Amazônia Sitiada :: Brasil, um novo Vietnã?

Autor Mensagem
Surfacing_Maggot
Veterano
# jul/05


Os EUA ocuparão, à força, a Amazônia?
Os norte-americanos transformarão a Amazônia em novo Vietnã?


A invasão anglo-americana do Iraque nos remete ao caso da Amazônia brasileira, a maior província mineral do planeta. Os americanos estão no Iraque, juntamente com seus irmãos ingleses, por petróleo. Quem nos garante que não estejam pensando em ocupar agora a Amazônia? Desculpas são fáceis de arranjar. Por exemplo: podem alegar que a região virou esconderijo de terroristas, ou que estão maltratando os índios - que vivem em reservas do tamanho de países europeus.


Uma pequena editora brasiliense, a Thesaurus, publicou, em 2000, Amazônia - A grande cobiça internacional (116 páginas, R$ 20), assinado pelo coronel do Exército Gelio Fregapani. Trata-se de um livro precioso, natimorto por razões óbvias. As editoras vivem da venda de livros, pelos quais pagam direitos autorais; por isso suas publicações são editadas e revisadas por especialistas, e o lançamento envolve profissionais e verbas para divulgação. O que não é o caso da Thesaurus, que funciona, na verdade, como gráfica. Mas se Amazônia integrasse o catálogo de uma das grandes editoras do eixo Rio-São Paulo, teria recebido dezenas de páginas na mídia nacional, incluindo a mais prestigiosa revistas semanal brasileira, Veja. Contudo Amazônia transcende tudo isso. O absoluto desinteresse pelo livro se dá por uma razão simples: no senso comum de sudestinos, sulistas e do povo do Planalto Central, a Amazônia é apenas um matagal longínquo, que jamais interferirá em suas vidas. Ledo engano.

Fregapani faz uma advertência da qual, de resto, todo mundo já sabe: a Amazônia brasileira é objeto de cobiça do xerife do mundo, os Estados Unidos. E daí? Daí que a Amazônia é a maior província mineral do planeta. É estratégica. O trópico úmido explorado inteligentemente significa a redenção econômica do Brasil. Além dos recursos hidráulicos, o solo amazônico contém a maior jazida de nióbio do mundo. Esse metal representa uma revolução na geração de energia elétrica. A Amazônia é rica em combustível atômico e guarda jazidas imensas de toda sorte de minerais com as mais diversas utilizações industriais, inclusive petróleo, e ouro em quantidade suficiente para lastrear toda a nossa moeda em circulação.

Segundo Fregapani, ongues internacionais, a serviço de seus países, e a mídia com o rabo preso vêm espalhando há décadas mentiras do tipo “a Amazônia é o pulmão do mundo”; “os garimpeiros estão destruindo os rios”; e “o desmatamento está destruindo a floresta amazônica”. “Enquanto isso, o governo brasileiro, estranhamente, reserva áreas imensas para pequenas tribos indígenas, justamente em pontos da região onde se encontram as maiores jazidas de minerais estratégicos do planeta.” E se um líder ianomami pedir ajuda às Nações Unidas, ou melhor, aos Estados Unidos, para a independência de sua reserva florestal? Geralmente essas reservas são maiores do que Portugal.

Observa Fregapani que em caso de invasão da Amazônia, as Nações Unidas, ou melhor, os Estados Unidos e a Inglaterra - esta, dona de parte do sub-solo brasileiro, pois é acionista da Vale do Rio Doce - bombardeariam primeiramente as usinas de energia elétrica brasileiras e, de um cinturão de bases que os americanos já instalaram nos países limítrofes em torno da Amazônia brasileira - ironicamente com a ajuda do Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia), que tem seu cérebro instalado em Porto Rico, país associado dos Estados Unidos -, dariam início à invasão militar por terra, diante das Forças Armadas brasileiras em petição de miséria.

Para Fregapani, a história de que na mão dos brasileiros a Amazônia será destruída é pura propaganda americana. A propósito, Estados Unidos, Europa e Japão são os grandes vilões da poluição do planeta. A selva amazônica, aquela que só conhecemos por fortografias aéreas, é tão exuberante, inóspita, úmida e varrida por ventos que resistirá até a uma guerra atômica, constituindo-se em um dos poucos lugares da Terra que manterão condições de vida humana após uma hecatombe nuclear. Esse é outro ponto dos interesses americanos, ingleses e franceses na região, pois paira, sempre, a ameaça, embora remota, de um confronto atômico mundial.

A intelligentsia brasileira já sabe que o Clube dos Sete, principalmente os Estados Unidos, já se refere à Amazônia como sendo dele e aos brasileiros como assassinos do meio ambiente. Como disse o jornalista e pensador da causa amazônica, o paraense Lúcio Flávio Pinto: a culpa dessa situação é do stablishment dos Estados amazônicos. Os empresários e os políticos da região estão sempre muito preocupados consigo mesmos.

Diante desse quadro, Gelio Fregapani vislumbra uma saída para a verdadeira independência da Amazônia: povoar a região. Sobretudo na fronteira. Fregapani defende que se deve abrir a Amazônia para os garimpeiros, que, além de saberem sobreviver no Inferno Verde, geram a circulação de dinheiro em curto prazo. Paralelamente a isso, o Estado brasileiro deve investir pesadamente no Projeto Calha Norte e nacionalizar, já, o Sivam. No caso de guerra, o Brasil só contará, efetivamente, com os militares especializados em selva, e com os garimpeiros.

Numa possível invasão da Amazônia, a primeira ação das forças brasileiras seria pôr a pique o Sivam - esse Cavalo de Tróia americano - e engrossarem as tropas brasileiras com garimpeiros, impondo um insuportável número de baixas aos invasores, que teriam de descer ao solo para ocupá-lo. Nossos oficiais e praças especializados em selva e em toda sorte de bichos peçonhentos, insetos e vírus estariam aguardando os invasores com urtiga, pium, carapanã, flexas envenenadas e chumbo quente. Invasor algum terá combustível suficiente para queimar toda a selva amazônica brasileira, transformando a Amazônia no Vietnã multiplicado por mil, com o fim de desalojar a resistência. Além disso, outras nações atômicas interviriam, numa guerra global, da qual a raça humana dificilmente sobreviveria.

Fregapani, gaúcho, é, provavelmente, o maior conhecedor e estrategista brasileiro em Amazônia. Fundador do Centro de Intrução de Guerra na Selva e assessor de assuntos estratégicos da Universidade Pan-Amazônica, seu livro faz um seríssimo alerta à sociedade tupiniquim. Os setores de informação brasileiros já sabem o que é que a Amazônia tem e das inteções de americanos e ingleses. Por que, então, Brasília não se mexe? Pelo contrário, acabaram com o programa nuclear brasileiro; estão entregando a base de lançamentos de foguetes de Alcântara, no Maranhão, aos Estados Unidos; o controle do Sivam é norte-americano; e o Estado brasileiro já reservou áreas imensas para tribos indígenas, que podem, a qualquer momente, pedir aos americanos ajuda para se tornarem nações independentes do Brasil. A reserva ianomami, por exemplo, contém riquezas minerais incalculáveis.

Mas o Brasil é um país esquisito mesmo. Os deputados federais representam o povo, mas o povo não sabe quem é que o voto de legenda elege. E os senadores representam os Estados, ou melhor, seus nichos políticos. Enquanto isso, Lula e o Congresso Nacional continuam reunidos para ver se os aposentados devem ou não pagar a Previdência (que já pagaram), ou se aumentam o salário mínimo para um teto capaz de proporcionar pelo menos uma cesta básica. Outro bate-boca é quanto a Fernandinho Beira-Mar. Há alguma dúvida de que ele deve ficar dentro de um buraco, sob cem lâmpadas de duzentas velas acesas o tempo todo e vigiado por um pequeno exército? Lei? Quando quer, o Congresso Nacional faz até uma maçaroca, como a Constituição de 1988.

Aqui fica a pergunta.. Vc axa q os Estados Unidos vão ocupar o território brasileiro? Qual sua opinião sobre isso?

Rafael Walkabout
Veterano
# jul/05
· votar


Que hipocrisia.Todos já sabem que eles já ocuparam.Um exemplo é extrairem coisas daqui, utilizarem e nos venderem o que é produzido com ela a um preço absurdo.Vide remédios.

Dogs2
Veterano
# jul/05
· votar


Acho que é bastante exagero essas paradas, já que o Brasil tem o maior, melhor e mais bem treinado exército de floresta do mundo. Mesmo o Brasil tendo pouco vigilância nas fronteiras, os estadunidenses estarem lá até agora é quase impossível.

Rafael Walkabout
Veterano
# jul/05
· votar


E penso que nem seja apenas s americanos que estejam aproveitando a Amazônia.Creio que existam grupos de outros países também, mas parece que falar mau dos americanos tá na moda.

Rafael Walkabout
Veterano
# jul/05
· votar


Mas claro que ele possuem uma arrogância e individualismo nato :D

Surfacing_Maggot
Veterano
# jul/05
· votar


Dogs2
Acho que é bastante exagero essas paradas, já que o Brasil tem o maior, melhor e mais bem treinado exército de floresta do mundo. Mesmo o Brasil tendo pouco vigilância nas fronteiras, os estadunidenses estarem lá até agora é quase impossível.

Eu concordo ctg kra.. realmente o Exército Brasileiro é o melhor treinado para ações dentro da mata.. porém.. vc axa mesmo q os estadounidenses iriam ser tolos o suficiente para se meter justamente lá? Eu acho realmente que NÃO!
A tática americana seria começar o ataque territorial pelo SUL-SUDESTE.. exterminando todo e quaisquer tipo de resistência do exército brasileiro por aki.. forçando assim as tropas do norte terem q vir correndo para o sul, deixando espaços em aberto para os EUA invadirem e dominarem o território do Norte. Os EUA não tem interesse em anexar o Brasil, apenas a Floresta Amazônica.

Rafael Walkabout
Veterano
# jul/05
· votar


estadounidenses= norte-americaos, suponho.

:DDDDDD

Surfacing_Maggot
Veterano
# jul/05
· votar


Rafael Walkabout

Sim, concordo que os norte-americanos já tem uma influência fudida na Amazônia, e no Brasil todo. Eles que mandam aqui. Mas tbm axo q quando a situação deles lá realmente apertar (principalmente com relação a ÁGUA DOCE) eles iram criar pretextos para invadir sim território amazônico.

adnz
Veterano
# jul/05
· votar


Vocês exageram pra caralho. Apesar de eu não ter lido o texto acho que já sei do que ele fala.

Surfacing_Maggot
Veterano
# jul/05
· votar


Rafael Walkabout
estadounidenses= norte-americaos, suponho.

:DDDDDD


eu prefiro os xamar de "estadounidenses" pois para norte-americanos tbm são os mexicanos e canadenses.

Rafael Walkabout
Veterano
# jul/05
· votar


Surfacing_Maggot
O mundo todo sabe das riquezas da Amazônia.A diferença é que os EUA são os que possuem melhores recursos para explorar e são também os mais aproveitadores.Digo isso porque o Japão também teria recursos pra explorar a Amazônia, mas unca ouvi falar que o Japão tivesse grande interesse na Amazônia a ponto de invadi-la.

Ok, posso ter exagerado ou feito uma comparação infeliz.

Surfacing_Maggot
Veterano
# jul/05
· votar


adnz
Vocês exageram pra caralho. Apesar de eu não ter lido o texto acho que já sei do que ele fala.

Isso é o que todo mundo fala. Os brasileiros por nunca terem vivido uma tensão de guerra, estão muito acomodados. Pimenta no c* dos outros é refresco mas como não rola aki..

Surfacing_Maggot
Veterano
# jul/05
· votar


Rafael Walkabout
O mundo todo sabe das riquezas da Amazônia.A diferença é que os EUA são os que possuem melhores recursos para explorar e são também os mais aproveitadores.Digo isso porque o Japão também teria recursos pra explorar a Amazônia, mas unca ouvi falar que o Japão tivesse grande interesse na Amazônia a ponto de invadi-la.

Ok, posso ter exagerado ou feito uma comparação infeliz.


Sim, você tem razão!
Mas o Japão, bem como todos os países do mundo são mais moderados e não genocidas que nem os EUA.
Percebeu q todo o mundo tinha interesse no petróleo iraquiano? Percebeu que só os genocidas dos EUA invadiram o Iraque?
O que quero dizer, é q os estadounidenses não são tão moderados que nem o restante do mundo. Eles invadiriam SIM o Brasil se precisassem de nossos recursos. E é justamente aí que devemos ter medo, pois os recursos deles estão acabando.. dentro de 20 anos no máximo a água doce deles estará com menos de 1%.. e aí.. imagine só quem é o país com maior potencial de água do mundo????

Lombriga7
Veterano
# jul/05
· votar


A tática americana seria começar o ataque territorial pelo SUL-SUDESTE..

Acho que isso seria um faca de dois gumes,porque a maioria das tropas brasileiras sao alojadas centro-oeste e no norte,mas os recursos para manutençao dos exercitos vem do sul-sudeste,mas acho tambem que nao estariamos a sos nessa possivel guerra,por que a maioria daqui sabe que a Amazonia nao se encontra so no Brasil,para o Eua tomar açoes nessa regia teria que intervir em paises como Colombia e Venezuela,e como todos nos sabemos,a Amazonia tambem e alojamento de varios guerrilheiros,e eles nao se entregariam facil assim,ja que eles possuem bons armamentos compareveis com o do nosso exercito e tambem tem muito experiencia em combates na selva,por isso eu acho que a vitoria do Eua na Amazonia nao seria tao facil assim.

Manohai
Veterano
# jul/05
· votar


Surfacing_Maggot
Que hipocrisia.Todos já sabem que eles já ocuparam.Um exemplo é extrairem coisas daqui, utilizarem e nos venderem o que é produzido com ela a um preço absurdo.Vide remédios. (2)
___________________________________________


O problema não é o EUA (parceiro econômico do Brasil), mas sim essas milhares de ONGs européias, que fazem lavagem cerebral nos analfabetos e nos semi-analfabetos brasileiros.

Dogs2
Veterano
# jul/05
· votar


Surfacing_Maggot
Eu concordo ctg kra.. realmente o Exército Brasileiro é o melhor treinado para ações dentro da mata.. porém.. vc axa mesmo q os estadounidenses iriam ser tolos o suficiente para se meter justamente lá? Eu acho realmente que NÃO!
A tática americana seria começar o ataque territorial pelo SUL-SUDESTE.. exterminando todo e quaisquer tipo de resistência do exército brasileiro por aki.. forçando assim as tropas do norte terem q vir correndo para o sul, deixando espaços em aberto para os EUA invadirem e dominarem o território do Norte. Os EUA não tem interesse em anexar o Brasil, apenas a Floresta Amazônica.


Velho, isso é muito viagem. Antes eles teriam que inventar toda uma historinha, pro mundo acreditar que eles tão fazendo certo, assim como fizeram com o Iraque. Senão o mundo todo ia ficar puto, e isso os EUA com certeza não querem.
Eu acredito que, a primeira vista, isso aconteça pacificamente.

Surfacing_Maggot
Veterano
# jul/05
· votar


Lombriga7

Gostei da sua opinião kra.. mas irei comentá-la..

a maioria das tropas brasileiras sao alojadas centro-oeste e no norte,mas os recursos para manutençao dos exercitos vem do sul-sudeste

- Exatamente.. aí que está o grande problema.. o primeiro alvo em uma guerra.. os EUA iriam detonar todo o depósito de armamentos e equipamentos brasileiros.. como as tropas do norte e centro-oeste iriam sobreviver sem estes equipamentos?
Assim, eu sou a favor de um Plano, onde iriam ser criados túneis na selva que serviriam para armazenamento de mantimentos, armamentos e material médico. E também a criação de búfalos na floresta (sim, são animais fortes, grandes e resistentes.. ou vc axa q simples cavalinhos irão durar muito tempo dentro de uma mata fechada?)

para o Eua tomar açoes nessa regia teria que intervir em paises como Colombia e Venezuela,e como todos nos sabemos,a Amazonia tambem e alojamento de varios guerrilheiros,e eles nao se entregariam facil assim

- Eles sabem disso.. e já estão tomando providências..
Os EUA estão cada vez mais cercando a Colômbia com a desculpa de combater o narcotráfico, inclusive estão em fase de acabamento de uma base militar exatamente na fronteira do Brasil com a Colômbia, sabia?
Na Venezuela não é muito diferente, eles estão destruindo a democracia venezuelana, quem assiste tele-jornais pode perceber que o país está um caos e a qualquer momento os EUA iram intervir e expulsar o presidente tomando o poder, assim como fizeram com o Haiti.

por isso eu acho que a vitoria do Eua na Amazonia nao seria tao facil assim.

- Eles tbm sabem disso.. exatamente por isso que eu acredito na idéia de que os estadounidenses iriam minar a resistência militar no sul-sudeste forçando as tropas do NORTE a descer para resistir no sul-sudeste criando espaços em branco tornando mais fácil o avanço das tropas dos EUA..

Surfacing_Maggot
Veterano
# jul/05
· votar


O EXÉRCITO BRASILEIRO SABE DO PERIGO!

Quem tiver interesse, um general do alto-comando do Exército Brasileiro deu recentemente uma entrevista para a Radiobras comentando o perigo de uma guerra Bra/Eua.

http://s23.yousendit.com/d.aspx?id=0JVUBW14LSPOS2PNV5VCMDOVYY

Baixem e escutem.. é real gente!

Surfacing_Maggot
Veterano
# jul/05
· votar


Manohai
O problema não é o EUA (parceiro econômico do Brasil), mas sim essas milhares de ONGs européias, que fazem lavagem cerebral nos analfabetos e nos semi-analfabetos brasileiros.

hshauehuaheuahue
Vc acredita mesmo que os EUA é um parceiro econômico do Brasil?!?!?
Rapaz, acorde! Eles estão sim prendendo o Brasil no seu domínio econômico.. se os EUA hj quizerem, o Brasil vai a falência.. eles não querem ajudar o Brasil a se desenvolver pois isto seria um perigo para a sua economia daqui a alguns anos.. eles querem é manter o Brasil inferior e sob seu poder..
E as Ong's européias não tem interesse em invadir o Brasil.. eles querem é explorar a mata e sair fora..
Os EUA querem invadir pq seus recursos estão acabando!

Manohai
Veterano
# jul/05
· votar


Surfacing_Maggot
[[[Na Venezuela não é muito diferente, eles estão destruindo a democracia venezuelana, quem assiste tele-jornais pode perceber que o país está um caos e a qualquer momento os EUA iram intervir e expulsar o presidente tomando o poder, assim como fizeram com o Haiti]]]

- Quanta besteira meu Deus, hahaha...

Surfacing_Maggot
Veterano
# jul/05
· votar


Dogs2
Velho, isso é muito viagem. Antes eles teriam que inventar toda uma historinha, pro mundo acreditar que eles tão fazendo certo, assim como fizeram com o Iraque. Senão o mundo todo ia ficar puto, e isso os EUA com certeza não querem.
Eu acredito que, a primeira vista, isso aconteça pacificamente.


kra.. ninguém tinha interesse em invadir o Iraque..
Percebeu como rapidamente os EUA conseguiram invadir o país? E o mundo? Fez alguma coisa? NADA KRA!
E no Brasil não seria diferente.. é muito simples.. eles podem alegar que estão protegendo a democracia dos índios.. que estão combatendo o narcotráfico.. que a Amazônia é território internacional e não só brasileiro.. argumentos não faltam contra o Brasil!

Surfacing_Maggot
Veterano
# jul/05
· votar


Manohai
Quanta besteira meu Deus, hahaha...

pq besteira? vamos, explique..

Isso que me revolta.. o comodismo brasileiro.. ninguém se importa com um perigo cada vez mais presente.. tsc..tsc.. qdo o perigo se tornar realmente real, quero ver a opinião de vcs se continuará tão pacífica assim..

adnz
Veterano
# jul/05
· votar


eles podem alegar que estão protegendo a democracia dos índios.. que estão combatendo o narcotráfico..
que merda, se informa antes de falar isso, se eles alegarem que tao combatendo narcotrafico os americanos vao ficar putos, porque lá dentro é pior

Lombriga7
Veterano
# jul/05
· votar


Eles tbm sabem disso.. exatamente por isso que eu acredito na idéia de que os estadounidenses iriam minar a resistência militar no sul-sudeste forçando as tropas do NORTE a descer para resistir no sul-sudeste criando espaços em branco tornando mais fácil o avanço das tropas dos EUA..

Ai que ta o problema,eu acho que nossas tropas sao as melhores em combate na selva,mas um combate em cidades ou em descampados,seria como ir em direçao a morte,mas tambem seria uma questao de logica,se o Sul-Sudeste fosse destruido,nao iria sobrar muita coisa pra defender,nesse momento os armamentos ja estariam concentrados em outro locais,mas o Brasil possuem otimos estrategistras em combates na selva,por isso que nao é apenas equipamentos que se ganha guerra,e sim estrategia,pode ver que os Eua sempre se deram bem em batalhas em de cidades e descampadas,como no cado so Afeganistao e Iraque,mas se fuderam em batalhas na mata,no caso do Vietna,se o Brasil montasse uma boa estrategia concerteza,conseguiria se defender e forçar a retirada de tropas do Eua do pais.

Manohai
Veterano
# jul/05
· votar


Surfacing_Maggot
[[[Vc acredita mesmo que os EUA é um parceiro econômico do Brasil?!?!?]]]
- Claro!!! Esse país foi o que mais investiu e emprestou dinheiro ao Brasil em momentos de crise... Que outro país tem nos ajudado tanto quanto os EUA?

Surfacing_Maggot
Veterano
# jul/05
· votar


adnz
que merda, se informa antes de falar isso, se eles alegarem que tao combatendo narcotrafico os americanos vao ficar putos, porque lá dentro é pior

Vc axa q os americanos se importam rapaz? Eles se importaram com a guerra do Iraque? NÃO! E ainda reelegeram o Bush! Se informe vc antes de falar merda..
Eles já estão fazendo isso.. vc não percebe que eles tem agentes infiltrados na Colômbia com a desculpa de combate ao narcotráfico? INFORME-SE!

Manohai
Veterano
# jul/05
· votar


Surfacing_Maggot
Tu vem falar que o EUA destruiu a democracia na Venezuela e no Haiti, e ainda acha que essa opinião não é besteira?! Ah!... Dá um tempo, cara!!!

Lombriga7
Veterano
# jul/05
· votar


Claro!!! Esse país foi o que mais investiu e emprestou dinheiro ao Brasil em momentos de crise... Que outro país tem nos ajudado tanto quanto os EUA?

Rapaz,vc acha mesmo que os Eua ajudaram o Brasil de graça,eles sempre agem com interesse.

Manohai
Veterano
# jul/05
· votar


Surfacing_Maggot

Seu problema é dar ouvidos à esses professores de geografia, revoltados.

Surfacing_Maggot
Veterano
# jul/05
· votar


Lombriga7

Kra.. brilhante seu pensamento.. eu concordo!
O Exército brasileiro realmente é insuperável na mata e provavelmente dentro dos grandes centros urbanos tbm!
O problema é q estratégia é muito importante.. certamente os EUA não venceriam um combate na selva amazônica, e provavelmente nem iriam começar um combate lá.. afinal eles tem interesse na floresta intacta..
Eles iriam minar a resistência no sul-sudeste.. e não é tão difícil..
Uma bomba que atingisse o Rio de Janeiro e São Paulo.. provavelmente o Brasil já estaria rendido..
Não existe equipamento tão avançado quanto o americano no Brasil kra.. este é um grande problema.. se os EUA criassem um bombardeio excessivo nos centros urbanos.. seria um tragédia jamais vista..
Seria a rendição óbvia dos brasileiros.. porém isso causaria um estrondo mundial muito grande.. uma guerra mundial iria ocorrer onde a raça humana nem iria sobreviver provavelmente..
É um caso muito complicado..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amazônia Sitiada :: Brasil, um novo Vietnã?