Leis para homossexuais não homossexualizam ninguém, assim como crucifixos não convertem ninguém

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# nov/09


15 de novembro de 2009

Crucifixos em escolas públicas: Recurso da Itália vai insistir que o símbolo é histórico-cultural

De Roma, para TERRA MAGAZINE

1.Os jornais italianos, neste domingo, fazem uma retrospectiva de temas pendentes e voltam à questão da presença de crucifixos nas salas de aula, em escolas públicas.
O estado italiano vai recorrer da decisão de uma das Câmaras da Corte Européia de Direitos Humanos. Só que vai esgotar o prazo de três meses previstos. Virou questão de Estado e não mais de governo.

[...]

Tudo começou com uma decisão recorrível de uma das câmaras da Corte Europeia de Direitos Humanos, sediada em Estrasburgo (França). Os sete integrantes da câmara decidiram acolher uma representação apresentada em 27 de julho de 2006 pela finlandesa Solie Lautsi, que vive na cidade de Abano Terme e tem dois filhos com o marido italiano.

Como os filhos estudavam em escola pública italiana com crucifixos nas salas de aula, a genitora reclamou e foi atendida, por entender que as regras laicas da União Europeia, a separar o Estado da Igreja, não estavam sendo cumpridas, de modo que seus filhos sofriam indevida influência religiosa católica.

Para o jovem Sami Albertim, cuja mãe provocou a Corte de Estrasburgo, as imagens deixavam nele a "sensação de estar sendo observado". O seu pai, que não quis assinar a reclamação por ser ateu, frisou, em entrevistas, que seus filhos são educados de modo a compreender que o homem foi objeto da evolução e não da criação divina. Para ele, o símbolo católico na escola atrapalha o que ele ensina em casa.

O governo italiano vai recorrer da decisão, no prazo de três meses estabelecidos. E o recurso será apreciado pela chamada Grande Câmara da Corte, composta atualmente de dezessete juízes. Pelo que já se comenta, a decisão poderá ser reformada, pela perda de objeto. Os dois filhos da finlandesa, quando do julgamento pela Grande Câmara, não mais estarão na escola pública, mas na universidade.

O governo Berlusconi, é voz corrente, não deu à causa a necessária atenção. Ou seja, a câmara julgadora não foi informada que o crucifixo, no Estado italiano, não é considerado um símbolo confessional, mas uma referência à história e à cultura do país. Assim, a presença de crucifixos nas escolas italianas é disciplinada por dois decretos, de 1924 e 1928, cuja validade recebeu confirmação em manifestação do Conselho de Estado, de fevereiro de 2006.

Para o líder de esquerda Pier Luigi Bersani, a decisão foi desastrosa: "Penso que neste delicado campo o bom senso acaba por ser uma vítima do Direito. Uma antiga tradição, como a do crucifixo, não pode ofender ninguém". Em outras palavras, o ex-ministro Bersani acabou por invocar o velho princípio do summum jus suma injuria, ou seja, o direito levado ao rigor extremo na sua interpretação pode gerar uma máxima injustiça.

Em Estrasburgo fica a Corte Europeia de Direitos. Ela pode ser provocada por qualquer cidadão europeu e visa obrigar os Estados membros a cumprir e garantir o estabelecido na Convenção Europeia para a Salvaguarda dos Direitos do Homem. Para a maioria dos cidadãos italianos, os sete juízes da câmara deixaram passar batido o fato de o símbolo do Cristo crucificado mostrar a sua humanidade, o sofrimento de quem achava que todos eram iguais.

Em 1979, quando juiz substituto na Comarca de Jales, interior de São Paulo, fiz proposta ao colega magistrado que era o diretor do Fórum para, na sala do Tribunal do Júri, entronizar a imagem de Cristo. Como um modesto admirador da obra de Piero Calamandrei, laico, antifascista e principal regente da elaboração da Constituição Italiana de 1948, ainda em vigor, lembrei um seu ensinamento. O de que a imagem dever ficar de frente para os juízes (nos fóruns, fica na parede de fundo), "para que eles recordassem os sofrimentos e as injustiças impostas, a cada dia, a tantos inocentes".

Na terça-feira 10, uma pesquisa popular, realizada por um instituto laico, mostrou que 84% dos italianos são favoráveis à presença do crucifixo nas escolas públicas. Os contrários atingiram 14% e apenas 2% deixaram de se manifestar. Dentre os que nunca frequentam as missas, 68% responderam afirmativamente à presença da imagem e 30% desaprovaram. Os restantes 2% disseram não saber avaliar. Dos que comparecem à missa uma vez por semana, 93% são favoráveis e 6% contrários.

Wálter Fanganiello Maierovitch

http://maierovitch.blog.terra.com.br/2009/11/15/crucifixos-em-salas-de -aula-de-escolas-publicas-recurso-da-italia-vai-insistir-que-nao-e-est ado-confessional-e-o-simbolo-e-historico-cultural/

Rizzo
Veterano
# nov/09
· votar


brunohardrocker
ahh..nem vou ler nada disso não..

vc é homossexual?

Abraços.[By Rotta]

brunohardrocker
Veterano
# nov/09
· votar


Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um conceito desenvolvido inicialmente pelo antropólogo Edward Burnett Tylor para designar o todo complexo metabiológico criado pelo homem [1]. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Explica e dá sentido à cosmologia social; É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura

Minow
Veterano
# nov/09
· votar


Apesar de não ver problema em estudar numa escola com um crucifixo, realmente não faz sentido dentro de um estado laico.

E essa discussão não tem nada a ver com a lei dos homossexuais, achei nada a ver a comparação.

Rizzo
Veterano
# nov/09
· votar


Minow
eae minow, cade a minaw?

brunohardrocker
Veterano
# nov/09
· votar


Rizzo

Sou assexuado.

Minow
Veterano
# nov/09
· votar


Rizzoz

Rizzo
Veterano
# nov/09
· votar


brunohardrocker
entendo Bruno.
flww

Minow
os mano powww..as mina páaa..os manoww powww as mina páá

Abraços.[By Rotta]

brunohardrocker
Veterano
# nov/09 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Minow
E essa discussão não tem nada a ver com a lei dos homossexuais, achei nada a ver a comparação.

(edit pra ficar mais claro)
Muitos cristãos se manifestaram (inclusive no tópico sobre a lei da homofobia) como se os homossexuais viessem a impor seus hábitos na sociedade. Ao meu ver, sem sentido.

O mesmo vale para o garoto italiano ali, sua mãe acha que a cruz vai torná-lo cristão.

qew
Veterano
# nov/09
· votar


Sou assexuado.

aeuhuahuea

Minow
Veterano
# nov/09
· votar


brunohardrocker
Muitos cristãos se manifestaram (inclusive no tópico sobre a lei da homofobia) como se a lei fosse permitir que os homossexuais impusessem seus hábitos na sociedade.

Caralho, cara. Reveja essa frase aí, por favor.

O mesmo vale para o garoto italiano ali, sua mãe acha que a cruz vai torná-lo cristão.

Eu entendo isso e discordo da mãe. Mas uma coisa é certa, não tem porque botar um símbolo religioso numa escola laica. E se fosse uma estrela de David?
Assim como acho surreal escrever "Deus seja louvado" nas cédulas brasileiras.

brunohardrocker
Veterano
# nov/09
· votar


O crucifixo faz parte da crença, e a crença faz parte da cultura da um país. Isso não interfere na laicidade.

Crucifixos na Itália, Brasil, EUA e etc, Buda no Japão e AlCorão ou seja lá o que for, entre os povos muçulmanos. Faz parte da cultura.

O laicismo só será afetado quando as Leis do Estado favorecer uma religião específica, ou ensinar nas escolas o criacionismo como ciência.

Headstock invertido
Veterano
# nov/09
· votar


Rizzo
Para de desvirtuar o tópico, doente.

james_the_bronson
Veterano
# nov/09
· votar


Assim, a presença de crucifixos nas escolas italianas é disciplinada por dois decretos, de 1924 e 1928, cuja validade recebeu confirmação em manifestação do Conselho de Estado, de fevereiro de 2006.

Decreto do Mussolini???

E outra: Suástica é um símbolo histórico na Alemanha, por que será que não usam???

brunohardrocker
Veterano
# nov/09
· votar


Minow
Caralho, cara. Reveja essa frase aí, por favor.


Não entendi, não acompanhou a discussão no outro tópico?

Eu entendo isso e discordo da mãe. Mas uma coisa é certa, não tem porque botar um símbolo religioso numa escola laica. E se fosse uma estrela de David?

O Judaísmo não tem importância histórica na cultura do país.

Assim como acho surreal escrever "Deus seja louvado" nas cédulas brasileiras.

Eu também desaprovo.

Minow
Veterano
# nov/09
· votar


brunohardrocker
O crucifixo faz parte da crença, e a crença faz parte da cultura da um país. Isso não interfere na laicidade.

Então tá. É questão de ponto de vista.
Na minha opinião, independente de ser um símbolo que faz parte da cultura do país, é um símbolo religioso. Quem quiser que pendure em casa, mas se o estado é laico, ele deve se manter o mais imparcial possível.

Minow
Veterano
# nov/09
· votar


brunohardrocker
Não entendi, não acompanhou a discussão no outro tópico?

Acompanhei mais ou menos. Só achei sua frase de extremo preconceito, você fala como se gays não fossem pessoas como você ou eu.

james_the_bronson
Veterano
# nov/09
· votar


brunohardrocker
O Judaísmo não tem importância histórica na cultura do país.

Eita...

paranauê
Veterano
# nov/09
· votar


Acho que o crucifixo não muda nada. Se for assim, que proíbam as escolas de ter árvores de natal, dar chocolate às crianças na páscoa...

brunohardrocker
Veterano
# nov/09
· votar


Minow
Acompanhei mais ou menos. Só achei sua frase de extremo preconceito, você fala como se gays não fossem pessoas como você ou eu.

Não foi essa a intenção. E eu não consigo ver onde...

james_the_bronson
Veterano
# nov/09 · Editado por: james_the_bronson
· votar


paranauê
Acho que o crucifixo não muda nada. Se for assim, que proíbam as escolas de ter árvores de natal, dar chocolate às crianças na páscoa...

Natal ===> Época de ganhar presentes...

Páscoa ===> Época de ganhar chocolate...

Ninguém lembra de Jesus :P ...

EDIT: Pode ver que todo padre/madre de escola vem com aquele papo chato de que "Natal não é só época de ganhar presente, bla bla bla Jesus bla bla bla"...

brunohardrocker
Veterano
# nov/09
· votar


Minow
Então tá. É questão de ponto de vista.
Na minha opinião, independente de ser um símbolo que faz parte da cultura do país, é um símbolo religioso. Quem quiser que pendure em casa, mas se o estado é laico, ele deve se manter o mais imparcial possível.


Veja bem, suponha que numa certa escola tenha a estátua do filósofo X, esse filósofo disse que 2+2=3, mas um aluno que estuda ali, não concorda, prefere as idéias do filósofo Y, que diz que 2+2=5. O filósofo da estátua é um personagem de importância histórica nesse país. Na sua opinião, o Estado deve retirar a estátua desse filósofo dali, pra não favorecer uma forma de pensar em detrimento de outra?

É o que eu acho, e tô apenas discutindo o assunto. Não me acho dono da verdade, só pra salientar.

Christina Amaral
Veterano
# nov/09
· votar


que proíbam as escolas de ter árvores de natal
Sonho *-*


Falando nisso, há quem diga que Natal é uma festa pagã, já que só lembram do velho Noel...

paranauê
Veterano
# nov/09
· votar


james_the_bronson

De fato, mas acho que todo mundo sabe da ideia "original".

Minow
Veterano
# nov/09
· votar


brunohardrocker
Sua analogia é bem diferente. Uma coisa é um filósofo que tenha a ver com a história do país, outra coisa é uma religião.

Christina Amaral
Como assim "há quem diga"? O natal, a páscoa, praticamente todas (ou todas) as datas importantes do cristianismo são festas pagãs.

LeandroP
Moderador
# nov/09 · Editado por: LeandroP
· votar


Se o garoto for um vampiro corre um sério risco de morte ao olhar para o crucifixo fixo na parede.

james_the_bronson
Veterano
# nov/09
· votar


paranauê
De fato, mas acho que todo mundo sabe da ideia "original".

EDIT: Pode ver que todo padre/madre de escola vem com aquele papo chato de que "Natal não é só época de ganhar presente, bla bla bla Jesus bla bla bla"...

brunohardrocker
Veterano
# nov/09
· votar


Christina Amaral
Falando nisso, há quem diga que Natal é uma festa pagã, já que só lembram do velho Noel...

Santa Claus é cristão. =p

james_the_bronson
Veterano
# nov/09
· votar


Talvez a questão seja até outra: Árvore de Natal e ovo de Páscoa foram aceitos por outras religiões/ateus/agnósticos. Até porque muita gente caga e anda para o sentido original...

É como o Cristianismo que sai adaptando um monte de coisa pagã...

Por que um ateu/agnóstico não pode escolher só o que quer também???

brunohardrocker
Veterano
# nov/09
· votar


Minow
Sua analogia é bem diferente. Uma coisa é um filósofo que tenha a ver com a história do país, outra coisa é uma religião.

Os dois são diferentes, mas os dois tem a ver com a história do país.

Se o Estado não deve ter crucifixos pra não favorecer uma religião em especial, então não deve favorecer nenhuma outra forma de pensamento. Opinião política também, assim uma estátua de Lulla favorece os esquerdistas e ofende os da direita.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Leis para homossexuais não homossexualizam ninguém, assim como crucifixos não convertem ninguém