Tópico dos inimigos da ciência - Chupa, Bibi Bailas

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/set/24 19:35
· votar

makumbator
existem físicos importantes que deram contribuições relevantes para o estudo da física e adivinhe: eles cometeram erros PRA CARACA

Freud com certeza cometeu alguns erros em sua jornada oara estudar a mente humana, assim como Skinner e sei lá mais quem

até nao sei qual década os cientistas afirmavam que ovo fazia mal, hoje ja descobriram que nao é bem assim, e que numa quantidade razoável eles fazem bem
os cientistas de décadas passadas eram coachs? acho que nao...

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/set/24 19:44
· votar

Lucmac
Lucmac
estou dizendo isso porque estou experimentando diariamente esse prejuízo, na forma de uma pessoa muito próxima e querida , que está em um luto interminável, porque a terapeuta que ela tratava firmava comportamentos que eu, particularmente, reprovava, e já sabia exatamente que causaria um sentimento que eu tenho pavor, que é o remorso.

Essa terapeuta fez com que essa boa pessoa desenvolvesse um sentimento, que para mim é horrível, e que ela não merece.

Caro Lucmac, eu compreendo tua dor nesse caso, e nem vou me aprofundar no tema, vc tem todo o direito de ficar preocupado e etc.
Porém esse fato só serve para me indicar que a sua "bravata" contra a psicanálise é de cunho pessoal! Como voce pode ser objetivo nesse caso?

ademais, como você pode julgar toda uma classe de profissionais por conta do erro de um deles? esse evento anedotico tem tanto valor quanto o meu, que posso dizer que sou muito bem atendido pela minha

significaria isso que a minha profissional é boa e a do seu exemplo é ruim? É uma possibilidade bem plausível, mas nao a única possibilidade, reconheço... o fato é que tanto o seu exemplo como o meu NAO PROVAM NADA!

replicáveis", que significa dizer que essas técnicas podem ser aplicadas em qualquer indivíduo, funcionando da mesma forma.

e pq nao poderiam ser aplicadas da mesma forma?
como o fato de um ser TJ e o outro ateu impediria o psicanalista de fazer uso da associação livre, por exemplo? Isso, eu realmente nao entendi.

Um psicólogo TCC seria capaz de usar suas técnicas de forma réplicavel e um psicanalista não? Mais uma vez eu repito: se for isso, me parece que vcs tem uma visao muito Hollywoodiana da psicanálise

makumbator
Moderador
# 12/set/24 19:46
· votar

Jonas Kahnwald
eles cometeram erros PRA CARACA

É, mas eles cheiravam cocaína enquanto erravam? Duvido.

Lucmac
Veterano
# 12/set/24 19:51 · Editado por: Lucmac
· votar

makumbator

Existia o estudo da física bem antes do Newton, mas não existia psicanálise antes do Freud.

É que física é uma ciência natural. As pessoas não inventam suas razões, mas as decobrem. Ela existe, portanto, há tanto tempo tal qual o mundo existe.

A psicanálise é uma criação do homem, que está baseada em observações e relatos, que podem sim ter caminhos comuns, afinal estamos em um cerco de indivíduos peterncentes a uma mesma espécie, dotados dos mesmos orgãos, com funcionamento fisiológico igual. O que implica é que a mente humana é particular. Sabemos como se organiza, e é justamente por isso que a psicanálise não faz sentido, senão na superficialidade, como já foram tantas vezes explanadas aqui.

Lelo Mig
Membro
# 12/set/24 20:04 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Jonas Kahnwald

"o psicanalista tem uma interpretação de mundo própria"

EU DISSE QUE INTERPRETAÇÃO DO PSICANALISTA É ATRAVÉS DA ÓTICA DE MUNDO PASSADA PELO PACIENTE!!!!!!!!!!!!!!!CARALHO!!!!!!!!!!!!

Sério mesmo Jonas, vou encerrar a conversa, você simplesmente não esta sendo capaz de interpretar um texto com um mínimo de razoabilidade. (aconselho, de verdade, você conversar com seu psicanalista sobre isso).

Fui!

makumbator
Moderador
# 12/set/24 20:06
· votar

Lelo Mig
!!!!!!!!!!!!!!CARALHO!!!!!!!!!!!!

Ele vai dizer que vc precisa trabalhar essa raiva incontida com seu analista.

Lucmac
Veterano
# 12/set/24 20:07 · Editado por: Lucmac
· votar

Jonas Kahnwald

Não, Jonas. Não sofro, não faço bravatas, nada disso. Também não é pessoal, porque deixei claro que não é comigo, é com uma pessoa querida e próxima, que sofre porque acreditou em um tratamento mal fundamentado que você defende, distorcendo a realidade e fazendo observações muito no sense. Tambem não julgo toda uma classe de profissionais; em vez disso julgo a psicanálise e tendo a aceitar muito mais os argumentos da ciência e me oriento por tal. Eu estou no caminho certo. Você está esperando uma besta de sete cabeças, sentindo-se melhor porque segue uma pseudociência, ao passo que inferioriza outra, que é a homeopatia. Quem está fora do eixo é você.

Lelo Mig
Membro
# 12/set/24 20:09 · Editado por: Lelo Mig
· votar

makumbator

Foda-se! Perdi a paciência. Sempre achei o Jonas um cara inteligente e razoável... mas o cara, pelo menos neste assunto, simplesmente não consegue entender o que esta sendo dito, pior, entende ao contrário.

Desisto, de verdade, não escrevo mais neste tópico.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 12/set/24 20:46
· votar

Lelo Mig
Pois é, meu caro... Pombos e Xadrez, como eu havia dito logo na abertura da minha postagem... haha

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/set/24 20:54
· votar

Lelo Mig
aconselho, de verdade, você conversar com seu psicanalista sobre isso).
Ele vai dizer que vc precisa trabalhar essa raiva incontida com seu analista.

ambas as idéias podem ser boas
eu ja havia dito há alguns meses que o Lelo vinha sem paciência há muito tempo msm...

mas ok até dou razão a ele ter se irritado nesse caso específico...

porém, que outra visão o psicólogo pode ter senão aquilo que o paciente lhe confidencia?

se for só perguntar: eai, vc tem depressão, bipolaridade, ou oq? e a partir daí começar um tratamento com base numa fórmula mágica ai talvez o paciente nao tenha influência

mas no mundo real, o psicólogo, de qqr abordagem, vai estar limitado aquilo que o laciente lhe confidencia, oras bolas (entao sim, lelo me perdoe por nao entender que vc falava uma obviedade)

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/set/24 20:56
· votar

P.S a vontade que me dá é gastar 200 reais a mais por semana e me consultar com uma psicóloga TCC só pra comparar ambas terapias, de verdade msm

se eu fizer isso compartilharei minhas impressões num futuro tópico

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/set/24 21:01 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar

Lucmac
Não sofro

vc mesmo disse que estava sofrendo ao ver o caso de uma pessoa próxima... se vc acha que nao se afeta pelo próximo, mas só por si mesmo, vc teria um problema de empatia... que sei que nao é o caso...

não julgo toda uma classe de profissionais; em vez disso julgo a psicanálise
foi oq eu quis dizer, vc está reforçando o argumento de que psicanálise é nociva com base na experiência anedotica de uma pessoa próxima...

sentindo-se melhor porque segue uma pseudociência,
nao me sinto melhor por seguir uma pseudociência, me sinto melhor por fazer terapia, na qual é utilizada uma técnica que já existem estudos científicos apontando os benefícios clínicos (apesar de serem poucos estudos, reconheço)

Lucmac
Veterano
# 12/set/24 21:43 · Editado por: Lucmac
· votar

Jonas Kahnwald

Sim, sofro por ela, mas não sofro diretamente ao ponto de você entender que isso me afeta e distorce a minha compreensão sobre como pseudociência pode ser prejudicial.

vc está reforçando o argumento de que psicanálise é nociva com base na experiência anedotica de uma pessoa próxima

Não, cara. Ela é só uma espécie de materialização de um fato atestado em estudos sérios sobre a nocividade de tratamentos emprazados, isto é, que a cura ocorre naturalmente e depende apenas de determinado tempo, que concomitante com o tratamento placebo decorre. Pode dar certo, aí os louros são acolhidos para legitimá-lo. Se der errado é, como você mesmo disse, culpa de um profissional ruim.

apesar de serem poucos estudos, reconheço

Sim, reconhece que são poucos, mas lamentavelmente não faz ideia de que isso é um problema.

shoyoninja
Veterano
# 12/set/24 22:45
· votar

Mas espera lá.

Eu fui ler o documento do censo ao qual você se referiu. Aquilo lá é sobre o que eles estão chamando de abordagem teórica dentro da psicologia, não é o mesmo que fazer um curso de psicanálise que nem graduação precisa (que foi o que o Wanton mencionou).

Você é psicólogo? Se não, tem algum psicólogo por aí que pode comentar sobre isso, fiquei curioso. Entendi isso direito? É um "estilo de prática"?

Lelo Mig
Membro
# 12/set/24 23:35
· votar

Jonas Kahnwald

Prá encerrar de verdade, já que começou a ficar redundante (de ambas as partes), só uma coisa: EU não disse em nenhum momento que Psicanálise é uma merda, que psicanalista é charlatão, que não devemos fazer, que não funciona, que quem faz esta sendo enganado, extorquido e etc. (na dúvida releia tudo o que escrevi).

Então, respire fundo, saia da defensiva. Eu só disse o porque é considerada pseudociência pelo método científico. Inclusive, você disse (mais ou menos) que "não concorda com a metodologia utilizada para avaliar o que é ou não ciência, no caso da psicanálise, e eu nem refutei, porque ainda que discorde, você colocou como opinião e não como argumento.

E eu falei, da subjetividade dela. E no caso da "interpretação do mundo do paciente através da ótica do paciente, continua subjetivo. Independente da leitura diferente que pessoas diferentes fazem do seu redor, ainda que o mesmo paciente fosse em dois analistas diferentes, eles farão leituras diferentes, dada o alto nível de subjetividade.

Você pode argumentar que isso pode acontecer (e acontece) na medicina "geral", um ortopedista pode dizer que você esta com um entorse e outro com uma tendinite, no seu relato. Mas, uma chapa, um exame de imagem, de sangue e etc. irão definir (na maioria dos casos) um diagnóstico próximo ao "preciso".

Então Joninhas, meu queridinho. Eu apenas "ENTENDO O PORQUE" é considerado pseudociências e acho lógico que seja assim.

Não disse que é charlatanismo, que é ineficaz, etc., etc., etc.

Um beijo hétero e cristão!

makumbator
Moderador
# 12/set/24 23:56
· votar

shoyoninja

O Chris (moderador) acho que é psicólogo.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 14/set/24 08:08
· votar

esse é um cara que eu sigo, que oferece um conteúdo de qualidade importantíssimo e de graça nas redes sociais... e parece também sempre respaldar suas afirmações no que diz a ciência... mas se na vdd nao tiver F***-se pq tudo faz sentido e é isso que importa

makumbator
Moderador
# 14/set/24 08:43
· votar

Jonas Kahnwald

Tudo muito ótimo, mas o cara troca acento circunflexo por trema. Ele escreve “vocë”, por exemplo. Língua portuguesa pode não ser ciência, mas espera lá, né?

Wanton
Veterano
# 14/set/24 08:50
· votar

Jonas Kahnwald
que oferece um conteúdo de qualidade importantíssimo e de graça

https://www.instagram.com/p/C5a4mSmrc1v/?img_index=1

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 14/set/24 08:56 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar

makumbator
mas o cara troca acento circunflexo por trema. Ele escreve “vocë”,

nao tenho certeza, mas creio que isso seja culpa da IA que gera as legendas automaticamente
lu talvez ele seja burro no português, vai saber...

edit: tem uma terceira possibilidade: ele faz isso de propósito para gerar engajamento com as pessoas comentando sobre isso no video

Wanton
auto ajuda é ruim?

P.S esse cara é famosinho pelo mantra "mais foco e menos ansiedade"
sempre coloca na tela dos videos os estudos dos quais embasam oq ele ta falando, apesar de ter essa vibe gratiluz maconheira, pra mim, tudo certo

Wanton
Veterano
# 14/set/24 09:13
· votar

Jonas Kahnwald
"mais foco e menos ansiedade"

O que gera ansiedade no ansioso.

Já vi uns vídeos bons dele, e outros bem ruins.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 14/set/24 09:15 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar

Wanton
O que gera ansiedade no ansioso.
Será?
eu sou ansioso, nunca me incomodei com essa frase, mas isso pode ser uma exceção

Já vi uns vídeos bons dele, e outros bem ruins.

esse está na categoria dos bem ruins?

Lucmac
Veterano
# 14/set/24 09:25
· votar

Jonas Kahnwald

Olha, a psicanálise é mais ou menos como a autoajuda, que pode ser benéfica para uns, mas para outros inócua e, ainda, para mais alguns desinteressante simplesmente pelo entendimento pessoal que isso não serve.

Diferente de quando o cara sente uma dor no estômago que o preocupa, ele vai procurar um médico e provavelmente ser tratado, diagnosticado e tal.

E é um sentimento natural.

Você mesmo, adepto à terapia psicanalítica, se começar a ouvir vozes naturalmente vai procurar ajuda médica especializada, talvez nem pensar em psicanálise. Você pode pensar que isso seja óbvio, e é. A obviedade do tipo nasce exatamente desse tipo de situação. O ser humano lúcido é hábil e sobrevivente, sabe se cuidar adequadamente.

Agora, esses manos que ficam envoltos em teorias malucas de conspiração, como os que passaram a acreditar baseados em argumentos falsos que vacinas não são eficazes ou que a eficácia está condicionada a qualquer coisa e tal, seja por falta de inteligência ou alguma patologia pré-existente, pode não ter a perspectiva minimamente despoluída para decidir corretamente.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 14/set/24 09:33 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar

Lucmac
concordo com praticamente tudo (ou tudo, se entendi bem) do que voce falou

mas só pra constar, esse mano aí nao é psicanalista, é um médico com ênfase em neurociência (pelo que entendi do conteúdo dele)

Lelo Mig
Membro
# 14/set/24 09:57 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Jonas Kahnwald

Não simpatizo com esse sujeito. Na real, me irrita muito gente que caga regra e fica plantando bananeira na rua.

Esse mano e aquele outro, com cara de surfista playboy, que ficam pagando de feliz em tempo integral e virando cambalhota no meio do Shopping Center lotado, na real eu sinto vontade de chutar às bolas.

Prá ser honesto, eu desconfio muito de gente que precisa passar imagem de boazinha e feliz o tempo todo.

Lucmac
Veterano
# 14/set/24 10:00
· votar

Jonas Kahnwald

Não o conheço. Li a charge, mas não foi isso que motivou a resposta. Foi a sua pergunta sobre autoajuda, aí lembrei que uma vez um amigo e eu estávamos trocando ideia sobre pseudociência (é o farmacêutico que me disse que a homeopatia consta na grade do curso de farmácia) e chegamos a comentar que a o ramo da autoajuda é mais honesto do que a homeopatia porque não se coloca como ciência.

Você se adequa ao nosso espaço de debate nesse assunto alegando que conhece a distinção ciência/pseudociência e que não reivindica o status de ciência para a psicanálise, então está no mesmo campo de honestidade, mas no meio as pessoas influentes tratam como uma área fundamentada na ciência e mantém o debate vivo fazendo revisionismo sobre o método científico, que para o fim tem se mostrado bastante confiável, infalível.

makumbator
Moderador
# 14/set/24 10:06
· votar

Jonas Kahnwald

Talvez ele mesmo seja fruto de IA e nem seja uma pessoa real baseada em carbono. Já pensou nisso?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 14/set/24 10:15
· votar

Lelo Mig
que ficam pagando de feliz em tempo integral

então, isso é irônico, pois no próprio video que postei, ele fala que é prejudicial as pessoas conpararem a própria vida com a "vida perfeita" de outros que é exposta nas redes.

as vezes acho que ele acaba ganhando esse "hate" justificado ou não, muito mais pela postura que ele tem, do que pelo que fala

Lucmac
voltando um pouco, quando vc falou no outro post sobre ajuda médica especializada, talvez esse seja o ponto que me faz me sentir bem com a psicanálise.

apesar de na pandemia eu ter desenvolvido um quadro depressivo/ansioso e tenha até tomado remedios por um tempo, creio que eu nao tenha depressão crônica e nem um nível de ansiedade muito elevado.

talvez, se fosse o caso, eu sentiria necessidade de outro tipo de paicoterapia, mas como o que busco é "apenas" o autoconhecimento e compreensão sobre algumas respostas emocionais a algumas situações, a psicanálise me atende

P.S creio que a TCC tbm seria útil com relação a tomar medidas para mudar essas respostas emocionais que eu considero prejudiciais

shoyoninja
Veterano
# 14/set/24 18:16 · Editado por: shoyoninja
· votar

makumbator

Aguardemos, mas pelo que eu vi é mais ou menos como um "coach quântico" usar dados sobre certo percentual de físicos que defendem a interpretação de colapso consciente na mecânica quântica para validar suas práticas.

A FEBRAPSI fala em 2.500 registros, mas não parece haver muita regulamentação então esse número provavelmente não representa bem a realidade.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 15/set/24 09:12 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar

shoyoninja
o censo que eu postei aqui nao entrevistou nem 5% de todos os psicólogos do Brasil... dentro da amostragem de cerca de 20.000 psicologos, 20% deles, ou 4.000, disseram utilizar a abordagem psicanalítica (uma minoria utiliza 2 e uma minoria menor ainda 3 ou mais abordagens conjuntas)

bem, se dentre uma amostra tao pequena de psicólogos já encontramos 4 mil psicanalistas, com certeza 2500 é um numero bem desconectado da realidade

e o seu exemplo do coach quântico não faz o menor sentido dentro do contexto em que eu apenas afirmava que a psicanálise continua sendo a abordagem mais popular entre os psicólogos (não há um juizo de valor estrito e intrínseco nesse dado)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Tópico dos inimigos da ciência - Chupa, Bibi Bailas