Assassinos da Língua Portuguesa ...eis

Autor Mensagem
hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


baz

é bom ser reconhecido, obrigado, quer autógrafo?

Basser-Shelter

haaaa, então vc nunca leu "ospital" nem "aparelho de çom"

197873
Veterano
# out/07 · Editado por: 197873
· votar


baz

Não, você não é o único. Eu gosto tanto que trabalho dando aulas dessa nossa língua riquíssima!

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


Eu gosto tanto que trabalho dando aulas dessa nossa língua riquíssima!

riquíssima msm, cheia de subdivisões, vc aprende sobre frase passiva na 7ª série, aí na 8ª vem a passiva analítica, passiva analítica de num sei o q, passiva analítica da "boba da peste", muito chata essa língua, só podia ser original de portugal msm

197873
Veterano
# out/07
· votar


hard rock and roll

Se você vir uma mulher gostosa e linda na rua, não vai nem lembrar que ela é um esqueleto recoberto de carne, faz necessidades fisiológicas e solta flatulências como qualquer pessoa. Nem por isso ela vai deixar de ser linda! Gramática normativa é um saco mesmo. O que torna a língua rica e bela e a sua utilização.
Em outras palavras, você não precisa saber nada de mecânica para ser um ótimo motorista, sacou?

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


197873

entendi, mas isso q ensinam nos colégios é pura inutilidade, frase na voz analítica, objeto direto, verbo transitivo e intransitivo, num emprego o cara nunca usa nunca vai usar essas babaquices, a não ser os professores dessa inutilidade q só tem um propósito: atrapalhar os alunos

197873
Veterano
# out/07
· votar


hard rock and roll

Num é defendendo a classe não, mas nós professores também ficamos presos aos programas oficiais. Há coisas que a gente TEM que ensinar, mas que realmente não são úteis. Você não sabe como me parte o coração ter que ensinar adjunto adverbial para garotos de treze anos. Mas a língua portuguesa vai muito além dessa maldade. Para ser mais específico, acho que a "língua brasileira" é a mais bonita, pois com palavras africanas e indígenas que incorporamos, temos um idioma de belos sons e significados.
Quanto às aulas, não se deixe desiludir! A língua é o falante quem faz!

hard rock and roll
Veterano
# out/07 · Editado por: hard rock and roll
· votar


197873

mas pra mim a língua q soa melhor é o inglês, principalmente pra músicas e nomes de bandas (não é americanismo, só um pouco de "britânismo", influência dos beatles, dire straits e oasis)

197873
Veterano
# out/07
· votar


hard rock and roll

Grandes influências, meu caro! Também cresci ouvindo Beatles. E eu também acho que o inglês britânico soa muito melhor.

Mas, gosto é gosto. Na verdade, o que soa melhor para mim é mineirês. Afinal, em que outro lugar você pode perguntar " Cê sá se essoni pá na Savá?"* e ainda assim os outros falantes entenderem?

*Tradução (mineirês/português): Você sabe se esse ônibus passa na Savassi?

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


mineirês

esse mineirês deverie ser abreviês

ZXC
Veterano
# out/07
· votar


Rato

Infelizmente não se pode desassociar o ato pedagógico do ato político. Os governos atuais, em busca de "politicagem" utópica, de transformação social pela educação - ato esse que já se manifesta desde Platão ahahaha - , com sua mão esquerda estendida mentirosamente através de discursos baratos de palanque, tomou a rédea da educação como ato social e determinou a progressão automática nas escolas. Progressão essa, que só serve de plataforma política para discurso de palanque onde, numa fala bonita, diz que o país "educa e letra" um maior número de brasileiros do que no passado.
A desqualificação do profissional da educação, que vem ocorrendo à anos, produz um educador e pedagogo completamente alienado a sua prática original. Isto é, se o governo determinou, que o problema passe para frente.
Para nós educadores conscientes, a manifestação que ocorreu de ordem pública, a um tempo atrás no Fantástico, onde se constatou que alunos da 4 e 5 ª séries não sabiam em sua maioria escrever nem ler, não foi novidade nenhuma para a classe. Pois a partir da progressão automática , esse problema vem sendo visto como sucesso político. ehehe
O que faz com que o educador se torne cada vez mais laico e descompromissado com a verdadeira educação.
Voltamos infelizmente para a educação bancária, que tanto se criticou no passado....como também a educação do que se f*.....ahahahahaha
Também não podemos ignorar o "mixuguês" nojento que se fala pela internet e falta da leitura cabal, que hoje existe no país.
Lendo alguns estudos monográficos por aqui, vejo coisas que dão para escrever um livro do espelho da ignorância, que hoje circula no país.

Segundo Paulo Freire, nunca separe o ato pedagógico do ato político, pois existe uma utopia romântica quando se parte da educação e um ardil astuto quando parte do opressor. ehehehehe

Depois posto algumas pérolas universitárias aqui....

Acho que acordei revoltada.....ehehehehehe

:)

jimmy vandrake
Veterano
# out/07
· votar


entendi, mas isso q ensinam nos colégios é pura inutilidade, frase na voz analítica, objeto direto, verbo transitivo e intransitivo, num emprego o cara nunca usa nunca vai usar essas babaquices, a não ser os professores dessa inutilidade q só tem um propósito: atrapalhar os alunos

Isso me lembra teoria musical, um montão de termos que complicam pra cacete, pra depois de não entender porra nenhum e depoisde meia hora era apenas para fazer um acorde de Dó.

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


jimmt vandrake

pra vc ver, essa parada de ser aluno sempre dá dor de cabeça

Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


Wumpa Crash
inglês é bem mais prático/eficiente/soa melhor que português, na minha opinião. Mas português bem escrito é uma ótima maneira de exercitar o elitismo.

Nem eu poderia ter me expressado melhor!

Eu zelo pelo meu português. Salvo raríssimas exceções, desafio acharem erros de sintaxe nos meus posts.

Como Hemingway ou alguém do gênero disse:

"Prefiro manter minha boca fechada e deixar que pensem que sou um idiota, do que abrí-la e dar-lhes a certeza."

Isto vale também para a língua escrita. Eu vejo tantos erros aqui nestes fóruns, que algumas das pessoas presentes me passam a imagem de serem semi-analfabetas.

É o problema de se ter democracia demais, da tal da "inclusão digital": qualquer imbecil com meio cérebro pode acessar a internet e sair escrevendo coisas que são atrocidades à nossa língua.

As far as English goes, it isn't much different. There are a lot of "wannabes" out there, who think they know something, when in fact they haven't been past "the book is on the table", and yet they dare to let they stupidity show up.

os erros que ocorre (sic), na verdade são variações da norma culta


Como se diz no mestrado, você foi "sicado". Pesquise no Google o que quer dizer "sic".

Não importa quanto tempo passe, concordância sempre será um quesito básico, essencial da língua. Não me venha com este papo que será culto passar a falar "nóis vai", porquê jamais será. Para um determinado grupo, pode até parecer certo, mas para quem realmente sabe português, é um crime, e um atestado de falta de cultura.

Além do mais, você está completamente enganado quando diz que erros são variações da norma culta. São um atentado contra a mesma, na verdade! É um terrorismo linguístico o que acontece, como na sua própria frase.

A língua culta aceita bem a introdução de palavras estrangeira, bem como palavras novas, derivadas de outras, mas dificilmente aceita que se mude as regras gramaticais. Jamais vi autor algum dizer que é certo quebrar regras de concordância.

Ver citação do Hemingway.

Percival
Veterano
# out/07
· votar


Simonetti
Não importa quanto tempo passe, concordância sempre será um quesito básico, essencial da língua. Não me venha com este papo que será culto passar a falar "nóis vai", porquê jamais será. Para um determinado grupo, pode até parecer certo, mas para quem realmente sabe português, é um crime, e um atestado de falta de cultura.

Acho que saber falar e escrever certo não tem nada ver com cultura.

adnz
Veterano
# out/07 · Editado por: adnz
· votar


entendi, mas isso q ensinam nos colégios é pura inutilidade, frase na voz analítica, objeto direto, verbo transitivo e intransitivo, num emprego o cara nunca usa nunca vai usar essas babaquices, a não ser os professores dessa inutilidade q só tem um propósito: atrapalhar os alunos

Mentira. Para saber usar uma crase, vírgulas e outros sinais gráficos, a análise sintática e morfológica das orações ajuda muito. Para criar uma redação decente e não ter nenhum tipo de dúvida quanto a uma vírgula aqui ou ali, certas regras foram criadas e funcionam muito bem. Uma pessoa que domina todas essas regras cria textos impecáveis. =0

Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


Percival
Acho que saber falar e escrever certo não tem nada ver com cultura.

Como não?

Uma língua comum, regida por normas, é o protocolo que permite a duas pessoas trocarem informações, seja de forma escrita ou oral.

Como você acha que a cultura de um povo é transmitida gerações a gerações atualmente? Certamente não são mais por desenhos rupestres. É claro que cultura e língua têm tudo a ver, pois a comunicação da cultura, a transmissão dela para as novas gerações, dependem da língua - escrita ou oral.

Por quê para tantos é difícil entender um filme como "Wayne's World", ridiculamente traduzido para "Quanto Mais Idiota Melhor"? Porquê para a maioria das pessoas - inclusive o imbecil do tradutor e dos responsáveis pelo título - as piadas culturais presentes no filme não foram compreendidas, não foram assimiladas, portanto o filme simplesmente ficou como sendo idiota. Para quem conhece bem o idiota inglês e a cultura americana, o filme possui piadas extremamente inteligentes e tiradas sarcásticas de primeiro nível. Daí, a cultura está presente na língua, e depende dela para ser transmitida. Quem aprendeu inglês num cursinho a vida inteira, e não tem o conhecimento da cultura imersa na língua, certamente não compreendeu grande parte do filme.

Daí você me pergunta: mas e a língua culta?

As normas que regem a língua culta são as mesmas que regem a língua coloquial, informal. Sem isto, cada um falaria o "português que quisesse", e não haveria compreensão. Quanto mais se distorce as normas, mais se abaixa o nível de compreensão para os outros interlocutores, principalmente se forem de ambientes diversos, como é o caso aqui.

Se um nordestino for escrever utilizando fortemente o linguajar de sua região, seu texto poderá não ser compreensível para um leitor do sul que não conhecer as sutilezas do linguajar do escritor... e vice-versa. Daí, a língua culta vira uma espécie de baliza, de ponto de encontro de todos os regionalismos de nosso vasto país.

Uma piada regional pode ser sem graça para outro que não conhecer a cultura imersa na piada, regionalmente. Daí, perdeu-se por completo o sentido de ser uma piada, já que não foi compreendida. Não houve a comunicação desejada porque o protocolo de comunicação estava errado. Sacou?!

Estude um pouco de semiótica e verá do que estou falando:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Semi%C3%B3tica

LmsHeadBanger
Veterano
# out/07
· votar


é um abçurdo iso mexmu........

Ngm
Veterano
# out/07
· votar


Vocês já ouviram falar de lingüística?

Pros que estão realmente interessados em "assassinato" da língua, vai um texto:
http://www.marcosbagno.com.br/art_preconceito_linguistas.htm

Apesar de o autor levar pro lado pessoal em alguns momentos, é bastante interessante.

Rato
Veterano
# out/07
· votar


ZXC
imagino o quanto deve ser difícil pra vc, como educadora, ter uma visão clara de como tudo acontece e não poder ir muito além =/

Depois posto algumas pérolas universitárias aqui....
estamos no aguardo =)

hard rock and roll
Veterano
# out/07 · Editado por: hard rock and roll
· votar


adnz
Mentira. Para saber usar uma crase, vírgulas e outros sinais gráficos, a análise sintática e morfológica das orações ajuda muito. Para criar uma redação decente e não ter nenhum tipo de dúvida quanto a uma vírgula aqui ou ali, certas regras foram criadas e funcionam muito bem. Uma pessoa que domina todas essas regras cria textos impecáveis. =0

o q saber se a palavra tem ditongo, tritongo, hiato ou se a frase é passiva analítica, ou se o verbo é intransitivo ou transitivo direto influi numa redação impecável? eu faço redações com pouquíssimos erros de português no colégio e não uso nada disso, o q deveriam ensinar é acentuação gráfica, desenvolvimento de uma boa escrita e leitura, pq na 8ª série até o 3º ano do ensino médio no colégio q eu frequento tem alunos q lêem gagejando e escrevem ridicularmente errado, coisa como "Romeu i Julieta" "o mundo é feito por ipócritas", com isso é q as escolas deveriam se preocupar, não em classificar tipos de frases

Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


hard rock and roll

Vc nem precisa ir muito longe para ver isto.

Quantas antas por aqui escrevem "mais" ao invés de "mas"?

Você está parcialmente certo.
As boas escolas ensinam sim, mas, infelizmente, há pessoas burras demais para aprender o mínimo essencial. São os que tomam bomba 3, 4, 5 vezes nos bons colégios. São os que no futuro estarão fazendo concurso para gari... com chances de serem reprovados na redação. Há hora de aprender, há hora de pensar em música, há hora de estudar pro vestibular, há hora pra namorar, etc. Dedicar-se à educação formal é essencial, e quem perde este trem, perderá vários outros ao longo da vida.

Por falar nisto, e já divagando, eu ontem, no trânsito engarrafado de Belo Horizonte com chuva, parei ao lado de um carro cujo motorista tinha um rosto familiar. Forcei a memória para lembrar de onde eu o conhecia. Aí me lembrei: ele era do meu colégio. Era o cara que sempre me enchia o saco, um tipo de "bully" da 8ª série, que implicava comigo todos os dias e exatamente com quem eu havia brigado feio algumas vezes. Lembro-me que eu costumava odiar aquele cara.

No colégio, tínhamos as mesmas possibilidades: frequentávamos as mesmas aulas, com os mesmo professores. Ele já vinha de uma situação econômica melhor que a minha (seus pais o pegavam de carro novo, enquanto eu voltava de ônibus!). Ele não era estudioso, no entanto. Já havia tomado bomba, e, se me recordo bem, deixou o colégio porque tomou outra naquele ano. Era um colégio bom, o Loyola, e todos da minha turma - ou quase - hoje estão muito bem, obrigado.

Agora eu o via ali no trânsito: ele não parecia estar indo bem na vida. Um carro velho, de uns 20 anos de idade, provavelmente aquele carro novo em que seus pais o pegavam na escola décadas atrás, e que ele fazia questão de me dizer que meus pais jamais poderia comprar um. Imaginava que emprego ele tinha, o que ele se tornara. Pensei até em cumprimentá-lo, de forma sarcástica, já que eu estava num Audi A4. Seria a minha vingança, como o refém que anos depois se vinga de seu algoz. Deixei prá lá. Não valia a pena. Seu semblante triste, deprimido, já me dizia que a vida havia se encarregado disto.

Passei muito da minha adolescência trancado em meu quarto, estudando, aprendendo a mexer com meus computadores - que hoje permitem a mim e minha família, gozar de uma vida satisfatória e digna. Eu era o típico nerd! Não ia a muitas festas e comecei a namorar tarde. Por tudo isto, sempre fui motivo de chacota de alguns imbecis da escola. Lembro-me do nome de todos eles, como ontem me lembrei no nome do Daniel, vendo ali seu rosto.

Eu, no entanto, fiz meu para casa. Pensei mais no futuro do que no instante. Sabia que a adolescência, embora curta, deveria ser aproveitada, mas se aproveitada demais, comprometeria todos os anos que viriam depois dela - como os que estou vivendo hoje.

Valorizei meus anos de escola. Já esqueci muito do que aprendi, muito mesmo, mas guardei comigo a lição que não devo menosprezar nada do que tentam me ensinar. O pior que pode acontecer, é eu parecer menos idiota!

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


não devo menosprezar nada

eu não menosprezo, os professores batalharam pra estar ali ensinando, mas sabe pq vc, eu, meu pai, muita gente, esquece o q aprendeu na escola? pq não praticou, claro, não se bota em uso uma coisa q vc não usa, então, pra q ensinam?

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


tou participando de um fórum do baixaki jogos(tem uma promoção, quero ganhar) muuuuuuuuuuuito erro nos fóruns, muitos msm, tem perólas lá como, "cencível" "abrie", mais um monte

Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


hard rock and roll

Pois é, cara! Que imagem pessoas que escrevem estas asneiras lhe passam?

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


Simonetti

q são um bando de nerds e filhinhos de papai q não dão a mínima pros estudos pra chegar em casa não almoçar nem tomar banho e ir jogar um joguinho idiota qq pq não tem vida social nem nunca pegou uma mulher, essa a imagem q a maioria deles me passaram

Dogs2
Veterano
# out/07 · Editado por: Dogs2
· votar


O português, assim como todas as línguas de origem latinas, é uma maravilha para a poesia e um desastre para a filosofia.

Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


hard rock and roll

Exatamente! Viu como aprender português é importante?

Pegando uma frase sua de 20/Oct/07 15:59:

pq não praticou, claro, não se bota em uso uma coisa q vc não usa, então, pra q ensinam?

Porque precisa, faz parte do contexto. Querendo ou não, a gente precisa aprender as coisas aparentemente inúteis, para que o conhecimento "amarre" com as coisas que são realmente úteis, e que serão usadas no dia-a-dia.

É a exposição a uma grande gama de conhecimentos em nossa juventude que nos permite, à época do vestibular e mesmo depois, poder escolher uma profissão. Por isto aprendemos biologia, química, geografia, matémática, física, e diversas outras ciências dentro destas aí. Porque, conhecendo um pouco sobre tudo, temos oportunidade de literalmente escolhermos em qual delas queremos aprofundar nossos conhecimentos, em uma universidade.

Se eu não tivesse aprendido sobre eletricidade e mecânica nas aulas de física da escola, jamais teria ido fazer engenharia mecatrônica da universidade (PUC-Minas), como fui fazer. E sou grato a isto. O mesmo vale para outros colegas meus que aprenderam coisas que pra mim não tinham sentido, mas pelas quais se apaixonaram, e foram ser biólogos, médicos, etc.

Não critique o fato de estar sendo exposto a um conhecimento específico que para você é supostamente inútil. Seja grato por isto, pois conhecimento hoje em dia é um privilégio, mesmo em tempos de internet.

Dogs2
Veterano
# out/07
· votar


Carlos Henrique 2
Pior são os que falam "ADEVOGADO"

Porra, se realmente fosse ADEVOGADO com certeza trocariam o E pelo I


hiuhaiauhaiah putz

Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


Dogs2
Carlos Henrique 2
Pior são os que falam "ADEVOGADO"

Porra, se realmente fosse ADEVOGADO com certeza trocariam o E pelo I


hiuhaiauhaiah putz


Puta que pariu e meio!!!!! Esta me lembra uma piada:

Estavam dois caipiras, um mineiro e um goiano, sentados, fumando um cigarrinho de palha, jogando milho pras galinhas. Aí o mineiro fala:
- Cê sabe pruquê a sigra de Goiás é GO?
- Não, Zé, pruque?
- Pruquê quer dizê gonorante, qui ceis tudo são!
- Ah, seu fio duma égua... e sabe pruquê de minas é MG?
- Não, uai, sei não. O que é?
- Mais gonorante!!!

Nada contra mineiros ou goianos, até porque sou mineiro e orgulhoso disto!

Dogs2
Veterano
# out/07
· votar


Simonetti
mas o Carlos Henrique, fanfarrão que é, falou isso de brincadeira

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Assassinos da Língua Portuguesa ...eis