Mesa oval - Política e debates

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 22/nov/24 22:01
· votar

Sei que o pessoal ja deu uma parada de comentar sobre isso, mas gostaria de fazer as minhas considerações sobre a questão da escala 6x1

Já trabalhei como CLT e hj trabalho como PJ... e por conta da natureza produtiva, seguindo a lei da demanda e oferta, há semanas que trabalho de segunda a domingo e há semanas que foco coçando o saco e empurrando com a barriga desde a terça ou quarta-feira.

Falando como alguém que recebe uma remuneração acima da média, eu fico extremamente cansado quando trabalho no FDS... isso pq trabalho sexta (e eventuais sábados e domingos) de casa... isso pq tenho horário flexível, isso pq trabalho com algo que gosto, isso pq a empresa é familiar...

Fico me colocando no lugar de quem só tem que trabalhar 6 dias, toda semana, e não tem nenhum desses outros privilégios...
Acho que seria interessante oferecer uma contraparte, sobretudo ao micro e pequeno empresário, reduzindo os encargos para que seja viável contratar mais trabalhadores nos casos eventuais em que reajustar a escala não seja suficiente...

Mas é fato, em minha opinião, que deveria ser direito de todo trabalhador CLT ter ao menos 2 diasde folga na semana

Lucmac
Veterano
# 22/nov/24 22:19
· votar

Wanton

Uma mente doente deveria ser imprevisível, mas até nisso o Pedro é fora da curva. Pense: se você se dispusesse a tentar adivinhar o que ele escreveria se o tico mandasse um comando pro teco e eles fizessem surgir o pensamento "Robinho estuprador é bolsonarista" nessa cabeçorra que comporta seis neurônios e meio.

Fica evidente que seria exatamente isso.

Robinho está preso porque é bolsonarista.

Lucmac
Veterano
# 22/nov/24 22:27
· votar

Jonas Kahnwald

Consideram essa escala um privilégio do funcionalismo público, quando na verdade é só uma questão de humanismo.

Wanton
Veterano
# 22/nov/24 22:30
· votar

Nunca trabalhei 6x1. Trabalhei 44 horas no 5x2 e já achava um inferno. Fiquei alguns meses e pedi as contas. A vantagem de ser mole é essa, não permito que abusem de mim.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 22/nov/24 22:35
· votar

Lucmac
sim, e como falei... mesmo quando eu, eventualmente necessito trabalhar até num domingo, ao menos eu sei que a remuneração pelo meu trabalho será justa

o trabalhador comum precisa pegar ônibus, comer comida ruim ou gastar uma fortuna nos restaurantes, perder momentos interessantes com a família e amigos, pra nao ter nem o mínimo de dignidade em retorno

como eu tbm tenho um pouco de noção do outro lado da moeda, eu sei que pra muito micro ou pequeno empreendedor, vai ser pesado contratar mais sem nenhuma contraparte... mas ainda assim em muitos casos vai apenas reduzir margens

makumbator
Moderador
# 22/nov/24 22:45
· votar

Wanton
não permito que abusem de mim.

Ninguém mesmo?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 22/nov/24 23:00
· votar

makumbator
se ele for fiel ao nick, não é bem assim

Lelo Mig
Membro
# 22/nov/24 23:28
· votar

Jonas Kahnwald

Trabalhei 10 anos 6 x 1. Sem feriado e, acredite, 10 anos sem férias. Na real nunca fui muito ambicioso, mas entrei num ciclo inexplicável de trabalhar e (pelo menos acreditava) que não tinha como parar, não tinha tempo para mais nada... Não sei explicar.

Eu trabalhava, só trabalhava... chegava em casa sábado as 16 hs. Tava sempre cansado, não ia mais em nenhuma festa, na casa de ninguém, passava o domingo deitado no sofá. Prá você ter uma ideia eu, desde criança, sempre adorei o Natal... não tive um só Natal digno de lembrança nesse período. E lembro de meu filho, até uns 5, 6 anos de idade, me olhando com cara de "Quem é esse cara?". Ainda bem que tive tempo de conquista-lo e hoje somos super unidos.

Ahh, detalhe, eu era o dono! Tinha um rendimento bastante confortável. Imagine para o assalariado que pega trem? come marmita?

Veja quem esta defendendo o 6x1. Luciano Hang, Zema... ou seja, dá prá desconfiar. Prá quem ainda não entendeu, exatamente, os interesses de quem é contra:

Lelo Mig
Membro
# 22/nov/24 23:33 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Lucmac

"Bicho, esquece meu comentário inicial, da postagem do vídeo. Eu tô errado."

Relaxa, esse vídeo pode ser antigo e não servir de afirmação, mas sempre têm um Bolsonarento prá atualizar a cagada. Você estava errado, agora tá certo!

JJJ
Veterano
# 22/nov/24 23:47 · Editado por: JJJ
· votar

Lelo Mig

O título do vídeo ("vai quebrar a economia") me lembrou uma coisa: era o mesmo argumento de quem era contra a abolição da escravatura...

Os argumentos econômicos para não dar algo mínimo ao trabalhador são quase sempre patéticos. Fala que não quer dar, porra... é mais honesto, pelo menos.

Me lembrei também da era FHC... Eu gosto do cara, respeito a história e tal, mas quando ele queria segurar um aumento (seja de salário mínimo, de aposentadoria, de servidor, qualquer aumento) era foda... Sempre vinha o papo de que "cada 1% de reajuste são tantos milhões e blá, blá, blá"... Porra, FODA-SE! A inflação comeu o poder de compra e esses milhões são a diferença que foi corroída. Reajuste nunca deve ser considerado aumento. Sem contar que a perda gradual, mês a mês, durante um ano inteiro (o anterior), essa o trabalhador JAMAIS recupera, pois o reajuste só conta pra frente.

Lelo Mig
Membro
# 23/nov/24 00:00
· votar

JJJ

"o mesmo argumento de quem era contra a abolição da escravatura..."

Exato! José Kobori inclusive faz uma "pegadinha", no vídeo, relacionada à isso.

Black Fire
Gato OT 2011
# 23/nov/24 03:59
· votar

https://www.infomoney.com.br/mundo/economia-da-argentina-surpreende-e- encolhe-apos-medidas-de-austeridade-de-milei/amp/

Vei, 50 anos de neoliberalismo, 16 anos da crise de 2008, e ainda existe surpresa com recessão após medidas de austeridade? Quando vão tirar o rótulo de ciência dessa leitura ideologizada e patética da economia? Não existe análise de dados histórico?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 23/nov/24 11:57 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar

Black Fire
olha, com o perdão de parecer defensor do milei, mas acho que por lá meio que não tinha muito jeito de não tentar aplicar austeridade
e quando se toma remédio amargo na economia, com certeza isso vai piorar algumas métricas, mas melhorar outras

a hiperinflação que era o mais preocupante por lá deu uma arrefecida tremenda
a ver se as medidas vao se sustentar no longo prazo, mas a previsão já é de crescimento do PIB no próximo trimestre

makumbator
Moderador
# 23/nov/24 15:17
· votar

Jonas Kahnwald

É, não tem mágica. Parece que o estado lá era proporcionalmente maior e menos eficiente que o nosso em alguns setores. E entre hiperinflação e recessão, acho que a maioria prefere recessão durante algum tempo se isso eliminar a hiperinflação.

JJJ
Veterano
# 23/nov/24 16:07
· votar

makumbator
o estado lá era proporcionalmente maior e menos eficiente que o nosso

Eu não estudei o caso a fundo, mas parece que eles tinham uma enormidade de subsídios, isenções, esse tipo de coisa.

Claro que, para uma doença braba, os remédios costumam ser amargos. O problema é que, se o remédio for forte demais... pode matar o paciente...

Se o problema maior era a hiperinflação, eles podiam replicar o Plano Real - possivelmente a melhor experiência exitosa de controle inflacionário do hemisfério sul. Na implantação do Real, não houve esse desespero todo que parece estar havendo lá.

Mas, claro, não dá pra comparar nosso saudoso Itamar com o cara lá, né?... É pedir demais.

makumbator
Moderador
# 23/nov/24 16:28
· votar

JJJ

É, mas quantas vezes tentamos parar a hiperinflação aqui e deu errado? Não é fácil. A diferença entre remédio e veneno realmente é a dosagem, mas o paciente lá já estava condenado. Agora ele faz tratamento experimental pra ver se não morre.

Lelo Mig
Membro
# 23/nov/24 17:33 · Editado por: Lelo Mig
· votar

edit

JJJ
Veterano
# 23/nov/24 18:06
· votar

makumbator
É, mas quantas vezes tentamos parar a hiperinflação aqui e deu errado?

Sim, mas o Plano Real funcionou. É só tentar repetir a experiência, com alguma adequação aqui e ali. Mas é claro que o orgulho portenho impediria até mesmo o estudo da possibilidade...

makumbator
Moderador
# 23/nov/24 18:15
· votar

JJJ
É só tentar repetir a experiência

Super fácil né? Pq existe hiperinflação em qualquer lugar do mundo? Basta copiarem o Plano real. Vc sabe que é cada caso e um caso, e nem sempre é possível fazer as coisas.

JJJ
Veterano
# 23/nov/24 20:24
· votar

makumbator

Cara, não digo igual, é lógico que teria que haver ajustes, mas a base do plano não é de economia marciana...

JJJ
Veterano
# domingo às 22:54
· votar

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/11/24/eleicao-no-uruguai-resul tados-oficiais.ghtml

Lucmac
Veterano
# domingo às 23:02
· votar

JJJ

Que bom.

Estava vendo agora que o Flávio Dino, ministro do STF comunista, mandou o a Prefeitura resolver o preço do sepultamento, retornando ao valor praticado antes da privatização.

Isso depois do escandaloso valor de dez mil reais cobrados pelo sepultamento de um bebê de uma família humilde.

A esquerda vive para reparar as políticas desumanas da direita.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# domingo às 23:12
· votar

"Não estamos derrotados", disse ele ao reconhecer a derrota"

kkkkkkkkkkk confesso que eu ri nesse trecho da materia

JJJ
Veterano
# domingo às 23:14
· votar

Jonas Kahnwald
"Não estamos derrotados", disse ele ao reconhecer a derrota"
kkkkkkkkkkk confesso que eu ri nesse trecho da materia

Vindo da atual direita, só de reconhecer a derrota, já é um avanço...

Lelo Mig
Membro
# segunda às 00:30
· votar

A rivalidade entre Uruguai e Argentina é maior que a do Brasil. Com esta vitória da esquerda no Uruguai o ódio entre ambos só aumentará. Comemoremos!!

Lucmac
Veterano
# ontem às 07:46 · Editado por: Lucmac
· votar

Claro que é uma vitória da esquerda na América Latina. Se o fascismo é o botão do pânico da direita, por outro lado a esquerda é o botão do pânico do povo latino. Sempre que a porra desanda eles elegem um político da esquerda para arrumar a casa, sem entrar na questão do custo disso ou o que isso significa amplamente. A gente vê por aqui que o custo para a esquerda é uma migração para a direita, temporária, ou, para onde ruma, talvez definitiva. Isso fragmenta a esquerda, mas o problema maios é o surgimento de novas lideranças nesse lado e mesmo de um partido tão representativo, que possa continuar equilibrando o jogo. É logo que a esquerda acaba e considero que estaremos vivos para lamentar.

Mas a Argentina e o Uruguai são modelos à parte, não nos servem de parâmetro. Na Argentina a esquerda não é natural; em vez disso, representa apenas uma célula política de oposição. Existe o lado mais republicano, que é o peronismo, já em processo avançado de descaracterização, e o lado da direita prostituta, que escolhe cinco caciques para receber toda a grana que consegue roubar, jogando migalhas para os vira-latas que vendem seus votos, sejam eles os deputados ou o próprio povo alienado mentalmente. A Argentina não é tão fora da curva, mas é o futuro do Brasil, que só resite por causa do PT. Assim que Lula morrer e definitivamente o PT perder a relevância que tem hoje a esquerda acaba na América do Sul. E não é porque eu deposito esperança, porque sou petista roxo, ou qualquer alucinação de gente que terceirizou o cérebro, mas precisamente pela conjuntura que podemos atestar, se formos atentos.

Claro que um fenômeno pode mudar essa estrutura, paulatinamente construída por uma classe que governa às sombras. Mas o cerco está se fechando, porque vivemos uma era que ainda não experimentamos plenamente, que é o povo literalmente sendo conduzido a fazer escolhas que vão acabar com as gerações futuras, com a sua primeiro. Não existe horizonte para os esclarecidos, senão a luta ou a rendição.

No Uruguai a direita não é doida de destruir tão rapidamente todas as conquistas prósperas promovidas pela esquerda. E se for afoita, o povo descarta. Mas é questão de tempo... e não será muito.

Lucmac
Veterano
# ontem às 11:20
· votar

MUDANDO DW ASSUNTO PRA VER SE ISSO AQUI DECOLA E VOLTA A SER O QUE ERA ANTES

O PL... Sabe? Aquele partido que abriga apenas os piores parasitas que a humanidade colocaria para ilustrar a palavra vagabundo nos dicionários que tem figurinhas?

Nem se cogita cassar o registro desse partido?

makumbator
Moderador
# ontem às 11:34
· votar

Lucmac

E qual a utilidade me fazer isso? Vc sabe que eles podem simplesmente fundar um novo 5 minutos depois com as mesmas pessoas. Mas claro, eles ficarão desolados durante esses 5 minutos de espera.

Viciado em Excel
Membro Novato
# ontem às 12:13 · Editado por: Viciado em Excel
· votar

Acho que não. E penso que pelos mesmos motivos que deixaram de cassar o PT, no auge daqueles "errinhos". Tendeu o que o Makumba quis dizer? Elimina-se a entidade, mas os associados continuam na ativa. Isso não tem efeito prático.

Do que adianta cimentar a toca dos ratos se estes continuarão vivos?

Lucmac
Veterano
# ontem às 13:00
· votar

Então vocês acham que não se cogita cassar porque daqui cinco minutos eles fundam outro...

Tipo, tá lá o Xandão planejando contragolpe comunista com o Nunes Marques e Carmem Lúcia, chega o pedido de cassação e eles negam sob essa justificativa: indeferido, porque daqui cinco minutos eles fundam outro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Mesa oval - Política e debates