Assassinos da Língua Portuguesa ...eis

Autor Mensagem
Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


Dogs2
Eu sei, Dogs... eu só aumentei sei comentário!!!

luis_loko
Veterano
# out/07
· votar


As vezes vacilo com algumas palavras...

mas não dessa forma... XD

maggie
Veterana
# out/07
· votar


Simonetti
Quantas antas por aqui escrevem "mais" ao invés de "mas"?
E MENAS então?
"Tinha MENAS gente do que eu esperava!" Essa nem precisa comentar...

E MEIA?
"Ela anda MEIA depressiva!" Será a metade de cima ou a de baixo?

Herrar é umano, persistir é burrice. :)

Larizinha
Veterano
# out/07
· votar


197873

Mas, gosto é gosto. Na verdade, o que soa melhor para mim é mineirês. Afinal, em que outro lugar você pode perguntar " Cê sá se essoni pá na Savá?"* e ainda assim os outros falantes entenderem?


hahaha não é porque sou mineira não, mas admrio e adoro nosso "jeitin"de falar..

Dizem por aí que falamos errado..oras, se esquecem dos regionalismos?

Não seriamos mineiros se não engolíssemos algumas letrinhas...hihi

E quem pensa que escrevemos da maneira que falamos, está redondamente enganado! Nossa escrita respeita as normativas gramaticais, bem como a escrita de uma pessoa "instruída" , de qualquer lugar do país.

Valeu!"

Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


Larizinha

É isso memo, minina! só que nóis aqui da terrinha num só comi letrinha não... nois tamém poe umas donde num tem, sabe cumé? Tem os "i" que nóis poe nos meio das palavra, e os "z" em outras!

Ezempro:
Quais são as partes do corpo que em Minas Gerais começam com a letra Z ?
.
.
.
.
.








Zóio, zovido, zoreia e zunha

Existe um estudo que diz - não tem lçink porque o li em mídia impressa - que o português falado em Belo Horizonte está entre os melhores do país, apesar de usarmos muito o "você", ao invés de "tu" e "ti". O problema é que a maioria das pessoas que usam o "tu" e "ti" pelo Brasil a fora não fazem a concordãncia verbal correta (2º pessoa), enquanto para o "você" a concordância verbal (3ª pessoa) é sempre usada corretamente.

Pode parecer estranho, mas para "você" usa-se a conjugação da 3ª pessoa.

PS: já fui muito aí em Divinópolis! O JB Hotel ainda existe?

Larizinha
Veterano
# out/07
· votar


Simonetti

A ôoo conterrâno..bão demais?? hahaha

Nós mineiros temos a simpática mania de forçamos nosso modo de falar para enfatizar nosso sotaque bão dimais...rsrs.

Esse acréscimo de z nas palavras, se dá com frequência nas famosas junções de frases - que nós mineiros também apreciamos muito, por exemplo: vou fazer as unhas. No mineirês: vou fazer a zunha, o "s" de "as" se une a unha, aí fica: fazer a zunha..na verdade (Sunha - o "s" nesse caso com o som de "z"). hahaha


O hotel JB ainda existe sim, é um dos mais tradicionas aqui. Faz muito tempo que não vem à Divi?

Abs

Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


Larizinha
Faz muito tempo que não vem à Divi?

Já tem um bom tempo... alguns anos. Tinha uma namorada aí, e ficava no JB. Sempre ia nas festas da cerveja também, em maio.

Sabe outra coisa que mineiro faz? Usar o diminutivo para aumentar as coisas. Exemplo: se eu respondesse à sua pergunta assim:

Faz um tempinho sim...

Você iria entender: faz um tempão!

e olah que mineiro usa o diminutivo pra tudo! Tudo tem um "inho" ou "inha".

"Vamos tomar uma cervejinha", "vamos ver um filminho", "aceita um docinho", e por aí vai!

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


Simonetti
Sabe outra coisa que mineiro faz? Usar o diminutivo para aumentar as coisas. Exemplo: se eu respondesse à sua pergunta assim:

mas isso tb tem aqui, em Maceió, eu e meus amigos falamos muito assim pelo menos, tipo: bora pra uma cervejinha? essa do tempinho tb é muito usada aqui

Larizinha
Veterano
# out/07
· votar


Simonetti

É, se voltar aqui então, vai notar algumas mudanças. Divinópolis está cresendo de maneira muito rápida.

Festa da Cerveja!! Todo mundo conhece neh?! Pra você ter uma idéia, conheci meu namorado na Festa da Cerveja do ano passado. Ele era do Rio e fazem dois meses se mudou aqui pra Divis...Graças à Festa da Cerveja!!! ahahahaha


Sabe outra coisa que mineiro faz? Usar o diminutivo para aumentar as coisas.

Éh...adoramos esse contraste..haha

Valeu!

Pati Cobain
Veterano
# out/07
· votar


Sabe outra coisa que mineiro faz? Usar o diminutivo para aumentar as coisas. Exemplo: se eu respondesse à sua pergunta assim:

Faz um tempinho sim...

Você iria entender: faz um tempão!


Isso eu também falo, aqui em Campinas...

Rato
Veterano
# out/07
· votar


os mineiros são hospitaleiros e as mulheres são muito belas e simpáticas =)

vale a pena uma volta ;)

Rato
Veterano
# out/07
· votar


Isso eu também falo, aqui em Campinas...

em um futuro próximo, talvez serei seu vizinho =)

Jiuvaskala
Veterano
# out/07
· votar


Rato

Tás me devendo um livro há quase um ano hein?

By: Patys

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


maggie
Quantas antas por aqui escrevem "mais" ao invés de "mas"?
E MENAS então?
"Tinha MENAS gente do que eu esperava!" Essa nem precisa comentar...

E MEIA?
"Ela anda MEIA depressiva!" Será a metade de cima ou a de baixo?

Herrar é umano, persistir é burrice. :)


esses são os erros mais cometidos, tipo eu fui, mais tinha pouca gente, mas esse de menas é o pior, de onde tiraram isso?

Rato
Veterano
# out/07
· votar


Jiuvaskala
olá miss!
parei de escrever o romance

para escrever isso aqui =)

mas tâmo ae!
promessa é divida ;)

Jiuvaskala
Veterano
# out/07
· votar


Rato
olá miss!
parei de escrever o romance

para escrever isso aqui =)


to sabendo...

mas tâmo ae!
promessa é divida ;)


eu só cumpro ordens moço!

Larizinha
Veterano
# out/07
· votar


Rato

os mineiros são hospitaleiros e as mulheres são muito belas e simpáticas =)

vale a pena uma volta ;)

Obrigada pela singela descrição.

Minas tem muitos lugares lindos, boa gente e boa comida a serem apreciados.


Valeu!

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


Larizinha
Rato

Maceió tb é linda, as praias aqui são sem comparação, são o q todos os turistas falam

Larizinha
Veterano
# out/07
· votar


hard rock and roll

Maceió é lindíssimoooo.....hahaha

Vou conhecer se Deus quiser..início do ano que vem!!


O nosso Brasil é muito belo!!

Valeu!

Jiuvaskala
Veterano
# out/07
· votar


hard rock and roll

vc acredita em papai noel tb?

By: Patys

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


Jiuvaskala

se aparecer uma gibson sg debaixo da minha lareira(nem tenho lareira) eu começo a acreditar, mas o q tem a ver?

Jiuvaskala
Veterano
# out/07
· votar


hard rock and roll
se aparecer uma gibson sg debaixo da minha lareira(nem tenho lareira) eu começo a acreditar, mas o q tem a ver?

nao sei...eu falei pela Patys...pergunte a ela!
=)

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


Jiuvaskala
nao sei...eu falei pela Patys...pergunte a ela!
=)


ela quebrou as mãos e não pode tc é? pq tá sendo porta voz dela?

maggie
Veterana
# out/07
· votar


Senhoras, parem de desvirtuar o tópico
:)

Jiuvaskala
Veterano
# out/07
· votar


hard rock and roll

segredo nosso!

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


Jiuvaskala

td bem, vamos seguir o conselho da maggie e voltar ao tópico, outra pérola q vi na internet: sem conparação e sem com paração

Philipius
Veterano
# out/07
· votar


hard rock and roll
Maceió tb é linda
"Ai, que saudade do céu, do mar, do sol de Maceió.
Ai, que saudade do céu, do mar, do sol de Maceió".

Esses dias me deu saudade da Praia do Francês. =)

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


Philipius

a praia do francês no domingo é uma negação, fica muuuuuuuito suja, adoro msm é maragogi, aqui perto, e a praia da ponta verde tb

197873
Veterano
# out/07
· votar


Larizinha
Simonetti

Quiridos cunterrâneos, queria convidá ocês para continuar essa discussão comeno um pão-de-queijo e tomano uma mardita da roça. E aí, vão mes?

adnz
Veterano
# out/07 · Editado por: adnz
· votar


o q saber se a palavra tem ditongo, tritongo, hiato ou se a frase é passiva analítica, ou se o verbo é intransitivo ou transitivo direto influi numa redação impecável? eu faço redações com pouquíssimos erros de português no colégio e não uso nada disso, o q deveriam ensinar é acentuação gráfica, desenvolvimento de uma boa escrita e leitura, pq na 8ª série até o 3º ano do ensino médio no colégio q eu frequento tem alunos q lêem gagejando e escrevem ridicularmente errado, coisa como "Romeu i Julieta" "o mundo é feito por ipócritas", com isso é q as escolas deveriam se preocupar, não em classificar tipos de frases

Vou lhe mostrar a utilidade de certas coisas!

Regras de acentuação
Palavras agudas ou oxítonas levam acento quando:

terminam nas vogais abertas a, e, o (acento agudo) e nas médias e e o (acento circunflexo); (ex.: sofá, pés, avós - lê, três, avô, pôs)

terminam nos ditongos (olha a inutilidade de saber o que é ditongo) abertos ei, oi, eu; (ex.: anéis, herói, céu)

têm duas ou mais sílabas e terminam em em e ens; (ex.: alguém, parabéns)

terminam nas vogais i e u que não formam ditongo com a vogal que as precede, seguidas ou não de s. (ex.: aí, país, baú).

Depois tem as regras para paroxítonas e proparoxítonas...



Regras de pontuação
A vírgula marca uma pequena pausa. É usada para separar: o aposto; o vocativo; o atributo; os elementos de um sintagma não ligados pelas conjunções e, ou, nem; as coordenadas assindéticas não ligadas por conjunções; as orações relativas; as orações intercaladas; as orações subordinadas e as adversativas introduzidas por mas, contudo, todavia e porém. (e quem não sabe o que é aposto ? Ou uma oração coordenada assindética ou sindética?)

São só exemplos pra mostrar como essas coisas não são tão inúteis como você afirma.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Assassinos da Língua Portuguesa ...eis