Opinião: Tocar 1 movimento de uma obra (PIANO)

    Autor Mensagem
    jcosti82
    Veterano
    # jan/12


    Ola pessoal

    Estava discutindo isso , e surgiu uma duvida...

    O que voces acham de tocar apenas um movimento de uma obra, por exemplo, um concerto de mozart?

    Isso é, não apresentar a obra completa, apenas alguns movimentos
    (o assunto era "se pode ou não" tocar apenas os movimentos mais conhecidos).

    Claro , vai muito da ocasião, mas não estou falando de um concerto musical formal...
    estou presumindo um ambiente bem informal, sala de uma casa, e a ocasião seria uma pequena festa, ou apenas reunião de amigos.


    a minha opinião:
    Eu acho que não há problema algum, nem mesmo se for tocado apenas um trecho de um movimento (a tradicional "palhinha"),
    Desde que, é claro, deixe o publico (seja quem for) devidamente informado, que se trata apenas de um trecho, e não da obra completa, de preferencia dizer qual o movimento/parte a que se refere.

    Que acham?
    Mesmo em ocasiões informais, tocar 1 movimento de uma obra seria um "sacrilegio" (teria que deixar claro que é uma palhinha) , ou é aceitavel?

    Coloquei principalmente se tratando de PIANO, mas vale para qualquer instrumento, ou conjuntos.

    Abraços.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    ambiente bem informal, sala de uma casa, e a ocasião seria uma pequena festa, ou apenas reunião de amigos.

    Totalmente válido.

    Pra falar a verdade, já fui até em recitais onde tocavam apenas um movimento de uma obra.

    TG Aoshi
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Eu também!

    jcosti82
    Ainda mais informalmente, é tranqüilo. Acho que as pessoas tem uma errônea visão da música erudita como sinônimo de algo muito conservador.

    jcosti82
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge e TG Aoshi

    Obrigado pelas respostas :)

    Compartilhamos da mesma visão então.
    Eu acho que é bem por aí, inclusive em recitais, eu não vejo isso como um problema.. (só a necessidade de explicar o que está tocando. mas isso é de praxe)

    Concordo plenamente que "as pessoas tem uma errônea visão da música erudita como sinônimo de algo muito conservador."
    Foi muito bem dito isso aí. É exatamente essa a linha da discussão que eu pretendia.

    Se as proprias interpretações das obras podem variar; em muitas, o unico material disponivel é apenas a partitura (o que não representa a música em si), então nem se sabe exatamente como a musica foi composta, como era tocada... isso por si só ja leva por agua abaixo o conservadorismo, a rigidez nas regras (mas claro, tudo dentro dos limites).


    Ainda sobre a questão de selecionar movimentos e não executar a obra inteira:
    "como vai tocar uma música começando pelo meio, e não indo até o fim"?

    Ué, basta soar bem. O movimento que pretende-se tocar inicia de forma independente dos demais, e finaliza tambem de forma independente... isso basta.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Opinião: Tocar 1 movimento de uma obra (PIANO)