O que devo ter para tocar piano?

Autor Mensagem
Clapton_Page
Veterano
# ago/08
· votar


Dom existe sim... Mozart compôs seu primeiro concerto MUITO cedo... mas MUITO cedo mesmo... ele tinha uns 6 anos, algo assim... não lembro direito, hehehe

Ken Himura
Veterano
# ago/08
· votar


Cara, esquece Mozart antes dos 16 anos.

Renan Vuorinen
Veterano
# ago/08
· votar


Paulo Ricardo SPT
Recentemente eu conversei com um amigo sobre uma tematica parecida, estavamos estudando um preludio em Fa maior de J. S. Bach, e totalmente fascinado pela linda melodia que estava escrita na partitura, perguntei a ele:
Como é possivel ele ter composto algo tão lindo e tão perfeito????
Meu amigo tirou um livro da mochila dele e leu um trecho, o livro é sobre a vida d compositores consagrados, e Bach estava nessa seleção, no livro dizia que Bach costumava dizer que qualquer um poderia se igualar a ele, desde que se dedicase tanto quanto ele, o talento na realidade para Bach, era dedicação.
Abraço

Renan Vuorinen
Veterano
# ago/08
· votar


renatamarx
Uau.....
Como é bom ver que existe músicos assim, com esse pensamento tão bonito, parabéns.

_music_4_ever_
Veterano
# ago/08
· votar


Aqui há uns tempos atrás, contaram-me de uma rapariga que tocava guitarra. Um dia decidiu tocar violino e não passou muito tempo, já é 2do violino na Orquestra sinfónica juvenil de Lisboa (pra quem não sabe, o maestro é Christopher Bochmann...)

Amy Lemos
Veterano
# jan/09
· votar


TENHO quase 22 anos... apaixonado por piano desde mulek...
Comecei no ano passado num tecladinho de papel =D

O comecinho é muuiitoo dificil ..
Vc perde uma hora e quando vai ver o que produziu.......
uma porcaria de compasso de uma musiquinha mediocre de simples e q pra piorar, vc a acha sem graça.

Mas digo...é como passar a rebentação do mar, aas ondas batem mas se vc persistir chega onde é só flutuar.
Quando vc começa a engrenar, em uma hora vc já consegue frases maravilhosas, vc já consegue tocar algumas das musicas que sempre sonhou em tocar, improvisar não é mais coisa para paranormal...

Hj graças a essa galera daqui e dedicação estou nessa faze fantastica!
Vão Aparecendo coisas muito mais dificeis... colocando na balança, vc produz menos que no começo, mas o que vc produz já é musica.. nessa faze que estou, eu não estudo, eu me divirto!

E se vc é apaixonado como eu, essa faze vai chegar e mais rapido q vc espera!

Insista um pouco que vc nao imagina o quanto é bom.

Saudades de postar!

Abraços ae quem me ajudou muito no começo Ken Rinach, Ata, Juliano etc!



Nossa historia é bem parecida ^^

Escuto musica classica desde os 2 anos de idade, meus olhos sempre brilharam por piano classico, mas por diversas razoes fui adiando meu sonho de poder fazer aulas e comprar um...

esse ano, aos 21, cheguei ao meu limite e fiz de tudo pra comprar... coloquei na cabeça e fui em frente, pesquisei muito, me matriculei nas aulas e comprei meu piano, sempre tive em mente q o fator idade so se torna um problema quando a propria pessoa coloca isso na cabeça =]

o fato é q estou amando as aulas... e to cada vez mais empolgada!

^^

hpept
Veterano
# jan/09
· votar


Paixão pelas coisas que você faz. Nada é impossível se você gosta mesmo.
Eu aprendi a tocar a flauta doce na escola, e atê que não gostava muito de musica naquela época. Depois, na adolescência, comecei a me interessar em musica e aprendi sozinho a tocar teclado (toquei por um bom tempo numa band e os outros diziam que eu era até bom). Aos 21 anos tive que fazer opção: continuar tocando sem dinheiro ou me graduar em engenharia: escolhi a segunda.
Para não ficar longe da musica, comecei a me apaixonar também para violão: meu pai tinha un violão de pelo menos uns 25 anos antes, e comecei aprender tocar nele. Um suplicio... o bichinho estava com o espelho torto que nem um mastro de jangada. Dai, resolvi comprar uma guitarra, uma Squier Stratocaster e aprendi tocar musicas legalzinhas (muito Pink Floyd).
Fiquei mais de 10 anos sem tocar nada (comecei a trabalhar, me casei, nasceu meu filho, enfim...) e em 2007 comprei um violão acustico eletrificado porque estava com saudade.
Bom, para terminar, semana passada comprei um violino chinês daquele que vem com tudo e passagem para Disney World...eheheh porque me dei vontade de aprender mais um instrumento. Como que o violino é um instrumento bem difícil por não ser temperado, ou seja não tem trastes e tem que achar as notas com o ouvido, procurei bastante informações na internet sobre a afinação, dedilhamento e tudo mais. Bom, faz 8 dias que estou com ele, e acreditem ou não, sem nunca ter tido um violino na mão, já sei tocar a Ave Maria de Schubert (só o primeiro trecho, por enquanto, Amazing Grace e Neare my God to thee (aquela musica que se ouve no filme do Titanic quando o navio está afundando).
Ainda pretendo tomar aulas de violino para aprender corretamente o manuseio do instrumento e do arco, não sou tão bobo de acreditar que eu vou aprendr direto sozinho, mas, quando tem vontade e paixão, você pode fazer o que quizer.
Lógico, tem que ter um minimo de predisposição para a musica, o que evidentemente não falta para mim, mas nada que a dedicação não consiga resolver. Querer é poder.
Boa Sorte!

Henrique Leal
Veterano
# jan/09
· votar


Amy Lemos
Escuto musica classica desde os 2 anos de idade, meus olhos sempre brilharam por piano classico, mas por diversas razoes fui adiando meu sonho de poder fazer aulas e comprar um...

esse ano, aos 21, cheguei ao meu limite e fiz de tudo pra comprar... coloquei na cabeça e fui em frente, pesquisei muito, me matriculei nas aulas e comprei meu piano, sempre tive em mente q o fator idade so se torna um problema quando a propria pessoa coloca isso na cabeça =]


Pior que mesmo tendo 20, as vezes fico pensando: "porque já não estudo desde os 7 ou 8 anos pelo menos (que foi quando minha mãe comprou um tecladinho de brinquedo e consegui tirar umas músicas com ele e depois ainda lembro que afinei uma fileira de garrafas com água e tocava noite feliz com elas... hehe...
achavam tudo "lindinho"... mas nunca pensaram: "pô isso deve ser algum dom... vamos botá-lo numa escola escola pra ver no que que dá..."

Depois de uns 4 anos, meu primo começou a tocar teclado.. aí na casa dele conheci melhor toquei alguma coisas.. .e fiquei no pé dos meus pais pra comprar um... (e consegui... compraram um igualzinho do meu primo), mas compraram na intenção de ser um novo brinquedo... nunca levaram a sério isso..

Agora que tenho meus próprios recursos to correndo atrás... para ver no que vai dar... mas às vezes desanima pensar que estou começando tarde visto que a maioria dos grandes pianistas e tecladistas tem histórico de tocarem desde criança e terem incentivo desde o berço....

Dórico
Veterano
# jan/09
· votar


Olha, para os q estão iniciando, esqueçam estas asneiras de dons, começar antes dos 10 anos de idade, etc... Se vc gosta mesmo de música pegue um instrumento e treine, mas treine bastante. Só assim mesmo para vc fazer algo de útil com o instrumento. Qualquer um que treinar sistematicamente as técnicas de um determinado instrumento por 2 horas ao dia (ainda com folgas no domingo), ao espaço de 1 ano, poderá tocar quase q qualquer música que desejar (com exceção de super virtuoses). Esse é o segredo. E outra, professores são fundamentais para quem está iniciando. Tomem cuidado apenas com as tendinites. Alongamentos e boa postura são fundamentais para a saúde do músico (por experiência própria). Abraço a todos!!

AnaaBanana
Veterano
# mar/09
· votar


Nossa, eu choro sempre que me dizem que é tarde demais. Eu tenho 16 anos e é sonho de infância aprender a tocar piano.

Mas acho que o que mais pega quando temos essa idade não é nem pq começamos tarde mas sim pq os pais tem GRANDES problemas com isso. Meus pais simplesmente odeiam o fato de eu amar música assim e querer de verdade tocar piano.

Agora minha casa entrará em reformas e eu terei um quarto pra mim. Hora mais que oportuna pra eu juntar dinheiro e comprar meu piano x]

A propósito, o que é melhor pra começar: um piano acústico ou digital?

bjsss

CheshireCat
Veterano
# mar/09
· votar


AnaaBanana
Nunca é tarde. Se você quer, vá e aprenda. =)
(eu comecei com 17)

A propósito, o que é melhor pra começar: um piano acústico ou digital?
Se você vai aprender piano mesmo(e não teclado) e tem grana e espaço, compre um acústico. É muito melhor. Até hoje não arranjei grana pra comprar um. =\ Espero conseguir ainda este ano.

Boa sorte ae. =)

Khronos
Veterano
# mar/09
· votar


AnaaBanana
Vai que você só precisa de vontade.
Recomendaria o acustico, mas se espaço for um problema, compra um digital (não é teclado, é piano digital mesmo, com os pedais e etc)

TG Aoshi
Veterano
# mar/09
· votar


AnaaBanana
O ideal mesmo é um acústico, mas depende dos seus objetivos... Se não for levar tão a sério, como hobby, acho que, pelo menos de início, um digital já está de bom tamanho.

Além do mais, se seus pais não gostam da idéia, o fato de você poder usar um digital sem incomodar ninguém conta muito.

Outra coisa, se você mesma vai ter que bancar o instrumento, saiba que manter um piano acústico não sai nem um pouco barato. Uma afinação em média custa algo entre 150 ~ 200 reais, precisa ser feita pelo menos anualmente (o ideal é que sejam duas por ano), fora o risco de algum problema mecânico, ainda mais se o piano tiver uma certa idade.

hehehe! Falando assim vai até parecer que um acústico não vale a pena. =p Mas do nível intermediário indo pro avançado, um acústico é mais do que indispensável.

AnaaBanana
Veterano
# mar/09
· votar


JDOISADSAUDASDUA8S entendi, gente xD
Então, por enquanto, é melhor um digital mesmo. Mais tarde, quando eu tiver ganhando melhor [Deus me ouça!] eu compro um acústico, já que a amnutenção é cara assim .___.

brigadão, gente *-*

Pseudonimum
Veterano
# mar/09
· votar


Não gosto do timbre de pianos digitais, muito menos teclados.

Se você tiver acesso a um piano pra praticar, talvez fosse melhor até não comprar. Ainda mais porque tá começando, se descobrir daqui a uns três anos que não é bem o que quer, pode mudar de idéia, afinal, piano é uma compra cara - a não ser que você esteja esbanjando dinheiro, o que suponho não ser o caso.

edufaria
Veterano
# mar/09
· votar


estou treinando ha 1 ano no piano digital que comprei.
achei muito bom, mas agora vou começar a pelo menos uma vez por semana alugar um piano acustico.

Legal a história da galera... muitas parecidas, todas apaixonadas =D

Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que devo ter para tocar piano?