Como saber se um maestro é bom? Uma dica.

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11


Basta ver se ele tem alguma sinfonia do Mahler no currículo.

Discordem, reclamem, comentem ou concordem.




ps: É lógica simples, mas vale lembrar que podem existir bons maestros que não conduziram nenhuma sinfonia do Mahler.

TG Aoshi
Veterano
# set/11
· votar


É lógica simples, mas vale lembrar que podem existir bons maestros que não conduziram nenhuma sinfonia do Mahler.

Tipo aqueles que morreram antes de 1860? =]

Ken Himura
Veterano
# set/11
· votar


Essa teoria é falha, tem orquestras que se dirigem sozinhas, mesmo em Mahler, Dvorak e Stravinsky. Se a orquestra tiver bons líderes de naipe (e uma boa política de ensaios), um maestro ruim fica de figurante lá e ninguém percebe.


Pra saber se um maestro é bom, tem que tentar perceber quem é que segue quem: se a orquestra segue o maestro, ou o maestro segue a orquestra.

makumbator
Moderador
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge


Hashhsahsa! O TG Aoshi te trollou legal! Mereceu um positivo!

Complementando o que o Ken Himura escreveu, maestro bom em geral se mostra no ensaio(que é onde seu trabalho realmente aparece). É ali que se separam "ensaiadores" de artistas propriamente ditos.

Aqui um trechinho do Ensaio de orquestra, de Fellini, para ilustrar o tópico:

http://www.youtube.com/watch?v=wBX1NQYRwhU




TG Aoshi
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge
huihiehua! Eu não resisti! =p

===---===

Mas enfim, não sei se o propósito do Die Kunst der Fuge era o seguinte, mas, considerando que o maestro seja bom, o que o torna excepcional?

Ken Himura
Veterano
# set/11
· votar


TG Aoshi
Boa pergunta. Já acho que isso não é bem mensurável; é a mesma coisa que separa um bom intérprete instrumentista (ou cantor) dum gênio único; é aquele plus, aquele insight que só os geniais têm.

Ken Himura
Veterano
# set/11
· votar


makumbator
Essa do acordo sindical é ótima! hahahaha

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Que legal, o tópico "bombou" (para os padrões desse fórum).

TG Aoshi
Tipo aqueles que morreram antes de 1860? =]

ahahaha nice =P

Ken Himura
Essa teoria é falha

É falha sim, é mais uma gozação, pra atrair posts :P

tem orquestras que se dirigem sozinhas, mesmo em Mahler, Dvorak e Stravinsky. Se a orquestra tiver bons líderes de naipe (e uma boa política de ensaios)

Pô, que legal, queria ver uma dessas o.o
Tem alguma gravação famosa assim?

makumbator
Hashhsahsa! O TG Aoshi te trollou legal! Mereceu um positivo!

Fatão, o primeiro positivo foi meu, antes de ir dormir :P

maestro bom em geral se mostra no ensaio(que é onde seu trabalho realmente aparece). É ali que se separam "ensaiadores" de artistas propriamente ditos.

Que legal saber disso, eu sempre imaginei que fosse assim mesmo!

Aqui um trechinho do Ensaio de orquestra, de Fellini, para ilustrar o tópico:

Cool!
Eu tava assistindo uns ensaios do Karajan no youtube, mas é tudo em alemão e sem legenda, ai nem dá...
A única coisa que eu entendi ele falando foi "Tempo Primo" que ele fala uma hora...
E ele tava ensaiando Mahler e o Seiji Ozawa tava na platéia.

TG Aoshi
Mas enfim, não sei se o propósito do Die Kunst der Fuge era o seguinte, mas, considerando que o maestro seja bom, o que o torna excepcional?


Isso!
O que?

Ken Himura
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Tem alguma gravação famosa assim?

OSESP. Só pra citar uma.

Maestro Mittmann
Veterano
# set/11
· votar


Queridos, a OSESP n se ensaia sozinha! E me parece que vcs n sabem exatamente o que um maestro faz, o maestro n é um ensaiador, nao é um metronomo, nao é um tio que faz as criancas se acalmarem, apesar de que entre as suas atribuicoes estao, conduzir o ensaio, manter a regularidade e unidade na sonoridade do grupo e se puder, manter os animos do pessoal.
Alguns grupos pequenos podem trabalhar sem um profissional apenas para reger mas nao é por que nao tem alguém com um pauzinho na mao ali no pódio que o grupo está sem regencia, alguém ali esta conduzindo e liderando o grupo, decidindo peculiaridades, tomando decisoes interpretativas e fazendo até pequenas alteracoes se realmente necessário.
Encarem assim, a orquestra ou coro ou enfim, o grupo é UM GRANDE INSTRUMENTO e o maestro é o instrumentista, ele deve ser a personificacao da obra que está regendo, deve dominá-la em todos os seus aspectos e especificidades e tornar esse conhecimento acessível ao músico que está do outro lado da estante.

desculpem a falta de acentos mas estou digitando em um teclado de padrao americano.

Maestro Mittmann
Veterano
# set/11
· votar


Um regente vive sobre um tripé como me ensinou um dos meus mais queridos professores.

Técnica - Lideranca - Conhecimento

makumbator
Moderador
# set/11 · Editado por: makumbator
· votar


Maestro Mittmann

Eu toco em orquestra(contrabaixo acústico) e valorizo bastante um bom maestro, tanto que para mim é no ensaio que ele se mostra um bom artista ou um ensaiador, e não no concerto(e é óbvio que ele é muito mais que um metrônomo).

Por outro lado, há vários casos em que a orquestra passa por cima do maestro(mais comum com regentes convidados do que os efetivos), ou mesmo toca "contra" o regente, devido uma série de razões (disputas políticas, picuínhas, brincadeiras, "teste", etc...).

Não diria que há um culto exgerado da figura do maestro(que para alguns é quase um semideus musical), mas nem tudo que se ouve em um grupo orquestral em termos de interpretação é fruto unicamente da habilidade do regente. Apesar dos mais vaidosos sempre tomarem para si todos os frutos.

É claro que mesmo em um grupo pequeno ou médio sem maestro, há sempre algum instrumentista que de certa forma toma o seu papel de liderança, o que é perfeitamente natural.

Mas também temos que admitir que há muitos maestros ruins(que eu chamo de ensaiadores), ou que não conseguem passar sua idéia de interpretação de maneira adequada para os músicos. Sem contar pessoas com pouca capacidade de liderança(mesmo que possuam muito conhecimento e base musical).

Ken Himura
Veterano
# set/11
· votar


Maestro Mittmann
Brother, baixa a bola aí, valeu? Grande parte dos aqui presente são músicos de orquestra, ou compositores, ou regentes.

a OSESP n se ensaia sozinha
Não, o JN ensaiava eles. Mas, na hora H, tocava sozinha. A regência do JN é péssima, extremamente confusa.

Zenicola
Veterano
# set/11
· votar


Pegando esse bonde da galera que saca ...
O maestro consegue identificar um instrumento, no meio de tantos, desafinado ou "fora" durante a apresentação ?
Abçs

Ken Himura
Veterano
# set/11
· votar


Zenicola
Geralmente sim, principalmente quando ele tem domínio da música. Alguns até falam qual instrumentista que errou qual nota.

Zenicola
Veterano
# set/11
· votar


Ken Himura
Pô, isso é que é ter ouvido então, hein ?

Ken Himura
Veterano
# out/11
· votar


Zenicola
Sim, hehe! Nada como um bom trabalho de percepção pra se chegar a este nível.

Maestro Mittmann
Veterano
# out/11
· votar


makumbator

Nao discordo do que tu escreveu, acho que nao nos contradizemos em nada, certo? Concordo com teus pontos e acho que disseste o que eu n disse, eu agradeco.

No mais, Maestro Mittmann nao é um nome arrogante que inventei, eu sou de fato regente e sei do que eu estou falando, se alguns regentes n fazem algumas coisas é pq n querem ou n conseguem mas isso n excluiu o fato de que deveriam fazer.

Maestro Mittmann
Veterano
# out/11
· votar


Ken Himura

Sobre o JN, nada mais justo, ele entrou na OSESP puxando o saco de um governador e saiu da OSESP pq esculhambou com outro. Tudo na paz como se ainda estivéssemos n ditadura.

O que eu falei que te pareceu inapropriado? Tenho certeza que tem gnt mto forte aqui, assim como tem gnt que chama o sistema modal que utilizamos de ''Modos Gregos'' e acha que tá abafando sem saber q a única coisa que sobrou de grega no sistema modal que utilizamos foi o nome dos modos.

Maestro Mittmann
Veterano
# out/11
· votar


Nao quis MESMO ofender ninguém, acho que o makumbator complementou mto bem o que eu disse.

TG Aoshi
Veterano
# out/11
· votar


Maestro Mittmann
Não tem revelevância alguma, mas me considero um pouco mais que um nada.

Enfim, não tenho nada a ver com isso, mas ué, foi você que veio aqui e pressupos que ninguém sabia do que estava falando.

Maestro Mittmann
Veterano
# out/11
· votar


Nao disse isso cara. Le e tu vai ver. Nem sei pq me dignei a interferir sabia que alguém ia comecar com esse papo.

Ken Himura
Veterano
# out/11
· votar


TG Aoshi
Maestro é maestro, só muda o nome de batismo. Este tópico prova isto! hahahaha. =p

Jabijirous
Veterano
# out/11
· votar


Cocordo com o maestro mittmann

A orquestra é o instrumento do regente, logo, um bom regente interpreta e não só conduz. Aliás, todo instrumentista conduz o instrumento, mas pq só eles levam o mérito de intérpretes??

Regente, tem que saber, contraponto, orquestração, harmonia e saber MUITO de história (não só da música, de geral)

É como eu sempre falo, tem Intérpretes e intérpretes. O cara pode ser bom na técnica, mas na hora de tocar bonito, falta algo.

Quem aqui nunca ouviu uma música barroca sendo tocada bem no estilo romântico??

Aliás, não comprem nada da editora irmãos vitale hehehe Sucks total

Como uma peça para cravo (transcrita pra piano) pode ter dinâmica?? hehehehe

makumbator
Moderador
# out/11
· votar


Jabijirous
A orquestra é o instrumento do regente, logo, um bom regente interpreta e não só conduz

Ninguém aqui discordou disso.

É como eu sempre falo, tem Intérpretes e intérpretes. O cara pode ser bom na técnica, mas na hora de tocar bonito, falta algo.

Isso vale tanto para instrumentistas quanto maestros, não concorda?

Quem aqui nunca ouviu uma música barroca sendo tocada bem no estilo romântico??


E isso via de regra é por causa de maestros que não respeitam os períodos históricos. Mas não é só culpa deles, obviamente.

Como uma peça para cravo (transcrita pra piano) pode ter dinâmica?? hehehehe

Como vc bem sabe, o que mais existe é edição modernizada de música antiga. Mas o movimento das edições urtext também já é forte há algum tempo, e boa parte das edições romantizadas são consideradas obsoletas hoje em dia por boa parte dos intérpretes.

Jabijirous
Veterano
# out/11
· votar


A orquestra é o instrumento do regente, logo, um bom regente interpreta e não só conduz

Ninguém aqui discordou disso.


Só quis enfatizar o que já havia sido dito. :)

É como eu sempre falo, tem Intérpretes e intérpretes. O cara pode ser bom na técnica, mas na hora de tocar bonito, falta algo.

Isso vale tanto para instrumentistas quanto maestros, não concorda?


Intérprete é intérprete, seja no instrumento que for, não concorda?

Quem aqui nunca ouviu uma música barroca sendo tocada bem no estilo romântico??


E isso via de regra é por causa de maestros que não respeitam os períodos históricos. Mas não é só culpa deles, obviamente.



É culpa deles sim. Preguiça é foda :P

Como uma peça para cravo (transcrita pra piano) pode ter dinâmica?? hehehehe

Como vc bem sabe, o que mais existe é edição modernizada de música antiga. Mas o movimento das edições urtext também já é forte há algum tempo, e boa parte das edições romantizadas são consideradas obsoletas hoje em dia por boa parte dos intérpretes.


Hum... aqui no rj é diferente.

Veja a diferença

Bach cello suite

Com Boris Pergamenschikow

http://www.youtube.com/watch?v=egC2Mz7bk_s

Yo Yo Ma

http://www.youtube.com/watch?v=PIM1qT0sqKM&feature=related

Nada contra o Yo Yo Ma, mas eu acho que ele comprou a partitura dos irmãos vitale pois sua interpretação está bem romântica hehehe

Obs: Cada um interpreta do jeito que quiser, mas a diferença é discrepante da do Boris com a do Yo Yo Ma

cellolover
Veterano
# out/11 · Editado por: cellolover
· votar


Jabijirous
Olá....quanto 'as suítes de Bach, ninguém sabe ao certo como executá-las fielmente (se é que isso existe...fidelidade a que? ao período histórico, ás finalidades da obra (que ninguém pode tb. afirmar quais foram) ao compositor (ou seja a imagem que temos dele e que achamos que é a correta) mas principalmente discordo da comparação entre as duas versôes que vc. apresenta. Yo Yo mais lento, mas mais romântico? Verifique a liberdade de tempo e a dinâmica de Boris...(ela está lá sim, em grau menor mas está....) O mais curioso é que Boris é muito mais próximo de Casals (andamento) que Yo Yo, e Casals hoje é tido como exemplo de romantismo interpretativo nas suites.... Lembrando que até Casals redescobrir as suites na década de 30 no século XX as suítes foram tratadas pelos que as conheceram como obras eminentemente didáticas e desprovidas de maior interesse musical...Interpretar é sempre optar entre diversas possibilidades. Escolhendo uma delas, outras possíveis ficam de fora. Interpretar as suites como conjunto de danças estilizadas ou como exercícios de construção polifônica indo do simples ao mais complexo? Escolher uma das duas geralmente significa minimizar outro aspecto da obra que tb. está na partitura. O que é prejudicial é transformar uma das escolhas no único padrão válido e descartar outras que também tenham validade estética. Obviamente sem exageros (e delimitar o que é exagero tb. é escolha estética, mais feliz em algumas versôes, menos em outras).
Abraços,

Jabijirous
Veterano
# out/11
· votar


cellolover

Yo Yo mais lento, mas mais romântico?

Não to falando de andamento. To falando do todo.

Interpretar as suites como conjunto de danças estilizadas ou como exercícios de construção polifônica indo do simples ao mais complexo?

Como eu falei, cada um interpreta do jeito que quiser. Não somos homens do barroco. Entretanto, pq considerar uma música como exercício?? A suíte não era uma dança?? Cabe ao intérprete fazer uma pesquisa sobre as danças e aí sim ele vai chegar numa interpretação mais fiel.

Olha dinâmica que o yo yo ma está fazendo, na partitura não tem dinâmica. Só pq não tem dinâmica escrita não signifca que o intérprete vá tocar reto, até o pq a dinâmica é feita em cima da harmonia, então o intérprete tem que entender de harmonia. Olha a diferença da frase do boris e olha a do yo yo ma.

Imagina as suites orquestrais, como um regente vá interpretar? dança ou exercício de polifonia indo do simples ao mais complexo?

Como você interpretaria?

makumbator
Moderador
# out/11 · Editado por: makumbator
· votar


Jabijirous



Intérprete é intérprete, seja no instrumento que for, não concorda?


Claro!


A suíte não era uma dança?? Cabe ao intérprete fazer uma pesquisa sobre as danças e aí sim ele vai chegar numa interpretação mais fiel.

É por isso que o pessoal de música antiga chega a estudar dança barroca, justamente para entender e exercitar o aspecto "lúdico" da música relaciona à dança. Aqui no festival de música antiga de Juiz de Fora quase sempre tem workshop de dança barroca, justamente para isso.

Jabijirous
cellolover

Minha versão preferida das suítes de cello é o conjunto gravado pelo Rostropovich, que não segue o cânone de fidelidade histórica, mas acabo preferindo essa à execuções mais "barrocas".

Engraçado que em música para violino, flauta, oboé, etc, e principalmente teclas, acabo preferindo as versões "históricas". Mas no caso das suítes isso não acontece.

E só para ilustrar as diferenças de interpretação no prelúdio da suíte I, aqui a minha no baixo elétrico de seis cordas(heresia!Hhshsahs!)

http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/171101/

Jabijirous
Veterano
# out/11
· votar


makumbator

Ouvi, maneiro!!

Gostei do timbre do baixo

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Como saber se um maestro é bom? Uma dica.