Estereótipos de ouvintes de Música Clássica.

Autor Mensagem
alexandrecoppo
Veterano
# ago/11
· votar


AnaClara

n sabia q vc curtia esse tipo de musica so via vc falano merda no OT
poise as aparencias enganam rs

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


alexandrecoppo
n sabia q vc curtia esse tipo de musica so via vc falano merda no OT

Quem curte esse tipo de música só pode discutir assuntos de elevado nível intelectual?

TG Aoshi
Veterano
# ago/11
· votar


Die Kunst der Fuge
AnaClara
Só vejo você ouvindo músicas instrumentais =P

E não é o único.

AnaClara
Veterano
# ago/11
· votar


alexandrecoppo

Que tem a ver uma coisa com a outra?

TG Aoshi

Voce só me ve ouvindo muiscas instrumentais ou vc só ouve musicas instrumentais?

Ken Himura
Veterano
# set/11
· votar


Hahahaha Olha o BULE na AnaClara hein!

---
Estou fazendo História da Ópera este semestre na faculdade. Um dos problemas dos operários tr00 é que eles acabam segregando mais ainda o gênero com essa palhaçada de "ópera é ópera".

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


Ken Himura
Um dos problemas dos operários tr00 é que eles acabam segregando mais ainda o gênero com essa palhaçada de "ópera é ópera".


Teus professores são assim?
Pra esse tipo de gente, quem é o Banbanban da ópera? É o Wagner?

AnaClara
Voce só me ve ouvindo muiscas instrumentais ou vc só ouve musicas instrumentais?


Só te vê ouvindo músicas instrumentais.

AnaClara
Veterano
# set/11
· votar


Ken Himura

Que legal que tu faz faculdade de musica. nao sabia

Die Kunst der Fuge

Vish, ceis nem ve minhas musicas d celular

Ken Himura
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Bem pelo contrário. A professora é ótima, não é demente que nem essa galera não. Na primeira aula ela já desconstruiu vários mitos sobre a ópera, principalmente quando falou que o objetivo da ópera é emocionar, ela tem que ser feita de um jeito que arrebate as pessoas, como se um jogo de final de campeonato.

O chato é que hoje tá tudo muito "pervertido": cantores que não cantam direito (às vezes não é nem culpa deles), diretores que não têm a menor idéia do que estão dirigindo, cenógrafos e estilistas que querem aparecer mais que a música etc. É um carrossel de loucuras e vaidades.

SODAPOP
Veterano
# set/11 · Editado por: SODAPOP
· votar


que coisa mais nada a ver exceto o operário

SODAPOP
Veterano
# set/11
· votar


AnaClara
E eu gosto de cantada por homens tbm

toda mulher gosta de ser cantada por homens

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


Ken Himura
ela já desconstruiu vários mitos sobre a ópera, principalmente quando falou que o objetivo da ópera é emocionar, ela tem que ser feita de um jeito que arrebate as pessoas, como se um jogo de final de campeonato.

O que dizia o mito que foi desconstruído quando ela disse isso daí?
I mean, as pessoas não acham isso daí não?

SODAPOP
Veterano
# set/11
· votar


a propósito, ESTEREÓTIPO é o correto

o que lembra outro tipo de ouvinte de música clássica: o chato que corrige tudo aehuaehuaehu

Ken Himura
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Não, as pessoas hoje acham que ópera é passatempo de elite, intelectuais e pseudo-cults. hahaha

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


Ken Himura
Não, as pessoas hoje acham que ópera é passatempo de elite, intelectuais e pseudo-cults. hahaha

Mas ela tava falando pra estudantes de música e não pro público.
Até vocês achavam isso aí?

Ken Himura
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Eu não achava, mas tem gente na escola que acha que ópera é ver uma soprano gorda fazendo malabarismos vocais em cima dum palco, já que o texto não dá pra entender mesmo...

hahaha

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


Ken Himura
mas tem gente na escola que acha que ópera é ver uma soprano gorda fazendo malabarismos vocais em cima dum palco, já que o texto não dá pra entender mesmo...

Alguém precisar dar um tapa na cara dessas pessoas e gritar "Acorda pra vida!!"

Ken Himura
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Mas nem é culpa só da galera. A maneira que muitas óperas são encenadas hoje levam muitos a este tipo de pensamento.

AnaClara
Veterano
# set/11
· votar


mas tem gente na escola que acha que ópera é ver uma soprano gorda fazendo malabarismos vocais em cima dum palco, já que o texto não dá pra entender mesmo...

Eu também pensava assim até pouco tempo atras quando eu comecei a me interessar.

McBonalds
Veterano
# set/11
· votar


Pra mim, ópera tem basicamente três nomes: Puccini, Verdi e Rossini. Eu ainda estou descobrindo Donizetti e Bellini, mas acho que para por aí, com uma ou outra exceção.

Outro dia eu puxei o Anel do Nibelungo (ui), do Wagner para assistir e quase dormi. Troço chato, sem melodia, sem dinâmica, fortíssimos o tempo todo. Não gostei, mas espero estar enganado. Todo mundo fala bem desse compositor, alguma coisa ele deve ter de bom.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


Eu baixei uma ópera do Mussorgsky e me surpreendi, tendo em vista que não gosto de óperas. Achei muito boa, nem parecia ópera. A ópera era "Boris Godunov".


Troço chato, sem melodia, sem dinâmica, fortíssimos o tempo todo.

Maximum troll

McBonalds
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Maximum troll

Olha, eu respeito o gosto de todo mundo aqui. Mas na minha humilde opinião, só o Hitler mesmo pra gostar daquele purgante.

Mil vezes a ópera italiana.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


McBonalds

Eu nunca ouvi as óperas do Wagner não, pois não gosto de óperas.
As únicas coisas que eu ouvi dele foram as peças instrumentais que tem nas óperas, como aberturas e prelúdios, de um cd duplo que baixei. Essas peças são muito boas, me lembram muito a sonoridade dos trabalhos orquestrais do Liszt.
Inclusive me surpreendi, esperava algo repugnante, pelo que sempre ouvi falar do Wagner, só que achei tudo muito bom.

McBonalds
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Hehehe, já no meu caso é o contrário. Eu nunca ouvi os trabalhos instrumentais dele, porque não sou muito fã de música instrumental. Quem sabe futuramente eu baixe alguma coisa pra ouvir.

Mas da orquestração das óperas dele eu não gostei não.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


McBonalds

Mas se você ouviu as óperas deve ter ouvido as peças as quais eu me refiro, pois todas elas foram retiradas de óperas.

Já ouviu o prelúdio do ato 1 de Tristão e Isolda, por exemplo? É excelente!

McBonalds
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Do Tristão e Isolda eu não cheguei a ouvir. Na verdade eu só ouvi aquelas óperas do Ciclo do Anel (O Ouro do Reno, a Valquíria, Siegfried e O Crepúsculo dos Deuses). Como bom nerd, eu achei a temática épica bastante interessante, mas a parte musical não me desce de jeito nenhum.

Conta-se que Rossini uma vez convidou uns amigos para comer um peixe assado na casa dele. Só que ele esqueceu de colocar tempero no peixe. Aí, durante a reunião, a conversa caiu sobre a obra de Wagner (que naquela época estava na moda). Quando perguntaram para ele o que ele achava de Wagner ele disse: "Igual esse meu peixe. Totalmente sem gosto".

Ken Himura
Veterano
# set/11
· votar


McBonalds
Que isso, Wagner é muito bom! hehehehe

Aquela ária da imolação de Brünhilde na Götterdämmerung é uma das mais desafiadoras do repertório operístico tanto tecnica quanto interpretativamente pras cantoras. Na metade da ária, elas já estão bem cansadas.

A música é muito bem construída também; o uso magistral dos leitmotiv e tal. A construção musical também é bem feita, bem ao estilo alemão. Lembra muito Liszt em vários trechos (talvez seja pela proximidade dos dois).

Muitos não gostam de Wagner pela brutalidade da música (compartilham isso com R. Strauss também), outros porque Wagner foi associado ao Nazismo pelas idéias ultra-nacionalistas da época (R.Strauss de novo hahaha), mas ele foi genial sim. Acaba sendo mais uma questão de gosto pessoal.

Darlan Felix
Veterano
# set/11
· votar


Sou instrumentista.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


Ken Himura
Lembra muito Liszt em vários trechos

Fico feliz em saber que não sou o único que acha isso!

Os trabalhos orquestrais do Wagner me lembram muito os do Liszt, muito mesmo.


McBonalds
Conta-se que Rossini uma vez convidou uns amigos para comer um peixe assado na casa dele. Só que ele esqueceu de colocar tempero no peixe. Aí, durante a reunião, a conversa caiu sobre a obra de Wagner (que naquela época estava na moda). Quando perguntaram para ele o que ele achava de Wagner ele disse: "Igual esse meu peixe. Totalmente sem gosto".

Pessoalmente, eu acho que a metáfora a ser utilizada seria exatamente o oposto, o Wagner seria um peixe muito temperado (não como o cravo do Bach =P) e salgado.

McBonalds
Veterano
# set/11
· votar


Ken Himura

É mesmo uma questão de gosto. Wagner não é pro meu bico mesmo.

Eu até reconheço a dificuldade desse repertório. Não é qualquer orquestra que consegue executar, e também não é qualquer tipo de voz que consegue cantar.

Só que dificuldade técnica não é padrão para qualidade na ópera. Tá cheio de compositor por aí que enche suas músicas de agudos difíceis (em I e U, por exemplo) mas que não consegue fazer música.

Eu ouço as árias de Wagner (inclusive a que você citou) e me parecem muito mais recitativos do que árias mesmo. Me falta uma melodia agradável (talvez até previsível) para acompanhar, aquele fogo latino, entende?

Se você comparar a ária da loucura da Lucia de Lamermoor, por exemplo. É tão desafiadora quanto, tecnicamente falando, e é bonita ao mesmo tempo, diz alguma coisa ao público, tem um sentido na ópera. Pelo pouco que eu vi de Wagner, isso não acontece. Até a cavalgada das Valquírias, que eu acho que é a peça mais famosa dele acaba sendo enjoada.

Enfim, é só a minha opinião, que é fundamentada só no gosto pessoal mesmo. Ainda espero descobrir alguma coisa extremamente empolgante de Wagner no futuro.

Muitos não gostam de Wagner pela brutalidade da música

Eu diria que é mais pela falta de emoção. Veja por exemplo óperas como Otello e I Pagliacci, de Verdi. São extremamente brutais, mas conseguem ser emotivas ao mesmo tempo.


Die Kunst der Fuge
Pessoalmente, eu acho que a metáfora a ser utilizada seria exatamente o oposto, o Wagner seria um peixe muito temperado (não como o cravo do Bach =P) e salgado.


Hehehe, eu já acho que Wagner é só os condimentos, falta o principal, que é o peixe.

Ken Himura
Veterano
# set/11
· votar


McBonalds
Bom, pode ser também porque você goste mais de melodias de mais fácil assimilação, o que é meio difícil de acontecer em Wagner pela quantidade de modulações principalmente pra tons distantes.

E de fato, se for olhar por este lado, os italianos (principalmente os da antiga escola Napolitana) são imbatíveis!

Por falar em Pagliacci, adoro a Vesti la Giubba! Já pensei em aprender a cantar só por causa dela hahaha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estereótipos de ouvintes de Música Clássica.