Autor |
Mensagem |
Viciado em Excel Membro Novato |
# ontem às 13:14
· votar
JJJ
Jota, saudações tricolores rumo a b.
Jota, eu concordo com você e posso dizer que esse ambiente digital me é bem familiar, mas...
Existe um princípio que é o do controle que, dentre outras contém outro princípio que é o da segregação de funções, pelo qual não se pode sobrepor funções ou acúmulo de atribuições a uma só pessoa, instância, órgão ou coisa.
Esse princípio está presente em todos os elementos da natureza. No nosso corpo, nas plantas, nos fenômenos e ações da natureza, etc. etc. etc. O estado é dividido em três poderes, que se regulam entre si e se fiscalizam.
Nenhum processo, sistema, órgão, pode funcionar (e não funciona) sem inspeção, revisão ou conferência independente. Nós seres humanos se adquirirmos poder absoluto, qualquer um de nós, sairemos da igreja dominical para o trono da tirania. A história nos presenteia com inúmeros exemplos dessa natureza.
Quando construímos um sistema e testamos jamais admitimos que possa ter alguma falha, já passei por isso. E na maioria das vezes estamos certos. Mas aí é que tá. Nossa palavra não é suficiente perante terceiros. Quando se trata de um bem ou serviço público, aí a coisa ganha contornos mais profundos ainda.
Nada pode funcionar baseada na confiança que se deposita nas pessoas. As pesdoas passam. A estrutura e prevenções é quem tem que responder, a menos que seja um pequeno negócio ou entidade que, pelo diminuto número de pessoas operativas fica impossível escalonar segregações.
E olha, mesmo com o pricípio da segregação tem um fator que põe tudo a perder, que é o tal do conluio, esse maldito fomenta a corrupção.
As urnas são seguras e esses anos todos tem mostrado, a meu ver, que são, mas nem por isso podem ser auto suficiente no contexto amplo de segurança.
Como eu disse lá no primeiro post e ainda no antigo que ejames resgatou, nunca tive motivos pra suspeitar que fraudes tenham sido perpetradas nas eleições até aqui. Mas o sistema é desenvolvido por um grupo de pessoas e por um grupo de magistrados. Só que pessoas passam
|
Lucmac Veterano |
# ontem às 13:23
· votar
-Dan
Ainda não vi o pacote completo, vou procurar agora que estou com um tempinho.
|
qew Veterano |
# ontem às 13:40
· votar
https://youtu.be/Dqwj-zovOY4?t=884
"não queria comer cachorro"
cara, eu não consigo parar de ver esses videos
|
makumbator Moderador
|
# ontem às 13:45
· votar
qew "não queria comer cachorro"
Eu também não quero! Mas as vaquinhas também são seres adoráveis e eu meto a faca nelas.
|
qew Veterano |
# ontem às 13:47
· votar
makumbator as vaquinhas também são seres adoráveis e eu meto nelas.
agora saquei sua relação com o progvacas
|
makumbator Moderador
|
# ontem às 13:54 · Editado por: makumbator
· votar
Lelo Mig Entendi... Então papéis marcados à caneta e jogados em uma urna, contados manualmente e lançados numa planilha é mais seguro e confiável?
Do ponto de vista da quantidade pessoas necessárias pra burlar uma eleição, sim, incrivelmente é menos inseguro. mas é mais demorado e mais caro ter eleições manuais.
Mas, é verdade, ele sempre arruma um vídeo de um maluco conspiracionista prá embasar sua proposição. Fato!
O Tom Sott está bem longe de ser um maluco conspiracionista
JJJ
A discussão levantada pelo vídeo do Tom Scott não se restringe a urna e seu software, mas a possibilidade de ataque no sistema que faz a tabulação dos resultados (ou mesmo na transmissão, uma vez que os dados das urnas são enviados por uma rede interna para as centrais eleitorais).
O software tabulando pode até ser simples, mas ele opera em um sistema operacional que é complexo. O exemplo que eu dei do dev que tentou inserir código malicioso no kernel do Linux é um exemplo. O código dele iria atuar em softwares de cripto, mas era indireto. Não era preciso atacar o programa de cripto, mas sim o ambiente que o controla (no caso um subsistema do Linux). E o hack era totalmente funcional, e foi descoberto quase que na sorte.
Não é nem um pouco impossível um agente infiltrado alterar em alguns milhares uma eleição local ou nacional. Inclusive, isso deveria ser uma preocupação em relação ao ataque de países notoriamente proficientes em hackeamento e espionagem (EUA, China, Rússia e Reino Unido). Um governo externo pode ter bastante interesse em alterar uma eleição no Brasil para facilitar seus interesses aqui.
O cenário que se vê na segurança de dados governamentais é lamentável.
|
makumbator Moderador
|
# ontem às 13:55
· votar
qew agora saquei sua relação com o progvacas
Comia ele e o progrock junto.
|
Lucmac Veterano |
# ontem às 14:47
· votar
Só se for ouvindo Close To The Edge.
É meu sonho.
|
makumbator Moderador
|
# ontem às 15:13 · Editado por: makumbator
· votar
Lucmac
Yes!
|
Lucmac Veterano |
# ontem às 15:21
· votar
Rs
|
Lelo Mig Membro
|
# ontem às 17:25
· votar
qew
"eu não consigo parar de ver esses videos"
Cara, eu vi o vídeo. Na real, eu fico com dó. Como pode, uma mulher nessa faixa etária, que mesmo que não tenha educação formal, deveria ter alguma experiência de vida, acreditar nessas merdas? Se, analisarmos friamente, é muito triste. Não consigo dimensionar tanta ignorância.
Só se a tia é uma mentirosa do caralho e tá pagando de tonta e eu é que sou um ingênuo sem malícia.
|
Wanton Veterano |
# ontem às 17:32
· votar
Lelo Mig Só se a tia é uma mentirosa do caralho e tá pagando de tonta e eu é que sou um ingênuo sem malícia.
Sabe aquela curva de sino de QI? Alguém tem que ocupar o espaço dos 15% mais burros.
|
Lelo Mig Membro
|
# ontem às 17:53 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Wanton
"Alguém tem que ocupar o espaço dos 15% mais burros."
O foda é que a direita soube se apoderar desse espaço e, na real, o esta ampliando, porque o Brasil Paralelo, por exemplo, esta entrando pesado nas escolas e irá conquistar setores além destes 15%... Imagina o que se dará daqui 5, 10 anos?
|
JJJ Veterano
|
# ontem às 21:05
· votar
-Dan Agora, puxar essa pauta em época de tentativa de golpe, baseando-se somente em achismos, e nao perceber que é um gado sendo manobrado pelos golpistas é que é a ingenuidade do assunto.
Essa é pior merda... Porque a gente deve poder fazer questionamentos acerca de tudo, incluindo urnas e vacinas, por exemplo! Mas agora a gente fica com receio, porque isso realmente dá munição pra filho da puta... Olha o estrago que a alt-right fez...
Viciado em Excel Nada pode funcionar baseada na confiança que se deposita nas pessoas.
Mas não ficou restrito à confiança... A coisa foi aberta até pras Forças Armadas analisarem, auditarem e os caraio. O hacker de Araraquara procurou pelo em ovo e não achou. Ninguém achou nada.
makumbator a possibilidade de ataque no sistema que faz a tabulação dos resultados
Posso estar enganado, mas acho que qualquer um pode pegar os boletins de urna e fazer a somatória.
|
Lelo Mig Membro
|
# ontem às 21:29 · Editado por: Lelo Mig
· votar
JJJ
"Posso estar enganado, mas acho que qualquer um pode pegar os boletins de urna e fazer a somatória."
Não está errado não. É isso mesmo. Os boletins de cada urna ficam disponibilizados 24 hs após o resultado oficial. Qualquer cidadão pode acessar.
Se a urna X teve 1000 votos: 450 prá A, 300 prá B, 150 prá C, 50 prá D, 50 Brancos = 1000 votos. Matemática básica, não têm como não bater. A única coisa é que não se sabe qual eleitor votou em quem.
|
# ontem às 22:36
· votar
Lelo Mig JJJ
Estive numa correria hoje, e postei no horário espremido do almoço. Mas quero dizer que meu comentário sobre a questão das urnas, nada tem a ver com as insinuações do boldonaro, cujo objetivo era mesmo de tumultuar.
O que vejo como superposição é o fato de um processo de fundamental importância para a nação, e porque não dizer, altamente cobiçável não ter controle externo à justiça que a dirige de forma absoluta.
Todos os poderes têm controles externos, e inclusive, é necessário dentre esses controles, ter um braço político. Sim, político, pois essa palavrinha representa a participação popular, apesar de ter ganhado uma conotação negativa.
O judiciário, por exemplo, é um poder independente, não é sequer eleito pelo povo, mas... tem controle político. O senado pode cassar um ministro. As forças armadas estão sob comando de alguém que emanou do povo, o Presidente da República, e assim por diante.
Ah, e os demais sistemas administrativos do governo, Serpro, Dataprev, softwares do judiciário? Estes são ferramentas de gestão e seu comando pertence ao gestor privativamente. A democracia se encerra na escolha desse gestor. Ponto!
Mas enfim, esse tipo de debate é muito saudável e traz conhecimentos. O Lelo disse que são realizados testes, os quais eu não tinha conhecimento, mas reputo que são testes operacionais, sobretudo de processamento, o que não se confunde com revisão externa independente.
Um controle externo pressupõe uma rotina prevista legalmente, com periodicidade, regras de reporte e divulgação.
Acrescentado ao que eu disse sobre segregação de funções, que se vê em tudo na natureza, o maior exemplo é a procriação, que depende de no mínimo dois agentes, assim como também na politização das flores.
|
# ontem às 23:00
· votar
Lelo Mig
Sobre o seu questionamento de revisão posterior, embora não vejo como indispensável, quero dizer que todos os sistemas de segurança que nós conhecemos, são baseados em riscos de detecção (do ponto de vista passivo - infrigente) ou probabilidades de constatação (do ponto de vista ativo - infrigido).
As leis são respeitadas, na maior parte, por conta do risco de sermos apanhados e penalizados.
Assim, a possibilidade de haver uma recontagem, pode contribuir para mitigar riscos de fraudes. Eu nunca consumo álcool quando vou dirigir e não é por conta da minha consciência cidadã, pois antes da lei seca eu consumia. Embora o risco de cair numa blitz seja mínimo, ele existe e eu não arrisco.
Pra fechar o raciocínio, lembro de um patrão meu, já bem velhinho, que pontualmente estava todos dias na empresa às 7:00. Ele dizia: "mesmo que eu não tenha nada a fazer, mesmo que me deite numa rede e passe o dia inteiro dormindo, ninguém se arriscaria a me tapear, pois sabem que a qualquer momento eu posso acordar."
|
Lucmac Veterano |
# ontem às 07:44
· votar
Mais uma lição para os bolsonaristas que já foram denunciados, sentenciados e estão pagando a pena pelos crimes que cometeram no 8J: para punir o pobre a justiça é célere. Para punir os ricaços a justiça demora.
Tratados como malucos, punidos como sãos.
|
Wanton Veterano |
# há 22 horas
· votar
Viciado em Excel O Lelo disse que são realizados testes, os quais eu não tinha conhecimento
Ou seja, você está querendo dar pitaco no assunto sem conhecer nem as informações que foram amplamente divulgadas, o que sugere que você vive em uma bolha de desinformação.
|
Lucmac Veterano |
# há 22 horas · Editado por: Lucmac
· votar
Wanton
Incomoda muito atestar essas coisas.
A atração que esses caras têm por esses veículos que desinformam é incrível. Sem querer parecer exigente demais, ao ponto de esperar que o mínimo que uma pesssoa possa ser capaz é de recusar de primeira esses veículos. Eu considero perfeitamente normal acompanhar por um tempo, o que eu não aceito é que a pessoa persista em Revista Oeste, JP e outras mídias que têm o único propósito de usá-la para que aja em favor de interesses alheios e, ainda, conflitantes com os seus.
E se surge esperança quando, por exemplo, nesse caso específico da violabilidade das urnas, quando a farsa que sempre acusamos é explicitada, ao revelar que os militares sabem que essas urnas são inexpugnáveis diante de tentativas de fraudá-las, manda uma mensagem em grupo de whatsapp para propagarem mentiras, chamando essa turma que se presta a isso de maluca, a esperança se dissolve quanto vemos bolsonaristas ainda assim propagando um monte de mentira. O assinto está vivo, ele será novamente pauta nas próximas gerais.
Ou seja, os caras mentem. Sabem que as urnas são seguras e, acima de tudo, sabem que seus seguidores são malucos, acreditam em qualquer lorota contada com palavras distorcidas e a defendem com vigor.
Olha o tanto de invencionice, de maluquice escrita, bicho. Os colegas pinçaram o que dava para responder, mas se você pegar algumas coisas que passaram batidas... é só coisa inútil, que já foi desenvolvida, desmentida. Por isso eu chamo de soldado do absurdo. É a pessoa que defende o indefensável. O indefensável é sempre um absurdo. É sempre uma retórica frágil, enlouquecida, deslocada da realidade.
A ignorância é viciante.
|
Lucmac Veterano |
# há 21 horas
· votar
Wanton
E é muito característico desse pessoal da extrema-direita e é replicado aqui no fórum: eles pulam uma etapa importantíssima sobre os assuntos que debatem, desde os mais simples até os mais complexos, que é o da informação, do conhecimento, do embasamento.
|
# há 20 horas · Editado por: Viciado em Excel
· votar
Wanton
Ou seja, você está querendo dar pitaco no assunto sem conhecer nem as informações que foram amplamente divulgadas, o que sugere que você vive em uma bolha de desinformação.
Testes de funcionamento, de operação, cara, o que é normal. Toda vez que se monta uma máquina, equipamento, que seja uma torneira, a gente testa.
Disse bem claro que não vale como revisão externa. Você entendeu, mas faz questão de enviesar a fala.
www.empregos.com.br
Você pelo menos chegou a tirar uma CTPS?
|
· votar
Lucmac
Deixa eu te falar, a conversa lá com o Lelo, o Makumbator e o JJJ, foi civilizada e esclarecedora. Debates respeitosos, sem esculachos. Big people talk. Sempre em diálogos dessas natureza se transmite e adquirie conhecimentos. E o que é melhor, movimenta o forum com contéudo valioso.
Quanto aos canais de comunicação não é da sua conta, mas vejamos, tu achas que assistir Galãs Feios, Forum 247, Carta Capital é engrandecedor? Se tu achas, nós não temos nada que debater, basta você ficar no seu circulo e eu no meu, pois não há conjunto intersecção.
Te manca, cara! Já tá cansativo para todos aqui. Sai da aba do meu chapeu!
|
Lucmac Veterano |
# há 20 horas
· votar
Pedro, não vejo o mínimo sentido nas coisas que você escreve. É muito lixo, muita alucinação, os caras fazem um esforço tremendo para responder alguma coisa que valha a pena, para dar uma certa qualidade ao assunto, mas você vai lá e caga tudo de novo. Cansativo é ter bolsonarismo piorado no fórum todos os dias.
|
· votar
Lucmac
Beleza, dirija-se ao Studio Sol, faça uma proposta para o SAM e compra. Depois faça uma limpeza aqui. Retire todos que te incomodam. Se não tem grana pra ter um forum só seu, então aceite participar deste que é público e conviver com todos. Se não tem uma piscina particular aprenda a conviver com os vizinhos que usam em condomínio.
Desadoeça!!!
Tá sem trabalhar, cara?
|
· votar
Lucmac Wanton
Me responda qual a dificuldade que vocês têm de pular uma postagem. Apreciar apenas as que lhes despertam interesse? É necessário lê minhas postagens, invariavelmente ou é apenas um desejo incontrolável de perturbar a qualquer custo? Por acaso essa perseguição não lhes causa cansaço, sensação de pouco energia no fim do dia, não?
Se tens algum problema psicossomático procurem ajuda de um(a) profissional. conheço uma que atende online.
|
Lucmac Veterano |
# há 19 horas
· votar
Por exemplo, Pedro, só mais essa:
Quando construímos um sistema e testamos jamais admitimos que possa ter alguma falha, já passei por isso. E na maioria das vezes estamos certos. Mas aí é que tá. Nossa palavra não é suficiente perante terceiros. Quando se trata de um bem ou serviço público, aí a coisa ganha contornos mais profundos ainda.
Isso
Quando construímos um sistema e testamos jamais admitimos que possa ter alguma falha
é uma invenção. Quem constrói sistema de verdade SEMPRE espera que ele possa falhar e é a partir daí que se aprimora a segurança. Com esse entendimento poluído, ingênuo, sem aparentar fazer a mínima ideia do que é construir um sistema, você evidentemente vai duvidar das urnas. Não existe outra alternativa.
Essa frase
E na maioria das vezes estamos certos
demonstra que lhe ocorreu uma dúvida, mas você pensou e escreveu isso. É incompatível, inclusive, com a primeira oração do trecho. Se quem constrói sistemas jamais admite que ele possa falhar, então não é na maioria das vezes que ele acerta, é sempre. Demonstra que você não domina o assunto que está divagando. Você conseguiu se contradizer na oração seguinte.
Tem muito mais coisa do tipo. Isso é cansativo, manja? Um maluco preenchendo todo o espaço de discussão do fórum com um monte de marmelada, mentira, invencionice, inutilidade.
|
# há 19 horas · Editado por: Viciado em Excel
· votar
Lucmac
Tá e daí? Tu vai me ensinar como devo fazer pra viver? Vai me reeducar? O que tu ganha hateando?
|
Lucmac Veterano |
# há 19 horas
· votar
E você está valorizando demais as suas postagens... Eu não as leio. Leio os colegas e quando vejo o teor das respostas, fico intrigado e passo o olho nas suas que geraram essas respostas... só merda.
Não leio o que você escreve. É empírico, só vem lixo, invencionice, coisa ruim de ler.
|
Lucmac Veterano |
# há 19 horas
· votar
Melhor poostagem da sua vida...
Faça mais silêncio.
|