Tópico dos inimigos da ciência - Chupa, Bibi Bailas

Autor Mensagem
Lucmac
Veterano
# 09/set/24 17:25
· votar

Wanton

Que o assunto é abordado na faculdade de psicologia, sem dúvida, mas tal qual homeopatia no curso de farmácia, a psicanálise também é disciplina da grade de psicologia?

Se for, retifico o erro nessa mensagem, dizendo então que as duas pseudociências estão lado-a-lado no mesmo balaio.

makumbator
Moderador
# 09/set/24 17:32 · Editado por: makumbator
· votar

Wanton

Até na faculdade de comunicação eu tive aulas sobre psicanálise (dentro da parte de psicologia da comunicação). Foi assim que adquiri admiração pela qualidade de escritor do Freud.

Mas obviamente não era disciplina isolada (e nem deveria ser mesmo).

Wanton
Veterano
# 09/set/24 17:34
· votar

Lucmac
também é disciplina da grade de psicologia?

Sim. Olha o caso da USP:

Teorias e Práticas em Psicologia Clínica: A Abordagem Psicanalítica de Freud
Teorias e Práticas em Psicologia Clínica: Melanie Klein, Bion e Winnicott
Teorias e Práticas em Psicologia Clínica: A Psicologia Analítica de Jung

Wanton
Veterano
# 09/set/24 17:35
· votar

makumbator
Foi assim que adquiri admiração pela qualidade de escritor do Freud.

Ele é bom escritor, é? Ele tem uma contribuição importante na popularização do vibrador, se não me engano.

makumbator
Moderador
# 09/set/24 17:59
· votar

Wanton
Ele é bom escritor, é?

É sim. Depois da disciplina eu fui ler outros livros do barbudo da cocaína. A aula era basicamente em cima do "o mal estar na civilização" (e a professora era psicóloga).

Ele tem uma contribuição importante na popularização do vibrador, se não me engano.

Hahaha! Felizmente não preciso disso.

Lelo Mig
Membro
# 09/set/24 18:10 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Wanton

"Ele é bom escritor, é?"

Ele foi muito importante em sua época. Abriu portas para um novo olhar, principalmente na questão sexo e sexualidade. Contudo, como disse no outro post, preso a seu tempo e espaço social e geográfico. Branco, Europeu, de família Judaica, no despertar do Nazismo... foi uma espécie de Nelson Rodrigues, só que invés de jornalista era médico... não era um leigo inventando maluquices, era neurologista, com vasta experiência clínica.

Merece ser respeitado... longe de ser idolatrado. Sua obra só consolida que a Psicanálise esta presa ao momento, local, classe e etc. Sua Psicanálise explica muito do Europeu judaico/cristão, classe média e hipócrita no início dos 1900. Não serve prá nada para explicar um Aborígene ou Índio Americano. (por isso que psicanálise não é ciência).

shoyoninja
Veterano
# 09/set/24 19:35
· votar

Sobre o vídeo, o cara disse que ninguém está interessado em financiar estudos de produtos naturais. Cara, no Brasil é difícil achar estudo que seja financiado. Quando muito, o sujeito é bolsista de doutorado ou pós-doutorado e se escora na estrutura da instituição da qual faz parte. Não há verba pública para pesquisa!

...
Esses produtos naturais em sua maioria são só comida, é vendido como comida, segue as regras de produto alimentício, são comercializados como tal, é só a propaganda que dá a entender outra coisa (qual o nome disso?).

É lógico que o fabricante não quer fazer um estudo da cápsula de cartilagem de golfinho dele... :/

shoyoninja
Veterano
# 09/set/24 19:45
· votar

só se for querida pelos homeopatas
homeopatia não possui equivalência alguma com psicanálise, ou com as práticas da medicina integrativa ou oriental

Eu acho que você precisa se atualizar aí, tem um monte de médico que integra homeopatia com medicina convencional...

Não que eu esteja defendendo isso, mas eu acho a menos danosa, justamente por não fazer nada :)

qew
Veterano
# 10/set/24 09:02
· votar

Sua Psicanálise explica muito do Europeu judaico/cristão, classe média e hipócrita no início dos 1900. Não serve prá nada para explicar um Aborígene ou Índio Americano. (por isso que psicanálise não é ciência).

e o TCC serve para os indigenas?

a maioria das terapias servem pra tratar problemas contemporaneos que sequer eram diagnosticados no passado

a medida que as doenças "aparecem" - vide TDAH, borderline, burnout, etc que quase "todo mundo tem" - as possibilidades de atuação vão se expandindo

ps: não estou discordando com relação ao que é ciência/pseudo, mas a maioria das abordagens vão seguir sua geografia/temporalidade e se adaptar, sendo ou não ciencia comprovada

Lelo Mig
Membro
# 10/set/24 09:10 · Editado por: Lelo Mig
· votar

qew

"mas a maioria das abordagens vão seguir sua geografia/temporalidade e se adaptar"

Acho que você não leu os primeiros post onde falo com o Jonas sobre o porque e como funciona a metodologia científica.

Um analgésico, uma vacina, um anti inflamatório funcionam para um Inca Peruano, um Pigmeu Africano ou um Nórdico independente de raça, credo, tempo ou geografia. Se puxar ferro, irão igualmente ganhar massa muscular e etc. Um relógio ou uma filmadora, irão igualmente funcionar. Esses são pequenos exemplos da diferença entre ciência e "abordagem".

ps: não estou discordando que estas abordagens psico sociais não sejam benéficas ou importantes. Apenas dizendo que não passam pelo crivo do método científico.

makumbator
Moderador
# 10/set/24 09:33
· votar

Lelo Mig

E se um Inca ou pigmeu tomarem bomba vão ficar com os músculos inflados? Então está confirmado, maromba é ciência.

Lucmac
Veterano
# 10/set/24 09:45
· votar

makumbator

Se maromba é a ação que um medicamento de reposição hormonal provoca no organismo humano, sim, é ciência.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 10/set/24 09:53
· votar

makumbator
Lelo Mig
se maromba é ciência, não sei... mas vcs 2 são uns FRANGOS #prontofalei

Lucmac
Complementando o que o Wanton já te disse, além de a psicanálise ser estudada dentro de psicologia, a sua prática é muito mais adotada do que a homeopatia, tanto na quantidade de profissionais que a oferecem, como de pessoas que se tratam.
Aliás, se eu não estiver enganado, psicanálise ainda é a abordagem com mais representantes entre TODAS, ao passo que médicos homeopatas fazem parte de uma minoria...

shoyoninja
um monte de médico que integra homeopatia com medicina convencional...

"No Brasil, existem 2.766 médicos homeopatas em atividade e 2.973 registros de homeopatas nos conselhos regionais de medicina."
me parece um número bem irrelevante, mas tudo bem...

Lelo Mig
Merece ser respeitado... longe de ser idolatrado.
concordo

(por isso que psicanálise não é ciência).
já essa afirmação não parece fazer sentido algum
se psicanálise não é ciência, o motivo não é esse

qew
e o TCC serve para os indigenas?

a maioria das terapias servem pra tratar problemas contemporaneos que sequer eram diagnosticados no passado

a medida que as doenças "aparecem" - vide TDAH, borderline, burnout, etc que quase "todo mundo tem" - as possibilidades de atuação vão se expandindo

perfeito, mano qew

Lelo Mig
Um analgésico, uma vacina, um anti inflamatório funcionam para um Inca Peruano, um Pigmeu Africano ou um Nórdico

ai vc já está bem equivocado, você sabia que existem remédios, produtos para a pele entre outras coisas que funcionam bem para europeus mas não tão bem para outros povos justamente por conta da genética?

sabia que a população européia é a que tem menos problema com intolerância a lactose enquanto que na américa do sul mais de 50% das pessoas tem pelo menos um grau mínimo dessa intolerância?

Lelo Mig
Membro
# 10/set/24 10:01 · Editado por: Lelo Mig
· votar

makumbator
"Então está confirmado, maromba é ciência."

Claro que é. E nem precisa tomar bomba. Qualquer pessoa normal (a regra) se fizer exercício aeróbico vai ganhar condicionamento (cardio respiratório) e anaeróbico vai ganhar musculatura (força e massa).

Jonas Kahnwald

"produtos para a pele"
Não força Jonas! Produto para a pele têm tudo a ver com questão racial.

"tem menos problema com intolerância a lactose"
Não força 2! isso têm tudo a ver com genética e evolução.

Você entendeu... claro que existem exceções, todas podem ser explicada pela biologia, não com sociedade.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 10/set/24 10:07 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar

Lelo Mig
Não força Jonas! Produto para a pele têm tudo a ver com questão racial.

"tem menos problema com intolerância a lactose"
Não força 2! isso têm tudo a ver com genética e evolução.

não é somente produto para a pele e intolerância a lactose
uma infinidade de produtos são afetadas pela genética
desde tamanho e formato de calçados até remédios dos mais variados tipos...

logo, o problema da psicanálise não tem nada a ver com o contexto do Freud, até pq psicanálise não é só Freud

Lucmac
Veterano
# 10/set/24 11:01 · Editado por: Lucmac
· votar

Edit

Lucmac
Veterano
# 10/set/24 11:03
· votar

Aliás... Esquece. Vou até apagar o comentário.

Não é assunto importante para mim.

E ainda vou ficar com aquela impressão que além de repetir coisas inventadas por outros o Jonas também inventa.

Lelo Mig
Membro
# 10/set/24 11:19
· votar

Jonas Kahnwald

Esquece Jonas... ou tá se fazendo de idiota ou não entendeu nada do que escrevi.

Desisto.

makumbator
Moderador
# 10/set/24 11:29
· votar

Jonas Kahnwald
mas vcs 2 são uns FRANGOS #prontofalei

Se eu sentar em vc, te quebro rapaz...

Lelo Mig
E nem precisa tomar bomba.

Maromba sem bomba não é maromba.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 10/set/24 11:52 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar

Lucmac
o Jonas também inventa.

nao inventei que psicanálise é a abordagem mais popular da psicoterapia até hoje (apesar de prov não ser maioria absoluta) e não inventei que homeopatia, por conseguinte, é menos relevante na prática (menos de 3 mil profissionais no Brasil)

Lelo Mig
ou não entendeu nada do que escrevi.

posso não ter entendido mesmo, pois me parece que você estava tentando diminuir o valor da abordagem psicanalítica com base em fatos irrelevantes e/ou imprecisos

inclusive, mesmo entre as PBE, não existe uma que seja a melhor para tudo... existe a "padrão ouro" para quem tem bipolaridade, a padrão ouro para quem tem borderline e assim por diante...

logo, mesmo que a psicanálise fosse obsoleta para indígenas ou pior, que só atendesse judeus brancos heteros e homens, ainda seria um nicho aceitável

qew
Veterano
# 10/set/24 12:13 · Editado por: qew
· votar

Lelo Mig
ps: não estou discordando que estas abordagens psico sociais não sejam benéficas ou importantes. Apenas dizendo que não passam pelo crivo do método científico.

acho que entendi seu ponto, realmente não li a discussão toda...

mas aí talvez uma reflexão: será que o crivo cientifico atual é adequado para medir todos os métodos de tratamento psicologico?

quero dizer, tecnicamente o TCC é comprovado cientificamente então um pigmeu e um inca deveria responder de forma identica ao tratamento

mas é muito mais objetivo dizer como uma substancia age no sistema nervoso de um animal do que dizer que como um sujeito vai reagir X, Y e Z diante de um sofrimento psiquico (o que ao menos pra mim parece muito mais subjetivo)

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 10/set/24 12:20
· votar

qew
será que o crivo cientifico atual é adequado para medir todos os métodos de tratamento psicologico?
mas é muito mais objetivo dizer como uma substancia age no sistema nervoso de um animal do que dizer que como um sujeito vai reagir X, Y e Z diante de um sofrimento psiquico (o que ao menos pra mim parece muito mais subjetivo)

sem querer ser muito lisonjeiro, mas mais uma vez você falou o que eu penso melhor do que eu mesmo

qew
Veterano
# 10/set/24 12:45
· votar

Jonas Kahnwald

eu sou seu multi, não me ban °.°

Lucmac
Veterano
# 10/set/24 13:08
· votar

Jonas Kahnwald

Você pode até estar certo, mas para afirmar isso em uma discussão na qual você claramente defende que pseudociência deve ter a mesma consideração que a ciência deve-se, ao menos, expor algum estudo estatístico para corroborar o seu apontamento.

Mas o conflito está aí, justamente. Estatística é ciência. E você acha que ciência e pseudociência (que se pode enquadrar uma opinião baseada em evidências contestáveis) têm o mesmo valor. Veja só, não estou dizendo que você em algum momento disse que são as mesmas coisas, mas inegavelmente você pensa de forma consolidada que ambas têm o mesmo valor para o que se destina.

Dessa forma é muito fácil dizer que existem tatus da cor azul porque alguém pintou um, sem a necessidade de se fazer observação criteriosa sobre o fenômeno.

Lelo Mig
Membro
# 10/set/24 13:23 · Editado por: Lelo Mig
· votar

qew

Vamos lá, vou tentar resumir e encerrar de minha parte. O Jonas estava argumentando que ele não concorda "que tudo oq não é reconhecido como ciência, é tido como charlatanismo pelos cientificosos".

Eu não disse que concordava nem discordava dele. Apenas disse que existe um método científico e que a Psicanálise não "passa neste teste". Porque é subjetiva, interpretativa e etc.

A questão é que o Jonas "não aceita" que a Psicanálise seja colocada no mesmo balaio de astrologia, homeopatia e oscarái. E argumentei que a maioria dos cientistas não fazem isso, que ela é respeitada, é legal.

A questão é que consideramos, não só eu, que a metologia científica é importante, senão tudo quanto é charlatão e charlatanices, viram ciências. E que muitas "não ciências" são aceitas, respeitadas e bem vindas. Mas NÃO é ciências!

Mas ele não se conforma. Quer porque quer que a Psicanálise seja considerada ciência senão ele vai tirar as calças e pisar em cima.

Sacou?

Jonas

"estava tentando diminuir o valor da abordagem psicanalítica"

Confirmou. Não entendeu nada!

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 10/set/24 13:30
· votar

Lucmac
deve-se, ao menos, expor algum estudo estatístico para corroborar o seu apontamento.

eu não manjo muito de pesquisar no pubmed, porém o que eu já vi os próprios psicólogos de abordagens PBE admitirem é que existem estudos atestando a eficiencia clínica da psicanálise

o que se discute é a qualidade e quantidade desses estudos (parece que não são muitos, sobre a qualidade nao sei avaliar, os psicanalistas falam que são bons estudos enquanto que os de PBEs falam que não, fica difícil afirmar algo sem ter viés né)

ademais, tem esse vídeo das excelentes Ana e Laura

no qual no final, lá no minuto 14, elas afirmam que "não há indícios na literatura que indiquem que psicólogos que fazem parte das tais abordagens PBE tem melhores resultados do que aqueles que não fazem parte desse grupo

e eu considero elas bem imparciais nesse caso visto que, apesar de serem cientistas, não são da área de psicologia

E você acha que ciência e pseudociência (que se pode enquadrar uma opinião baseada em evidências contestáveis) têm o mesmo valor.

nao disse isso, tanto que eu me baseio no que a ciencia comprova pra tomar decisões em muitos campos da minha vida
porém como o qew bem falou,é muito mais fácil a ciência estudar o efeito que um composto químico tem no corpo do que o efeito de uma psicoterapia, por ser um campo de estudo com muito mais variáveis e de resultados menos tangíveis e mais subjetivos

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 10/set/24 13:32 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar

Lelo Mig
Quer porque quer que a Psicanálise seja considerada ciência

ou isso foi uma provocação, ou vc que nao entendeu merda alguma
na vdd vc sabe oq eu quero né

O Jonas estava argumentando que ele não concorda "que tudo oq não é reconhecido como ciência, é tido como charlatanismo pelos cientificosos".

não aceita" que a Psicanálise seja colocada no mesmo balaio de astrologia, homeopatia

Confirmou. Não entendeu nada!

você disse não concordar e nem discordar do que eu disse, então realmente é difícil entender

P.S se nao quer entender o que eu defendo (que não é o reconhecimento da psicanálise como ciência) veja o vídeo que postei acima, são 2 cientistas hablando... abraços

Wanton
Veterano
# 10/set/24 15:40
· votar

Jonas Kahnwald
Psicanálise

Talvez isso te ajude:

Wanton
Veterano
# 10/set/24 15:43 · Editado por: Wanton
· votar

shoyoninja
é vendido como comida, segue as regras de produto alimentício, são comercializados como tal

Eles tensionam os limites da lei, né? Tentam passar cientificidade sem ligar o sinal de alerta da Anvisa.

Jonas Kahnwald
nao inventei que psicanálise é a abordagem mais popular da psicoterapia até hoje

É a mais popular? De onde veio essa informação? Olha, se não é a mais popular, é seguramente a mais fácil. A psicanálise é a única abordagem que não precisa de curso superior para ser aplicada. Qualquer lenga-lenga se passa por psicanálise.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 10/set/24 15:48 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar

Wanton
Talvez isso te ajude:
Vou assistir,

EDIT: não é o mesmo conteúdo, apenas a chamada foi a mesma
mas o delas que postei é interessante tbm

estou no começo mas já gostando muito do conteudo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura