Depois perguntam: por que Bach é o maior gênio de todos?

Autor Mensagem
lespaulbabilon
Veterano
# jan/07




http://www.youtube.com/watch?v=ipzR9bhei_o

Julinha---pink floyd
Veterano
# jan/07
· votar


prefiro o Beethoven e o Mozart.

Rodrigo_Iron
Veterano
# jan/07
· votar


Realmente ele era um Gênio!O que passa na cabeça dum cara desses?

Só não ouso dizer que era o maior Gênio de todos, por que sei q tem muita mais por trás do pouco q sei...

fã de mp3
Veterano
# jan/07
· votar


Só não ouso dizer que era o maior Gênio de todos, por que sei q tem muito mais por trás do pouco q sei...

Pois é. Como a gente pode dizer que ele foi O MAIOR DE TODOS se não ouvimos nem 10% (se muito) de sua obra? Assim como os outros.

The-eXtremist
Veterano
# jan/07 · Editado por: The-eXtremist
· votar


vejam essa mesma musica sendo tocada ao vivo ... realmente fantastico... imaginem a sonoridade ambiente nessa igreja...

http://www.youtube.com/watch?v=BdxuRj2r5zA&mode=related&search=

obs: como funciona esse orgao? o que ele fica fazendo com o pe, nos "pedais"? .. nossa.. tocar isso ae exige o dobro de cordenacao em relacao a piano...

fernando tecladista
Veterano
# jan/07
· votar


bateu saudades agora, toquei essa música na minha formatura de conservatorio, mas foi em um orgãozinho yamaha que parecia que nem ia chegar ao final da música

emiliomiguel
Veterano
# jan/07
· votar


ah axei q era ele tocando

fã de mp3
Veterano
# jan/07
· votar


ah axei q era ele tocando

<8O

The phantom of Bach!

>8D

Fante
Veterano
# jan/07
· votar


simplismente Gênio.... entre tds os genios da musik classica Bach eh o meu preferido

Ata
Veterano
# jan/07
· votar


The-eXtremist
É um teclado ampliado, chamado pedaleira, geralmente com uma 18J (C1 a F3) de extensão

MatheusMX
Veterano
# jan/07
· votar


Mas o maior gênio não é o Wolfgang ?

Allegegenalle
Veterano
# jan/07
· votar


Bach é fantástico e essa Tocata e Fuga também...apesar de alguns acadêmicos dizerem que essa obra não é dele por causa das quintas paralelas e outras coisas não típicas de Bach.

fã de mp3
Veterano
# jan/07
· votar


Allegegenalle
Bach é fantástico e essa Tocata e Fuga também...apesar de alguns acadêmicos dizerem que essa obra não é dele por causa das quintas paralelas e outras coisas não típicas de Bach.

Engraçado isso, e é uma das mais famosas que ele compôs para o órgão. Vi na Wikipedia que há essa controvérsia.

Ken Himura
Veterano
# jan/07
· votar


Prefiro Mozart, que foi considerado o ser humano mais criativo a pisar na Terra até agora.

fã de mp3
Veterano
# jan/07
· votar


Essa coisa de Santíssima Trindade na música (Bach, Mozart e Beethoven) é algo a ser estudado. Por que será que a gente idolatra tanto os três? Sei lá, parece que até na música há dogmas. Por exemplo, ultimamente estou ouvindo muito Tchaikovsky e, pelo pouco que ouvi, acho ele tão formidável e criativo quanto os três. Na história da música há até hoje milhares de compositores "injustiçados".

The-eXtremist
Veterano
# jan/07 · Editado por: The-eXtremist
· votar


Essa coisa de Santíssima Trindade na música (Bach, Mozart e Beethoven) é algo a ser estudado. Por que será que a gente idolatra tanto os três? Sei lá, parece que até na música há dogmas. Por exemplo, ultimamente estou ouvindo muito Tchaikovsky e, pelo pouco que ouvi, acho ele tão formidável e criativo quanto os três. Na história da música há até hoje milhares de compositores "injustiçados".

O problema é que os 3 foram , por assim dizer, realmente revolucionários. Isso não quer dizer que isso torna as musicas dele superiores, mas significa que a maioria - se nao todos - os compositores famosos ou não sofreram, posteriormente, forte influência deles. Eu simplesmente odeio Mozart. É o compositor que não consigo escutar e/ou tocar nada por enquanto.. não sei pq....acho a música dele extremamente superficial, mas não há como negar sua importancia... Bethoven é impossivel não gostar... e Bach, que antes tb nao gostava, já percebi parte de sua genialidade.... a perfeição de suas obras são sobrehumanas....

Agora se for pra escolher um compositor preferido... sem duvida fico com o Rachmaninoff... simplesmente extraordinário... a complexidade e profundidade de suas obras são fascinantes...

fã de mp3
Veterano
# jan/07 · Editado por: fã de mp3
· votar


The-eXtremist
Sim, no sentido de influência, eles foram grandes mesmo, isso não tem nem o que discutir. Revolucionários também, apesar de isso ser passível de discussão (revolucionários em que sentido?). Mas eles têm (ou nós criamos) uma aura de grandiosidade, imaculabilidade, são quase "deuses", ou "santos", ou seja lá o adjetivo abstrato. Particularmente gosto muito dos três, mas que nós exageramos nossas paixões, isso sim...

james_the_bronson
Veterano
# jan/07
· votar


EduArdanuy
Mas o maior gênio não é o Wolfgang ?

É, mas esse é da Humanindade...

ZeeG
Veterano
# jan/07
· votar


pra q tanto contraponto, era coisa do capeta faze uma acorde e dexa soa por um compasso intero nakela ehpoca? xD

The-eXtremist
Veterano
# jan/07
· votar


Sim, no sentido de influência, eles foram grandes mesmo, isso não tem nem o que discutir. Revolucionários também, apesar de isso ser passível de discussão (revolucionários em que sentido?). Mas eles têm (ou nós criamos) uma aura de grandiosidade, imaculabilidade, são quase "deuses", ou "santos", ou seja lá o adjetivo abstrato. Particularmente gosto muito dos três, mas que nós exageramos nossas paixões, isso sim...

Bom, em parte eu concordo com vc que esse rotulo de "deuses" é exagerado.... mas que foram extremamente talentosos não há dúvida. Não saberia te dizer , ao certo, os aspectos músicais e técnicos que caracterizam essa "revolução".... gostaria que alguem o fizesse ...mas da pra fazer uma analogia com a visão de mundo existente antes e depois de caras como Copérnico, Kepler, Galileu, Newton e Einstein, por exemplo. Esse tipo de gente simplesmente muda a maneira de encarar as "coisas" após suas existencias...
Depois de Newton, pode parecer ridiculo o conceito de "Gravidade", até mesmo óbvio... mas acontece que ele foi o cara que passou isso pro papel, isto é, equacionou o "problema". Acho que o mesmo acontece com a música, ocidental ao mesmo, .... o que hoje é comum/cotidiano se deve , em grande parte, a caras como Mozart, Beethoven, Bach e Chopin por exemplo....ao menos imagino assim, de forma genérica.

pra q tanto contraponto, era coisa do capeta faze uma acorde e dexa soa por um compasso intero nakela ehpoca? xD

Um dos motivos é que os pianos não estavam plenamente desenvolvidos naquela época .... não havia e/ou não funcionavam de forma plena o PEDAL , por exemplo.

fã de mp3
Veterano
# jan/07
· votar


The-eXtremist
Ah, sim, em toda a cultura humana (a religião, a filosofia, as ciências, as artes) há sempre os pioneiros, os que mais contribuíram, os que alteraram (e alteram) o rumo das coisas. Mas há também essa tendência de "endeusar" determinado personagem histórico. Assim com há também a tendência de ignorar os "transgressores" em vida para depois cultuá-los quando morrem ("gênio incompreendido" soa familiar).
É claro que não estou criticando isso (quem sou eu, "mero mortal"?). Até porque isso faz parte de nós e da nossa cultura, são "formalidades" que até garantem a sobrevivência da arte (na música, como nós evoluiríamos sem um "ideal maior", um ídolo para nos espelharmos?). Isso também gera conflitos, desde "o meu ídolo é melhor que o seu" até guerras religiosas ou políticas. É assim desde o início dos tempos.
Mas, por ora, acho que divaguei demais...

Facchini
Veterano
# jan/07
· votar


muita mais por trás do pouco q sei

po me perdoem a desvirtuação mas não consegui não rir com esse comentário...

Kobberminer
Veterano
# jan/07
· votar


Eu vejo assim... se a música não for boa, não deve ser ouvida. Parar para separar as músicas "boas" das "ruins" é mero artifício usado como critério para justificar sua preferência musical. Tipo... "eu gosto de Bach, ele é o máximo, todos falam isso...". Tem que respeitar a escolha das pessoas e apenas ouvindo TODO o repertório músical erudito. (que, se você levar em conta que este existe há quase 300 anos, enquanto a música vanguardista nasceu há uns 70 anos...). Veja o exemplo abaixo... esta música foi escrita por Pablo de Saraste... acredito que nunca ouviram falar dele... mas analize o grau sinfônico de sua peça e me digam se apenas a "Santíssima Trindade" é poderosa...



Ken Himura
Veterano
# jan/07
· votar


Veja o exemplo abaixo... esta música foi escrita por Pablo de Saraste... acredito que nunca ouviram falar dele... mas analize o grau sinfônico de sua peça e me digam se apenas a "Santíssima Trindade" é poderosa...
Zigeunerweisen, de Sarasate. Famosíssima esta música.

Todos os grandes consagrados são poderosos, até o maníaco que fez um concerto para máquina de escrever e orquestra. O Negócio é que a partir dos vanguardistas, a música ficou muito doida e perdeu força, já que as platéias têm uma resistência incrível ao que é novo.

Fante
Veterano
# jan/07
· votar


até o maníaco que fez um concerto para máquina de escrever e orquestra
"Leroy Anderson - The Typewriter - A Máquina de Escrever"

essa musiik eh mto boa......XD

ja qnto a "Santíssima Trindade", eles sao considerados assim pq sao os mais conhecidos e mais adimirados..... o n faz dos otros menos conhecidos piores q a "Santíssima Trindade"...

Kobberminer
Veterano
# jan/07
· votar


Ken Himura
Fante

Aí esta o maluco da máquina de escrever...



fã de mp3
Veterano
# jan/07
· votar


Kobberminer
LOL

Isso me lembra esse vídeo:



Fante
Veterano
# jan/07
· votar


Kobberminer
a orquestra em q toco toca essa musik.... em tds os concertos pedem bis dessa musik.... o problema eh qndo a makina inventa d trava, dai o percursionista tem q c vira p faze ela funciona XD

Phantom Of Death
Veterano
# jan/07
· votar


Ele eh foda... muito fóda.

The-eXtremist
Veterano
# jan/07
· votar


Aí esta o maluco da máquina de escrever...

Nossa esse video é muito ruim... o cara so faz um monte de caras forçadas demais e escuta o playback.... nao achei graça alguma...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Depois perguntam: por que Bach é o maior gênio de todos?