem várias coisas na música q vc estuda e as muitas vezes não é frequentemente usado , tipo ...vc não precisa tocar bem ...ler bem uma pauta bem, e ter estudado a HISTÓRIA DA MÚSICA , mas sempre é bom aprender coisas relacionadas a isso

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


o caso é q na escala cromática isso ja é feito para facilitar ,,,ja pensou se em vez de falarmos , dó ,ré , falarmos ,si # , dó dobrado sustenido......q complicado q ia ser não é

Ken Himura
Veterano
# abr/05
· votar


pois se vc tem um intervalo de 1°justa ou unissono ...esse intervalo não tem tom, nem semitom se vc aumenta o dó para dó sustenido ou o dó para dó bemol ....ambos ganharam um semitom , ou seja os dois intervalos foi aumentados assim ambos são 1° aumentada entendeu
Seu pensamento está errado. Se existe aumentado, existe diminuto. Com bemol vc não ganha 1 semitom, você perde 1 semitom, então vira diminuta...

HANS NEUSIDLER
Veterano
# abr/05
· votar


CALMA LÁ PESSOAL!

NEM VOU COMENTAR O MONTE DE MERDA ESCRITA AQUI, MAS VAMOS AOS ESCLARECIMENTOS SOBRE INTERVALOS...

Bem, Respondendo a primeira pergunta!

UM INTERVALO ESCRITO DA SEGUINTE FORMA:

DOb e DO - é um intervalo de 1ª aumentada!
Bem, pq nao posso dizer uníssono aumentada!?
R. Pq a palavra uníssono significa unico som, sendo assim duas notas de altura diferente jamais serão uníssono!

E Intervalo de 1ª diminuta tem!? Nao!
PQ? Pq nao existe nenhum intervalo que possa ser classificado abaixo de um uníssono!

Mas ai vcs vao falar das inversoes e etc nao é!?
NAo importa, nao existe na musica intervalo menor do que 1ª justa! ou uníssono!

Mas pode aparecer outras duvidas por exemplo:
a)- A Distancia entre as duas notas nao é um semitom? Entao é uma Segunda menor!?
R. Nao! Pq esta escrito Dob e DO, poderia ser DO e DO# mas nada mudaria, seria 1ª aumentada ou um semiton cromático como preferirem!

b)- MAS E A QUESTAO DE INTERVALO DESCENDENTE E ASCENDENTE!?
R. Bem, na classificação de intervalos melódicos, podemos ter no caso dois exemplos:
DOb seguido de DO onde Dob é a nota mais grave, esse seria um intervalo de 1ª aumentada ascendente pq a melodia se movimenta da nota grave para a aguda!
Ou, DO seguindo pra DOb onde o DO é a nota mais aguda, sendo assim temos uma 1ª aumentada descendente pq a melodia se movimenta do agudo para o grave mas jamais podemos dizer que isso é uma 1ª diminuta. REPITO! NAO EXISTE INTERVALO MENOR DO QUE O UNÍSSONO, OU SEJA UMA 1ª Justa!



QUALQUER OUTRA DUVIDA NOVA OU JA POSTADA, FAVOR DESCONSIDERAR AS POSTAGENS ACIMA E PERGUNTAR ABAIXO NOVAMENTE CASO ME TENHA PASSADO DESPERCEBIDA!

HANS NEUSIDLER
Veterano
# abr/05 · Editado por: HANS NEUSIDLER
· votar


Ken Himura
LEIA COM ATENÇÃO A MINHA POSTAGEM!

VLW

Juliano de Oliveira
Veterano
# abr/05
· votar


Ql é o intervalo existente entre mi# e fabb (dobrado bemol _o fá da msm oitava)?

HANS NEUSIDLER
Veterano
# abr/05
· votar


Juliano de Oliveira
Nesse caso, ja seria um erro de escrita de um compositor ou um exercicio formulado por uma pessoa completamente ignorante!

MI# seria Enarmonicamente falando um FA portanto FAbb seria um tom abaixo! Nao existe intervalo menor que UNISSONO! Portanto a escrita está errada lamento! Reveja esse exercício!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a dúvidas sobre alguns intervalos