Estereótipos de ouvintes de Música Clássica.

Autor Mensagem
AnaClara
Veterano
# jul/11 · Editado por: Moderador


O Sinfonista: A orquestra é seu instrumento preferido, ele não consegue conceber algo superior ao som da orquestra sinfônica teuto-romântica. A história da música é a história do desenvolvimento do repertório orquestral até sua sublimação em Beethoven/Brahms/Mahler/Strauss/Ravel e tudo que nega isso deve ser rejeitado com veemência. A palavra-chave é desenvolvimento temático e fluidez melódica. Instrumentos de época são uma abominação, uma ópera italiana uma heresia pelo desprezo dado à orquestra, Mozart e Haydn meros membros anteriores da evolução do gênero, seu interesse é limitado. As paixões de Bach e os oratórios de Handel têm árias demais. O resto do repertório barroco lhe é um mistério, música instrumental não lhe sabe bem, como um piano pode competir com a riqueza timbrística de uma orquestra?

Conhece orquestras de todos os grandes países do mundo. Sabe reconhecer o estilo de regência Toscaniniano, Furtwängleriano, sabe distinguir o som da Sinfônica de Boston do som da Sinfônica de Nova York, tem interesse em técnicas de gravação e alega preferir o decaimento sonoro de uma sala de orquestra ou de uma igreja às artificiais gravações de estúdio. Coleciona 40 gravações de cada sinfonia que conhece, e discute empolgadamente cada uma das versões de Bruckner.


Sinfonistas têm uma especial admiração pela personalidade dos regentes.

Como reconhecer: Se em algum momento você vir alguém falando "eu prefiro a orquestração de Schoenberg do quarteto op. 25 de Brahms ao original", ou "eu prefiro a orquestração de Stokowski ao original de Bach", pode ficar tranqüilo, você está diante de um sinfonista puro-sangue. Não precisa ficar com medo, ele vai reconhecer e vai te atacar com infindáveis transcrições orquestrais, apenas reaja naturalmente e mude de assunto.

Prós: O mundo orquestral é vasto em gêneros e em compositores, abrange quase 200 anos com muita variedade e cor. Esse tipo de ouvinte desenvolve uma grande sensibilidade para andamentos e agógicas, além de grande refinamento na percepção sonora.

Contras: Se ele tem 200 anos à sua disposição, outros 600 são ignorados. Têm uma certa inflexibilidade com um estilo mais intimista. E tende a ignorar gêneros essenciais como a música de câmara. Gasta muito dinheiro com aparelhagem de som.

Disponibilidade: É um dos ouvintes mais numerosos e muito do repertório de gravadoras é dirigido para ele. Em relação a países, é maioria nos EUA e na Inglaterra, mas em geral é alta onde quer que haja uma sala de concerto. Sua origem vem desde a criação de salas de concerto públicas no classicismo.

Maior aliado: o instrumentista.

Maior oponente: o operário.

O Operário: Em teoria, o exato oposto. O que lhe interessa são as vozes, belíssimas vozes, e os dramas, os terríveis dramas sofridos por aquelas senhoras e senhores no palco. Verdi é seu herói, mas a partir daí há vários subgêneros, aquele com um gosto mais abrangente aprende a gostar de Mozart, Wagner, Janácek, entre outros. Mas um bom número se restringe ao repertório romântico italiano, Donizetti, Bellini, Puccini. A melodia é rainha, o drama o rei, e o resto é apenas conseqüência. Uma boa ópera é aquela que tem melodias memoráveis.

Prós: a ópera é provavelmente o gênero mais importante da história da música, então estar em contato com esse gênero é sempre uma vantagem. Além disso, o interesse em técnica de canto produz análises e comentários muito úteis sobre a técnica do canto, o instrumento por excelência.

Contras: É sem dúvida o ouvinte que tem menos interesse em música, e uma característica estrutural e outra histórica contribuem para que a sensibilidade musical seja reduzida. A muleta dramática do libretto muitas vezes serve, tanto ao compositor quanto ao público, para não dar tanta atenção no efeito da música, o que produz tanto uma música de pior qualidade (evidentemente isso não vale para os grandes gênios do gênero) quanto um menor interesse em música – em outras palavras, o libretto serve no lugar de música. O outro fator é o virtuosismo vocal que em muitos repertórios constitui no verdadeiro fim musical. Isso isola seu ouvinte dos outros da maneira mais radical em toda a música clássica. Tem a tendência de viajar pelo mundo em busca das grandes casas de ópera em Nova York, Viena, Berlim, Milão, Paris, como um Jet-setter cultural.

Como reconhecer: se fizer comparações esdrúxulas entre Salomé e Lucia de Lammermoor, baseadas tão somente na semelhança dramática entre as duas personagens, fique tranqüilo, você está diante de um operário grau 5.

Disponibilidade: Por exigir uma infra-estrutura maior do que uma orquestra, uma casa de ópera é mais rara e só existe em grandes centros aqui no Brasil e também em Portugal, mas onde há, eles são muito numerosos, excedendo em muito os outros ouvintes. Seu reino é, compreensivelmente, a Itália, mas onde quer que tenha alguém cantando "Vesti La giubba", você verá um operário.

Maior aliado: nenhum.

Maior oponente: todos. O operário se isola da música, um operário agudo (grau 4 e 5) tende mesmo a acreditar que ópera não é música e sim outra coisa. Sobre que seria essa outra coisa ele responde, tautologicamente, "ópera".

O Instrumentista: Toca um instrumento desde pequeno e essa foi a origem do seu gosto por música e muitas vezes a baliza pela qual ele enxerga a música. Por isso desenvolve uma obsessão com seu repertório e técnica. Conhece todos os caminhos do instrumento e tende a ouvir obras muitas vezes pelo simples prazer em ver um instrumentista demonstrar toda a sua habilidade. Cresceu tocando o repertório do instrumento, então exige tanto profundidade quanto amplitude: para ele, as sonatas barrocas obscuras são uma jóia, e é profundamente interessado naquilo que a música contemporânea traz de novo, ainda que o resultado sônico não lhe agrade. Coleciona milhares de gravações da mesma obra, sabe o som específico de cada instrumentista, se violinista, costuma fazer quizzes com seus colegas instrumentistas para ver se descobrem quem está tocando determinada passagem do concerto de Brahms. O único problema é que, como ouviu todas, já decorou as passagens.

Como reconhecer: Se souber tudo de Alkan, mas nada de Paganini, você está diante de um "pianeiro" (o instrumentista pianista). Se souber tudo de Vitali, mas nada de Chopin, você está diante de sua contraparte violinística (cujo nome ainda não foi consagrado pelo uso, de acordo com as últimas publicações sobre o assunto)

Prós: Conhecimento profundo de repertório e amplitude, nihil violinisticum (pianisticum) mihi alienum est. Além disso tem um profundo interesse por vários gêneros, conquanto eles contenham o seu querido instrumento. Então lhe interessa a música orquestral pelos concertos, a música de câmara e a música para instrumento solo.

Contras: Todos os problemas da super-especialização. Reducionismo e pouca abertura a novos sons. A competição interna é sempre muito grande, seja para se mostrar um maior conhecedor do instrumento, seja para discutir qual instrumento é superior.

Disponibilidade: Em 97,7% dos casos tocam o dito instrumento, ou por terem nascido tocando, ou por, dado seu interesse no assunto, terem decidido tocá-lo. Ocorrem com maior naturailidade em violinistas, pianistas e cellistas, mas notícias clarinetistas e violistas não são raras. Às vezes alguns operários podem ser classificados como instrumentistas, mas isso ainda não conseguiu o consenso dos estudiosos.

Maior aliado: o sinfonista.

Maior oponente: outros instrumentistas.

Não fale mal deste meliante perto de um modernista

O Modernista: O mais antigo de todos os tipos de ouvinte é o modernista, ou seja, aquela figura que tem um interesse exclusivo por música recém composta. Até o século XVIII ele era praticamente o único tipo de ouvinte que existia, o surgimento das massas na arte fez sua existência parecer obliterada, mas enquanto houver música, o modernista vai existir. É quase sempre um músico, frequentemente um compositor-wannabe, às vezes um famoso compositor lui-même, está sempre em busca do mais refinado e mais novo e inteligente a se dizer sobre música. Adora freqüentar primeiras audições e costuma imprecar com todos os outros ouvintes que não se interessam pela música nova. Perde mais tempo discutindo com outros modernistas, de outras facções, do que com outros músicos.

Prós: É normalmente o que melhor entende de música. Ponto.

Contra: Muitas vezes a obsessão com música nova lhe faz perder a perspectiva histórica (e nesse momento ele precisa da ajuda de seu fiel escudeiro, o analista).

Disponibilidade: baixa, em especial o bom modernista, que é bem amparado pelo analista, é raríssimo, mas constituem-se nos grandes gênios da música. Todos os grandes compositores foram modernistas.

Maior aliado: o analista.

Maior oponente: Seus rivais de outra estética e os que não gostam de música moderna, ou seja, quase todo mundo.

Fale que isso é um violoncelo engraçado e veja o resultado...

O Antiquário: Do exemplar mais antigo para o mais recente. O ouvinte antiquário é um fruto do século XIX, raríssimo de se encontrar então, até mais do que o modernista, ele foi crescendo ao longo do século XX até, a partir da década de 60, tornar-se, ele mesmo, um membro do mainstream musical. Ele freqüentemente é um ouvinte frustrado de outra época, ou um recém-converso, mas sempre fascinado por um tipo do passado, seja clássico, barroco, renascentista ou medieval. A música desenvolveu-se até um ponto em que começou a terrível decadência até os dias atuais, que devem ser vistos como o fim da arte musical como tal a concebemos – nutre um especial desprezo pelo Romantismo. Todos esqueceram como era a música, e ela perdeu seu ar encantador, seu sopro de vida, sua ingenuidade criadora. Enfim, é um ouvinte profundamente saudosista de uma era que não conheceu, e muitas vezes julga a música com um valor anacrônico, mas é um ouvinte sincero, e às vezes com bons argumentos a favor da música antiga.

Prós: Como o modernista, é o único cujo repertório encontra-se em expansão, pois as bibliotecas musicais da Europa ainda estão lotadas com partituras pedindo, chorando, implorando, para serem tocadas, e o reino dos antiquaristas ainda parece não ter fim. Além disso, prestam um grandíssimo favor à história da música interessando-se muito por tudo que diz respeito ao passado. Quantos musicólogos adquiriram fama e dinheiro maiores do que o pobre analista shenckeriano por causa da sua colaboração com os antiquaristas do mundo? Certamente uma análise estrutural do concerto no. 2 de Brahms pode ser muito profunda e nos fazer entender muito mais de música, mas só a biografia do Mozart vai ganhar resenha no Mais!.

Como reconhecer: Festivais de música antiga. Concertos de viola da gamba. Cds de Reinhard Keiser. Unmistakable.

Contra: É um ouvinte ingênuo, não é nem burro, nem ignorante, mas sua compreensão musical é bastante limitada pelo seu gosto e trabalha com conceitos muitas vezes equivocados, idealizando um passado que ele mesmo não conhece.

Maior aliado: infelizmente, o antiquário está sozinho nessa batalha. Recebe uma ajuda ad hoc de cada um dos outros ouvintes, mas ele sempre vai discutir com os outros.

Maior inimigo: o modernista radical.


O Analista: Dido teve sua Anna, Penélope teve Euricléia, Lizzy Bennet teve Jane, Desdemona teve Emilia, em suma, como é sempre comprovado por estudos, toda mulher bonita tem sua irmã/amiga/confidente/serva feia, cujo único propósito é mostrar para ela como ela é bonita/genial/inteligente/fiel. Da mesma forma, todo compositor tem seu sidekick, o analista. O analista é o compositor frustrado que, não conseguindo ele mesmo compor suas obras, tenta demonstrar ao mundo como seu melhor amigo é genial. Pelo seu grande brilhantismo e eloquência, são considerados figuras respeitáveis, mas como o condor andino, todos sabem que vivem de carniça.

Como reconhecer: Se ele falar "subdominante da subdominante", você está diante de um. Se ele não for Shenkeriano, ele é identificado pelo uso de qualquer expressão bizarramente afastada de qualquer referência semântica: forma musical gerativista, transmutação harmônica, patchwork formal, e outras bizarrices.

Prós: manja bastante de música e leva-a a sério, estuda bastante e é humilde o suficiente para reconehcer seu papel secundário. Escreve muito bem e chega mesmo a pensar que tem uma influência na composição, se ele a tem, nunca vamos saber por conta do egocentrismo do modernista.

Contras: apesar de saber muito de música, seu repertório é relativamente limitado. E às vezes, à noite, sonha em ser um compositor.

Disponibilidade: esta espécime só sobrevive em ambiente universitário.

Maior aliado: o modernista e o Cult.

Maior oponente: o analista e o modernista rival.


O Cult: É o Homem Renascentista, a música clássica é a maior manifestação musical humana, então ele tem de ouvir música clássica. Atém-se às grande obras do repertório e nutre pouco interesse além disso. Graças a sua grande ilustração, ele é capaz de fazer paralelos inteligentes com todas as outras formas de expressão humana. História, filosofia, literatura, decoração de interiores, polêmicas religiosas, nada escapa a seu crivo. Tem uma visão profundamente coerente do que é a música e a sua história, é capaz de teorizar sobre a função da música e fazer grande dissertações sobre Mozart e Kant, Wagner e Nietzsche, Bach e Spinoza, Perotin e São Tomás de Aquino. Despreza boa parte dos outros ouvintes por causa da sua obtusidade, tem vergonha do operário pela noção brega de drama e sua pouca ilustração na verdadeira arte dramática.

Como reconhecer: se escreve mais de dez páginas SEM falar de música, ele é um Cult.

Prós: Sem dúvida, ele tem horizontes amplos. E como é um sofista de formação, é capaz de dobrar qualquer um, mesmo estando errado.

Contras: Por mais genial que ele seja, frequentemente suas análises são muito superficiais, como é seu conhecimento de música. Então por mais que ele afete para todos os outros um grande conhecimento, quem realmente conhece, sabe que ele não fala de coisa alguma. E ele gosta de Nara Leão...

Maior aliado: Cults com quem ele concorda.

Maior inimigo: todos os outros Cults.

Disponibilidade: Alta, em especial em universidades, mas muito longe de escolas de música. A imprensa escrita emprega quase exclusivamente Cults.

Tirei o Texto deste blog

Achei um texto bastante divertido e interessante. E o mais engraçado é você se ve em algumas das categorias ali. Eu me vi em especificamente uma, mas ainda preciso saber muito pra chegar a se-lo. haha

Enfim, gastando o topico do dia. =]

AnaClara
Veterano
# jul/11
· votar


Nossa, nem tinha percebido q era um texto tao grande. Ninguem vai ler =/

Bob Mauley
Veterano
# jul/11
· votar


Ninguem vai ler


pois é

Vinicci
Veterano
# jul/11
· votar


AnaClara

Não estou com muita coisa para fazer mesmo aqui no serviço, vou ver se leio, parece interessante.

Vinicci
Veterano
# jul/11
· votar


É, não perdi meu tempo não. Texto legal =)

Além de se encaixar em alguma categoria, ou em parte, ainda da para ampliar as idéias de classificação para outros gêneros musicais.

AnaClara
Veterano
# jul/11
· votar


Vinicci

E voce acha que voce se encaixou mais em qual classificação?

Vinicci
Veterano
# jul/11
· votar


AnaClara

Ah, não sei nada o suficiente para entrar em nenhuma delas mas me identifico um pouco no lado instrumentista, pela admiração da técnica e timbres na execução da obra. E também por exclusão das outras categorias por não estar tão ligado ao contexto histórico e outros assuntos periféricos à música.

E tu?


Obs.: O pessoal não animou ler mesmo não xD

AnaClara
Veterano
# jul/11
· votar


Vinicci

Hum... interessante. :)

Voce toca algum instrumento?

Eu peguei mais pelo lado do cult, mas como eu disse, ainda preciso saber muito pra isso, mas é pq eu comecei a ouvir por gostar de historia, e só conheço as peças mais famosas, e se alguem me pedir pra falar de alguma musica eu sempre vou falar primeiro das outras formas de expressao do movimento artistico do qual ele faz parte do q da musica. hehe

Obs.: O pessoal não animou ler mesmo não xD

é, eu nao tinha visto q o texto era tão grande. hehe

E o forum de musica erudita é BEM paradao.

SevenTool07
Veterano
# jul/11
· votar


Hehe, não faço parte de nenhum grupo. Gosto de música erudita, mas conheço pouco. Gosto muito de beethoven, vivaldi e bach.

Vinicci
Veterano
# jul/11
· votar


AnaClara

Voce toca algum instrumento?

Sim toco mas ainda não toco um instrumento característico de música erudito. Mas tenho admiração por todos.

Você parece estar ao avesso da minha categoria.


E o forum de musica erudita é BEM paradao.

Eu nunca tinha pintado por aqui!


SevenTool07

Gosto de música erudita, mas conheço pouco.

Olha eu aí também! xD

AnaClara
Veterano
# jul/11
· votar


Vinicci

Qual instrumento tu toca?

Você parece estar ao avesso da minha categoria

Nem tanto, viu? Pq eu tambem faço esse outro aí, ouço a mesma musica por varios instrumentistas difeentes e fico analisando hauahua

Eu nunca tinha pintado por aqui!

Nem eu! :D

SevenTool07
Gosto de música erudita, mas conheço pouco.

Tbm. Se for ver o mundo que é a musica erudita eu nao sei praticamente nada.

Vinicci
Veterano
# jul/11
· votar


AnaClara

Eu toco uma guitarrinha de leve, apenas por hobbie. Você toca algo? O que?

Um dia vou comprar um tecladinho de brinquedo para ampliar um pouco os horizontes.

Natis
Veterano
# jul/11
· votar


A-ha eu líi...

eu sou a mistura do instrumentista com o modernista.

AnaClara
Veterano
# jul/11
· votar


Vinicci

Eu toco sim! Toco teclado e violao, e agora to tocando piano tbm. gosto de mais

Um dia vou comprar um tecladinho de brinquedo para ampliar um pouco os horizontes.

Compra sim.. Teclado é muito legal. eu gosto muito, aprendi sozinha o/

Natis

Toca o q?

Bruno_guitar123
Veterano
# jul/11
· votar


acho que vou ler não tenho nada pra fazer mesmo rsrs

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11
· votar


Não sou nenhum dos tipos descritos =/

O único trecho do texto inteiro que eu me identifiquei foi:

"eu prefiro a orquestração de Stokowski ao original de Bach"

Tá certo que é exatamente isso que diz a frase, mas isso só ocorre com algumas peças.

AnaClara
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Eu achei que voce fosse ser o sinfonista. =)

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11
· votar


AnaClara
Eu achei que voce fosse ser o sinfonista. =)

Eu discordo de várias coisas ditas ali.

AnaClara
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge

quais?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11
· votar


AnaClara

A história da música é a história do desenvolvimento do repertório orquestral até sua sublimação em Beethoven/Brahms/Mahler/Strauss/Ravel e tudo que nega isso deve ser rejeitado com veemência.

Instrumentos de época são uma abominação

Mozart e Haydn meros membros anteriores da evolução do gênero

As paixões de Bach e os oratórios de Handel têm árias demais. O resto do repertório barroco lhe é um mistério, música instrumental não lhe sabe bem, como um piano pode competir com a riqueza timbrística de uma orquestra?

alega preferir o decaimento sonoro de uma sala de orquestra ou de uma igreja às artificiais gravações de estúdio.

Sinfonistas têm uma especial admiração pela personalidade dos regentes.


E tende a ignorar gêneros essenciais como a música de câmara. Gasta muito dinheiro com aparelhagem de som.

AnaClara
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge

ah, que pena entao q vc nao se identificou com nenhum. é legal se identificar

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11
· votar


AnaClara
é legal se identificar

Com uma definição? Ehehe Eu acho indiferente.

E as definições ae estão extremistas e forçadas demais.
Mas o texto é legal.

AnaClara
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Com uma definição? Ehehe Eu acho indiferente.

é

E as definições ae estão extremistas e forçadas demais.
Mas o texto é legal.


Eu ja esperava por isso, ate achei estranho vc nao ter falado no primeiro post. Mas é assim q se fazem estereótipos. Se nao nao seriam estereótipos

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11
· votar


AnaClara

Com qual você se identifica?

AnaClara
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Com o cult. Mas eu to mais pra pseudocult

q nem eu te falei, eu comecei a ouvir por gostar de historia, e nao consigo falar de uma musica de tal movimento sem relacionar todas as outras formas da expressao das artes no mesmo movimento. e tbm pq so sei poucas coisas mais famosas

Mas ainda tenho que saber muito pra isso

Ken Himura
Veterano
# ago/11
· votar


Hoje eu sou uma contradição: meio antiquarista, meio modernista. Quando comecei o estudo, era muito sinfonista e instrumentista, depois virei cult, mas me libertei disso logo hahaha. Conheço gente de todos os perfis, inclusive analista, que eu acho que é o mais raro.

O chato é que realmente a maioria é sinfonista; deve ser porque a orquestra sinfônica causa muita fixação pelas infinitas possibilidades. Mas sei lá.

Sempre achei o Tia Rute sinfonista também, mesmo num grau menor hahaha.

alega preferir o decaimento sonoro de uma sala de orquestra ou de uma igreja às artificiais gravações de estúdio.
Ah, isso eu alego mesmo hahaha.

TG Aoshi
Veterano
# ago/11
· votar


Quem sabe, no máximo, estourando, uma espécie de instrumentista antiquarista. =p

Mas tem muita bizarrice nos dois. (duh...)

Tauan_violin
Veterano
# ago/11
· votar


Die Kunst der Fuge,
''Extremistas demais''.
Por causa disso que se chama estereotipos.

----
Eu acho q sou uma mistura de instrumentista e cult.

McBonalds
Veterano
# ago/11
· votar


O Operário

Sou eu o/
Talvez pelo fato de ser cantor lírico, eu também poderia ser considerado instrumentista, já que eu sou especialista no meu "instrumento".

Natis
Veterano
# ago/11
· votar


hum... toco piano, aos trancos e barrancos, mas toco :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estereótipos de ouvintes de Música Clássica.