beethoven , mozart ou bach?

Autor Mensagem
alternativo
Veterano
# mar/05
· votar


É algo realmente difícil de dar opnião... Mas ainda posso dizer que Bach é o meu preferido, seguido de Beethoven e depois Mozart. Acho é porque ouvi mais Bach. A primeira que ouvi foi o Concerto de Brandenburgo n. 5, foi demais pra mim, um milagre musical. Mais fora eles, Debussy é o que mais gosto atualmente.
[]´s

ZeeG
Veterano
# mar/05
· votar


Lizst ;p

Bruno G
Veterano
# abr/05
· votar


Olá, eu sou novo mais, já que perguntaram, bom mesmo é ouvir os concertos de Brandenburg de Bach. Agora, os concertos de Beethoven para piano são o máximo!!

Brujo_Satanico
Veterano
# abr/05
· votar


Beethoven e Mozart são os caras mas bach era um otário que só sabia fazer música para o rei dos otários(jesus cristo), mas não existiu só estes compositores, também teve Tchaikovsky, Vivaldi, Wagner, Chopin, entre outros grandes compositores.

E realmente eu recomendo que todos que gostam de música clássica devem assistir ao filme do Mozart, o nome é Amadeus(é magnifico, principalmente quando mostra ele criando as músicas somente pela partitura)

Juliano de Oliveira
Veterano
# abr/05
· votar


Brujo_Satanico
Vc é outro otário q ñ sabe defender suas ideologias sem agredir e respeitar as dos outros...

walace
Veterano
# abr/05
· votar


eu particulamente diria que os tres são meus preferidos, pois cada um me agrada em alguma area, por exemplo bach me agrada com sua ispiradoras cantatas, suas suítes para cello, já mozart com suas maravilhosas óperas, seus alegres consertos para piano e orquestra e violino e orquestra, e bethoveen com suas sonatas para piano, suas sonatas para piano, violino e cello e também com suas sinfonias extremamente bem estruturadas e elaboradas, em particular a nona.

Mikhaelis
Veterano
# abr/05
· votar


Beethoven e Mozart são os caras mas bach era um otário que só sabia fazer música para o rei dos otários(jesus cristo), mas não existiu só estes compositores, também teve Tchaikovsky, Vivaldi, Wagner, Chopin, entre outros grandes compositores.
E realmente eu recomendo que todos que gostam de música clássica devem assistir ao filme do Mozart, o nome é Amadeus(é magnifico, principalmente quando mostra ele criando as músicas somente pela partitura)


Leigão na área, se derrubar é penalty! Cada um que aparece...

Aquele filme do Amadeus é dramático e longe da realidade. Salieri foi um grande compositor e considerado páreo para Mozart em seu tempo. Em Paris, Salieri destronou Mozart, que ficou com depressão devido ao seu fiasco nessa cidade frente às óperas de Salieri. Mozart foi considerado um prodígio como assimilador da música e como um intérprete. Como compositor, ninguém afirmara que ele foi o maior ou único, pelo menos em seu tempo. Na minha opinião, ele foi o melhor compositor dentro dos padrões do Classicismo, mas muitíssimo longe de ser o maior compositor erudito da história. Afirmar isso é blasfêmia, sou músico erudito e 99% dos meus colegas pensam assim, assim como quem é instrumentista mesmo que seja de outros estilos que não o erudito. Quanto mais você conhece e pratica música, menos valoriza Mozart como compositor. Ele encanta pela simplicidade e pelo apelo popular de suas composições. É um pop-star para afins iniciantes no mundo erudito.

Algumas observações:

Bach não foi apenas o maior compositor do período barroco, mas na minha opinião, de toda a história da música ocidental. A técnica de contraponto (mistura de duas ou mais melodias simultaneamente, sem que uma "atropele" ou atrapalhe a outra) foi desenvolvida por ele de forma que ainda não nasceu quem o superasse. Isso é incontestável, mesmo dentro dos padrões posteriores do Classicismo, Romantismo e Modernismo. E isso é fato que independe de gosto musical, já que é uma técnica muito difícil e que demanda tempo e conhecimento matemático e imaginativo para se fazer com proeza. A criatividade de Bach era tanta que seus exercícios chamados "O Cravo Bem Temperado", dois volumes de 24 prelúdios e fugas, foram considerados uma das maiores obras já feitas até hoje, sendo adotadas como a 'Bíblia' do pianista. Dificilmente encontramos acordes nas músicas para cravo de Bach, já que sua maestria deriva do desenvolvimento linear da música e do contraponto. Isso explica coisas tão simples como o Minueto em sol maior (no. 2) serem tão belas e ao mesmo tempo simples demais para serem executadas. Bach fez tantas obras celestiais que citá-las aqui seria covardia, encheria páginas e páginas... mas aí vão algumas sugestões:

Pasacaglia et fuga (C menor)
Toccata et fuga (D menor)
O cravo bem temperado (ouçam todos os dois livros)
Cantata: Christ lag in Todes Banden
Invenções a duas e a tres vozes
Todos os concertos de Brandenburg
Concerto para cravo, orquestra e continuo BWV 1052 D menor (esse ja foi plagiado 1231823 vezes por bandinhas de rock, quem ouvir vai saber do q falo)
Concerto para 3 cravos, violino (BWV 1061) em ré menor
Concerto para 4 cravos em A menor (esqueci o no. BWV)
Fantasia e fuga em G menor
E um monte de outras coisas aleatórias como prelúdios e principalmente fugas diversas. Não tem como citar.

Estudem o que é uma fuga e ouçam as fugas de Bach, fica muito mais gostoso depois que você sabe o que está ouvindo, identificando as melodias individualmente e perdendo o mau hábito de ouvir a música como um todo. Se você já faz isso, ignore esse conselho.

Um forte abraço!

V. Augusto
Veterano
# abr/05
· votar


Acho que não existe um que seja melhor que outro. Cada um tinha seu estilo. Tinham outros que também brilhavam. Chopin, por exemplo. Não tem como classificar o melhor. E para que classificar isso? Vai muito de gosto pessoal. Cada um tem o seu.

Mikhaelis
Veterano
# abr/05
· votar


É verdade, Chopin fez para o Piano o que Jesus fez para o Cristianismo... sem comentários.

V. Augusto
Veterano
# abr/05
· votar


Cada um contribuiu para a música clássica. É muito interessante saber as composições de cada. Entender o que eles buscavam na música.

Karina Sanches
Veterano
# mai/05
· votar


Partituras e Métodos para violino em CD-ROM, prontos para impressão.

780 Partituras para violino - R$ 15,00
50 Métodos para violino - R$ 15,00

http://www.clickcds.com.br/vercds.php?cd=4

_bmk_
Veterano
# mai/05
· votar


num episodio do tom e jerry,em que tom e um cantor de opera, ele canta varias musicas lindissimas,enquanto o jerry tenta para-lo...pelo que percebi,uma das musicas que ele canta é das »Bodas de Figaro«.alguem sabe,por favor,o nome exato das outras cantadas por ele?ou sao todas retiradas das bodas de figaro?e se sao todas das bodas de figaro, sabem a qual acto ou cena pertencem?muito obrigada!

Adriano Diniz
Veterano
# mai/05
· votar


jhdfkjhsa[i][/i]

Adriano Diniz
Veterano
# mai/05
· votar


Mozart
"Da mesma forma que Chopin ou Listz, foi um compositor virtuoso, mas seu virtuosismo é expresso em poucas notas, e cada nota tem igual importância"...a música de Mozart tem uma qualidade rica, humana e profunda. sentida. Em uma de suas cartas ele escreveu que o melhor Piano da Europa nada significava para ele sem uma platéia 'q sinta comigo o que estou tocando'. Sua mensagem é clara"
"Mozart é o numero 1 pra mim"

VLADIMIR HOROWITZ.


Mikhaelis: Você afirmou que quanto mais se conhece e pratica música, menos valoriza Mozart, como compositor. O que você me diz sobre as declarações acima de um dos melhores pianistas que já existiu, que teve uma vida dedicada a pratica e ao conhecimento musical "vc deve conhece-lo?!!!" isso descarta essa sua afirmação e propõe outra: que achar e declarar Mozart como o melhor. Não é questão de pratica muito menos de conhecimento, mas sim de "bom senso".

Escolhi HOROWITZ , mas poderia ter sido muitos compositores famosos. Bach não teve o prazer de ouvir Mozart...por isso não sabemos oq ele diria a seu respeito...mas..se vc quiser eu tenho o prazer de postar frases e declarações de: Chopin, Wagner, Rossini etc e etc....

Um abraço!!!!

Juliano de Oliveira
Veterano
# mai/05
· votar


Vcs estão certos qnto a considerarem q ambos eram grandes gênios, mas é um mais puxa-saco q o outro...ñ existe somente as suas verdades...

lléo
Veterano
# jun/05
· votar


bethoveen, ele fez musica até surdo não é pra qualquer um Nõ

V. Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


lléo
bethoveen, ele fez musica até surdo não é pra qualquer um Nõ
Pois é... o cara era bom...

Negrin
Veterano
# jun/05
· votar


Escolher ou rotular melhores é um tanto impossível ao meu ver, pois compositores como Vivaldi ou beethoven, Bach ou Mozart, Handel ou Hydn, são ótimos compositores que fizeram da estética de sua obra uma vitrine do seu tempo, de suas personalidades, de suas respectivas sociedades. (Poderia ter citado inúmeros outros).

Matheus_Strad
Veterano
# jun/05
· votar


Mesmo porque Vilvadi (Barroco) e Beethoven (Clássico / Romântico), Bach (Barroco) e Mozart (clássico), Händel (Barroco) e Haydn (Clássico), estão em épocas musicais bem diferentes e distintas.

viky
Veterano
# jul/05
· votar


O Freiheit disse tudo que eu queria dizer!!!

A propósito, eu toco piano e estou precisando de partituras, se alguém puder mandar eu agradeço.

vikylorenna@yahoo.com.br

Sashsiam_2
Veterano
# dez/06
· votar


Já devo ter revivido mais de 10 tópicos...

Mozart é o cara! Beethoven é genial também, mas ninguém ganha do Mozart. Peguem qualquer coisa dele para piano que vocês vão entender o que eu estou falando. Dizem que a música dele é alegrinha. E daí? Sou muito mais uma música alegre, que seja capaz de te tocar e deixar feliz do que músicas melodramáticas que só te deixam para baixo (e nisso Bach foi o campeão, mas, compondo pra Igreja, não podia dar noutra coisa).

Escutem a sonata para piano K331 do Mozart. Se isso não te emocionar, te aposenta e vai ouvir um funk no bar mais próximo.

Sashsiam_2
Veterano
# dez/06
· votar


Ah, sim ,esqueci de botar minha seleção:

Mozart: Qualquer coisa dele para piano é sensacional (especialmente as sonatas k330 e k331).

Beethoven: Sonata ao Luar, 5ª Sinfonia, Sonata Patética, Pour Elise.

Bach: Fui injusto com ele no último post (estava irritado com as críticas a Mozart). Toccata e Fuga em Ré Menor é excelente, e as músicas do livrinho de Anna Magdalena também (especialmente o minueto em sol maior).

_music_4_ever_
Veterano
# dez/06
· votar


Bach e Mozart são os meus compositores preferidos!

Bach com a sua profundidade, com a sua inegualável e incomparável técnica composicional, com o seu dramatismo bastante patente nas suas obras. Mozart com a sua suavidade, com a sua música que de um modo inexplicável nos cativa e nos desperta um certo carinho tanto pela sua música como pela pessoa que deve ter sido,pelo seu dramatismo e profundidade também e por tantos outros sentimentos que a sua música desperta em nós.

Já Beethoven não me cativa assim tanto. Ele apresenta uma certa brusquidão nas suas sinfonias, uma persistência desconfortante, uma obcessão desmedida que me perturba. Mas é o Romantismo na sua mais perfeita representação.

Embaixador da Etiopia
Veterano
# dez/06
· votar


_music_4_ever_
poderia me indicar uma canção de bach ou de outro compositor que tenha uns contrapontos bonitinhos tipo minuet in G e air?

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


Perguntinha difícil e ingrata! Acho que os três não são incensados à toa. Para mim eles são a Santíssima Trindade da música.

Embaixador da Etiopia
(À la Dalton Trevisan): Seu nick é gozado, cara!

cogumelo azul
Veterano
# dez/06
· votar


cara isso e dificil mas la vai bach é o criador falando as criaturas batthoven e o filho que puxou muito o pai e mozart é um anjo ou um demonio brincando com tudo o que o pai fala

Ata
Veterano
# dez/06
· votar


Sashsiam_2

Toccata e Fuga em Ré Menor é excelente, e as músicas do livrinho de Anna Magdalena também (especialmente o minueto em sol maior).

Caro amigo, pelo visto você não conhece a obra de Bach, mas quem de nós pode dizer acertadamente que conhece? Só com O Cravo Bem Temperado Bach já garantiria seu nome para a posteridade, mas ele tem muito mais que isso. Bach praticamente inaugurou o Concerto com teclado como solista, no Concerto de Brandemburgo N° 5, no primeiro movimento. Mencionar a Tocata e Fuga em Ré Menor é um tremendo lugar comum para quem tem outras dezenas de prelúdios, tocatas e fugas para órgão, além das três Trio Sonatas, peças de peso para qualquer organista. Temos ainda os prelúdios corais, as invenções, as sinfonias, as peças para dois, três e até quatro cravos. Sinceramente, o livro de Anna Magdalena é seguramente a parte mais desprezíveis da obra de Bach. A Tocata e Fuga é uma obra maravilhosa dentro do seu contexto, porém muito maltratada por ter caído nas graças do povo, que, aliás, seguramente não conhece nem de longe o desenrolar da Fuga.


músicas melodramáticas que só te deixam para baixo (e nisso Bach foi o campeão, mas, compondo pra Igreja, não podia dar noutra coisa).
É uma lástima que "pense" assim. Pois, além de não conhecer as mais de 100 cantatas (que não passam de música sacra) de Bach, que nada têm de "melodramáticas" (recomendo que consulte um dicionário antes de usar palavras que não domina). Na verdade, Bach é de um expressionismo e de uma figuração significativos, particularmente notáveis em suas obras sacras, como Prelúdios Corais para órgão (esses sim, verdadeiros redutos de boa harmonização e significação), e as Paixões.


cogumelo azul
cara isso e dificil mas la vai bach é o criador falando as criaturas batthoven e o filho que puxou muito o pai e mozart é um anjo ou um demonio brincando com tudo o que o pai fala

É uma triste cretinice de sua parte escrever frases que não são de sua autoria intentando que se passem por que assim sejam, sem citar o autor.


Embaixador da Etiopia
poderia me indicar uma canção de bach ou de outro compositor que tenha uns contrapontos bonitinhos tipo minuet in G e air?

Caro colega, desculpe a intromissão, mas são duas peças de caráter homofônico, sem valor contrapontístico.


Mikhaelis
Maravilhoso post, caro colega, repleto de bom senso e ponderação.



O grande câncer de um fórum assim é que todos (inclusive eu, podem dizer) afirmam tudo, sabem de tudo e são donos da verdade, embora não conheçam metade dela.

Por que optar entre três dos maiores compositores da história (dois deles, ao menos, seguramente) sendo que é ABSOLUTAMENTE CERTO que ninguém aqui conhece de fato 5% da obra de cada um deles (falo em conhecer, não em ter ela no CD e saber assobiar).

fernando tecladista
Veterano
# dez/06 · Editado por: fernando tecladista
· votar


O grande câncer de um fórum assim é que todos (inclusive eu, podem dizer) afirmam tudo, sabem de tudo e são donos da verdade, embora não conheçam metade dela.

isso me lembra um amigo meu que fez faculdade de música e achou o pessoal insuportavel, todo mundo lá se achava e ele dizia: medicina forma médico, odonto forma dentista, direito forma advogado e curso de música forma "gênio"

eu estava lendo desde a primeira pagina e uma simples perguntinha "qual seu musico erudito preferido??" virou uma coletânea de absurdos, o povo aqui não consegue diferenciar o "eu gosto mais" do "o melhor" acham que tem que ser sinonimos tem muita coisa que eu escuto e até tenho o CD porque eu gosto mas de ser "o melhor" está longe, se eu falar que as vezes escuto richard claydeman (exemplo chuta balde) o pessoal cai matando, mas eu só comentei que "escuto" não falei que "é melhor"

se for só pra responder a pergunta inicial eu responderia Bach devido a ligação maior com orgão mas é uma questão pessoal

mas admiro o pessoal falar quem é o mais importante, conceituado, o que tem mais valor historico
pra isso no minimo teria que passar um ano na austria, e dois na alemanha pesquisando sobre a vida dos caras, depois um levantamento historico em toda a europa, mais uma pitada de estudos de cada compositor que recebeu influencia deles, pra depois o cara voltar e dizer fulano é melhor e o resto é paia (caso consiga tal proeza)

** um p.s. dentro da minha indignação
eu adimiro o povo do orkut que compara e ""justufica"" a tese: Chopin X Jordan Rudess, isso é o maximo da idiotice, respeito os dois, mas é igual a perguntar quem manda mais: um médico ou um engenheiro civil? (ainda é facil alguem querer opinar sobre isso) como já vi falando por ai: no brasil todo mundo quer dar opnião de cocô a bomba atomica

Ata
Veterano
# dez/06
· votar


fernando tecladista
Ahaha

Galera não distingue um acorde maior de menor e opina sobre densidade musical.

Só escutam o tema.

Embaixador da Etiopia
Veterano
# dez/06
· votar


Ata
putz eu sou leigo nessas paradas mesmo, mas vc conhece alguma musica de contraponto, que possa ser tocada na guitarra?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a beethoven , mozart ou bach?