dúvidas sobre alguns intervalos

Autor Mensagem
Juliano de Oliveira
Veterano
# abr/05
· votar


HANS NEUSIDLER
Acho q vc qm deve rever seus conceitos.De onde tirou essa idéia?
Bem, respondendo a essa pergunta...uma maneira fácil de entender seria imaginar q o intervalo existente entre mi e fá é uma segunda menor; se acrescentarmos o fáb, o intervalo passaria a ser uma segunda diminuta; se acrescentarmos mais um bemol, passaria então a corresponder um intervalo de segunda 2x diminuta; se acresentarmos o # ao mi, o intervalo passará a ser de segunda 3x diminuta...

HANS NEUSIDLER
Veterano
# abr/05
· votar


Juliano de Oliveira
DESCULPA TE ACORDAR PRA VIDA, MAS SEU CONCEITO ESTA ERRADO, NA NOMENCLATURA MUSICAL ATUAL, NAO SE USA MAIS O TERMO + QUE DIMINUTA OU + QUE AUMENTADA!

SEU INTERVALO ESTÁ ABAIXO DE UM UNÍSSONO PORTANTO ELE NAO EXISTE TEORICAMENTE, É UM ERRO DE ESCRITA SIM!

A SO PRA EXCLARECER, AS DUVIDAS SOBRE O ASSUNTO JA FORAM EXCLARECIDAS PELA MINHA PROFESSORA DA FACULDADE (A MARISA RAMIREZ) talvez vc ja tenha ouvido falar dela! hehehehehehehhe!

Abraços e etuda meu rapaz e joga fora seu livro do owaldo lacerda ou do samuel arcanjo caso vc tenha! Muita coisa esta acontecendo na musica que muitos professores desleixados e desatualizados nao estao por dentro!

A maneira certa de escrever esse intervalo seria Mi# e re # ai seria uma segunda maior descendente! Ou ate Mi# fa poderia ser uma 2ª diminuta mais NAO EXISTE INTERVALO MENOR QUE UNÍSSONO, quando isso ocorre a Enarmonização é obrigatoria!

Abraços!

Juliano de Oliveira
Veterano
# abr/05
· votar


HANS NEUSIDLER
PELA MINHA PROFESSORA DA FACULDADE (A MARISA RAMIREZ) talvez vc ja tenha ouvido falar dela! hehehehehehehhe!
Essa foi irônica...vc só disse isso pra dizer q estuda com essa professora.
Bem, eu não a conheço mas acho q não é nenhum erro, já q vc não deve conhecer meus professores tmb...com certeza ela deve ser uma ótima professora.
Eu acho q vc deveria dizer à pro heitoria da USP q não se usa mais os termos + q diminuta e nem + q aumentado pq caíram exatamente esses termos no vestibular desse ano.
Onde faz faculdade?

HANS NEUSIDLER
Veterano
# abr/05
· votar


Juliano de Oliveira
EU FIZ O VESTIBULAR DA USP ESSE ANO TB E ISSO FOI JUSTAMENTE UMA PEGADINHA! dependendo do caso, sim vc pode usar os termos + aumentados ou mais que diminutos mas nao no caso, onde um intervalo se torna menor do que um uníssono!

Bem mas a proposito, mesmo tendo varias coisas incoerentes na prova como por exemplo a questao:
COMO OS INTERVALOS SAO CLASSIFICADOS POR TAMANHOS?
Oras, intervalos nao sao classificados por tamanhos isso mostra mais uma pegadinha de quem formulou a prova, isso pra nao imaginar que foi incompetencia mesmO!

A proposito eu gabaritei a prova de teoria mas reprovei na fuvest! hehehehe portugues é foda! heheheheh!

mas me desculpe falar mas a USP ja foi a USP< hj ja nao é mais! Se vc pegar o manual do candidato verá que na lista dos melhores cursos de musica de sao paulo a USP nem está entre os 5 melhores! Entao vamos largar mao de ficar puxando saco so pq infelizmente é foda de entrar devido a Fuvest! hehehe!

Quando o lance é teoria musical, atualmente os DOUTORES NO ASSUNTO AQUI NO BRASIL SAO OS PROFERES:
BOHUMIL MED
SERGIO LUIZ FERREIRA DE FIGUEIREDO
MARISA RAMIRES ROSA DE LIMA

Dos tres a minha professorinha está la!

EU ESTUDO NA FAAM (FACULDADE DE ARTES ALCANTARA MACHADO)

SE NAO CONHEÇE CATA O GUIA DO ESTUDANTE e da uma olhada na colocação! A GENTE SO PERDE PRA SANTA MARCELINA PQ MESMO A GRADE DE PROFESSORES SER QUASE A MESMA, LA TEM INSTRUMENTOS DESCENTES E SALAS ACUSTICAS A DISPOSIÇÃO DOS ALUNOS!

Abraços!

HANS NEUSIDLER
Veterano
# abr/05
· votar


SO UM DETALHE, QUANDO É ASSIM VAMOS SUPOR, UM INTERVALO DE 5ª + que diminuta e nao tem como vc questionar pq ta na prova e vc sabe que quem formulou a prova ja deveria ter se aposentado a muito tempo, faz os gostos da pessoa e coloca em prova, mas isso é erro de grafia ok!

Villa-Lobos que foi VILLA_LOBOS escrevia um monte de coisa errada e precisava de ajuda de outros musicos inclusive sua primeira esposa pra revisar e corrigir o que ele escrevia, pq nao quem formulou uma provinha incoerente como foi a da USP! heheeh!

Juliano de Oliveira
Veterano
# abr/05
· votar


HANS NEUSIDLER
Bem, vc se referiu à USP de São Paulo.Eu faço aula na USP de Ribeirão Preto e realmente sei q a USP de SP já não é a msm.Mas o deparetamento de música de Ribeirão Preto existe a 5 anos e já está entre os 10 melhores do Brasil (ñ me inporto com essas colocações pq acho q tudo depende de sua necessidade).
Em relação aos professores, vc se referiu aos doutores, meu professor é livre docente, ou seja, seguindo a ordem ele estaria uns 3 degraus acima dos doutores na escala hierárquica musical.
Em hipótese alguma ele ensinaria algo q já está ultrapassado.
Vou confirmar com ele a respeito dos intervalos menores q unissono...
Tmb te asseguro q não foi uma pegadinha pq antes de fazer a prova eu fiz algumas aulas particulares com alguns alunos de lá.Eles me passaram os intervalos exatamente como coloquei no outro post.
A prova q fiz continha perguntas muito inteligentes e nada de incoerênte...
FLW...

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


HANS NEUSIDLER

Ql é o intervalo existente entre mi# e fabb (dobrado bemol _o fá da msm oitava)?

seria uma segunda , tres vezes diminuta ....a resposta certa 100%certeza

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


HANS NEUSIDLER

pra mim esse intervalo é de tres vezes diminuta mesmo.......independentemente.....se ele se encontra abaixo de unissono.....
ou ele seria uma 2° maior descendente ?
a próposito alguém sabe me dizer se esse intervalo ( mi # - fa dobrado bemol) é ascendente ou descendente?

Juliano de Oliveira
Veterano
# abr/05
· votar


mozart
É ascendente com absoluta certeza.O q importa é o intervalo inicial das notas, sem se preocupar com a localização após os acidentes, ou seja, o intervalo entre mi e fá é um intervalo de segunda menor "ascendente", assim o restante é só fazer como eu fiz no outro post...

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


Juliano de Oliveira

vlw cara ....vo faze outro tópico sobre o assunto este ja esta muito grande

HANS NEUSIDLER
Veterano
# abr/05
· votar


Vai dizer tb que se vc tem um DO## e quer somente do # num mesmo compasso vai aparecer DO bequadro #?

Desculpla Juliano, mas pergunta la que é melhor, eu tb estudava assim, mas nao tem como se referir a um intervalo menor que unissono, soa incoerente, mas enfim, pra mim ter certeza 3x absoluta hehehehe tb vou pesquisar a respeito!

Abraços!

Juliano de Oliveira
Veterano
# abr/05
· votar


HANS NEUSIDLER
Acho q vc nem conhece esse sistema de 3X diminuta..., pq ñ tem nada a ver com a nomenclatura "+q diminuta e nem + q aumentado".Essa forma de se classificar um intervalo(+ q diminuto) é abominado realmente.Agora essa expecificação de 2X diminuta, 2X aumentado está correto, qnto a isso eu ñ tinha dúvidas, minha dúvida era em relação às outras questões.
Ñ é possível a música concidir com a física em todos os pontos,o caso do intervalo é um bom exemplo disso.A música enquanto arte, tem sua própria linguagem, desprendendo-se de qlquer outra forma de interpretação por meio de experiências empirico-matemáticas.Vai dizer tb que se vc tem um DO## e quer somente do # num mesmo compasso vai aparecer DO bequadro #?
Q q tem a ver com o assunto??
Uma coisa é certa: esse sistema de classificação de intervalos ñ é universal, ou seja, é livre pra qlquer faculdade/conservatório a escolha do sistema q deve-se seguir, cabendo a ela(e) a obrigação de indicar a maneira menos problemática de interpretação dos diversos conceitos dentro da música.Existem muitas outras formas de classificação e ñ podemos exigir q sejam todas iguais, sendo assim é até adimissível q vc pense diferente de mim.O q transparece a idéia de certo/errado, é o nível das pessoas q utilizam determinados sistemas.No caso do sistema 2Xdim,3Xaum, etc...tenho certeza q é utilizado por grandes profissionais...(espero ñ ter sido confuso)
Flw...

HANS NEUSIDLER
Veterano
# abr/05 · Editado por: HANS NEUSIDLER
· votar


Juliano de Oliveira
Cara vc nao foi confuso, pelo contrario vc citou uma coisa muitíiiiissimo importante!

Uma coisa é certa: esse sistema de classificação de intervalos ñ é universal, ou seja, é livre pra qlquer faculdade/conservatório a escolha do sistema q deve-se seguir, cabendo a ela(e) a obrigação de indicar a maneira menos problemática de interpretação dos diversos conceitos dentro da música.Existem muitas outras formas de classificação e ñ podemos exigir q sejam todas iguais, sendo assim é até adimissível q vc pense diferente de mim.O q transparece a idéia de certo/errado, é o nível das pessoas q utilizam determinados sistemas.No caso do sistema 2Xdim,3Xaum, etc...tenho certeza q é utilizado por grandes profissionais...(

Nisso eu concordo com vc, nao podemos realmente exigir que todos os conceitos sejam iguais! Se fosse assim nao existiriam teses de mestrado e doutorado onde cada profissional defende um ponto de vista, indiferente da area de atuação podendo inclusive ser musica ou nao!

Abraços!

Juliano de Oliveira
Veterano
# abr/05
· votar


HANS NEUSIDLER
Aeeee...até q enfim chegamos a um consenso...
Abraço...

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


pessoal ,no livro de do bohumil med TEORIA DA MÚSICA 4° EDIÇÃO aparece q o intervalo de B# a Cbb não é um intervalo de 3 vezes diminuta......mas sim um intervalo de 2° maior descendente ( C a Sib) , pois nesse caso o intervalo inverte sua direção ...foi como o HANS NEUSIDLER sobre esse intervalo ser classificado como 2° 3x diminuta ..não tem lógica ...pois ae o intervalo ja é menor do q o uníssono ......agora se outras faculdades e conservatórios adotam esse sistema dae eu ja não posso falar se eles tão correto em afirmar isso

Juliano de Oliveira
Veterano
# abr/05
· votar


É como eu disse acima, existem muitos conceitos diferentes acerca da teoria musical, cabe ao conservatório/faculdade passar ao aluno o q achar mais conveniente.Ñ podemos nos esquecer tmb q a música exige uma linguagem própria, ou seja, uma linguagem q desprende-se totalmente das "regras´" da física e da matemática.Existem músicas antigas q estão no tom de sibb(dobrado bemol).
Em relação a inversão de intervalos, já vi maneiras diferentes de inverte-los tmb.A mais usual é a q diz respeito à deslocação da segunda nota do intervalo pra uma oitava abaixo, ou a primeira nota uma oitava acima.Obedecendo essa "regra", pode-se dizer q a inversão de uma 15aJ seria uma 8a J.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a dúvidas sobre alguns intervalos