Autor |
Mensagem |
Pedro_Borges Veterano |
# 28/jul/23 21:50
· votar
Wanton
Você viu o vídeo ou ficou no pre-julgamento, preconceito?
É uma informação e aqui, repito, não é um ambiente acadêmico.
|
Wanton Veterano |
# 28/jul/23 21:51
· votar
Pedro_Borges Você viu o vídeo ou ficou no pre-julgamento, preconceito?
Vi cerca de um minuto, até chegar no anúncio. Tem plot twist?
|
Lelo Mig Membro
|
# 28/jul/23 22:42
· votar
Pedro_Borges
É praticamente o que eu disse daquela outra vez que conversamos sobre o tema. A região equatorial e sub tropical é justamente a que foi colonizada, explorada e escravizada para enriquecer o resto.
E tem gente que quer culpar o sol.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 28/jul/23 22:47 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
Lelo Mig
Amigo meu morou na Austrália e disse que lá tem o mesmo preconceito dos sulistas contra nortistas, que coincidentemente é a região mais pobre e, segundo eles, o povo é menos trabalhador. Vai entender?!?!
Agora tomemos o nosso exemplo. Os europeus procuraram se estabelecer mais ao sul. Todas cidades no Brasil, inclusive as do norte, só se desenvolvem pra o sul. A fuga da linha do equador é um movimento natural.
Preste atenção nas cidades que você conhece e verá esse fenômeno.
|
JJJ Veterano
|
# 28/jul/23 23:17
· votar
Bom... Na Itália é o inverso. O norte desenvolvido e o sul quase terceiro mundo.
E o norte é mais frio.
Os países onde o lugar mais quente é o mais desenvolvido são excessões. Tirando casos extremos tipo Sibéria ou Alasca, é isso aí. Eu acredito que a temperatura faça diferença. Me julguem.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 28/jul/23 23:40
· votar
JJJ
Bom... Na Itália é o inverso. O norte desenvolvido e o sul quase terceiro mundo.
Sim, como é hemisfério norte, a fuga do equador é pro norte.
|
Drinho Veterano |
# 29/jul/23 03:47 · Editado por: Drinho
· votar
JJJ
Eu acredito que a temperatura faça diferença. Me julguem.
Acho curioso esquerdistas, estatistas e governistas se contorcendo pra explicar a pobreza de terceiro que demonstra a descarada baixa atividade econômica e um monte de governos incompetentes/autoritários com colonização usando da simplicidade que eles tanto criticam para saírem bonitos na foto.
Seria interessante verificar se todas as colônias do império britânico, por exemplo, de fato não foram pra frente antes de atribuir uma regra geral simplista (como eles dizem) desta forma.
Sobre o calor, aceito que exista a possibilidade de contribuir em termos de performance humana, mas posso falar apenas por experiência própria pois já trabalhei em ambos os ambientes, porém, da mesma forma que a colonização, me parece precipitado dizer que é apenas isso e nada mais.
Bastou levar os ricos para Singapura em cima da linha do equador e o problema do calor também foi resolvido.
A Rússia e o leste europeu, assim como a Argentina são frios e de primeiro mundo não têm nada.
A Itália é um bom exemplo de como a atividade econômica é crucial, o sul da Itália é mais quente, mas são só 800 km de distância e a diferença, como você colocou, é colossal.
Estou politizando o tópico, Makumba vai agir de ofício.
|
Drinho Veterano |
# 29/jul/23 04:03
· votar
https://gq.globo.com/google/amp/saude/noticia/2023/07/penis-encolhe-fr io.ghtml
|
Lelo Mig Membro
|
# 29/jul/23 09:10 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Pedro_Borges
"Os europeus procuraram se estabelecer mais ao sul."
Simplesmente porque é natural se estabelecer em regiões que se assemelhem mais as que você já esta habituado.
As civilizações mais adiantadas do mundo antigo (região mesopotâmia, oriente médio, norte da Africa) muitas delas regiões desérticas, é justamente onde hoje estão as mais pobres.
É absolutamente cultural.
"Drinho"
"Seria interessante verificar se todas as colônias do império britânico, por exemplo, de fato não foram pra frente antes de atribuir uma regra geral simplista (como eles dizem) desta forma."
"regra geral simplista"? Você acha que pelo fato de ser esquerdista ou centro esquerdista as afirmações/análise não possuem estofo, embasamento? Que são tiradas do cu?
Ao contrário de muito Zé Ruela aqui eu li prá caralho, estudei pra cacete. Não gosto de pagar de arrogante aqui no FCC, mas têm horas que têm que botar o pau na mesa... enfiar a porrada.
Se não sabe ou é preguiçoso para procurar, tá aí, mastigadinho, pelo menos 80% das colônias inglesas. Analise você mesmo, tire suas próprias conclusões:
Colonias que fizeram parte do Império Britânico.
Iémen do Sul Bahamas Lesoto Botswana Myanmar Nigéria Catar Ceilão Sri Lanka Chipre Jamaica Malta Nigéria Nova Zelândia Serra Leoa Singapura Gana Parte de Honduras e da Nicarágua Ilhas Jónicas Austrália Meridional Flórida e partes de Alabama, Luisiana e Mississippi Guiana Belize Honduras Hong Kong Ilhas Barbados, Dominica, Granada, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Trinidad e Tobago Ilhas Anguilla, Antígua e Barbuda, Ilhas Virgens Britânicas, Montserrat e São Cristóvão e Nevis Ilhas Salomão Índia, Bangladesh e Paquistão Birmânia e Áden Malásia e Brunei Iraque Ilhas Maurícia, Seicheles e Território Britânico do Oceano Índico Minorca Malawi Rodésia e Niassalândia. Israel e Palestina Papua e Nova Guiné Quénia Irlanda Reino de Tonga Rodésia do Norte Zâmbia Rodésia do Sul Zimbabwe Samoa Gâmbia Somália Suazilândia Sudão Tanzânia Labrador Jordânia Uganda Kuwait Zanzibar
... Só falta um corno destacar a Nova Zelândia, como exemplo, na lista.
|
makumbator Moderador
|
# 29/jul/23 10:11
· votar
Lelo Mig
Nova Zelândia bate 90% dessa lista. E não sou corno!
|
makumbator Moderador
|
# 29/jul/23 10:12
· votar
https://economia.uol.com.br/colunas/graciliano-rocha/2023/07/29/sni-co mprou-imovel-para-espionar-adversarios-e-registrou-em-cartorio-no-rs.h tm
|
Wanton Veterano |
# 29/jul/23 10:33
· votar
JJJ Eu acredito que a temperatura faça diferença.
Se faz, chegou a hora da virada, Porque tá fazendo mais de 40ºC por aquelas bandas, enquanto o clima do sul do mundo tá bem de boa. Acho que nevava no Egito na época das pirâmides. Os caras inventaram a matemática e a filosofia no quentinho, enquanto os nórdicos de 400 AEC não passavam de bárbaros retardados. O vocabulário deles era tão pobre que a maior parte das palavras dos caras têm raiz greco-romana.
Eu acho que o ambiente é determinante, sim. Mas de uma forma bem mais complexa do que essas hipóteses dão a entender. De correlações espúrias o inferno tá cheio! Poderia alegar que a galera que mora na linha do Equador fica zonza porque gira mais rápido do que quem mora mais perto dos polos, por exemplo.
Pedro_Borges Você viu o vídeo ou ficou no pre-julgamento, preconceito?
O vídeo usa uma artimanha de incitação à paranoia bem conhecida na internet. Ele joga o discurso que deixa o povo excitado primeiro e depois mete um porém, quando ninguém mais quer saber do assunto. O Bolsonaro vivia fazendo isso: dizia e depois desdizia.
|
JJJ Veterano
|
# 29/jul/23 11:02
· votar
É óbvio que o lance da temperatura não seria o único ingrediente, né? Não sejam tão lacônicos!
E também é óbvio que sempre há exceções.
E também é óbvio que, depois do desenvolvimento natural dos povos, a globalização trataria de equalizar e caotizar alguns casos.
Finalmente, não cabe esquerda e direita aqui. É uma questão geográfica e o que isso favorece ou desfavorece, em função de realidades sociológicas. Não carece de polarização.
|
Wanton Veterano |
# 29/jul/23 11:38
· votar
JJJ É uma questão geográfica e o que isso favorece ou desfavorece, em função de realidades sociológicas.
Sim, está correto. Não dá para desprezar dados porque eles não dizem o que nós gostaríamos de ouvir. Não tenho problema que investiguem correlações, até porque prefiro o frio ao calor. O caso é que tem gente que se aproveita das correlações aparentes para formular teorias pseudocientíficas bastante perigosas, inclusive, racistas.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 29/jul/23 11:52
· votar
Wanton
Poderia alegar que a galera que mora na linha do Equador fica zonza porque gira mais rápido do que quem mora mais perto dos polos, por exemplo.
Isso é uma verdade, nós viajamos mais km/h de espaço, tanto na rotação quanto na translação, do que os polares. Isso pode justificar nosso cansaço e preguiça. Pode ser uma das teorias.
O Bolsonaro vivia fazendo isso: dizia e depois desdizia.
Cara, não sabia que ele era tão sabido e extrategista assim. Podemos chamá-lo, além de fascista, também maquiavelista, então.
JJJ
Não carece de polarização.
Mas ele foi coerente. Estamos falando de polos e ele polarizou. Rsrsrs
|
brunohardrocker Veterano |
# 29/jul/23 11:58 · Editado por: brunohardrocker
· votar
Se o clima e a posição geográfica fossem determinantes, o Brasil seria o mais alto IDH no mundo. O primeiro não só na agricultura como também na indústria. Aqui tem frio, tem calor, tem agua, tem petróleo, tem solo fertil, tem floresta, tem práticas e culturas trazidas pela imigração de todos os cantos do mundo. Estamos no melhor e mais privilegiado território do mundo. Não da pra ignorar 500 anos de história.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 29/jul/23 12:06
· votar
Em síntese: aonde não há pronunciamento científico, prevalece a crença, esta baseada nas constatações empíricas e não nas causas. Portanto, acreditar nos fatores como maior incidência do sol e também maior quilometragem de espaço rodado, com incidência de mais efeitos gravitacionais, podem ser teorias temporariamente aceitas.
|
Wanton Veterano |
# 29/jul/23 12:17
· votar
Pedro_Borges podem ser teorias temporariamente aceitas
Não. Deve-se fazer uso da suspensão de juízo.
|
Drinho Veterano |
# 29/jul/23 12:28 · Editado por: Drinho
· votar
Lelo Mig
Pois bem, no império português não tem nenhum, se bobear nem Portugal e o que isso quer dizer? Nada.
Se tem Austrália, Nova Zelândia e Irlanda prosperando, o senhor pegue sua regra geral e guarde para o senhor. Não há relação de causa e efeito simplesmente com colonialismo da mesma forma que esta não se relaciona simplesmente com o clima, ou posição dos planetas. Isso é terraplanismo de bovino governista e estes têm dificuldades determinar relação de causa efeito.
Ainda que existam elementos que joguem a favor ou contra, clima, mar, terreno e bla bla bla, a atividade econômica é o que gera a riqueza que sustenta o desenvolvimento humano.
Não quer dizer que todos os lugares que tenham atividade econômica serão prósperos, mas garante que todos os lugares que não tenham não serão.
Também não quer dizer que não se desenvolva a atividade econômica mais conveniente para determinado ambiente.
O ímperio britânico foi o maior da história e o mundo é em gigantesca parte miserável, naturalmente a maior parte dos países também será.
Basta ver o que a China virou depois do partido comunista chinês entender que só a economia de mercado salva, ainda é uma merda de IDH e provavelmente não deixará de ser pois não existe partido comunista interessado em entregar dignidade e autonomia para ninguém, porém já tem economia passando os EUA, me parece bem relevante.
têm que botar o pau na mesa
Eu gosto.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 29/jul/23 13:11 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
Lelo
têm que botar o pau na mesa
Se fizer isso na minha frente eu meto o martelo de bater carne, tempero com sal, frito e corto pros cachorros. E dá um jeito de ser grande pra render pra todos! Não vem com história de "pauzinho", não, viu?
|
Lelo Mig Membro
|
# 29/jul/23 14:01 · Editado por: Lelo Mig
· votar
makumbator
"E não sou corno!"
Certeza? Se fosse você contratava um detetive prá ir atrás do bofinho.
|
Lelo Mig Membro
|
# 29/jul/23 14:07 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Pedro_Borges
"Não vem com história de "pauzinho", não, viu?"
Eu tinha uma medalha de "Mais extraordinariamente dotado do FCC". Mas como estava ocupando muito espaço no box de identificação (e despertando inveja) os moderas tiraram.
Drinho
"Não há relação de causa e efeito simplesmente com colonialismo..."
Não tenho paciência com terraplanista não. Quando sujeito dá pinta de ser incapaz de resolver uma simples equação de primeiro grau é melhor tirar o time de campo.
|
JJJ Veterano
|
# 29/jul/23 18:05
· votar
Wanton tem gente que se aproveita das correlações aparentes para formular teorias pseudocientíficas bastante perigosas, inclusive, racistas
Ah, mas aí é um salto sem pé nem cabeça... A ideia de que a temperatura e o clima, de modo geral, influem no desenvolvimento social, acaba nisso só, o resto é maluquice ou fascismo puro e simples.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 29/jul/23 18:18
· votar
Wanton tem gente que se aproveita das correlações aparentes para formular teorias pseudocientíficas
Oh, pequeno gafanhoto, as imensa maioria das pesquisas científicas, inclusive nas áreas clínicas são feitas por correlações estatísticas (aparentes). Ou você acha que são usadas experimentos químicos, provetas, pipetas e tudo mais?
|
ProgVacas Membro Novato |
# 29/jul/23 18:48
· votar
JJJ influem no desenvolvimento social
Às vezes nos falta disposição para ler tanta porcaria que esses caras escrevem, mas eles estão inferindo que regiões de climas quentes provocam baixo intelecto nos seus habitantes, para justificar seus preconceitos em relação aos nordestinos. Coisa de bolsonarista, que fica cheio de ódio porque essa região costuma ser decisiva para eleger governos de esquerda no Brasil.
Você diz coisa óbvia, quanto à organização social.
Eles vão além.
|
Wanton Veterano |
# 29/jul/23 19:37
· votar
Pedro_Borges Oh, pequeno gafanhoto, as imensa maioria das pesquisas científicas, inclusive nas áreas clínicas são feitas por correlações estatísticas (aparentes). Ou você acha que são usadas experimentos químicos, provetas, pipetas e tudo mais?
Mas que diabos isso tem a ver com o assunto? Puta merda, Pedro! Parece maluco conversando.
|
Wanton Veterano |
# 29/jul/23 22:14
· votar
Vermes de 46 mil anos voltam à vida após processo de descongelamento
Voltaram à vida ou nunca morreram?
|
Lelo Mig Membro
|
# 30/jul/23 00:20 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Wanton
"Voltaram à vida ou nunca morreram?"
Acho que nesse caso em especial a frase "voltar a vida" não esta tecnicamente incorreta.
Pelo que lembro (posso estar equivocado) li, uma ocasião, um estudo sobre Tardígrados e eles também entram neste processo de criptobiose que não é morte, mas também não é vida. Existe animais que fazem um outro processo, onde também não morrem, mas não estão vivos, que se chama anidrobiose onde o organismo fica dessecado (totalmente sem água).
No estado criptobiótico, todos os processos metabólicos param. Pode-se preservar indefinidamente até que as condições ambientais voltem à normalidade. Acho que tecnicamente não é o mesmo que estar vivo.
|
ProgVacas Membro Novato |
# 30/jul/23 16:44 · Editado por: ProgVacas
· votar
Bom... Esse tubarão então ficou para trás.
https://www.bbc.com/portuguese/geral-37057830
|
ProgVacas Membro Novato |
# 30/jul/23 16:45 · Editado por: ProgVacas
· votar
Ah não... Não são comparáveis. O verme é invertebrado. O tubarão reina, ainda.
|