Mesa oval - Política e debates

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# 11/out/24 19:47
· votar


Lelo Mig
Porém se quiser me sustentar, podemos negociar.

Então empatou!

Lucmac
Veterano
# 11/out/24 19:51 · Editado por: Lucmac
· votar


Lelo Mig

Eu entendi. O que eu comentei não é voltado para você, mas justamente para o direitista que você materializou.

O pessoal da esquerda passa mais tempo defendendo Stalin ou Tchê, por exemplo, do que citando o que tenham feito de positivo.

É um problema sim, mas acho que é o grifo na história. A direita detém o controle das mídias, você sabe de tudo o que mais, se ver o vídeo do Ian que postei mais cedo, vai entender melhor o ponto onde quero chegar, e para além disso recentemente acompanhamos no primeiro turno das eleições o Guilherme Boulos se defendendo de ataques mentirosos a campanha inteira, comparecer agora em um circo na CBN que era para ser um debate com um candidato adversário que faltou, e que se transformou em mais defesa incessante de três cães ladrando o tempo todo, os lacaios da burguesia. Desculpe parecer prolixo, mas existe muita mentira propagada por essa direita cleptocrata que usa seu poder econômico para manter seus privilégios, sejamos atentos quanto a isso. Muitas vezes parece que estão passando pano, mas estão apenas desmentindo, porque esses personagens obscuros da esquerda são elementos convenientemente usados para descredibilizar toda a esquerda.

É só um ponto de vista dentre vários outros, mas não vou agora deixar nenhum direitista assanhadinho com as críticas contrárias. Eles já têm muito veículo para viralizar holodomor, equiparar o nazismo ao comunismo, confundir os incautos quanto às suas ideologias higienistas e mais toda a sujeira que essa direita se agarra com a única finalidade de, repito e acrescento, manter e criar seus privilégios.

makumbator
Moderador
# 11/out/24 20:07
· votar


Lucmac
mas não vou agora deixar nenhum direitista assanhadinho com as críticas contrárias.

Tá brincando? Até ovulei aqui!

Lucmac
Veterano
# 11/out/24 20:08
· votar


makumbator

Cê é muito safado, bicho.

Lucmac
Veterano
# 11/out/24 20:09
· votar


makumbator

Mas diga... Você reconhece essa "disparidade de armas"?

makumbator
Moderador
# 11/out/24 20:29 · Editado por: makumbator
· votar


Lucmac

Na guerra a disparidade de armas é ótima para o lado que tem a vantagem nessa área.

Mas agora eu é que vou te fazer ovular com uma revelação. Sabe em quem eu votei para a prefeitura de Juiz de Fora? Votei na Margarida (PT). E sabe pq? É que ela realmente é e foi uma boa prefeita (e foi também uma boa reitora na época em que eu estava na faculdade). E as opções de direita aqui eram ou arriscadas (em termos de não terem experiência no executivo) ou com chances risíveis. E tinha um candidato mais de centro (filho de um grande ex-prefeito) mas que eu sabia que não teria chance.

Então votei nela APESAR dela ser do PT. Veja só que curioso!

Pronto, agora diga se não estraguei seu no nut november?

Lelo Mig
Membro
# 11/out/24 21:24 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumba votou PT, Será cancelado pela High Society de JF.

Não poderá mais tocar nos casamentos da elite. Esse comuna safado nunca me enganou.

makumbator
Moderador
# 11/out/24 22:03 · Editado por: makumbator
· votar


Fica entre a gente. Se o pessoal aqui da cidade descobrir vou ter problemas. Se o JJJ ficar sabendo vou ter que apagar ele…

Lucmac
Veterano
# 11/out/24 22:24
· votar


makumbator

Você gosta da sua cidade, quer ver o pessoal daí bem, o comércio bem, as pessoas sendo assistidas, e, APESAR de tudo, percebeu que a única opção que poderia revelar seus desejos de boas certezas é a Margarida, do PT...

Conheço a sensação.

Fez excelente escolha.

Wanton
Veterano
# 12/out/24 00:09
· votar


Trump escala discurso anti-imigração e pede pena de morte para imigrantes que matem cidadãos americanos

Essa porra é nazi!

megiddo
Membro
# 12/out/24 12:20
· votar


Lelo Mig
Do mesmo modo que a direita chama Datena de comunista, os caras chamam socialistas moderados ou social democratas de fascistas.

makumbator
Eu já falei sobre isso no passado e o pessoal dizia que era mentira, mal entendido ou que eu estava citando "exceção da exceção". Mentira é o cacete. Acontece sim.

vocês podem dar algum exemplo de "socialista moderado" sendo chamado de fascista por algum comunista? é só citar, não precisa de fonte, eu vou atrás depois.

Lucmac
Veterano
# 12/out/24 15:07
· votar


makumbator

E décadas depois foi descoberto em documentos mantidos em sigilo na época que a ideia de cortar o leite grátis no ensino público não veio inicialmente dela, e que a mesma inclusive alterou a proposta inicial para ao menos manter o leite grátis para as crianças muito pequenas em creches públicas (cortando apenas as das demais).

Sobre esse trecho, estou tentando encontrar tempo para comentar, mas não sei nem como organizar... Mais tarde eu tento de novo.

Lucmac
Veterano
# 13/out/24 20:02
· votar


Putz, percebi que para desconstruir essa falácia do leite eu teria que praticamente fazer uma monografia, com citações da amizade de Thatcher com Pinochet, das diferenças entre as sociedades latinas e britânicas, da escola de economia de Chicago, liberalismo econômico... Não quero.

JJJ
Veterano
# 14/out/24 18:51
· votar


makumbator
. Se o JJJ ficar sabendo

Fica tranquilo.
Também votei na margarida...

makumbator
Moderador
# 14/out/24 19:05 · Editado por: makumbator
· votar


megiddo
vocês podem dar algum exemplo de "socialista moderado"

Marina Silva foi chamada de fascista por parte da esquerda. Pronto, deu o exemplo que vc pediu. A não ser que não considere marina socialista e nem moderada.


Lucmac

A falácia que se criou é que a ideia partiu dela (e comprovadamente não foi originalmente dela, apesar dela ter aceito em parte o projeto original, uma vez que o governo precisava economizar). Outra inverdade que se formou é que ela não teria tentado moderar o corte, justamente mantendo o ensino infantil com leite grátis. Na verdade, os documentos liberados décadas depois mostram que a ideia de modular o corte partiu da própria ministra (obviamente preocupada com a imagem do governo, mas mesmo assim, foi iniciativa dela).

JJJ
Fica tranquilo.

Sabe que agora vou ter que te eliminar, não é?

Lucmac
Veterano
# 14/out/24 19:21
· votar


makumbator

Na verdade não falo da falácia de época, porque a austeridade na circunstância da implantação do liberalismo da escola de Chicago na sociedade britânica era uma realidade, e o fim do leite grátis pode ter sido rechaçado com essa finalidade que você destacou, mas a diversas outras ações austeras estavam em prática. Acontece que a sociedade britânica não tem o perfil passivo, que é requisito para o choque que a implantação do liberalismo de Milton Friedman causa, a completa devastação de tudo o que há de política econômica vigente, para deixar o sistema mais próximo de virgem possível.

O problema é que a economia é uma variável humana, e destruir a economia é causar miséria, fome e morte. A falácia é ressaltar o leitinho das crianças, mas sem contar que seus pais morreram nas greves dos mineiros em um confronto desumano com a polícia.

-Dan
Veterano
# terça às 15:02
· votar


Lucmac
Putz, percebi que para desconstruir essa falácia do leite eu teria que praticamente fazer uma monografia, com citações da amizade de Thatcher com Pinochet, das diferenças entre as sociedades latinas e britânicas, da escola de economia de Chicago, liberalismo econômico... Não quero.

Mas nao é so citar o guia politicamente do Brasil ou citar materias da Superinteressante?

JJJ
Veterano
# terça às 16:32
· votar


makumbator

Sabe que agora vou ter que te eliminar, não é?

Vai nada.
Identificando meu voto eu garanti um pacto de mútua aniquilação...

makumbator
Moderador
# terça às 17:12
· votar


JJJ

Vai nada.

Na próxima vez que vc descer de carrinho de Rolimã na Rua Olegário Maciel, tenha cuidado para não sofrer um "acidente" mecânico...

Lucmac
Veterano
# terça às 17:13 · Editado por: Lucmac
· votar


-Dan

Sabe o que é, bicho, há um tempo eu nem sei onde recebi essa indicação, de repente por aqui mesmo, mas não tenho certeza. O que me confunde é que o entamoeba ficou interessado no download do livro: A Doutrina do Choque - Naomi Klein. Tenho até vergonha de citar esse livro, porque eu falo muitas vezes dele. Mas é um livro que conta o que é o liberalismo econômico da Escola de Economia de Chicago, os métodos de implantação, cita os fatos históricos, e o leitor é levado a entender como e por que há tanta destruição nesse caminho. É uma leitura obrigatória para nós de esquerda. A Argentina, inclusive, é um ótimo observatório contemporâneo, e o personagem fundamental para esse caminho de destruição, requisito imprescindível, é quem manda, e esse, que pode ser o Presidente, hoje preferencialmente legitimado pelo voto popular, pela mídia hegemônica burguesa e pelo setor produtivo burguês, mas que também pode ser um ditadorzinho qualquer, o que atualmente não pega bem, só poderia ser o que há de pior e mais escroto no meio. Tem que ser uma pessoa sem honra nenhuma, sem qualquer traço de humanidade, seja por ser um psicopata criminoso que finge ser louco ao oferecer um remédio para uma ema, ou mesmo um louco legítimo e consentido que conversa com seu cachorro morto.

Mas esse é um livro caríssimo. Novo está para lá de R$300,00. Paguei em um usado R$180,00.

Como já li o livro, não vi esse doc, mas de repente pode despertar um interesse pela leitura, vai saber...



Aí eu até tentei divagar sobre a questão das amenidades que estimulam algumas pessoas a destacá-las quando se provoca o liberal com a crua realidade desse sistema, mas é complexo demais para um chat mecanicamente ultrapassado.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# terça às 17:19
· votar


Lucmac
vc tá falando da tal "tempestade perfeita"

Lucmac
Veterano
# terça às 17:43 · Editado por: Lucmac
· votar


Jonas Kahnwald

Explica o conceito, por favor, porque não me lembro de ter lido a expressão no livro.

Talvez sim...

Estou falando que Milton Friedman considerava impossível o seu liberalismo mostrar-se eficiente se implantado em um sistema econômico vigente, alegando que sua criação foi concebida considerando uma economia completamente virgem. Como sabia que não havia então no mundo qualquer lugar isento de ruídos de um sistema econômico qualquer, para que seu liberalismo tivesse êxito o sistema econômico vigente precisaria ser completamente destruído, com muita austeridade e radicalismo, com ações impopulares. Assim, qualquer reação do povo deveria ser duramente coibida.

As democracias frágeis latinas foram um laboratório muito promissor, portanto. Mas tudo o que conseguiu foi traumatizar o povo latino-americano com essas ditaduras sanguinárias que aqui abundaram.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ontem às 12:25
· votar


Lucmac
Foi falha minha, na verdade, eu que confundi 2 termos. O que eu queria dizer, na realidade, é destruição criativa. Um termo que parece ter sido cunhado pelos economistas austríacos.

Eu mesmo não lembro perfeitamente da ideia, mas creio que de certa forma, ela naturalizava coisas horrendas por exemplo a 1ª e a 2ª Guerras Mundiais como formas até desejáveis de se incentivar a criatividade e o progresso tecnológico.

makumbator
Moderador
# há 15 horas
· votar


Jonas Kahnwald
ela naturalizava coisas horrendas por exemplo a 1ª e a 2ª Guerras Mundiais como formas até desejáveis de se incentivar a criatividade e o progresso tecnológico.

Mas o conceito naturaliza ou meramente observa que a guerra (principalmente quando ocorre em nível praticamente mundial) proporciona avanços tecnológicos e científicos? Isso realmente acontece, e é um efeito "virtuoso" dos conflitos (e isso desde a antiguidade).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mesa oval - Política e debates