Autor |
Mensagem |
Wanton Veterano |
# 18/dez/24 10:03 · Editado por: Wanton
· votar
Wild Bill Hickok Aí quando alguém responde vc desqualifica
Sem desqualificar. Todo comportamento está sob o controle de algo. Estudar o que controla o comportamento não é ser controlador, ao contrário, é libertador. Quem não entende que vive sob controle de fatores externos pode ter a ilusão de que tem autonomia sobre as próprias escolhas.
Olha o caso do tio que passa o dia vendo vídeos sobre política na internet, que mexem com a indignação dele. Ele acha que tem autonomia de pensamento, porque sente prazer com as coisas que escuta, mas tem tanto controle sobre o que está consumindo quanto um obeso entalado em uma boia tem sobre a correnteza do rio.
|
Wild Bill Hickok Membro Novato |
# 19/dez/24 03:39
· votar
Wanton
Se vc acha que o professor tem/pode controlar algo, é problema seu
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# 19/dez/24 07:47
· votar
Wanton Olha o caso do tio que passa o dia vendo vídeos sobre política na internet, que mexem com a indignação dele. Ele acha que tem autonomia de pensamento, porque sente prazer com as coisas que escuta, mas tem tanto controle sobre o que está consumindo quanto um obeso entalado em uma boia tem sobre a correnteza do rio.
Nesse caso me sinto obrigado a fazer um contraponto: Por acaso é cientificamente COMPROVADO que TODO MUNDO responde assim? Da mesma forma que a dopamina pode influenciar, mas não necessariamente é a resposta para tudo, será que só o behaviorismo está correto dentro da psicologia?
existem outras abordagens, que levam em conta outros princípios... sabia que a TCC tem uma "rixa" com os behavioristas, mesmo ambas tendo respaldo científico? Ambas lidam com a fonte dos problemas de forma diferente (ainda que com uma "raiz" de pensamento igual).
Se fosse assim todo gordo ia continuar gordo pra sempre, por pura inércia... e antes que vc me fale "ah, mas ele mudou pq começou a consumir conteúdo diferente" ou "ah, mas algum familiar ou amigo fez a cabeça dele"... uai, mas você acha que uma pessoa que tá acima do peso já não recebeu varios feedbacks e incentivos de amigos/familiares pra procurar melhorar a saúde muito antes de efetivamente tomar uma posição? pq que AGORA decidiu mudar? pq que AGORA decidiu consumir conteúdo diferente?
eu não nego que todo comportamento tem uma fonte de influência, mas nao coloco TUDO na responsabilidade dessas fontes e NADA na responsabilidade da própria pessoa...
|
Viciado em Excel Membro Novato |
# 19/dez/24 10:47
· votar
Wild Bill Hickok
E aí, sobrinho?
|
Lucmac Veterano |
# 19/dez/24 11:03
· votar
Vai estragar mais esse.
|
# 19/dez/24 11:06
· votar
Lucmac
Não senhor, ele é meu amigo das antigas, e só me chamava de Tio Pedro. Fica na sua, só observando, tá?
|
Wanton Veterano |
# 19/dez/24 11:10
· votar
Wild Bill Hickok Se vc acha que o professor tem/pode controlar algo, é problema seu
O professor controla, tendo consciência disso ou não.
Jonas Kahnwald será que só o behaviorismo está correto dentro da psicologia?
O behaviorismo não é um ramo da psicologia, é uma postura filosófica. Ser behaviorista é assumir que o objeto de estudo da psicologia é o comportamento observável, rejeitando a auto-observação dos estados mentais (introspecção). Deste modo, o behaviorismo conduz a alguns métodos dentro da psicologia, dando origem a ramos como a análise do comportamento.
Por acaso é cientificamente COMPROVADO que TODO MUNDO responde assim?
Respondendo sem as ressalvas necessárias: SIM, todo mundo responde assim.
Se fosse assim todo gordo ia continuar gordo pra sempre, por pura inércia.
A metáfora da inércia é muito boa. Para que algo vença a inércia, é preciso que outras forças atuem sobre o corpo. Alguns gordos não continuam gordos para sempre porque algo aconteceu na vida deles que permitiu a mudança.
mas nao coloco TUDO na responsabilidade dessas fontes e NADA na responsabilidade da própria pessoa
A análise do comportamento não tira a responsabilidade das pessoas. Não faria sentido pressupor que uma pessoa não pode mudar a própria vida, mas pode mudar a vida dos outros, né? Você pode mudar a própria vida, manipulando as condições ambientais para que elas atuem na mudança.
Eu sei que faço provocações baseadas em um determinismo mais rígido, mas isso é coisa minha. Não sou psicólogo, não posso falar pelos analistas do comportamento. Acredito que a maioria nem se dê o trabalho de refletir sobre o determinismo.
|
# 19/dez/24 11:38
· votar
Wanton O behaviorismo não é um ramo da psicologia, é uma postura filosófica.
talvez eu não esteja sabendo me expressar corretamente, por não manjar as expressões e termos corretos, mas vamos seguir então como postura filosófica então
ela não é a única postura filosófica que influencia nas conclusões e procedimentos e inferências dentro da psicologia, correto?
Ser behaviorista é assumir que o objeto de estudo da psicologia é o comportamento observável, rejeitando a auto-observação dos estados mentais (introspecção).
certo, já por essa edscrição eu vejo o porquê do behaviorismo ter tanta rixa com a psicanálise e vice versa (já que a psicanálise procura tanta essa análise a partir da introspecção) mas a TCC por exemplo, que leva em conta o comportamento, não leva em conta apenas ele, correto?
sem as ressalvas necessárias: Para que algo vença a inércia, é preciso que outras forças atuem sobre o corpo.
tá, mas acontece que outras forças já atuam e são ignoradas! comentários de amigos, parentes, vídeos no youtube etc é quase impossível que um gordo não consuma, em algum momento e mesmo que sem querer, conteúdo que o incentive a mudar... então pq tantas vezes essas forças contrárias são ignoradas até que magicamente uma faça efeito?
Eu sei que faço provocações baseadas em um determinismo mais rígido, mas isso é coisa minha. Não sou psicólogo, não posso falar pelos analistas do comportamento. Acredito que a maioria nem se dê o trabalho de refletir sobre o determinismo.
justo, a gente não precisa (e nem consegue) levar em consideração todas as variáveis pra fazer uma afirmação 100% precisa a todo momento, e essas reflexões que vc propõe são boas
|
# 19/dez/24 14:08
· votar
Wanton
Pode crê, estou sentindo o controle de OdC sobre mim agora
|
# 19/dez/24 14:13
· votar
Viciado em Excel
Dá um real aí, tio
|
# 19/dez/24 14:33 · Editado por: Viciado em Excel
· votar
Wild Bill Hickok
Dá um real aí, tio
Não, meu sobrinho, isso é pouco!
Pro cê!
|
Wanton Veterano |
# 19/dez/24 14:34
· votar
Jonas Kahnwald ela não é a única postura filosófica que influencia nas conclusões e procedimentos e inferências dentro da psicologia, correto?
Toda ciência tem a sua epistemologia. Pense em epistemologia como a tentativa de responder à pergunta: como sabemos o que sabemos? Para o behaviorista, o acesso ao conteúdo mental não é confiável do ponto de vista científico, porque não pode ser observado por outras pessoas. Isso aparece em Kant e, mais recentemente, em Ryle. Não é invenção do Skinner. A introspecção, como você pode imaginar, é muito mais antiga do que a psicanálise. Na psicologia, Wundt investigava a introspecção quando Freud ainda estava na fase anal. Então, esse debate não é novo.
Os analistas do comportamento também reconhecem a mente. Na AC, o que a mente faz é chamada de comportamento encoberto. Só que eles não mergulham muito nesse campo (como faz a TCC). Eles entendem que a epistemologia que se propõe a investigar a mente não é sólida o bastante, tampouco útil.
Você já viu gente que vê um animal se comportando e tenta se pôr no lugar do bicho, imaginando o que ele está pensando? Será que conseguimos nos colocar no lugar de um cachorro, para tentar enxergar o mundo como um cachorro enxerga? Será que dá para fazer isso com algum rigor, ou sempre estaremos contaminando o experimento? Nunca conseguiremos abandonar o que constitui o nosso ser para experimentar a experiência do outro como o outro a experimenta, concorda?
conteúdo que o incentive a mudar
Nem todo incentivo vira motivação. Alguns, inclusive, são bastante aversivos. Ainda que o incentivo vire motivação, quanto tempo dura essa motivação? Quanto tempo aquilo fica presente na vida da pessoa para garantir uma mudança substancial nos comportamentos recorrentes?
|
# 19/dez/24 15:10
· votar
Wanton Para o behaviorista, o acesso ao conteúdo mental não é confiável do ponto de vista científico, porque não pode ser observado por outras pessoas. Na AC, o que a mente faz é chamada de comportamento encoberto. Só que eles não mergulham muito nesse campo (como faz a TCC). Eles entendem que a epistemologia que se propõe a investigar a mente não é sólida o bastante, tampouco útil.
acho que entendi comentei recentemente que comecei a fazer terapia com uma psico TCC em paralelo com a minha psicanalista (depois descobri que fazer isso não é o mais recomendado, mas dane-se) e me surpreendi positivamente que ela, apesar de 80% do tempo reagir de forma bem distinta, nos outros 20% ela se utilizava de conceitos que já tinha visto antes na psicanálise
talvez por isso eu tenha começado a gostar dessa abordagem, mas tbm considero que a capacidade dessa profissional seja superior à da que eu testei anos atrás (e tbm sem o mesmo comprometimento, devo ser sincero)
enfim, tudo isso pra dizer que: então não é consenso que a investigação da mente/introspecção seja inútil/impossivel do ponto de vista científico!
Você já viu gente que vê um animal se comportando e tenta se pôr no lugar do bicho, imaginando o que ele está pensando? mas no caso do bicho sequer podemos saber se ele de fato "pensa" algo, os humanos sabemos que pensam
Será que dá para fazer isso com algum rigor, no caso de um ser humano que pode ser questionado e ir respondendo, creio que a investigação possa ser algo plausível (não necessariamente fácil)
Quanto tempo aquilo fica presente na vida da pessoa para garantir uma mudança substancial nos comportamentos recorrentes?
então, eu sei que vc disse que seria ilógico pensar que uma pessoa não é capaz de influenciar a si mesma se, ao mesmo tempo, ela for capaz de influenciar outras mas toda vez que vc segue por essa linha de raciocínio, parece que é para esse lugar que eu mencionei que a gente tá indo...
pq o que vai determinar o tempo que um estímulo exerce efeito?
|
# 20/dez/24 06:48
· votar
Viciado em Excel
o/
|