Ninguém é melhor do que ninguém?

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# 13/dez/24 12:30

Na segunda série do primário, isso me deixava puto! Como é que eles nos mediam com notas, em um sistema de ensino baseado em competição, e depois vinham com esse papo?!

Imagino que poucos professores do primário tenham um bom argumento para lidar com essa questão. "Ninguém é melhor do que ninguém" é um botão de emergência acionado irrefletidamente em momentos de crise de convivência, não é algo pensado.

A igualdade que se deve buscar não é o apagamento das qualidades individuais que esse tipo de frase pressupõe, mesmo sem querer. Igualdade diz respeito a direitos, a acesso ao que a sociedade pode proporcionar, a acolhimento, a poder político. Igualdade não é um nivelamento por baixo das competências desenvolvidas ao longo da vida.

O pensamento de direita é o oposto disso! Eles querem ser iguais na hora de emitir opiniões, por mais parvos que sejam, e diferentes no trato que recebem da sociedade.

qew
Veterano
# 13/dez/24 12:43 · Editado por: qew
· votar

gosto dessa parte, que a grande maioria esquece ou ignora:

O princípio da igualdade pressupõe que as pessoas colocadas em situações diferentes sejam tratadas de forma desigual: “Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”. (NERY JUNIOR, 1999, p. 42).
https://www.jusbrasil.com.br/noticias/principio-constitucional-da-igua ldade/2803750

Lelo Mig
Membro
# 13/dez/24 13:06 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Igualdade é um conceito utópico.

Na real isso é uma puta bobagem que não será viável nunca. No rumo que a humanidade escolheu só existe uma regra, válida em qualquer regime, todas ideologias, todas as religiões. E não importa o que eu ou o Zé achamos individualmente, porque é um conceito social, opiniões pessoais não significam nada.

A única regra prática é:

"Quem têm mais dinheiro é melhor."

Não se trata de ser o certo ou o errado. Se trata de ser assim e ponto final.

makumbator
Moderador
# 13/dez/24 14:16
· votar

Lelo Mig

Close topic.

Wanton
Veterano
# 13/dez/24 15:05
· votar

qew
Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais

O caso é que somos todos desiguais. Uns mais desiguais do que os outros.

Lelo Mig
Igualdade é um conceito utópico. Na real isso é uma puta bobagem que não será viável nunca.

Mas a utopia só serve se for irrealizável – insisto nisso! Utopia é um norte, não é algo que consigamos atingir. A utopia é o motor de qualquer projeto, de qualquer ação humana. A gente imagina para depois realizar. Utopia é o dever-ser, é o signo de um pensamento normativo.

E não importa o que eu ou o Zé achamos individualmente, porque é um conceito social, opiniões pessoais não significam nada.

Justamente! A utopia é central na comunicação porque é um horizonte compartilhado. As pessoas não precisam ter a visão idêntica daquilo que é ideal, mas nos aproximamos do ideal coletivo concebendo utopias.

Quem têm mais dinheiro é melhor.

Melhor em quê? Criamos uma infinidade de categorias para poder comparar as pessoas. Quem tem dinheiro é melhor em jogar bocha? É melhor em dormir ao relento? É melhor em conhecer as casas decimais de pi? É melhor em fazer cirurgia de redução de mamas?

Não estou desprezando o efeito do dinheiro no julgamento que fazemos sobre as pessoas, não é isso. Mas quero mostrar que há muitas formas de comparar as pessoas e de mensurar as desigualdades.

Lelo Mig
Membro
# 13/dez/24 15:24
· votar

Wanton

"quero mostrar que há muitas formas de comparar as pessoas"

Eu entendi, e pior, concordo com você. Mas só estou dizendo que, na prática, o que importa é quem têm mais dinheiro.

O melhor advogado do mundo é o mais rico e vai atender quem pode pagá-lo. Idem para o melhor médico, o melhor engenheiro, o cozinheiro.

E se eu ou você acharmos que o João do boteco da esquina é melhor cozinheiro que chef Rasmus Munk, do restaurante Alchemist, foda-se. O João vai continuar ganhando 2 salários mínimos.

Por isso eu afirmo que a "forma como julgamos quem é melhor ou pior" têm muito pouca importância.

E fora do âmbito "social/profissional", como nos esportes, por exemplo, dada a tamanha abstração do conceito, tivemos de inventar regras para "definir quem é melhor". O mais veloz, o mais forte, o mais resistente e etc.

Em sociedades onde o dinheiro (bens) não é mensurado, ainda assim, prevalece uma razão relacionada à poder. O mais forte, o mais bonito.

Isso é instintivo faz parte do padrão cerebral para perpetuar a espécie. Seleção natural. E por mais que eu concorde que na sociedade humana isso possa e deva ser amenizado, ainda é muito presente essa "seleção natural". Que no nosso estágio evolutivo, não é mais uma cauda colorida e sim a conta bancária.

qew
Veterano
# 13/dez/24 15:26
· votar

Wanton
O caso é que somos todos desiguais. Uns mais desiguais do que os outros.

humberto gessinger já disse isso, se eu não me engano

mas entendo seu ponto, muito complicado definir a régua de quem pode ser considerado igual ou desigual

penso que no caso da lei o caso é identificar quem deve ser considerado desigual primeiro, pela urgência das questões (fome? vulnerabilidade? violências?)

um caso evidente é o da lei sobre feminicidios, que vivem arrotando barbaridades sobre já existir punição para assassinatos e etc

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 13/dez/24 15:28
· votar

Wanton
acho que o tio Lelo quis dizer, é que a régua do dinheiro é a métrica mais valorizada pela maioria das pessoas de forma que ela se torna a que realmente importa num grande conjunto de situações.

basicamente quem tem mais dinheiro é enxergado como mais bem sucedido. se um filósofo que estudou para caraca produziu vários papers sei lá mas nunca fez grana sempre vão usar isso para atacar esse cara, mas um Zé mané que deu a sorte de comprar 10 bitcoins quando eles valiam um centavos e hoje é milionário vai conseguir um monte de conexões e fazer esse dinheiro gerar mais dinheiro e às vezes até vai acabar se tornando uma pessoa bem sucedida de verdade mas porque deu essa sorte inicial e no fim das contas dinheiro chama dinheiro

makumbator
Moderador
# 13/dez/24 16:00 · Editado por: makumbator
· votar

Jonas Kahnwald

Sem contar que que tem mais dinheiro acaba na média tendo melhores níveis educacionais, de acesso a saúde, lazer, etc… Em geral podem atingir mais o potencial máximo em várias coisas decisivas na vida.

qew
Veterano
# 13/dez/24 16:16 · Editado por: qew
· votar

Sem contar que que tem mais dinheiro acaba na média tendo melhores níveis educacionais, de acesso a saúde, lazer, etc… Em geral podem atingir mais o potencial máximo em várias coisas decisivas na vida.

sem querer jogar uma bomba e sair correndo, mas... tem uma ala politica que defende a manutenção desses privilegios e critica várias medidas que tentam beneficiar o acesso da população em geral a educação e ao lazer

não vou dizer quem é, nem qual lado, tentem imaginar aí

se não me engano tem até um link que circula por aí dizendo que a população cotista sequer é capaz de terminar os cursos que acaba tendo acesso

Lelo Mig
Membro
# 13/dez/24 16:24 · Editado por: Lelo Mig
· votar

qew

Justamente por isso que sou contra esses discursos "paz e amor" de "ninguém é melhor que ninguém".

Têm que educar pelo ódio: "o amiguinho é melhor que você porque têm privilégios" então, pelo menos, fica mais forte e senta a porrada nele.

makumbator
Moderador
# 13/dez/24 17:59
· votar

Lelo Mig

Então o senhor é favorável ao gabinete do ódio? Olha aí qew!

JJJ
Veterano
# 13/dez/24 23:14
· votar

Acho que a utopia de "egalité" de forma geral já foi abolida até onde foi tentada. A "igualdade" deve ser de oportunidade, de respeito, de acesso, de voz, de defesa, de dignidade, esse tipo de coisa.

Mas as pessoas são completamente diferentes e vai sempre haver "melhores" nisso ou naquilo. E serão recompensadas de acordo, concordemos ou não.

Dito isso... sou favorável a limites. Mas como implementá-los, não sei.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 14/dez/24 06:35
· votar

Wanton
Na segunda série do primário, isso me deixava puto! Como é que eles nos mediam com notas, em um sistema de ensino baseado em competição, e depois vinham com esse papo?!

Imagino que poucos professores do primário tenham um bom argumento para lidar com essa questão. "Ninguém é melhor do que ninguém" é um botão de emergência acionado irrefletidamente em momentos de crise de convivência, não é algo pensado.

A igualdade que se deve buscar não é o apagamento das qualidades individuais que esse tipo de frase pressupõe, mesmo sem querer. Igualdade diz respeito a direitos, a acesso ao que a sociedade pode proporcionar, a acolhimento, a poder político. Igualdade não é um nivelamento por baixo das competências desenvolvidas ao longo da vida.

O pensamento de direita é o oposto disso! Eles querem ser iguais na hora de emitir opiniões, por mais parvos que sejam, e diferentes no trato que recebem da sociedade.

Que ensino baseado em competição? Todo mundo pode tirar 10, nota não é recurso escasso (a não ser que se adote nota em curva, recurso pouco utilizado). Sala de aula é basicamente um aluno ensinando o outro, é um sistema cooperativo.

Quando a Tia Maricota fala sobre igualdade, quer dizer que as diferentes habilidades se cancelam no final. Joãozinho sabe matemática e troca seu saber com a Mariazinha que sabe português.

A direita apoia um sistema meritocrático e cooperativo como o da sala de aula. Como vc

Wanton
Veterano
# 14/dez/24 08:39
· votar

Wild Bill Hickok
Todo mundo pode tirar 10

Se todo mundo tira 10, a nota não é reforçadora para ninguém. A nota só funciona como reforçadora em um modelo competitivo.

A direita apoia um sistema meritocrático e cooperativo como o da sala de aula. Como vc

Não entendeu nada sobre a direita, sobre cooperação e sobre o que eu disse. Nota zero!

makumbator
Moderador
# 14/dez/24 08:44
· votar

Wanton

Por isso que professor tem que zerar a turma toda. Pronto, todo mundo vira o pior.

Lucmac
Veterano
# 14/dez/24 08:52
· votar

makumbator

Mano... meu dedo tá coçando pra mandar os profs fazerem isso.

Wanton
Veterano
# 14/dez/24 08:57 · Editado por: Wanton
· votar

Lelo Mig
o que importa é quem têm mais dinheiro

Dinheiro também é um marcador de reconhecimento social. No mito meritocrático, quem tem dinheiro fez por merecer.

Por isso eu afirmo que a "forma como julgamos quem é melhor ou pior" têm muito pouca importância.

O julgamento é muito mais sofisticado do que a redução ao sucesso financeiro. Quando um rico fala merda, as pessoas notam. Julgar é desvencilhar-se do mito meritocrático.

Que no nosso estágio evolutivo, não é mais uma cauda colorida e sim a conta bancária.

De novo, acho que isso importa muito, mas não podemos ser reduzidos a bichos que só respondem a estímulos financeiros.

qew
humberto gessinger já disse isso, se eu não me engano

Parodiei. E sim, a urgência seria uma boa medida para definir prioridades se vivêssemos em uma democracia autêntica. As desigualdades são melhor medidas pelas consequências, não pelas diferenças aparentes.

Jonas Kahnwald
um Zé mané que deu a sorte de comprar 10 bitcoins quando eles valiam um centavos e hoje é milionário vai conseguir um monte de conexões e fazer esse dinheiro gerar mais dinheiro

O que ilustra muito bem a desconexão da ilusão de que dinheiro e mérito andam juntos.

makumbator
Em geral podem atingir mais o potencial máximo em várias coisas decisivas na vida.

Podem, mas não é isso o que acontece. Para cada Walter Salles, que vira um diretor de cinema foda, tem 300 Velhos da Havan.

Wanton
Veterano
# 14/dez/24 09:06 · Editado por: Wanton
· votar

qew
tem uma ala politica que defende a manutenção desses privilegios e critica várias medidas que tentam beneficiar o acesso da população em geral a educação e ao lazer
Lelo Mig
Justamente por isso que sou contra esses discursos "paz e amor" de "ninguém é melhor que ninguém".

Essa é a chave do tópico. Tem um usuário que recorre ao "ninguém é melhor do que ninguém", quando ele é o maior reprodutor de fake news ativo no fórum. Ele quer manter seus privilégios e reproduz o discurso que tem essa finalidade (discurso de direita), mas na hora de ser julgado, não aceita ser tratado com a diferença que ele mesmo produziu, falando bobagens diariamente.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 14/dez/24 09:07
· votar

Wanton
O que ilustra muito bem a desconexão entre a ilusão de que dinheiro e mérito andam juntos.

pra quem raciocina um pouquinho, sim
mas pra maioria do povo o que importa é TER o dinheiro, (desde que não tenha sido roubado diretamente)

megiddo
Membro
# 14/dez/24 10:01
· votar

Wild Bill Hickok
Quando a Tia Maricota fala sobre igualdade, quer dizer que as diferentes habilidades se cancelam no final. Joãozinho sabe matemática e troca seu saber com a Mariazinha que sabe português.

legal, só faltou você pisar numa escola.

makumbator
Moderador
# 14/dez/24 11:42
· votar

Wanton

Não tem 300 véios da Havan no Brasil (velho careca bem sucedido com dezenas de lojas megalomaníacas espalhadas pelo país, gerando muitos empregos para a patuleia, apesar daquelas estátuas bregas em cada unidade). Saiba que ele é único, infelizmente.

Wanton
Veterano
# 14/dez/24 12:44
· votar

makumbator
Não tem 300 véios da Havan no Brasil

Tem muito mais, mas a maioria não consegue enriquecer. O Velho da Havan não é diferente de nenhum outro verme obcecado em fazer dinheiro. Depois que enriquece, continua sendo o mesmo simplório de merda! Duvido que essa porra tenha lido um livro na vida. Lembre que o assunto é o diferencial que o acesso à cultura faz na formação da pessoa!

Black Fire
Gato OT 2011
# 14/dez/24 13:06
· votar

Ninguém é mais que ninguém, absolutamente.. aqui quem fala é mais um sobrevivente..

Viciado em Excel
Membro Novato
# 14/dez/24 13:14 · Editado por: Viciado em Excel
· votar

Wanton

Essa é a chave do tópico. Tem um usuário que recorre ao "ninguém é melhor do que ninguém", quando ele é o maior reprodutor de fake news ativo no fórum. Ele quer manter seus privilégios e reproduz o discurso que tem essa finalidade (discurso de direita), mas na hora de ser julgado, não aceita ser tratado com a diferença que ele mesmo produziu, falando bobagens diariamente.

Desde o início eu percebi que o tópico tinha essa chave e fiquei quieto. Eu tinha feito umas metáforas utilizando abelhas. Como "eu proibí" (sou poderoso) criar tópicos para desmoralizar usuários, o bonitão esquerdista que mora no Jardins e faz caminhadas no Parque Ibirapuera veio com este, disfarçadamente, mas até que enfim admitiu.

Podem, mas não é isso o que acontece. Para cada Walter Salles, que vira um diretor de cinema foda, tem 300 Velhos da Havan.

Esqueçamos as diferenças, afinal é um multi bilionário que faz uns filminhos esquerdinhas

E tem mais, com toda grana que tem e que já ganhou com os filmes, já devia ter uma indústria cinematográfica com capital de giro próprio e não ficar pendurado na Lei Rouanet.

Não, péra! Ele faz umas coisas legais pra esquerda.

Duvido que essa porra tenha lido um livro na vida. Lembre que o assunto é o diferencial que o acesso à cultura faz na formação da pessoa!

Ahã, governar uma engenharia empresarial complexa e grandiosa, num país instável, com a maior taxa de juros, insegurança jurídica e maior carga tributária do mundo, é mesmo para imbecis.

E nao me venha dizer que estamos fazendo métricas da riqueza. Apenas que por trás disso tudo, e para construir isso tudo, foi necessária muita burrice sendo processada. Kkk

Pool no cool com tanta cultura inútil.

qew

não vou dizer quem é, nem qual lado, tentem imaginar aí

se não me engano tem até um link que circula por aí dizendo que a população cotista sequer é capaz de terminar os cursos que acaba tendo acesso

Eu advinhei, Mizerávi!

Wild Bill Hickok

Joãozinho sabe matemática e troca seu saber com a Mariazinha que sabe português.

Num fala isso aqui, não! Aqui é outro contexto! Nessa história o Joãozinho ajudou a Mariazinha, só pra comê-la. Ele é misógeno!

Bom, em síntese:

Tópico criado para as vítimas das circunstâncias. Lulu Santos disse que tinha sartado de banda, mas vive fazendo o L.

Passei aqui só pra dá uma força proceis!

Wanton
Veterano
# 14/dez/24 13:28
· votar

Viciado em Excel
mora no Jardins

Saí dos jardins em 2007, cara. Pare de mentir sobre mim!

disfarçadamente

De modo algum! O seu choro foi a inspiração do tópico.

Esqueçamos as diferenças, afinal é um multi bilionário que faz uns filminhos esquerdinhas

Além de chorão, é desonesto! Estávamos falando de quem tem mais acesso à cultura por causa do dinheiro que ganha. É tão difícil de entender? Não existe bilionário de esquerda.

Nessa história o Joãozinho ajudou a Mariazinha, só pra comê-la. Ele é misógeno!

Parece um retardado bolsonarista tentando argumentar. A questão é: só parece?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 14/dez/24 13:39
· votar

mora no Jardins e faz caminhadas no Parque Ibirapuera

preciso pegar o hábito de ir mais ao ibira, melhor parque daqui de SP, já foi?

Viciado em Excel
Membro Novato
# 14/dez/24 13:54
· votar

Jonas Kahnwald

Já fui muitas vezes. Fiz vários cursos na Saint Paul, sempre me hospedava na 9 de julho e no fim da tarde sempre ia lá fazer caminhadas. É um dos melhores lugares que conheci para a prática. A pista é 100% plana sem subidas nem descidas.

makumbator
Moderador
# 14/dez/24 14:27
· votar

Wanton

Pô, vc realmente morava nos jardins? Achei que era ironia. Então o senhor é elite mesmo. Preciso ir aí fazer o beija mão no meu sinhô.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 14/dez/24 14:36
· votar

makumbator
Esquerdista Nutella.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Ninguém é melhor do que ninguém?