Quero tocar em orquestras, mas não têm piano fixo nelas e não tenho base suficiente no cello para

    Autor Mensagem
    Husky Stubborn
    Membro Novato
    # set/16 · Editado por: Husky Stubborn


    Primeiramente contextualizando: toco piano há 5 anos e meio e recentemente comecei a aprender violoncelo.
    E fazer música me eleva em nível de prazer e realização difícil de comparar com qualquer outra coisa, não dá pra explicar. Não defino esse negócio que eu tenho com a música como paixão, porque paixão é passageira e eu quero música pro resto da minha vida.
    Aí é que tá, tenho 16 anos -sim, 16 anos. E por mais que muitos digam que eu sou muito nova e não sei o quê eu quero pra minha vida, eu sei sim. E outra: é nessa idade que a gente já tem que decidir. Primeiro porque não dá pra fazer um vestibular sem saber o quê quer. Segundo porque eu já decidi que quero seguir na música há muito tempo (não é coisa de um ano, essa ideia já brotou na minha cabeça desde o segundo ano de piano)-.
    O que eu realmente planejo (se posso dizer assim) é entrar em Tatuí (eu sei que é difícil, eu sei) e tocar em orquestras. Por isso entrar no conservatório com o piano seria bem mais fácil pra mim. O problema é que não tem piano fixo em orquestras. E eu não tenho conhecimento suficiente no cello pra entrar em tatuí. Também não posso me candidatar às vagas para pessoas sem conhecimento musical. E agora eu não sei o quê eu faço.
    Eu posso entrar em Tatuí no curso de piano e depois fazer outro instrumento simultaneamente?
    (Só não me entendam mal. Eu valorizo, acima de tudo, a qualidade de ensino de Tatuí e sei que ele pode me dar uma base absurda para a tão sonhada orquestra, porém eu também amo o piano incondicionalmente).
    Por favor, alguém me dá uma luz. Qualquer opinião já ajuda demais <3

    makumbator
    Moderador
    # set/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Husky Stubborn

    Em geral, as orquestras sinfônicas e de câmara contam algumas vezes com pianistas repetidores (para ensaiar com cantores e corais, fazer audições e provas, etc...) e em alguns casos até possuem pianista como membro avulso para participar nas obras em que há piano de acompanhamento. Mas na maioria dos casos preferem (e é mais barato) chamar um pianista com cachê apenas para essas obras em que ele é necessário.

    Mas é preciso te passar a realidade, pois no caso da música exige-se que já se toque bem (a faculdade não é para aprender a tocar, e sim refinar a técnica, lapidar e possibilitar o trabalho em grupo e fundamentar o conhecimento musical teórico). Ao contrário de outros cursos, em que o candidato pode entrar sem saber nada da carreira em questão (por exemplo, um estudante de direito não precisa conhecer leis ou jurisprudência para entrar em uma faculdade).

    Tatuí é uma excelente escola (tenho alguns amigos que estudaram lá). Não sei o que te recomendar, pois é algo tão pessoal (e importante) que não me sinto bem em opinar assim sobre a vida de uma pessoa que não conheço.

    Husky Stubborn
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Ah, sim, sim. Eu pesquisei bastante sobre isso >< também estou ciente dessa ralidade haha Eu realmente preciso da teoria musical, porque eu sei tocar, mas não sei nem metade da história da musica ocidental ou coisas desse tipo. Você me ajudou demais, de verdade <3 obrigada mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quero tocar em orquestras, mas não têm piano fixo nelas e não tenho base suficiente no cello para