Os Melhores Livros Sobre Ateísmo e Religião

Autor Mensagem
Lucmac
Veterano
# 29/jul/24 16:19
· votar


por isso sou agnóstico... essas questões perdem completamente a relevância.

JJJ
Veterano
# 29/jul/24 17:52
· votar


Lelo Mig

Deus, por conceito, é uma divindade

Mas eu tenho evitado ao máximo essa abordagem. Uma coisa é o motivo da criação do universo, o que o pôs em marcha. Outra coisa é o Deus da fé. Podem ser a mesma entidade (com certeza, pelo viés religioso o são!), mas eu estou separando os conceitos aqui.

JJJ
Veterano
# 29/jul/24 17:55
· votar


Lucmac
por isso sou agnóstico

De uma certa forma, somos todos um tanto agnósticos, na medida em que não podemos provar nem que Deus existe, nem que não existe... Podemos dizer que acreditamos numa ou noutra hipótese, mas não podemos provar.

Lelo Mig
Membro
# 29/jul/24 18:25 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

"...eu tenho evitado ao máximo essa abordagem"

Eu entendi sua forma de pensar, mas eu discordo dela. Não acho que tenha como dissociar Deus de divindade. Ou é um "ser", "consciência", "criador" ou é um fenômeno natural.

Ok, você pode me dizer que prá você um "evento aleatório que surgiu do nada" um "big bang" é Deus. Vou aceitar, mas não vou concordar. Se prá você algo ou alguma coisa "pôs o universo em marcha" intencionalmente, ao meu entendimento você sugere um Deus, uma divindade senciente.

Cara, é difícil ser um ateu da forma como sou e me fazer entender... estou acostumado com isso. Eu não fui doutrinado ao ateísmo, como disse antes, nunca li um livro de discurso ateísta, nunca fui convencido. Também não me decepcionei ou me revoltei com Deus ou religiões. Não tive pais religiosos opressores. Meu ateísmo é simples: Deus não faz nenhum sentido prá mim, assim como o coelhinho da Páscoa não faz sentido a maioria dos adultos. Eu não consigo conceber Deus como algo minimamente factível.

JJJ
Veterano
# 29/jul/24 22:40 · Editado por: JJJ
· votar


Lelo Mig

Se prá você algo ou alguma coisa "pôs o universo em marcha" intencionalmente, ao meu entendimento você sugere um Deus, uma divindade senciente.

Entendo.

Realmente, se o ato é intencional, implica em algum tipo de consciência. Se foi o caso, é um tipo de consciência completamente diferente do que nós entendemos por consciência, mas ainda assim, é algo por aí.

Ou é um "ser", "consciência", "criador" ou é um fenômeno natural.

Sei lá... pode ser as duas coisas...

Lelo Mig
Membro
# 29/jul/24 23:32
· votar


JJJ

"Entendo. Realmente, se o ato é intencional..."

Isso! Exato... me fiz entender. Quando se fala em Deus, pressupõe-se algo, por exemplo uma "força ou ser", consciente que "fez intencionalmente", com um propósito... em resumo, criou = Criador.

Se for de outra forma, não é Deus, a não ser que você esteja inventando uma nova religião.

JJJ
Veterano
# 30/jul/24 10:09
· votar


Lelo Mig
a não ser que você esteja inventando uma nova religião.

O Jotismo. Aceito dízimos!

qew
Veterano
# 30/jul/24 10:49
· votar




assisti a esse video e lembrei desse topico

Wanton
Veterano
# 30/jul/24 15:17
· votar


qew

Lamento pelo uso da palavra "importância" em várias partes do vídeo. Somente a consciência pode se importar (atribuir valor) a algo. Existência sem consciência para valorá-la não tem importância.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Os Melhores Livros Sobre Ateísmo e Religião