Estereótipos de ouvintes de Música Clássica.

Autor Mensagem
McBonalds
Veterano
# set/11
· votar


Ken Himura

É, acho que sim. Mas não são só os italianos que são bons com melodias. Veja por exemplo o Winterreise do Schubert.

Por falar em Pagliacci, adoro a Vesti la Giubba! Já pensei em aprender a cantar só por causa dela hahaha.


É, Vesti la giubba é boa mesmo.
Só que também não é qualquer voz que canta Pagliacci não. O Pavarotti gravou e pareceu uma mocinha cantando hehehe.
A voz tem que ser pesada pra isso. Tipo essa aqui:



Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


Uma pergunta ao McBonalds, demais operários e quem mais quiser responder:


O que os operários acham de missas?

Tipo o Requiem do Mozart, ou as Missas do Bach e do Beethoven?

McBonalds
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge

O que os operários acham de missas?

Bom, eu vou responder por mim porque eu não quero correr o risco de ser crucificado hehehe
Eu conheço muito pouco de Beethoven, então prefiro não opinar.
Do Requiem de Mozart eu gosto, principalmente do Lacrimosa. Já assisti algumas apresentações e eu gostei da maioria das peças.

Quanto a Bach, eu não gosto. Uma vez eu fui assistir a Paixão Segundo São Matheus e eu dormi na metade.

Eu acho que a música barroca no geral (mesmo as óperas) tende a ser muito maçante. Aquele jeito afeminado das vozes, com aquela fritação no cravo são ótimos pra quem tem insônia. Mas é claro que há exceções.

AnaClara
Veterano
# set/11
· votar


O que os operários acham de missas?

Posso responder? :D

Eu não sou operária não, mas gosto de ouvir ópera. E gosto de ouvir missa também.

Mas eu acho que missas não são pra aparecerem as vozes se sobrepondo, mas como um todo, junto com os instrumentos. Por isso eu acho que não dá pra comparar.

Missa pra mim é praticamente música instrumental.

Eu acho que a música barroca no geral (mesmo as óperas) tende a ser muito maçante. Aquele jeito afeminado das vozes, com aquela fritação no cravo são ótimos pra quem tem insônia.

Caramba, eu não consigo dormir ouvindo música barroca. Nunca consegui, e olha que já tentei.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


McBonalds
Bom, eu vou responder por mim porque eu não quero correr o risco de ser crucificado hehehe
Eu conheço muito pouco de Beethoven, então prefiro não opinar.
Do Requiem de Mozart eu gosto, principalmente do Lacrimosa. Já assisti algumas apresentações e eu gostei da maioria das peças.


Cool! Já é um grande passo que você como operário tenha gostado eheheh =]

Quanto a Bach, eu não gosto. Uma vez eu fui assistir a Paixão Segundo São Matheus e eu dormi na metade.

Auhauahuahuahhua

Eu acho que a música barroca no geral (mesmo as óperas) tende a ser muito maçante. Aquele jeito afeminado das vozes, com aquela fritação no cravo são ótimos pra quem tem insônia. Mas é claro que há exceções.

Auhauhau Que heresia!
Mas pra amenizar, você só está se referindo às peças com vocais, né?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


AnaClara
Posso responder? :D

Olha o que eu escrevi:

Uma pergunta ao McBonalds, demais operários e quem mais quiser responder:

Sobre a sua resposta:

Mas eu acho que missas não são pra aparecerem as vozes se sobrepondo, mas como um todo, junto com os instrumentos. Por isso eu acho que não dá pra comparar.

Você está enganada.

AnaClara
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Você está enganada.

Sério?

é pra sobressair todas as vozes juntas, não? Pelo menos eu nunca ouvi uma missa sobressaindo uma voz só.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


AnaClara
é pra sobressair todas as vozes juntas, não? Pelo menos eu nunca ouvi uma missa sobressaindo uma voz só.

Você não disse que ouviu o Requiem?
Além de ter 4 solistas, tem vários momentos solos pra cada um.

Tem momentos que se sobressaem um ou mais solistas, tem momentos que se sobressaem os corais, tem momentos que se sobressaem os instrumentos... como manda uma boa composição.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


McBonalds

Mas aí, você na sua rsposta se restringiu aos exemplos que eu citei.
O que você acha do Requiem do Verdi, por exemplo? (Como apreciador de óperas italianas você deve conhecer).

O que acha de peças para vozes solo em geral?
Como por exemplo o ciclo de canções do Mahler?

AnaClara
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Você não disse que ouviu o Requiem?
Além de ter 4 solistas, tem vários momentos solos pra cada um.


eahuehau Nem prestei atenção. Ouvi uma vez só. Vou ouvir de novo.

Tem momentos que se sobressaem um ou mais solistas, tem momentos que se sobressaem os corais, tem momentos que se sobressaem os instrumentos... como manda uma boa composição.

Que lindo. ^^

McBonalds
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Mas pra amenizar, você só está se referindo às peças com vocais, né?

Não, falei no geral mesmo. Tem pouca coisa dessa época que eu gosto. Algumas coisas de Haendel, por exemplo.


Mas aí, você na sua rsposta se restringiu aos exemplos que eu citei.
O que você acha do Requiem do Verdi, por exemplo? (Como apreciador de óperas italianas você deve conhecer).

O que acha de peças para vozes solo em geral?
Como por exemplo o ciclo de canções do Mahler?


Do Requiem de Verdi eu só conheço Ingemisco, que é muito bonita, por sinal.

Também não conheço esse ciclo do Mahler que você citou. Pode me indicar algumas canções?

Eu gosto bastante do Winterreise, de Schubert. A maioria das peças são lindas, mas tem alguns purgantes no meio também hehehe
Recentemente eu estou redescobrindo esse repertório de lieder e estou gostando bastante.

Quanto a peças para vozes solo em geral depende. Normalmente (mesmo na música popular) eu escuto outros estilos mais para analisar a técnica do cantor do que pela música em si.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


McBonalds
Também não conheço esse ciclo do Mahler que você citou. Pode me indicar algumas canções?

AHaha tarefa de responsabilidade :P
Vou te indicar duas canções bem distintas:

Essa aqui é mais "bonitinha", mais normal, eu diria:



E essa outra aqui é true:



Enfim, não sei se te indiquei as canções "certas", mas são as que eu mais gosto do ciclo =P

Do Requiem de Verdi eu só conheço Ingemisco, que é muito bonita, por sinal.

Estranho, achei que tu fosse fã do cara! ehehehe

Eu gosto bastante do Winterreise, de Schubert. A maioria das peças são lindas, mas tem alguns purgantes no meio também hehehe
Recentemente eu estou redescobrindo esse repertório de lieder e estou gostando bastante.


Sinceramente eu não conheço muito desse repertório aí não, ainda preciso pesquisar mais.

Ontem eu baixei uma coletânea com 101 árias de óperas mais selecionadas, pra conhecer por alto e depois pra começar a triar. Tem um montão de Verdi, Rossini, Puccini...

Normalmente (mesmo na música popular) eu escuto outros estilos mais para analisar a técnica do cantor do que pela música em si.


Nossa o.o'
O que é que tu ouve pela música então? Só os compositores de ópera italiana mesmo?

Não, falei no geral mesmo. Tem pouca coisa dessa época que eu gosto. Algumas coisas de Haendel, por exemplo.

Ahahahaha cara, nem sei o que tu ouviu do Barroco, mas fico surpreso com isso, nunca tinha visto uma descrição daquela se referindo ao barroco, ainda mais se tu estender para a música instrumental!

McBonalds
Veterano
# set/11 · Editado por: McBonalds
· votar


Die Kunst der Fuge
Estranho, achei que tu fosse fã do cara! ehehehe

Só das óperas. Outras coisas eu não conheço. Se bem que há uma certa predisposição para gostar hehehe

Sinceramente eu não conheço muito desse repertório aí não, ainda preciso pesquisar mais.

Eu recomendo. É bom tanto para quem gosta de voz quanto para quem gosta de piano.

Ontem eu baixei uma coletânea com 101 árias de óperas mais selecionadas, pra conhecer por alto e depois pra começar a triar. Tem um montão de Verdi, Rossini, Puccini...

É, junto com Donizetti, esses são os melhores. Recomendo também ouvir a ária do tenor da ópera Os Pescadores de Pérolas (Je crois etendre encore), de Bizet. É a minha favorita.

Nossa o.o'
O que é que tu ouve pela música então? Só os compositores de ópera italiana mesmo?


Além da ópera italiana (e não só italiana), eu gosto bastante de canções de câmara, tipo aquelas de Bellini, Rossini, Tosti.

Eu gosto também das canções tradicionais napolitanas, tipo O Sole Mio, Torna a Surriento e Tu ca nun chiagne.

E tem também algumas árias de opereta alemã que me agradaram bastante, mas não sei como são as operetas completas.
Até na música barroca tem algumas coisas que eu gosto, tipo Care Selve, de Händel. Mas só as árias.

Ahahahaha cara, nem sei o que tu ouviu do Barroco, mas fico surpreso com isso, nunca tinha visto uma descrição daquela se referindo ao barroco, ainda mais se tu estender para a música instrumental!

É que é um tipo de música "açucarada" demais hehehe
Nada insuportável de ouvir, claro, mas não me chama muito a atenção.

Outro dia eu fui assistir ao recital de um duo de violas da gamba e eu tive que dar um intervalo no meio da apresentação para poder ir molhar o rosto no banheiro. Senão eu ia acabar dormindo no ombro de uma velha do meu lado hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estereótipos de ouvintes de Música Clássica.