Partituras de compositores contemporâneos / Livro "Notations" de John Cage

Autor Mensagem
fã de mp3
Veterano
# out/07


Gostaria de saber se alguém conhece algum site ou livro* que contenha essas partituras "malucas" (com notação diferente da tradicional) da música experimentalista do séc. XX.

*sei que o "Notations" do John Cage é um compêndio com vários tipos de notação musical. Sei também que é um livro beeem raro de se encontrar. Mas alguém sabe onde encontrá-lo?

makumbator
Moderador
# out/07
· votar


fã de mp3

Cara, em bibliotecas de faculdade de música vc acha isso até razoavelmente fácil. Já toquei em duo com piano preparado umas peças do Cage...muito comédia! Atém um tempo atrás eu mesmo tinha aqui uma edição da 4:22 (aquela em que só há pausas..hhaha), pode acreditar, existe essa música só de silêncio editada em partitura...hahahah!!!!

Procura Bibliotecas da UFRJ, UFMG, Unicamp, USP, Divisão de música da Biblioteca nacional, etc... a maioria te manda por correio o xerox. Qualquer dúvida me pergunte.

fã de mp3
Veterano
# out/07
· votar


makumbator
Obrigado, eu já desconfiava que alguém iria citar as bibliotecas, mas estava incrédulo quanto às notações diferentes da partitura padrão.

Enviar por correio? Hum, vou pesquisar. Sou um rato de biblioteca. :-)

Cê tem alguma coisa em pdf, enfim, que pudesse compartilhar?


4:22 (aquela em que só há pausas
Essa peça é ensurdecedora. :-D


Sobre o livro "Notations", o Amazon vende por 85 doletas. Carinho, hein? Será que é um bom compêndio? Ruim é que há pouca literatura sobre isso; pelo menos só achei ele como referência.

TG Aoshi
Veterano
# out/07
· votar


makumbator
existe essa música só de silêncio editada em partitura
uhuahuahuahuahuauauhauha!

makumbator
Moderador
# out/07 · Editado por: makumbator
· votar


TG Aoshi
fã de mp3

O pior é que a 4:22 ainda tem 3 movimentos...hehehe, todos com pausa com fermata! O legal é vc arrumar uma orquestra sinfônica e dizer que fez um "arranjo" dela para essa instrumentação! 70 músicos tocando pausas em 3 movimentos!!!!! Execução sempre perfeita!

fã de mp3

Cê tem alguma coisa em pdf, enfim, que pudesse compartilhar?

Vc diz, do Cage? dele não, tenho de outros.

Tinha uma peça moderna aqui ótima, chamada In C(em dó). Infelizmente emprestei e nunca mais vi meu xerox. É assim:

há fragmentos melódicos pequenos(em várias fórmulas de compassos) escritos em uma folha. Cada músico(pode ser de 3 até quantos quiser, quanto mais melhor)vai entrando um a um(a vontade), tocando os fragmentos na ordem(mas repetindo quantas vezes quiser cada um deles). Enquanto isso, um piano bate o dó médio como guia de tempo, até o fim da peça. Só termina quando o último músico que havia ficado combinado de entrar chegar no último fragmento. Os demais que terminaram todos as células antes, devem tocar qualquer uns dos fragmentos aleatoriamente até o fim.
Já toquei essa peça, e além de imprevisível é bastante divertida. Quando toquei havia bastante gente, então durou uns 45 minutos! E ficou lindo, os contrapontos dos fragmentos as vezes dão efeitos maravilhosos, e de maneira aleatória...muito legal!

Dogs2
Veterano
# out/07
· votar


makumbator
O pior é que a 4:22 ainda tem 3 movimentos...hehehe, todos com pausa com fermata! O legal é vc arrumar uma orquestra sinfônica e dizer que fez um "arranjo" dela para essa instrumentação! 70 músicos tocando pausas em 3 movimentos!!!!! Execução sempre perfeita!

Na boa, eu admiro a filosofia da 4'33''... gosto muito do que Cage pensou ao fazê-la. PORÉM na prática isso parece uma piada

makumbator
há fragmentos melódicos pequenos(em várias fórmulas de compassos) escritos em uma folha. Cada músico(pode ser de 3 até quantos quiser, quanto mais melhor)vai entrando um a um(a vontade), tocando os fragmentos na ordem(mas repetindo quantas vezes quiser cada um deles). Enquanto isso, um piano bate o dó médio como guia de tempo, até o fim da peça. Só termina quando o último músico que havia ficado combinado de entrar chegar no último fragmento. Os demais que terminaram todos as células antes, devem tocar qualquer uns dos fragmentos aleatoriamente até o fim.
Já toquei essa peça, e além de imprevisível é bastante divertida. Quando toquei havia bastante gente, então durou uns 45 minutos! E ficou lindo, os contrapontos dos fragmentos as vezes dão efeitos maravilhosos, e de maneira aleatória...muito legal!


que massa!!!!
Adorei o tópico

makumbator
Moderador
# out/07
· votar


Dogs2

Obrigado por me corrigir: é 4:33 e não 4:22!!! escrevi de memória e troquei o nome, retirando importantes segundos da música! hahahaha!!!!!

Vou procurar a In c na internet, quem sabe acho(da outra vez pqguei ela assim).

fã de mp3
Veterano
# out/07
· votar


O pior é que a 4'33'' ainda tem 3 movimentos...hehehe, todos com pausa com fermata! O legal é vc arrumar uma orquestra sinfônica e dizer que fez um "arranjo" dela para essa instrumentação! 70 músicos tocando pausas em 3 movimentos!!!!! Execução sempre perfeita!



:-)


Mas estava pensando em algo assim:

Xenakis - Metastasis

George Crumb - Makrocosmos

Brian Eno - Music for Airports

Stockhausen - Helikopter-Streichquartett

Yamasaki Atusi :-D

makumbator
Moderador
# out/07 · Editado por: makumbator
· votar


fã de mp3

uhhuasaua...não gostei da execução do I movimento, interpretação muito mal articulada e sem vida...hehehehe

Legal os demais links, não conhecia a obra música para aeroportos, e o Quarteto do Stockhausen nunca tinha visto a partitura(só lido a respeito).

Valeu!

TG Aoshi
Veterano
# out/07
· votar


makumbator
há fragmentos melódicos pequenos(em várias fórmulas de compassos) escritos em uma folha. Cada músico(pode ser de 3 até quantos quiser, quanto mais melhor)vai entrando um a um(a vontade), tocando os fragmentos na ordem(mas repetindo quantas vezes quiser cada um deles). Enquanto isso, um piano bate o dó médio como guia de tempo, até o fim da peça. Só termina quando o último músico que havia ficado combinado de entrar chegar no último fragmento. Os demais que terminaram todos as células antes, devem tocar qualquer uns dos fragmentos aleatoriamente até o fim.
Já toquei essa peça, e além de imprevisível é bastante divertida. Quando toquei havia bastante gente, então durou uns 45 minutos! E ficou lindo, os contrapontos dos fragmentos as vezes dão efeitos maravilhosos, e de maneira aleatória...muito legal!


Nossa, cara, que foda! =)

O pior é que a 4:22 ainda tem 3 movimentos...
Não consigo imaginar o porquê...

fã de mp3
Veterano
# out/07
· votar


Partitura da "In C", em pdf, tirada de um link da Wikipedia:

http://www.otherminds.org/SCORES/InC.pdf


O pior é que a 4:22 ainda tem 3 movimentos...
Não consigo imaginar o porquê...


I. Tacet
II. Tacet
III. Tacet

:-DDD

E, como já corrigiram, é 4'33''.

Legal é a história dela:

Entre os anos 40 e 50 John Cage visitou uma câmara anecóica na Universidade de Harvard. Uma câmara anecóica é uma sala projetada de tal modo a cancelar todos os ruídos ambientes, sendo totalmente à prova de som. As câmaras anecóicas são largamente usadas para medir as propriedades acústicas de instrumentos e microfones, e para executar experimentos psicoacústicos.

Cage adentrou nessa câmara esperando ouvir (ou não ouvir) o silêncio absoluto, mas como ele escreveu depois, "ouvi dois sons, um alto e um baixo. Quando os descrevi ao engenheiro de carga, ele informou-me que o alto foi o meu sistema nervoso em operação, e o baixo o meu sangue em circulação."

adaptado de http://www.cbc.ca/sask/features/artist/journal2.html

Khronos
Veterano
# out/07
· votar


fã de mp3
Pelo que entendi.. Essa In C, um instrumentista começa a tocar e os outros vão entrando, sendo que cada um pode repetir determinado compasso e depois seguir em frente. a ideia é essa, ou boiei? XD
Pela impressão que eu tenho, ficaria uma salada, mas provavelmente não teria muita coisa dissonante (eu creio, mas só ouvindo =p)
Interessante o.o

makumbator
Moderador
# out/07
· votar


Khronos




Pelo que entendi.. Essa In C, um instrumentista começa a tocar e os outros vão entrando, sendo que cada um pode repetir determinado compasso e depois seguir em frente. a ideia é essa, ou boiei? XD

Isso mesmo. O legal é essa salada, há momentos que soam maravilhosos, em outros há choques, mas p legal é não ter o controle sobre isso.

fã de mp3

Cara! Valeu pelo PDF da In C!!!!!

fã de mp3
Veterano
# out/07
· votar


Essa "salada" é comumente conhecida por "música aleatória". A música do séc. XX é extremamente vasta e rica.

Dogs2
Veterano
# out/07 · Editado por: Dogs2
· votar


putz esse tópico é bom demais pra ser verdade!
O John Cage costumava ter decisões musicais baseadas no I-ching, aquele jogo oriental do destino. Era totalmente imprevisível, ele batizou essa música de Music of Changes.
Também tem a notação cronométrica: o John Cage fez uma música chamada Water Walk (beira o concretismo) na qual a notação é o horário da ação musical. Exemplo:

00:00 - Colherada na panela
00:10 - Apertar no patinho de borracha
00:12 - Gritar "ALELUIA IRMÃO"
e assim vai... huahauha

Vocês vão entender melhor quando verem esse vídeo:


fã de mp3
Veterano
# out/07
· votar


Dogs2
Caralho, tava vendo esse vídeo hoje!!! Me lembrou um do Frank Zappa (nos primórdios, com visual comportado) tocando numa bicicleta! :-)


esse tópico é bom demais pra ser verdade!
É, de vez em quando eu acerto uma, hahahaha.

Dogs2
Veterano
# out/07
· votar


fã de mp3
Caralho, tava vendo esse vídeo hoje!!! Me lembrou um do Frank Zappa (nos primórdios, com visual comportado) tocando numa bicicleta! :-)


Ah é, também me lembrou desse vídeo ahuahua, o Zappa com certeza pegou alguma influência de John Cage, vide The Black Page (o solo de bateria), que lembra muito os trabalhos de percussão do Cage.
E sim, vc acertou em fazer esse tópico ahiahiauha
Hoje mesmo eu imprimi aquela primeira página da música pra helicóptero e quarteto de cordas do Stockhausen (professor do Frank Zappa)... será que tem na net as outras páginas? procurei pelo site do Stockhausen e não achei

fã de mp3
Veterano
# out/07 · Editado por: fã de mp3
· votar


Hoje mesmo eu imprimi aquela primeira página da música pra helicóptero e quarteto de cordas do Stockhausen (professor do Frank Zappa)... será que tem na net as outras páginas? procurei pelo site do Stockhausen e não achei

Lá parece que só tem a 1ª página, né? Tente tirar o resto de ouvido, ora! :-D


E sobre o livro "Notations", se não achar em nenhuma biblioteca como o makumbator sugeriu, acho que vou ter que importá-lo. Ou pegar fragmentos da internet e montar meu próprio compêndio.
o.Ô

TG Aoshi
Veterano
# out/07
· votar


huehue! Não sei se vem mto ao caso, sei que mto do experimentalismo presente neste tópico data de décadas atrás, mas mesmo assim sinto como se estas formas de expressão estivessem há anos-luz do meu "pseudo-conhecimento-teórico" de música.
Poxa, é realmente MTO empolgante! Fico imaginando quanto tempo eu levaria pra entender isso, e chegar nesse patamar!

Jabijirous
Veterano
# out/07
· votar


fã de mp3

voce vai achar muito disso no soulseek,tem um livro escrito pelo compositor brasileiro jorge antunes que fala sobre isso o nome do livro é notação na musica contemporanea!!

makumbator
Moderador
# out/07
· votar


Jabijirous

heheh.tenho esse livro, muito bom. Na verdade melhor que muito livro estrangeiro sobre notação moderna.

fã de mp3
Veterano
# out/07
· votar


Jabijirous
Uou, excelente dica! Vou pesquisar, obrigado.

Dogs2
Veterano
# out/07
· votar


fã de mp3
Lá parece que só tem a 1ª página, né? Tente tirar o resto de ouvido, ora! :-D

hiauhaiuahiauhaau

makumbator
Moderador
# out/07
· votar


Dogs2

Procura a Tab dela no mysongbook.com hahahahahahah!!!!!

Jabijirous
Veterano
# out/07
· votar


fã de mp3

se voce é do RJ eu posso te emprestar o livro pra tu tirar xerox, é só a gente marcar no conservatorio e tira xerox lá mesmo, acho que ao todo dão uns 15 merréis!! :P encardenado e tudo

fã de mp3
Veterano
# out/07
· votar


Jabijirous
Sou de SP, será que cê manda por correio? Meu e-mail é deusesurbanos $ yahoo £ com ¢ br.

Jabijirous
Veterano
# out/07
· votar


fã de mp3


vende na musimed!!! 30 conto

fã de mp3
Veterano
# out/07
· votar


Estava a googlar (óia o neologismo!), quando achei esse artigo:
http://www.rem.ufpr.br/REMv8/blirium.html

Lá em "Referências Bibliográficas" tem mais literatura sobre isso. Boa!

Ken Himura
Veterano
# out/07
· votar


O experimentalismo abriu portas a muitas novidades que vemos hoje, inclusive a maioria dos instrumentos e efeitos elétricos que são banais atualmente.

Acho extremamente válido esforços desse tipo, me dá excelentes idéias! hehehe

Ótimo tópico!

J. S. Coltrane
Veterano
# dez/07
· votar


Stockhausen foi prof. do Zappa? Sério?

Up nesse tópico!

Uma pergunta: podemos dizer que a música erudita [assim como as 'artes clássicas'] morreu depois do modernismo? Porque a experimentação técnica claramente chega ao fim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Partituras de compositores contemporâneos / Livro "Notations" de John Cage