Autor |
Mensagem |
Lucmac Veterano |
# 03/set/23 11:02
· votar
Eu tô relendo o comentário que fiz para saber o de fui grosseiro... Destaque exatamente o que eu devo mudar na minha dialética que eu avalio.
Por exemplo, não posso dizer que quem conta mentira e mentiroso? Preciso mesmo dizer que traz mentiras inocentemente de grupos externos (o que é óbvio, porque por aqui não existe nada parecido senão vindo dele) para depois ser chamado de arrogante? Ah, pelamor... Não é a linguagem! É a contrariedade. Pode perceber no diálogo Pedro/JJJ.
O que você está me dizendo e não percebendo é que eu devo me calar. Só assim. Não gosto de futilidade, meu humor é muito exigente, o que posso fazer? Parar de participar? Ser simpático com esses caras que não tem critério nenhum para chamar os outros de criminoso? O papo desses caras não é amigável. Não me eduquei para esperar um negro defender condutas não-racistas, por exemplo, e isso vale para homofobia, eugenia, aporofobia etc.
|
JJJ Veterano
 |
# 03/set/23 11:14
· votar
Jonas Kahnwald mais relax, não pegava tanta pilha nas discussões.
Isso acabou em 2013. De lá pra cá (e não só aqui), a polarização fez com que todo mundo se armasse até os dentes (metaforicamente falando - embora alguns seja literalmente mesmo).
Acho que sua crença de que o pacifismo vai nos levar ao fim está se provando errada... Estamos cada vez mais beligerantes.
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# 03/set/23 11:25
· votar
Lucmac
Eu rechaço com ironia, tiro o sarro, ridicularizo mesmo. Desonestidade eu respondo dessa forma e vou manter assim.
Nessa ultima resposta eu nao vi você ridicularizando diretamente, mas afirmou que faz e fará isso novamente. E eu já vi vc fazendo isso com ele e outros, até comigo num passado mais distante (mas isso são aguaas passadas sem magoa alguma, só pontuando, e na época eu tbm provocava e devolvia). Então veja, um sarcasmo aqui e ali ok. Mas chamar de burro, de velho sei lá outras coisas do tipo EU acho desnecessárias. Tbm vejo as vezes vc se apegando a alguns detalhes como o Pedro falar "paragrafo" e vc lembrá-lo que o correto é estrofe. Assim parece que vc tá procurando pelo em ovo sabe? E também ficar encurralando tanto o Pedro impede que ele possa ter algum ar pra respirar e realmente analisar o que escreve.
Eu concordei quando vc disse sobre a letra da musica, quando criticou ele chamar o JJJ de arrogante e tals, essas foram colocações relevantes. Mas dá tempo pra ele respirar. Novamente fazendo um "mea culpa", num grupo de palmeirenses do whats que eu estou participando, de início eu rechaçava com furor alguns comentários que eu achava absurdos e que podem ser danosos no sentido de fomentar e cimentar conceitos prejudiciais ao clube. Mas a minha postura agressiva no combate a esses pensamentos NUNCA trazia bons resultados no sentido de convencer os outros do que eu acreditava ser o mais correto.
Concluindo, meu conselho para vc é por experiência própria, de alguém que fez algo parecido e se arrependeu!
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# 03/set/23 11:28
· votar
JJJ Acho que sua crença de que o pacifismo vai nos levar ao fim está se provando errada
Mas a minha crença implica que a maioria NÃO seguirá esse caminho. E quando "fingirem" seguir, fazendo um anúncio global de "paz e segurança" aí sim estará começando o fim. As religiões serão atacadas pq os governos mais relevantes, de forma coletiva, chegarão a conclusão que o problema que impede a paz mundial são justamente elas!
|
Wanton Veterano |
# 03/set/23 11:56
· votar
Lucmac Ninguém está tentando imacular o PT.
Eu sei.
|
Wanton Veterano |
# 03/set/23 11:59
· votar
É engraçado ver a direita descendo a lenha no governo Lula por causa do Juscelino Filho. Vejamos quem é Juscelino Filho:
PSDB (1997-2000) PFL (2000-2007) DEM (2007-2013) PRP (2013-2016) PMB (2015-2016) DEM (2016-2022) UNIÃO (2022-presente)
É um cabra da direita! Quem diria? É o preço que o PT tem que pagar quando chega ao poder, porque a nossa democracia funciona mal e fica elegendo lixo de direita para o Congresso. Ah, se o povo soubesse...
|
Pedro_Borges Veterano |
# 03/set/23 12:57 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
Lucmac
Cara, esquece minha fala com o Jota. Isso é assunto meu e dele e está civilizadamente resolvido. Eu e ele pensamos diferente em algumas coisas, mas em outras pensamos iguais e nos respeitamos. Dias atrás ele fez um post que pra mim foi perfeito disse que considerava as palavras dele como minhas. No convívio social é inevitável que haja conflitos, mas é importante sempre resolvê-los e civilizadamente.
Se você quer saber, política na minha vida não representa nem 2%. Em casa não falamos de política, em encontros com amigos não falamos de política, as vezes umas piadinhas no estilo Dilma e só. Não participo de grupo que falam de política.
Nunca discuti política com meu pai e nem com nenhum de meus irmãos. Tenho um compadre que conversamos todos os dias e que votou no Lula, mas não falamos de política. Não precisa pensar igual a mim pra ser respeitado e ser meu amigo.
Sei que no ambiente virtual prevalece o comportamento do ser humano em grupo, onde se dá o tapa e se dispersa na multidão. Mas aqui há convivência de doze a quinze anos. Já fui companheiro de participar de encontros.
Fiz amigos presenciais aqui. O Simonhead é um deles, o finado Murilo Wendel era outro, inclusive de ir em shows juntos no Morumbi. A Katy, espirituosa, apesar de não tê-la conhecido pessoalmente, a gente tinha contatos e trocava belas piadas. Pessoa formidável!
Só na tua cabeça que esse assunto política é vital. Abri um tema para falar sobre machismo, assunto que está no placar da evolução de nossa sociedade, e com uma estrada muito ainda por percorrer. Pronto, tu tinha que comentar politizando ideologicamente e o que é pior. Procurando me destratar em todos os parágrafos. Nem percebeu que era um tema polêmico, mais rico para uma pequena dissertação.
Você escreveu um texto com onze parágrafos mas ao invés de discorrer o que você pensa sobre o tema, e acredito que tenha boas ideias, mas não, preferiu gastar o teclado vociferando. Se inclusão do preto e da mulher for pauta de esquerda, nesse ponto sou esquerdista então.
Tem uma parábola do cara que, para ser feliz de verdade necessitava torcer o pescoço de todo mundo em fila até o fim. Assim o fez. Só que quando terminou e estava feliz no fim da fila, apareceu um carinha com o mesmo fetiche que ele, que pegou todos na fila e torceu o pescoço de todos também.
Quem escolhe o confronto como alternativa de solução, viverá eternamente atropelando e sendo atropelado. Eu tenho um irmão assim. Poxa, sempre que ele tem que resolver um assunto com um de nós, por mais simples que seja, ela chega chutando a porta, atropelando. Resultado: sempre trava e ele não consegue resolver. QE muito baixo. A gente tenta mostrar mas o cara não enxerga. A mente dele se fecha numa espécie de autodefesa, não tem jeito.
Meu caro, eu posso está muito enganado, e me desculpa se eu estiver. Mas você passa a ideia de que teve uma vida marcada por muitas dificuldades mágoas, frustrações, que te marcaram e não conseguiu desvencilhar e se apega na política como uma fuga e descarga de toda essa revolta acumulada. Se isso for verdade, escolher contatos virtuais como sparring é um erro.
Jonas Kahnwald
Todos aqui já deram um toque, mas é recorrente. Eu que sou o maior alvo dos ataque dele, tenho feito isso também, mas aí é como se eu estivesse, como ele próprio diz, cag*ndo regras, impondo moralidade.
|
Lucmac Veterano |
# 03/set/23 13:16 · Editado por: Lucmac
· votar
Jonas Kahnwald
Nem ferrando que eu caio nessa de que sou o ÚNICO das partes que apela para esse expediente. Você é muito desatento. Presta atenção nos outros, tira os olhos de mim, porque o que você escrever não faz sentido, e não é porque traz uma releitura das minhas atitudes, mas porque você não apontou absolutamente nenhum comportamento sobre os meus interlocutores que se assemelham aos meus. E tem, cara, tem muito.
É mentira que eu xingue alguém de burro. Não xingo mais, há tempo.
Sobre sarcasmo, pode deixar que eu regulo. Faz parte da minha personalidade, e aqui não estou judiando de gente inocente. São todos adultos e sabem lidar com isso, se não sabem que se protejam sem menosprezar a inteligência alheia.
E também ficar encurralando tanto o Pedro impede que ele possa ter algum ar pra respirar e realmente analisar o que escreve
Ele teve muito tempo para isso, já. Não tenho dó nenhuma. O Pedro repete o expediente de compartilhar mentiras num grupo que não tem gente otária para acreditar. Alguns ficam quietos por mais tempo que eu, mas todo mundo aqui já se encheu em um momento e recusou as porcarias que ele escreveu. Não é um comportamento que eu tenha fora da curva. Se é a quantidade de vezes que eu rechaço, que lhe incomoda, presta atenção nesse mesmo tópico: depois do cara ter sido rechaçado não só por mim, por ter metido que a Anielle era tratada como se não fosse nada no ministério que ela comanda, o cara vem com essa letra merda de sertanejo inferindo que o público disso seja de qualquer perfil relacionado a alguém diferente de uma pessoa de direita. E ainda diz que interpela mulheres desconhecidas na rua para dizer o que ela deve ou não ouvir "escuta, mocinha, essa música não é adequada para você, viu!". Então é proporcional. Eu devo deixar passar, mas ele não poderia enfiar essa discussão no grupo da família, por exemplo? Tem que ser aqui? Tem. E é muito aceitável que ele receba os comentários que recebeu. Como você mesmo disse eu não ofendi ninguém. Mas não farei massagem jamais em uma pessoa que tolera incitação a assassinato de gente como eu, mas não tolera críticas direcionadas a si.
Direto ele tem provoca na sua religião... Você pode não perceber, mas é muitas vezes no teor de incorrer você e sua crença em alguma contradição. Você fica de boa? Eu acho desprezível, mas quem tem que reagir a isso não sou eu. De qualquer forma me ajuda a definir qual o tratamento ele merece de mim.
Mas a minha postura agressiva no combate a esses pensamentos NUNCA trazia bons resultados no sentido de convencer os outros do que eu acreditava ser o mais correto
Se você voltar ao que eu disse vai sacar que não estou atrás de nenhum bom resultado. Seria o crescimento intelectual, esse bom resultado, mas pode reparar, ainda que intimamente, se poderia fazer efeito... aliás, o Pedro é bem cheio de si, hein! Bem cheio de razão, nunca percebeu? Ele sabe tudo, tem ciência de tudo, não sabe aprender. Agora, se um debate não serve para o aprendizado, diga-me, por que eu me esforçaria? Debate para mim não é querer enfiar que tinha petista infiltrado no 8/1, cara. Não há nenhuma evidência disso, alimentar esse tipo de discussão é prejudicial para o próprio que menospreza a inteligência alheia, achando que o pessoal aqui vai discutir isso em um tom tão fora da realidade, assim. Jamais! Você espera o reino divino, eu não. Eu espero o silenciamento do injusto, do mentiroso, do que prática desonestidade intelectual, o aborto do fascismo. Você não vai entender nunca sobre isso, simplesmente porque segue uma doutrina religiosa que o proíbe de se envolver com política. Eu não sou assim. Tenho muito apreço por amizades, mas não estou nem aí, e isso sem culpa nenhuma, para bolsonarista bunda-mole.
|
makumbator Moderador
 |
# 03/set/23 13:47 · Editado por: makumbator
· votar
Lucmac
Vc parece que se incomoda em um nível pessoal com coisas que os outros falam aqui e eventualmente não concorde. Inclusive, as vezes são coisas que a pessoa pode ter achado pequena na hora de postar (uma fala casual, uma besteira dita sem pensar, etc...), mas te tira do sério de uma maneira intensa.
Esse efeito que as falas dos outros tem sobre ti não te fazem mal? De certa forma, os outros acabam te controlando, pois conseguem fazer vc sair do sério de maneira sistemática se quiserem te perturbar.
Agora, se um debate não serve para o aprendizado, diga-me, por que eu me esforçaria?
Mas se vc mesmo sabe que o confronto aberto também não tem efeito sobre ele, (e o mesmo acontece dele em relação a vc) qual a razão de continuarem discutindo rispidamente?
|
Lucmac Veterano |
# 03/set/23 14:09 · Editado por: Lucmac
· votar
Na boa, não dou moral para bolsonarista, desde o primeiro dia que postei aqui. Estão com dó do Pedro? Eu não. É uma pessoa bem crescida, não sou parente, não tenho apreço, quero o pior para quem quer o pior para mim, e a gente sabe bem quem é do lado que segue quem quer metralhar petralhada.
Vocês não levam isso ao pé da letra não sei por quê.
Existem evidências e mais evidências do porquê eu sou ríspido com bolsonarista.
Vocês são inertes a isso? Eu não. Rechaço mesmo.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 03/set/23 14:27
· votar
makumbator
"Eu devo deixar passar, mas ele não poderia enfiar essa discussão no grupo da família, por exemplo? Tem que ser aqui? (fala dele)"
Ele é o que? Fiscal do OT?
"Debate para mim não é querer enfiar que tinha petista infiltrado no 8/1 (fala dele)
Ele vai misturando os assuntos e fazendo uma salada. Nunca falei sobre isso aqui, apenas declararei que não sou adepto dessa tese, não acredito nela.
Makumbator, eu já falei noutro tópico em diálogo com o Jota. vocês moderadores têm que ter uma atitude do Penta-Blues. Na época dele a coisa não descambava. Mesmo ele estando em missão fora do Brasil, ele continuava inspecionando isso.
Aqui eu postei um tópico de 2012, que se fosse hoje daria um estardalhaço. Todos se manifestaram com polidez. Houve concórdia, discórdia com argumentação. Mas estava sob os auspícios do Penta.
Turma respeitava, sabia que ele fechava tópicos, dava ban, excluía posts e tudo mais. Esse negócio de democracia é muito bom, mas nunca se deva confundir liberdade com baderna. Se o sujeito tá participando só pra tumultuar e trazer desarmonia, o intuito é só desfazer dos colegas, transformar debates em ataques pessoais, é ban e pronto!
Olha a fuga de usuários. Não se tem mais uma sequencia de prosa boa por aqui. Aqui tinha em torno de 40% de mulheres, hoje nenhuma. Elas não suportam tatú cavando.
Aqui temos uma gama de moderadores, talvez um para cada quatro usuários, e a coisa está assim.
|
Lucmac Veterano |
# 03/set/23 14:30 · Editado por: Lucmac
· votar
Meu caro, eu posso está muito enganado, e me desculpa se eu estiver. Mas você passa a ideia de que teve uma vida marcada por muitas dificuldades mágoas, frustrações, que te marcaram e não conseguiu desvencilhar e se apega na política como uma fuga e descarga de toda essa revolta acumulada. Se isso for verdade, escolher contatos virtuais como sparring é um erro.
Vou te falar o que marcou muito negativamente minha vida: a eleição do Bolsonaro. Você fez e faz parte disso. Não tem nada de frustração, mágoa, infelicidade, nada dessa retroanálise estúpida que fez. Chega de bolsonarismo, cara. Não vou tolerar mesmo. Para de mentir ou trazer mentira para o ambiente. Eu também faço parte dele e me sinto desrespeitado por isso. Se você chamar uma pessoa preta de ladra, sem motivo nenhum, de novo, vou reagir. Se você trouxer fake news de novo vou reagir. Não me intimido com esses toques unilaterais. Vou continuar o mesmo.
|
Lucmac Veterano |
# 03/set/23 14:34
· votar
Makumbator, eu já falei noutro tópico em diálogo com o Jota. vocês moderadores têm que ter uma atitude do Penta-Blues. Na época dele a coisa não descambava. Mesmo ele estando em missão fora do Brasil, ele continuava inspecionando isso.
Olha aí. O cara quer te influenciar a me advertir por não deixá-lo mentir livremente!!! Ele te acha um mau moderador por isso!
Na boa, sinto muita vergonha do Pedro. O cara simplesmente acha que pode ensinar todos a fazer tudo!
|
Pedro_Borges Veterano |
# 03/set/23 14:37 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
Wanton
É engraçado ver a direita descendo a lenha no governo Lula por causa do Juscelino Filho. Vejamos quem é Juscelino Filho:
Wanton, essa é umas das questões mais recorrentes e a pergunta é porque o governo nomeia gente dessa estirpe para áreas estratégias do governo? Comunicação Social é cozinha do governo, é menina dos olhos. Têm três áreas altamente estratégias também, Industria, Agropecuária e Turismo. Olha a gangorra do Turismo sendo entregue a gatunos.
Até mesmo o Ministério do Planejamento, outra menina dos olhos entregue a Tebet. Não que esta seja gatuna, não se tem notícia disso, mas foi apenas para acomodá-la e retribuir o apoio eleitoral. Ou seja, uma pasta pro ASPONE.
Eu, por exemplo, as críticas que faço, principalmente, é porque as áreas mais sensíveis e importantes estão sendo leiloadas a troco de votos no congresso. A coisa está na base do chutão pra frente, do bumba meio boi. Essa equação não costuma encontrar raiz.
Esse Juscelino e família já vinha enrolado desde o governo passado com a Codevasf. Tinha problemas de prestação de contas de campanha e mais um caminhão de coisas. Bastava a equipe de transição fazer uma basca e dizer: esse aqui não dá. Pelo menos isso.
|
Lucmac Veterano |
# 03/set/23 14:38
· votar
Mas vejam, se o Pedro parar de mentir e/ou trazer mentira para cá já é bom começo, hein! Eu fico calminho se isso acontecer.
|
Lucmac Veterano |
# 03/set/23 14:40
· votar
makumbator
Na boa... É muita pretensão achar que alguém aqui me controla. Acho que você nem pensou direito nisso.
|
makumbator Moderador
 |
# 03/set/23 15:32 · Editado por: makumbator
· votar
Lucmac
Vocês não levam isso ao pé da letra não sei por quê.
Existem evidências e mais evidências do porquê eu sou ríspido com bolsonarista.
Esses fatos não tem relação com as pessoas do fórum. Ninguém ativo aqui fez nada disso (até onde se sabe). Da mesma forma, acredito que nenhum dos usuários do OT cuspiu em uber e nem matou um amigo por conta de política. Pelo menos, é o que eu espero.
Nem todo bolsonarista entra atirando e matando em festa alheia, assim como nem todo petista briga e mata um amigo de direita após uma discussão.
|
Wanton Veterano |
# 03/set/23 15:51
· votar
Pedro_Borges Wanton, essa é umas das questões mais recorrentes e a pergunta é porque o governo nomeia gente dessa estirpe para áreas estratégias do governo?
O União Brasil pediu, Lula cedeu.
A resposta para a sua pergunta é simples: o povo elegeu um Congresso de direita. Sempre elege. Quem não faz concessões não governa. Você acha que o governo abriria mão de ministérios importantes se tivesse escolha? Os partidos estão de olho em coisas grandes.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 03/set/23 16:04
· votar
Wanton
O Bolsonaro comprou os caras lá pra ter apoio criou o famigerado orçamento secreto. Aqui não estou fazendo apologia a ninguém, mas ele pelo menos deixou os caras lá, no congresso, não trouxe aos ministérios. Houve um caso ou outro, Mandetta, por exemplo. Trazer os caras para a cozinha é que é a parte mais danosa.
|
megiddo Membro |
# 03/set/23 16:19
· votar
Pedro_Borges O Bolsonaro comprou os caras lá pra ter apoio criou o famigerado orçamento secreto. Aqui não estou fazendo apologia a ninguém, mas ele pelo menos deixou os caras lá, no congresso, não trouxe aos ministérios. Houve um caso ou outro, Mandetta, por exemplo. Trazer os caras para a cozinha é que é a parte mais danosa.
Como assim?
Centrão já administra 73 bilhões de reais no governo Bolsonaro
O centrão se prepara para se amarrar ao Planalto e vice-versa
Bolsonaro nomeou 14 filiados a partidos do centrão para comandar ministérios em 2 anos e meio
Bolsonaro troca seis ministérios para acomodar centrão e sair das cordas
Três partidos do centrão controlam mais de 149,6 bilhões do governo Bolsonaro
Veja cargos que o governo Bolsonaro já entregou ao centrão
|
ejames Membro Novato |
# 03/set/23 16:22
· votar
"Eu não sou bolsonarista, mas..."
|
ejames Membro Novato |
# 03/set/23 16:23
· votar
https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/07/22/eu-sou-do-centrao-diz -bolsonaro-ao-ser-questionado-sobre-ciro-nogueira-na-casa-civil.ghtml
|
ejames Membro Novato |
# 03/set/23 16:24
· votar
21/07/2021 https://g1.globo.com/politica/blog/valdo-cruz/post/2021/07/21/antes-ho stilizado-centrao-vai-estar-no-comando-dos-dois-principais-ministerios -do-planalto.ghtml
|
megiddo Membro |
# 03/set/23 16:33
· votar
ejames Não é a primeira vez que vocês (Bruno e Drinho) pegam recortes do tipo, seja de membros do fórum ou personalidades conhecidas, e tentam apontar algo com essa mudança de posicionamento.
Cara, o Joaquim Barboas declarou voto no Lula. Se você até hoje não entendeu a dimensão da merda fétida que a direita se meteu nos últimos anos, então não vai conseguir entender mais nada no âmbito político, social, etc.
exatamente! o Bruno já indicou duas vezes que eu teria votado no Bolsonaro em 2018 e justamente por isso que você falou me deu até preguiça.
ainda que fosse verdade - a saber: não é - essa tentativa de equivalência entre qualquer posicionamento anterior e o atual "não sou bolsonarista, mas..." em pleno 2023 é atestado de ignorância.
|
Lucmac Veterano |
# 03/set/23 16:34
· votar
Mais mentira...
|
Pedro_Borges Veterano |
# 03/set/23 19:05
· votar
|
ejames Membro Novato |
# 03/set/23 21:26 · Editado por: ejames
· votar
Drinho Grande porcaria, o Marco Aurélio em Bolsonaro e os crentes em Bolsonaro da mesma forma…
Joaquim Barbosa é algum tipo de ser superior só porque foi protagonista no mensalão da petralhada?
O Lula não é apenas considerado criminoso pelos tribunais, essa parte todo mundo finge que já “esqueceu”, até a oposição. Lula não é apenas o grande responsável pela situação deplorável que vive o povo brasileiro, atolado em fome, corrupção e violência. Lula é amigo pessoal de ditadores nojentos e asquerosos, passar pano para uma figura desprezível como esta é coisa de atrasado mental.
Cara, você fez uma péssima interpretação de texto, e nem tô falando isso pra te atacar não, falando na boa. Meu post diz uma coisa enquanto você responde outra. Não tinha visto a resposta antes, mas enfim: que preguiça, cara.
|
brunohardrocker Veterano |
# 04/set/23 07:20
· votar
megiddo votou no Bolsonaro em 2018.
|
brunohardrocker Veterano |
# 04/set/23 07:39
· votar
O que você está me dizendo e não percebendo é que eu devo me calar. Só assim. Não gosto de futilidade, meu humor é muito exigente, o que posso fazer? Parar de participar? Ser simpático com esses caras que não tem critério nenhum para chamar os outros de criminoso? O papo desses caras não é amigável. Não me eduquei para esperar um negro defender condutas não-racistas, por exemplo, e isso vale para homofobia, eugenia, aporofobia etc.
Jonas Kahnwald
Tá vendo no que você se meteu? Agora aguenta que o vinagre é azedo!
|
Pedro_Borges Veterano |
# 04/set/23 10:25 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
brunohardrocker
Mexe com isso, não!
Estou muito contrariado com tudo isso aqui. O que já foi e o que está sendo.
As pessoas que entraram antes de mim, pelos idos de 2002, início do fórum, diziam que o tempo anterior a mim tinha sido melhor. Eu, que entrei em 20008, ainda peguei uma fase muito boa. Mas sofri um pouco. Até a gente virar membro a turma tinha muito preconceito com novatos, nunca éramos levado a sério. Agora, no presente, tá tudo muito tóxico. A gente posta um tema para um debate livre de opiniões, todos ficam desconfiados se aquilo é um pega e antes de qualquer coisa rechaça mesmo sem ter compreendido.
O comportamento do ser humano na web é igual ao dele em grupo. Você que é psicólogo sabe como é que é. A pessoa estando só, ela sabe que ela é responsável por provê a própria defesa e caso transgrida alguma regra, ela individualmente responde por aquilo. Em grupo, ela muda. Ela sabe que tem um grupo a defende-la e também pode se escorar no anonimato. Dá o tapa e se dispersa.
O grupo quando a defende, nem sempre a faz pelos pressupostos do que é certo ou errado, pois estes são secundários, defende mais pelo instinto. Sozinhos somos indivíduos conscientes, em grupo somos rebanho ou manada, como queira.
Na web tem o fato de a pessoa nunca ser alcançada. Ninguém aqui vai pegar alguém na porrada. E tem um agravante. Você conhece uma pessoa por um tema, por exemplo, político. Como você não convive com ela, aquela pessoa para você passa a ser 100% a imagem daquele tema. Por exemplo, a imagem, a esfinge do jun.ito é 100% futebol, pelo menos pra mim. Aqui ele só trata disso. Com certeza, se eu convivesse com ele, 95% da imagem dele, pra mim, com certeza estaria associada a outras coisas.
Por mais que desejarmos ir além disso, não conseguiremos, pois estamos limitados e privados do convívio social. Eu, por exemplo, na vida pessoal, ninguém me conhece pelo meu pensamento político. Raramente falo de política com alguém, pelo menos em nível entusiasta ou com profundidade. Minhas pitadas com as pessoas do meu convívio são mais genéricas do tipo neutro.
Enfim, esse tipo de convívio nosso, virtual, por mais que seja harmonioso, o que não tem sido, não é salutar por faltar os demais elementos essenciais.
Portanto, como disse o Konrad, vizinho do Makumba e do Jota, cansei.
Acho que da velha guarda só tem eu, você, o Makumba, o Drinho e o Jota. O Lelo já é de poucozinho pra cá.
|