Adler3x3 Veterano |
# out/11
· votar
As vezes me questiono sobre esta questão:
- Sem dúvida pelo conjunto da obra Bach é o maior, seu legado é incontestável, tinha muita inspiração; - Por outro lado Mozart era um gênio inigualável, compunha peças inteiras na cabeça, e quando transportava para a partitura não errava, sai tudo perfeito direto; viveu poucos anos, imagine ele compondo em uma idade avançada; - Beethoven a meu ver já era mais metódico, tinha muitos defeitos de relacionamento humano, errava e trabalhava duro até chegar na peça final com perfeição, e produziu maravilhas;
Entre outros atributos e virtudes dos três. Assim desta forma no momento que estou escutando um destes compositores me vê a mente a sensação de que foi o maior. Mas porque alguém e um dia fez esta colocação, e voltamos a pensar na questão.
O homem tem mania de catalogar tudo e de criar rótulos, e de querer criar uma escala de valores. Assim o erro esta em querer comparar gênios únicos de datas diferentes, quando isto na verdade não é possível. Sobre as influências dos três é difícil chegar a uma verdade, pois em certo período de tempo os mesmos encontravam-se quase que completamente esquecidos. Se estavam quase esquecidos, neste período por certo não influenciaram quase ninguém. A música vai evoluindo, os compositores passam e o processo contínua, de músico para músico , de compositor para compositor através das gerações. Estes três compositores eram mais do que mestres, eram gênios. Entretanto outros compositores podem entrar nesta lista.
|