Depois perguntam: por que Bach é o maior gênio de todos?

Autor Mensagem
Kobberminer
Veterano
# fev/07
· votar


de escapamento de moto estourando

Este eu abobino! Dá vontade de dar um tiro em quem mexe no escapamento para dar estas drogas de som...

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


Kobberminer
Este eu abobino!

Realmente é pra ficar "abobinado"! xD

Daqui a pouco vão dizer que uma ventosidade sonora expelida pelo orifício terminal do intestino* também é música.

*desculpe, mas não uso palavras de baixo calão. xD

Kobberminer
Veterano
# fev/07
· votar


fã de mp3
*desculpe, mas não uso palavras de baixo calão. xD

hauaahau
Nem passe pelo OFF TOPIC então...

Mas realmente... qualquer coisa agora é convertida em música... para mim, a música erudita morreu com a palhaçada do Dodecafonismo na década de 30... conseguiu destruir, mesmo que por pouco tempo, a moralidade da música tonal... depis acabou indo por água abaixo, ou seja, só serviu para estragar a linhagem da música... creio que grandes gênios como existiam antigamente nunca irão voltar a existir, pelo menos nestes próximos 50 anos...

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


Kobberminer
Porra (agora apelei :), você falou bobagem aí. Palhaçada? Destruir? MORALIDADE? Você está sendo um reacionário purista. A música evolui, tudo evolui, e se foi pra pior, depende do ponto de vista. Os grandes compositores continuarão existindo, só serão reconhecidos (a maioria) depois de morrerem (é, a arte é necrófila).

O meu comentário acima foi algo até meio irônico, pois idéias novas causam uma certa estranheza no início. E continuarão causando.

Kobberminer
Veterano
# fev/07
· votar


fã de mp3

Estou querendo dizer que não consigo crer que estas músicas de cafetões, sexo explícito, sem letra nem conteúdo... sem mensagem nenhuma para passar... isso não é música! Quanto mais as pessoas vão se ligando nas "mudanças", mais a Música Erudita vai sendo esquecida... a máxima da ciência: 1% de Inspiração e 99% de Transpiração... isto já esta se tornando escasso... daqui a pouco as pessoas vão querer ouvir músicas perfeitas geradas por um super computador... isto, para mim, não será uma "evolução"... estaremos deixando de alcançar a perfeição tonal para que deixemos as máquinas fazerem isso...

A decadência das orquestras é um ótimo exemplo disso... 80 músicos se concentravam para criar a mais perfeita harmonia... agora uns 4 ou 5 movem mais platéias do que nunca... mas graças a parafelhagem eletronica... sem querer desvalorizar... mas na minha opinião, estamos ficando mais "relaxados" na composição de música...

Ken Himura
Veterano
# fev/07
· votar


por quem?
Por 90% dos musicólogos, principalmente os mais graduados.

Pesquise antes de criticar.

Ken Himura
Veterano
# fev/07
· votar


a moralidade da música tonal...
Moralidade da música tonal?? Como assim?

Atonalismo, Poli-tonalismo, Minimalismo, Música étnica são lindas, cara. O que acontece é que surgiram muitas coisas neste século, muitos estilos, muitas mídias... Aconteceu que as pessoas preferem ficar em casa ouvindo um disco do que ir a um concerto. E começaram a aparecer bandas "pequenas"... e o resto, como dizem, é história.

Ken Himura
Veterano
# fev/07
· votar


estaremos deixando de alcançar a perfeição tonal
Perfeição Tonal? Parou em Beethoven.

Daí pra frente, o tonalismo foi perdendo força, principalmente com Liszt e Wagner, depois Debussy, Ravel e Stravinsky. Eles são menos criativos por isso?

O tonalismo, analisando friamente, é um sistema que te prende muito. Quando Liszt e Wagner começaram a criar e identificar padrões de modulação para tons completamente afastados, foi um grande boom na evolução da música.

Ken Himura
Veterano
# fev/07
· votar


mas na minha opinião, estamos ficando mais "relaxados" na composição de música...
Não, não estamos. Música de concerto ainda existe e, bem forte, principalmente aqui no Brasil. Temos ótimos compositores, só não temos visibilidade.

Não confunda o que toca na mídia/sucesso com música de concerto. São áreas diferentes.

fernando tecladista
Veterano
# fev/07 · Editado por: fernando tecladista
· votar


Ken Himura
Não, não estamos. Música de concerto ainda existe e, bem forte, principalmente aqui no Brasil. Temos ótimos compositores, só não temos visibilidade.

apoiado

a diferença é que você não encontra um cartaz colado no tapume de uma obra com propraganda da osesp dizendo que vai tocar algum compositor brasileiro
só encontra cartaz da banda calypso e grupos de pagode

mas se você comprar os jornais mais conhecidos no caderno2 ou na ilustrada você sempre vai ter uma apresentação pra ver toda semana
e indo em uma você fica sabendo da outra.. vai achar a agenda anual e fica sabendo de todas as datas oficiais de apresentação e se procurar acha concerto a por menos de 10 pila pra assistir

Ata
Veterano
# fev/07
· votar


Kobberminer
perfeição tonal
Gostaria que explicasse o que chamas de 'perfeição tonal', se possível.


A decadência das orquestras é um ótimo exemplo disso... 80 músicos se concentravam para criar a mais perfeita harmonia... agora uns 4 ou 5 movem mais platéias do que nunca
Particularmente acho que você deveria separar melhor a sua crítica ao Dodecafonismo e a Música Concreta. Ainda não vi um argumento consistente contra o Dodecafonismo nos seus posts, a não ser isso sobre a 'perfeição tonal', que, confesso, não faz sentido para mim.

E, alías, quando houver uma apresentação dessa que mova não muita, mas, vá lá, alguma platéia sequer, me avise. Seria um marco.

Kobberminer
Veterano
# fev/07
· votar


Ata
fernando tecladista
Ken Himura

Tudo bem pessoal... vamos esquecer este assunto... perdoem minha ignorância :)

Ata
Veterano
# fev/07
· votar


Kobberminer
Não se trata de ignorância. Eu não estou querendo te bombardear, e acredito que o fernando tecladista e o Ken Himura também não, mas você disse coisas que para mim apenas não faziam sentido, então eu gostaria de compreender o significado delas para você.

fernando tecladista
Veterano
# fev/07
· votar


Ata
fernando tecladista
Ken Himura


Tudo bem pessoal... vamos esquecer este assunto... perdoem minha ignorância :)

eu to quieto aqui
peguei a conversa quando estava no post do ken himura que eu quotei
agora que eu vi que começou mais acima acho que aqui:


A decadência das orquestras é um ótimo exemplo disso... 80 músicos se concentravam para criar a mais perfeita harmonia... agora uns 4 ou 5 movem mais platéias do que nunca... mas graças a parafelhagem eletronica... sem querer desvalorizar... mas na minha opinião, estamos ficando mais "relaxados" na composição de música...

se ver a historia da música principalmente barroco e classicismo, a música erudita esteve sempre ligada a quem tinha dinheiro: reis, imperadores e burguesia em geral
o que era a musica popular naquela epoca seriam algo como os "menestreis"
só que sempre que se estuda historia (até historia mundial em geral) se estuda a parte que tinha "grana" livros falam de reis e imperadores mas pouco se comenta da plebaiada, então por tabela se vê todo o glamour da música erudita naquela epoca
hoje o foco da historia mudou, perceberam que pobre da noticia e pobre é consumidor e nisso a música popular vai por tabela com a midia
a música erudita continua lá mamando nas tetas dos ricos porque ela precisa de patrocinio, uma opera é cara, um concerto também
enquanto isso os 4 ou 5 que movem plateia continuam lá iguais os menestreis nas tabernas de antigamente

Ata
Veterano
# mar/07
· votar


fernando tecladista
Um belo post o seu, porém acho que o que ele quis dizer com "4 ou 5" é à respeito da música "erudita moderna" mesmo, no sentido de experimentalismo, música concreta. Foi o que eu entendi, pelo menos, pois o assunto não tinha ido para música popular.

Kobberminer
Veterano
# mar/07
· votar


Tudo bem... vamos lembrar agora que o tópico fala de Bach... chega de desvirtuar...

Sashsiam_2
Veterano
# mar/07 · Editado por: Sashsiam_2
· votar


Estou querendo dizer que não consigo crer que estas músicas de cafetões, sexo explícito, sem letra nem conteúdo... sem mensagem nenhuma para passar... isso não é música!

É música sim. É ruim pra baralho*, mas é música de qualquer forma. Claro, ruim na minha opinião (e na de qualquer pessoa com um mínimo de bom senso). É como eu sempre digo: a música erudita é mais complexa, mais elaborada, mais rica, e por isso tem muito mais probabilidade de ser boa. A grande maioria das minhas músicas favoritas é erudita. Mas também gosto do Fantasma da Ópera, de MPB, de ragtime, alguma coisa de rock...(mas funk é uma bosta). As pessoas com menos conhecimento musical gostam mais dessas músicas onde a bunda da cantora é mais importante que a garganta.

É tudo questão de gosto. A maioria das pessoas chora no 1º movimento da Sonata ao Luar, mas eu acho ele um pé no saco. Ninguém fala do segundo movimento, mas eu quase saio dançando quando o escuto.


*Lembrem-se, estamos no Erudita, o OT é mais embaixo.

Sashsiam_2
Veterano
# mar/07
· votar


Música Erudita / Depois perguntam: por que Bach é o maior gênio de todos?

Voltando ao assunto...

Não gosto muito de Bach, mas escutei muito pouca coisa dele, sei que não posso falar nada. Queria que me indicassem músicas boas dele que eu possa ouvir para aprender a apreciá-lo como o gênio que é.

Mas, pelo menos por enqüanto, ainda sou 1000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 00000000000000000000000000000000000 vezes mais o grande mestre Mozart.

Ata
Veterano
# mar/07
· votar


Sashsiam_2
Concerto de Brandemburgo n 5, 1º mov.

fã de mp3
Veterano
# mar/07 · Editado por: fã de mp3
· votar


Concerto de Brandemburgo n 5, 1º mov.

Não, não. Concerto de Brandemburgo nº 1, 2, 3, 4, 5 e 6. xD

E algo para o piano: as Variações Goldberg (BWV 988). Mas podemos citar mais. _o/

Dogs2
Veterano
# mar/07
· votar


Sashsiam_2
Sashsiam_2
É como eu sempre digo: a música erudita é mais complexa, mais elaborada, mais rica, e por isso tem muito mais probabilidade de ser boa.

Cada um tem seus critérios... tem gente que opta por simplicidade.
Essa papo de música erudita ser mais complexa é extremamente relativo... existe coisas mais complexas que muita música erudita, por incrível que pareça. Um bom exemplo é Amarok, do Mike Oldfield.
Tem muita música erudita mais simples do que essa música dele. Algumas músicas do Zappa também... enfim, depende da música. Cada caso é um caso.

As pessoas com menos conhecimento musical gostam mais dessas músicas onde a bunda da cantora é mais importante que a garganta.

Poxa, óbvio que não... meu antigo professor de Biologia se formou num conservatório, e prefere muito mais Sex Pistols a Mozart, mesmo sabendo tocar a maioria do repertório de Mozart no piano.

Ata
Veterano
# mar/07 · Editado por: Ata
· votar


O limite entre erudito é popular é apenas uma região nevoenta onde nada se distingue e as formas são esquivas, e não uma muralha. Existem coisas eruditas extremamente simples, e até mesmo chatas ou bobas. Exisem coisas populares extremamente interessantes. E, principalmente, existe muita gente disposta a morrer por um dos lados, sem saber que são duas faces da mesma moeda.


Dogs2
meu antigo professor de Biologia se formou num conservatório, e prefere muito mais Sex Pistols a Mozart, mesmo sabendo tocar a maioria do repertório de Mozart no piano.


Pois é =/

Educação musical, estudo ou ambiente, nada é garantia de nada, em relação ao gosto pessoal. Agora, que o gosto se apura com essas três condições, disso não há dúvida.

Sashsiam_2
Veterano
# mar/07
· votar


É como eu sempre digo: a música erudita é mais complexa, mais elaborada, mais rica, e por isso tem muito mais probabilidade de ser boa.

Cada um tem seus critérios... tem gente que opta por simplicidade.
Essa papo de música erudita ser mais complexa é extremamente relativo... existe coisas mais complexas que muita música erudita, por incrível que pareça. Um bom exemplo é Amarok, do Mike Oldfield.
Tem muita música erudita mais simples do que essa música dele. Algumas músicas do Zappa também... enfim, depende da música. Cada caso é um caso.


Acho que me expressei mal. Em geral, a música erudita tem mais recursos. Por exemplo, com uma orquestra você pode criar uma melodia muito mais elaborada do que com algumas guitarras e teclado, com todo o tipo de nuances e efeitos para deixar a música boa. Mas tudo depende do compositor, que pode chegar lá na guitarra e pá-pum, deixar a orquestra no chinelo.

Ken Himura
Veterano
# mar/07
· votar


Mas número também não é documento. Os instrumentos indianos, por exemplo a cítara, não podem ser orquestrados (a ponto de ter vários juntos) porque senão mata o espírito da música deles, o chamado "Portal ao Infinito". São as pequenas variações dos intervalos, que está ligada à progressão logarítmica do ouvido interno. Aquele lance de um lá ser mais "brilhante" que outro, o não-temperamento das notas. Pra juntar muitos instrumentos, tem que criar uma padronização das notas (temperamento), e isso vai contra a liberdade da música antiga. Até porque, quem acerta os trastes da cítara é o próprio instrumentista.

Um recital clássico de cítara é apenas acompanhado por uma tabla e uma tampura, só.

Os barrocos também (Bach inclusive) não temperavam as obras para instrumentos solo (um exemplo, a Partita pra violino solo de Bach). O temperamento era apenas indicado para orquestrações em que as dissonâncias seriam eliminadas.

Beguito
Veterano
# mai/11
· votar


Mozart não chega nem aos pés de Bach... Esse Wolfgang não passa de um pivete que trocou o video game pelo cravo!

pulgadopc
Veterano
# mai/11
· votar


O verdadeiro gênio







Só pra descontrair pessoal erudito :)

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/11
· votar


pulgadopc

pelamor....

erickx
Veterano
# mai/11
· votar


pulgadopc
Sem o pessoal das antiga erudito, não haveria o clapton, que diga-se de passagem é realmente um genio DA GUITARRA, e que não pode jamais ser comparado com um mozart, bethooven, vivaldi, bach etc

TG Aoshi
Veterano
# mai/11
· votar


erickx
Die Kunst der Fuge
pulgadopc
Não comecem, porra.

Kobberminer
Veterano
# mai/11
· votar


uHAUahUA, nossa, como eu viajava nas idéias...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Depois perguntam: por que Bach é o maior gênio de todos?