Mesa oval - Política e debates

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# 06/out/24 15:24 · Editado por: makumbator
· votar


Wanton

Make Americana-SP great again.

Um homem fez vc votar em outro homem em detrimento a uma mulher. Misoginia venceu mais uma vez. Patriarcado agradece.

Filippo14
Veterano
# 06/out/24 16:25 · Editado por: Filippo14
· votar


Lucmac

Cara, vai ficar mó longa minha explicação do STF/judiciario.

Meu comentário só quis reforçar que o STF/judiciário para mim hoje é tendencioso e que cassar o Marçal é juntar a fome com a vontade de comer. Vão cassar.

E sim, ele fez merda, que sigam as leis, os ritos e afins e ele pague pela cagada.

Abs,

Lucmac
Veterano
# 06/out/24 17:52
· votar


Filippo14

Mas não tem nem que conjecturar essas alucinações, cara. O que está em questão é crime eleitoral, tá embolando assunto de graça.

Lucmac
Veterano
# 06/out/24 17:55
· votar


"Pablo Marçal cometeu crime, mas o STF é tendencioso. Sou moderado"

makumbator
Moderador
# 06/out/24 18:25
· votar


Lucmac


o STF é tendencioso

Ele é formado por humanos, logo, é tendencioso. Aguardo a IA jurídica assumir de vez para termos a pax dos justos.

Filippo14
Veterano
# 06/out/24 18:26
· votar


Lucmac

Cara, você leu meu comentário errado. Não disse que sou moderado e nem disse que o Marçal não cometeu crimes. Os indícios apontam que ele deve ter cometido mesmo. E se após as devidas apurações, ritos e afins ele for condenado. Que pague.

Eu só falei que o STF não deixaria de averiguar, principalmente por ser ele. Ponto.

Lucmac
Veterano
# 06/out/24 19:16
· votar


Filippo14

Principalmente... O que quer dizer? Que se fosse outro o STF averiguaria, mas não principalmente? E você consegue imaginar mais algum candidato desse pleito que faria acusações graves falsas e falsificaria laudo médico com CRM de gente morta, além do coach?

Wanton
Veterano
# 06/out/24 19:44
· votar


O eleitor do Ricardo Nunes é, em grande parte, eleitor do "ah, voto nesse que já está aí". Entendo o desinteresse pela política e o receio de que venha coisa pior.

Eu não sei desculpar o eleitor do Marçal. Para mim, o voto nesse merda indica um nível de idiotia subumano. Não são aqueles 10% esperados na cauda do teste de QI, dá quase 30% dos eleitores. É muita gente bosta nessa cidade!

JJJ
Veterano
# 06/out/24 20:16
· votar


Veredito final das eleições 2024: o Centrão está mais forte do que nunca...

Lelo Mig
Membro
# 06/out/24 20:51
· votar


Wanton

"é, em grande parte, eleitor do "ah, voto nesse que já está aí"

Concordo.

Com relação ao voto no Marçal (tirando aquelas exceções que votam em quem o patrão, pastor ou o filho indicarem), acho que é voto de mau caráter mesmo.

O Bolsonarismo trouxe um orgulho em ser filha da puta, racista, misógino, homofobico, ter nojo de pobre (mesmo entre os pobres), violento. Gente que antes se envergonhava de ser escrota e hoje bate no peito. Essa gente votou no Marçal.

makumbator
Moderador
# 06/out/24 21:45
· votar


Wanton

Resumindo: SP capital é a pior cidade do Brasil?

Filippo14
Veterano
# 06/out/24 22:55
· votar


Numa boa, eu não votei no Marçal, já falei antes aqui, mas quando vocês reforçam esse ponto de que quem vota nele é indesculpável, escroto, mal-carácter, etc, vocês demonstram que não estão, no mínimo, ouvindo em volta. Vocês tão na bolha, igual o bolsominion.

Quem vota nele ta cansado do status quo, não acredita em político, acha que tem valor quem vai lá e não abaixa a cabeça e/ou que fala de prosperidade vinda do trabalho.

Muito de quem vota no Nunes foi voto útil, e não desinteresse em política. Várias pessoas tentaram não deixar o cenário Boulos x Marçal com medo da vitória do Boulos.

To falando isso numa boa. 30% da cidade não é mal-carácter.

Vi esse artigo hoje e acho que faz sentido. Parei para pensar e me coloco no mesmo balaio.

Ninguém mais se fala, ninguém mais se escuta

O quanto nesse tópico foi defendido agressão em pessoas de classes diferentes é algo para se pensar. Essa ideia entra devagar na mente, vai fazendo sentido e depois passa a ser defendida. São lados “extremos” e similares ao bolsonarismo, nazismo, stalinismo, etc. A luta contra o mal maior, a purificação, tudo contra o “outro”

Enfim, nada pessoal e direcionado, mas esse tipo de visão é perigosa e ruim para o debate democrático.

Wanton
Veterano
# 06/out/24 23:47
· votar


makumbator
Resumindo: SP capital é a pior cidade do Brasil?

São Paulo deu quase 30% dos votos àquele que deve ser o pior candidato do País, mas ele não foi para o segundo turno. Imagino que ele seria eleito no primeiro em várias cidades.


Lelo Mig
Filippo14
30% da cidade não é mal-carácter.

Essa hipótese é do Lelo. Eu acho que a distribuição de gente mau-caráter que vota no Marçal é equilibrada, o desequilíbrio está na distribuição de gente burra – aquele povo propenso a cair em golpe, sabe? O pessoal da teologia da prosperidade, o pessoal que distribui fake news no grupo do zap todo santo dia, o pessoal que acha que tem chip na vacina.

O mau-caráter que o Lelo descreve é o sujeito com dois pés no fascismo. É o moralista cagão, que acha que tem que matar todo mundo; é o Zé Ruela que se acha melhor do que o mendigo porque trabalha feito um fodido para não ter quase nada e, se não tem o que merece, é porque paga imposto; é o racista, reacionário, misógino, redpill, ancap que passa o dia consumindo conteúdo lixo na internet. Não penso assim. Eu acho que esse perfil é bem distribuído entre os grupos que votaram no Marçal e no Nunes.

Sobre o artigo, John Stuart Mill seria considerado comunista nos dias de hoje. José Roberto de Castro Neves fala da polarização como se ela fosse recíproca, mas não é. A onda que varreu o País depois das Jornadas de Julho jogou todo mundo para a esquerda – até Hitler caiu no colo da esquerda. A polarização formou-se entre esse polo alucinado (a nova direita) e todo o resto. Vi muita gente moderada de direita se perder nessa merda!

Enfim, nada pessoal e direcionado, mas esse tipo de visão é perigosa e ruim para o debate democrático.

Marçal é ruim para o debate democrático. Todo movimento de direita inspirado no trumpismo é altamente antidemocrático. O "nós e eles" atribuído ao PT é mil vezes menos sectário do que aquilo tudo que veio depois. Não acho que o PT não tenha nenhuma participação nisso, sou bastante crítico às atitudes do partido, tanto é que evitei votar neles enquanto foi possível. Só não concordo com quem enxerga proporcionalidade ao responsabilizar o petismo e o bolsonarismo pela polarização.

Lelo Mig
Membro
# 06/out/24 23:51 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Filippo14

Mano, na boa. Votar em criminoso "anti corrupção da esquerda" é a desculpa mais escrota quem alguém pode dar.

Essa demonização da política, este discurso "anti político profissional" foi usado por Mussolini na década de 30. Aliás a cartilha é exatamente a mesma.

- Demonizar a política.
- Acusar a ciência e cientistas de mentirosos.
- Desqualificar a cultura, colocá-la como desimportante e os artistas como vagabundos e maconheiros.
- Pautas moralistas.
- Por fim se proclamar como o "novo" o outsider que vai mudar o establishment.

Isso é velho, é tática. Quem já leu algumas obras sabe essa cartilha surrada de cor. Como vencer um debate sem ter razão, 48 leis do poder e etc.

Vou falar pela última vez; O problema não é a Direita o problema é esses facistas que estão sendo alimentados em nome da Direita.

Votar no Marçal porque ele vai enfrentar o sistema? Um cara que fez fortuna de 180 milhões em menos de 10 anos? Desqualificado? Violento? Agressivo? Mentiroso? Sem programa de governo? Que não conhece a cidade? Que comete crime para caluniar oponentes?

Cara, e você vêm me falar em bolha?

Só 3 tipos de pessoas votam num cara desses: Idiotas, mau caráteres e idiotas mau caráteres.

Wanton
Veterano
# 07/out/24 00:03 · Editado por: Wanton
· votar


Lelo Mig
Só 3 tipos de pessoas votam num cara desses: Idiotas, mau caráteres e idiotas mau caráteres.

Só discordamos na distribuição. Fui olhar o mapa das zonas eleitorais e vi que tem um miolo da ZL em que o Marçal foi o mais votado. Curiosamente, é onde ficam as sedes da Assembleia de Deus e da Deus é Amor, e o Templo de Salomão.

Tabata tem mais votos em Pinheiros, e não se saiu bem na Vila Missionária. Em Pinheiros, Boulos + Tabata tem 53% dos votos. Boulos tem mais votos na Bela Vista, onde Tabata também é bem votada. São polos de cultura da cidade, de uma classe média estudada, meio desconectada da periferia.

Boulos também ganha nos bairros com a renda mais baixa na ZL e ZO, repletos de favelas.

ejames
Membro Novato
# 07/out/24 00:08
· votar


Filippo14
Numa boa, eu não votei no Marçal, já falei antes aqui, mas quando vocês reforçam esse ponto de que quem vota nele é indesculpável, escroto, mal-carácter, etc, vocês demonstram que não estão, no mínimo, ouvindo em volta. Vocês tão na bolha, igual o bolsominion.

Mais uma vez, você se prende a ver a crítica como alvo no indivíduo enquanto não enxerga que ela é direcionada aos sintomas, esses que são causados de forma sistemática.

A classe política merece críticas e cobranças, independente do viés ideológico, mas a pura baderna que motiva essa nova onda da antipolítica é indefensável se você possui qualquer apreço pela democracia.

Quem vota nele ta cansado do status quo, não acredita em político, acha que tem valor quem vai lá e não abaixa a cabeça e/ou que fala de prosperidade vinda do trabalho.

Eu concordo. Mas esse sentimento é derivado de uma ignorância tão profunda que talvez seja irremediável através da mera lógica. É resultado de falhas gravíssimas educacionais, falhas que vão consequentemente ditar a moral e ética dessas pessoas no dia a dia. A nossa sociedade é violenta, preconceituosa e escrota, mas isso não é novidade: a novidade é que a internet abriu um espaço desprovido de qualquer regimento ético para que essas pessoas se encontrem, a identificação com personagens escrotos não é nada mais do que a consequência disso. O Marçal representa ainda a evolução disso, pois enxerga essa sistemática e explora a seu favor.

30% da cidade não é mal-carácter.

Não! É um percentual bem maior.

ejames
Membro Novato
# 07/out/24 00:11
· votar


Filippo14
Cara, vai ficar mó longa minha explicação do STF/judiciario.

Mas eu queria voltar nisso aqui. O que você enxerga como tendencioso?

Lelo Mig
Membro
# 07/out/24 01:40 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Para nosso amigo JJJ, que apesar da formação de engenheiro é um Terraplanista da matemática estatística, um Bolsonarista das pesquisas, e acha, como um Malafaista, que entrevistar 150 pessoas não serve de parâmetro algum.

Números reais 100% computados:
- Nunes: 29,48%
- Boulos: 29,07%
- Marçal: 28,14%

Pesquisa Datafolha:
- Nunes: 28%
- Boulos: 29%
- Marçal: 27%

Ou seja, todos dentro da média de acerto.

E aí amigo JJJ? Reconsidera o poder da matemática estatística ou vai permanecer no obscurantismo?

makumbator
Moderador
# 07/out/24 08:06
· votar


Lelo Mig

E até os institutos menos “confiáveis” acertaram com boa proximidade. Aqui em JF deu também o que as pesquisas diziam. E aí na sua cidade?

Lucmac
Veterano
# 07/out/24 08:13 · Editado por: Lucmac
· votar


Filippo14

Estelionatário, criminoso... Não tem desculpa. Quem vota nesse tipo de gente é mau caráter, idiota, idiota mau caráter, os piores trapos humanos que se estivessem no congresso, câmaras ou executivos, estariam fazendo a mesma coisa que aqueles em quem votam.

Lucmac
Veterano
# 07/out/24 08:20
· votar


Lelo Mig

A culpa disso é do Instituto Veritá:

Pablo Marçal 34,1%
Guilherme Boulos 26,2%
Ricardo Nunes 20,4%

Lucmac
Veterano
# 07/out/24 08:28
· votar


Filippo14

Você mesmo, imagine-se discursando na plenária do congresso como um deputado, sobre o direito à moradia, habitação, e o que está em pauta é um programa proposto pelo executivo que promete condições reais do pobre conseguir comprar sua casa própria, prosperar e sair do aluguel que costuma consumir mais que a metade da renda dessa gente. Você estaria discursando contra ou a favor?

É retórica.

Todos sabemos a resposta.

Lelo Mig
Membro
# 07/out/24 08:49
· votar


makumbator

"E aí na sua cidade?"

Também. Esta semana a pesquisa apontava reeleição do atual prefeito com 53% e ele se reelegeu com 55,19 %. Votei nele; e o vereador que eu votei também se reelegeu.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 07/out/24 09:23 · Editado por: Viciado em Excel
· votar


Marçal é um bandidaço. Usou um falso BO do Boulos, acusou o Flow podcasts de receber 450 mil da prefeitura, quando na verdade era outra empresa, e essa do laudo consolidou o cara, que já se mostrara um mau caráter nos cursos que ministrava. Uma amiga participou de um curso dele e já tinha feito essa leitura.

Eu, até as 02:00 da matina, do sábado ainda achava que o cara era apenas um jogador imprudente, mas foi só ver o tal do encaminhamento, que foi publicada por volta dessa hora, analisando o tal documento do ponto de vista lógico, vi eu mesmo, que era uma peça falsa. Conclui que se tratava de um bandidaço.

E o objetivo dele era mesmo ficar fora da disputa. Ele sabia que as abobrinhas que tinha dito não tinha como as cumprir. Ele entrou só pra causar e ganhar visibilidade. A justiça, nesse caso, tem que agir com rigor exemplar.

Lucmac
Veterano
# 07/out/24 09:49 · Editado por: Lucmac
· votar


Viciado em Excel

Mas quando ele falou que mulher inteligente não vota em mulher... até aí era só imprudência, também?

Filippo14
Veterano
# 07/out/24 11:10
· votar


Lelo Mig
Lucmac

Lelo e Lucmac, muita gente que eu conheço fala o mesmo do Boulos. Que ele é bandido, invasor, que é contra a propriedade privada, etc.

Muita gente também acha que quem vota no Boulos defende bandido e afins. Podemos supor então que ambos os "lados" tem razão e que então cerca de 60% da cidade é feita de idiotas, mau-caráters e/ou idiotas/mau-caráters?

É essa bolha que eu estou me referindo. Todo mundo acha que o outro é bandido e filho da p**. Olha o que foi dito aqui para defender invasão (que vocês em muitos aspectos se colocaram à favor). Não lhes parecem mais uma vez o nós contra eles?

Está todo mundo indo para isso. Só que para vocês, independente do defeito do Boulos ou do que ele faça, ele tem mais pontos positivos que negativos. Eu sei que ninguém concorda 100% com um candidato, mas vocês estão mais propensos a passar pano para ele ou fazer vista grossa para várias questões, da MESMA forma que quem vota no Marçal faz igual. A democracia atual é praticamente votar no menos pior ou contra alguém. Particularmente queria ter a chance que vocês tem de votar em alguém que parece que vocês tem uma identificação grande e com chances de vencer. Eu nem isso. É sempre entre votar em alguém com 0-3% ou anular.

É que entre nós, falar isso sempre soa ofensivo, todo mundo fica ofendido se for chamado de "gado" e ao invés de olhar ao redor, tenta se defender somente.

De novo, não acho que tanta gente assim é ditatorial (fascista, nazista, stalinista, etc), mas acho que muita gente ou vota no que eles julgam o menos pior, ou no que encaixa em alguns pontos / supostos valores do votante.

Mais uma vez, não é pessoal.

Abraço,

Lelo Mig
Membro
# 07/out/24 11:30 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Filippo14

Cara, eu sou um social democrata. E, se já leu comentários meus aqui, sabe que não simpatizo muito com o Boullos e já fiz muitas críticas à ele.

Se estivesse em SP, teria votado na Tabata neste primeiro turno. E você não encontrará críticas minhas à ela, ao Datena, a Marina Helena e nem ao Nunes com o peso as que fiz à Marçal.

Não há a menor comparação entre Boullos e Marçal. Não é uma questão ideológica, nem subjetiva.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 07/out/24 11:34
· votar


Lucmac

Mas quando ele falou que mulher inteligente não vota em mulher... até aí era só imprudência, também?

Alí, pra mim ficou subentendido. Pra mim ele apenas não completou a frase: mulher inteligente não vota em mulher 'somente por ser mulher'. E antes ele tinha dito que as mulheres são inteligentes. Eu estou completando a frase por minha conta, mas foi esse o sentimento que tive na hora. Pode ser que não, e que eu esteja errado, mas não gosto de julgar pelo pior. Sempre procuro acreditar, a priori, na melhor forma.

Tem uma questão ai muito recorrente, com essa obrigação de ter cotas x de candidatas mulher, em que cabe essa frase de 'mulher não votar em mulher somente por ser mulher' ser um fato.

Com as cotas obrigatórias para mulheres, tá cheio de candidatas que entram só pra cobrir cotas e muitas das vezes para pegar uma verbinha. Tenho visto muito isso. E aí, como slogan elas adotam: "em defesa da mulher". Todas elas que estão nessa vibe adotam essa frase clichê.

Numa eleição de deputado tinha uma vizinha nossa de frente, amiga nossa, de se falar todos os dias, que era candidata a deputada, mas que só ficamos sabendo nos últimos dias, porque saiu o nome dela na televisão.

Conversamos com ela no sentido de dar nosso voto e percebemos que ela nem gostaria que os vizinhos e nem ninguém soubesse. No slogan dela estava: "em defesa das mulheres." Era uma daquelas candidatas que tem um segundo e que só aparece a foto, sem fala.

JJJ
Veterano
# 07/out/24 11:50
· votar


Lelo Mig

Não sou anti-estatística... Acho que algumas usam amostragens absurdamente pequenas, só isso... Aliás, na última pesquisa, na cara da eleição, teve uma (datafolha, talvez) que dobrou o número de pessoas (e não foi porque eu pedi no FCC, né?...).

E se vai usar como argumento exemplos de onde acertaram aqui e acolá, também posso dar exemplos onde erraram pra cacete.

JJJ
Veterano
# 07/out/24 11:52
· votar


Lelo Mig
eu sou um social democrata

Eu também sempre me posicionei como tal.

Devíamos estar comemorando, né? Afinal, o PSD foi o maior vencedor dessa eleição.

Pena que sigla não quer dizer merda nenhuma...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mesa oval - Política e debates