Cotas nas faculdades e universidades.

Autor Mensagem
Bertolis
Veterano
# out/04
· votar


melhorar a escola pública? poderia ser uma solução

Rafael Walkabout
Veterano
# out/04
· votar


eu so contra cotas e´pecíficas, tamen acho q eh soh mais uma modo de discriminação.

Zadh
Veterano
# out/04
· votar


Como já teve essa discussão anteriormente me permito dizer que como negro não usaria essas cotas de jeito nenhum. Existem outros meios como parcelar a unviversidade, financiar o curso (como se fosse um consórsco) e ainda o governo pagar o curso do aluno (caso seja uma universidade paga), esse tipo de ajuda eu acho justo, agora, restringir o acesso de vagas plenamente a todos os brasileiros é uma puta covardia, quer dizer, você dificulta a vida de quem está suando a camisa para dar cota a alunos desfavorecidos. Não acho certo tirar de quem não tem para dar para aquele que nada possui. É a mesma coisa!

Já sei, daí vamos criar cotas para aqueles que foram prejudicados pelas próprias cotas.

Nossa governo além de metodico é considerado uma fabula mesmo...

Claudio Natureza
Veterano
# out/04
· votar


e a sacanagem que fizeram com os negros? ninguém nessa merda de país vai fazer alguma coisa? Os índios ainda têm as reservas, de onde tiram até diamante. e os negros? ficam sempre na merda?

Zadh
Veterano
# out/04
· votar


Claudio Natureza

Depende do que você considera "negro". É cor de pele ou descendência?

Claudio Natureza
Veterano
# out/04 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


Zadh

eu acho que deveria ser a côr da pele, os mestiços já tiveram sua quota de privilégios por serem descendentes também de brancos.

a questão é muito complexa, e bastante passional, pois tira a vaga de algumas pessoas que suaram pra entrar na faculdade.

mas não se esqueçam que também tem quota pra pobre, não é só pro negro.

eu mesmo sou moreno do cabelo ondulado, descendo de índios, holandeses, portugueses e negros, mas estudei em escola pública, fiz faculdade paga porque era preguiçoso pra estudar, e trabalhei pra pagar, com uma ajudinha de uma irmã, mas eu não sou um negro onde a descendência é bem explícita, e a verdade inquestionável é que a população branca desse país tem uma dívida imprescritível com a população que descende dos sequestrados em navios negreiros.

alguma coisa deveria ser feita.

Zadh
Veterano
# out/04
· votar


Claudio Natureza

Cara, isso é muita babaquice, que dívida o que?

Onde estão os brancos que escravizaram o povo negro? Mortos.

Onde estão os negros escravizados? Mortos.

Ninguém deve nada a ninguém, e como negro eu digo isso. quero paenas ter os direitos que estão ali no papel, não só para mim ou para as pessoas negras, e sim para todos os brasileiros.

Se existe dívida é com a nação como um todo e não só com um grupo.

Claudio Natureza
Veterano
# out/04 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


Zadh

cara, a maioria dos netos dos judeus mortos nos campos de concentração pelos nazistas foi indenizada pelo governo alemão, que tampouco é o mesmo governo ou a mesma geração que tentou exterminar os caras.

o Brasil, que foi construído na sua maioria com o braço dos negros, deve muito sim aos caras, e deveria fazer alguma coisa pra melhorar as condições do povo que descende desses mesmos negros.

e tem muita gente usufruindo da riqueza proporcionada pelo trabalho dos negros escravos até hoje, é só vc fazer um levantamento das famílias quatrocentonas de São Paulo por exemplo que vc vai ver que os antepassados dos caras mataram, estupraram, torturaram, exploraram, milhares de negros, e hoje os bisnetos deles curtem suas heranças numa boa, sem nenhuma consequência.

a verdade é que os negros são discriminados até hoje.

se vc acha que não existe nenhuma dívida com o passado, vc deve ser contra a demarcação das reservas indígenas, pois é muito pior do que conceder quotas para os negros, pois os caras têm um estado dentro de outro, numa área maior que muitos países.

Véi Angelo
Veterano
# out/04
· votar


sei lah se falaram aqui , mah minha opiniao eh : , se tiver cotas , provavelmente vai cair o nivel das faculdades , e assim daqui uns anos o brasil vai tah mais na merda duq tah.
se por algum motivo for aprovado issu , deveriam no minino , aumentar a média das materias para quem entrou por cota

yield
Veterano
# out/04
· votar


Saiu no Diario Catarinense há umas duas semanas um artigo de uma doutora em sociologia defendendo as cotas com praticamente os argumentos que eu citei aqui. Quem for de Santa Catarina e assina o diario vale a pena dar uma lida

Manohai
Veterano
# out/04
· votar


Engraçado... Por que este projeto sobre cotas é tão defendido, justamente, nos Estados brasileiros de população majoritariamente branca, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul? Isto é um pouco estranho!!! Né!?

etnanot
Veterano
# out/04
· votar


Se continuarmos com essa parada das cotas por muito tempo, daqui um dia vai estar assim 10% negros, 10% gays, 10% bisexuais, 10% pessoas com narizes grandes.....desse geito não dá, apesar de que agora que já passei mesmo, que o povo se mate brigando, huahuahua, zuação!

baz
Veterano
# out/04
· votar


Sem comentários.



Mas foi legal ver os filhinhos de papai posando de injustiçados no fantástico. :D

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


Claudio Natureza

também sou contra, mas não deveria existir uma forma de compensar o que os negros sofreram durante a escravidão e com o racismo posterior, que só recentemente passou a ser discutido abertamente e a diminuir por força de leis criminais e coisas do tipo?

Cara eu concordo com vc que deviamos compensar o que os negros sofreram, mas nao so os negros, os pobres, como ja foi mencionado, os judeus, e todas as raças e etinias que nos subjulgamos (quer dizer, nós nao, eu nao tenho participação nisso!), mas a questao da universidade é uma questao de inteligencia e raciocinio, nao tem nada a ver com raça! eu acho isso errado pra kct, veja bem, um lapis e uma caneta todos podem ter pra fazer a prova, raciocionio mental todos que procuram fazer um curso superior tem, entao qual o problema!? Acho que essa forma de ajudar nada mais é do que outra forma de racismo, chamando negros em geral de burros e ignorantes! o que eu nao concordo!

Por isso, se eu fosse negro! Com certeza estaria lutando para acabar com esse preconceito! Se eu fosse negro eu iria querer entrar na faculdade por minha capacidade e inteligencia e nao por minha cor!

SOU CONTRA QUALQUER FORMA DE RACISMO!

abraços!

Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


Cara eu concordo com vc que deviamos compensar o que os negros sofreram, mas nao so os negros, os pobres, como ja foi mencionado, os judeus, e todas as raças e etinias que nos subjulgamos (quer dizer, nós nao, eu nao tenho participação nisso!), mas a questao da universidade é uma questao de inteligencia e raciocinio, nao tem nada a ver com raça! eu acho isso errado pra kct, veja bem, um lapis e uma caneta todos podem ter pra fazer a prova, raciocionio mental todos que procuram fazer um curso superior tem, entao qual o problema!? Acho que essa forma de ajudar nada mais é do que outra forma de racismo, chamando negros em geral de burros e ignorantes! o que eu nao concordo!

Por isso, se eu fosse negro! Com certeza estaria lutando para acabar com esse preconceito! Se eu fosse negro eu iria querer entrar na faculdade por minha capacidade e inteligencia e nao por minha cor!

SOU CONTRA QUALQUER FORMA DE RACISMO!

abraços!
(2)

Claudio Natureza
Veterano
# out/04
· votar


Balbino Junior
Al Majíd

o problema é que os negros só herdaram miséria e preconceito com o fim da escravidão, e isso reflete até hoje, tanto é que na classe pobre os negros são a grande maioria, e algo precisa ser feito pra mudar isso.

afinal, os brancos já tiveram suas quotas no passado, com a proibição dos negros serem cidadãos plenos, proibição de ocupar cargos públicos, ganhar dinheiro livremente, garantindo-se assim aos brancos a supremacia econômica e social, tanto é que na minha sala da faculdade, que tinha cerca de cem alunos no primeiro período, tinha apenas 1 negro, eu disse 1 negro! E um negro cinquentão, que pagava a faculdade com o soldo da marinha. Isso quer dizer que numa faculdade particular, que é o destino da maioria que estuda em escola pública e consegue pagar os estudos com seu trabalho quando se torna adulto, existia 1 % de negros!

Vamos deixar de ser egoistas e encarar a realidade, os negros foram massacrados, explorados e roubados no passado e alguma coisa tem que ser feito para compensar isso.

E afinal, ninguém vai sair perdendo, pois como eles são a maioria dos pobres, vai acontecer uma redistribuição indireta de renda.

E a verdade é que na universidade pública a maioria é filhinho de papai branco. que estuda de graça no lugar de quem precisa, podendo pagar tranquilamente uma universidade particular.

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


Claudio Natureza


E afinal, ninguém vai sair perdendo, pois como eles são a maioria dos pobres, vai acontecer uma redistribuição indireta de renda.

nada ver isso! pra mim tanto faz! quem continua sendo discriminados sao os negros mesmo! e acho que sao eles que devem lutar por essa injustiça! afinal se eu entrar na faculdade mesmo com esse injustiça de cotas! terei um motivo a mais pra comemorar!

abraços!

Claudio Natureza
Veterano
# out/04
· votar


Balbino Junior

boa sorte velho, eu não sou a favor de quotas, sou a favor de que se faça alguma coisa para mudar as diferenças sociais que atingem principalmente os negros.

e se a resposta for quotas, é melhor do que nada.

JediKnight
Veterano
# out/04
· votar


CARALHO viu, nesse mundo não se pode nem ficar devendo duas mensalidades q os putos ja ligam atrás ....ô coisa!

Philipius
Veterano
# out/04
· votar


-Vamos acabar com as injustiças sociais? Vamos? Vamos!
-Lá vai.... PUF! Acabaram!


Não funciona assim, é preciso um processo.
Com as cotas não se está combatendo o problema dos pobres, e sim o dos negros.
Então, não faz sentido analisar a questão de cotas pela visão de quem quer acabar com o problema dos pobres.

Pensem nos negros e parem de achar que não temos dívida com eles.
Conhecem a Lei Áurea? Acabou com a escravidão mas não faz nada. Exatamente nada, ela só tem 2 artigos. Um acaba a escravidão e o outro regova as disposições em contrário.

Agora temos que ajeitar as coisas.

Quantos médicos negros você conhece? Quantos grandes empresários negros? Quantos advogados?
Nosso país não é branco, como pensam alguns, ele é primordialmente negro (também mestiço, mulato, etc).

Deveríamos ver mais negros do que brancos nos bairros nobres, por uma questão de proporção, mas não vemos. Isso indica injustiça, desproporção.

As cotas podem ajudar sim.


Só não achem que água mata a fome. Mas ela mata a sede. Melhor com água do que sem.

Nicegirl
Veterano
# out/04
· votar


Eh...naum adianta tentar resolver o problema por cima....vai tentar mascarar a verdadeira realidade...
naum adianta o povo pobre chegar na universidade, pq alem d naum ter tido uma boa base escolar, nao vai ter dinheiro pra comprar materiais...xerox, livro, alimentação...no meu caso, tem q comprar umas tintas caras, papel de 10 contos!
Eles tem que dar uma educação gratuita boa para essas pessoas terem condiçao d chegar lah....e tem q dar bolsas tb...

Manohai
Veterano
# out/04
· votar


"Quantos médicos negros você conhece? Quantos grandes empresários negros? Quantos advogados?
Nosso país não é branco, como pensam alguns, ele é primordialmente negro" (Philipius)
------------------

Meu avô era negro e microempresário.
Meu pai é negro e médico.
Minha irmã é parda (morena escura) e advogada.
Meu irmão é pardo (moreno escuro) e advogado.
Meu outro irmão é pardo (moreno claro) e contabilista.
Eu sou pardo (moreno claro) e administrador de empresas.

Essa história de cota é uma furada!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cotas nas faculdades e universidades.