Mesa oval - Política e debates

Autor Mensagem
Filippo14
Veterano
# 04/out/24 17:01
· votar


Wanton

Não sei, são bons pontos, pensarei a respeito.

Mas pelo que eu entendi, então não seria somente o teto que você entende ser fundamental, mas também alimentação garantida e acolhimento da sociedade, certo? Teto inclui saneamento, energia, internet, infraestrutura e transporte para deslocamento também?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 04/out/24 17:02
· votar


Wanton
O que eu teria que fazer para um dia ganhar um pedaço do planeta de Deus.

como eu gosto de mencionar, a própria bíblia diz que a intenção de Deus é que
"Eles construirão casas e morarão nelas; Plantarão vinhedos e comerão os seus frutos. 22 Não construirão para outro morar, Nem plantarão para outros comerem."

mas os eleitores que dizem acreditar no Deus da Bíblia são os primeiros a cagarem para isso

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 04/out/24 17:03
· votar


Wanton
privatização da água, do ar.
já querem privatizar praias

Filippo14
Veterano
# 04/out/24 17:04
· votar


Jonas Kahnwald

Sou ateu, to liberado para plantar pros outros

makumbator
Moderador
# 04/out/24 17:08
· votar


Filippo14
to liberado para plantar nos outros

Oba!

Lelo Mig
Membro
# 04/out/24 17:11
· votar


Filippo14

Cara, eu tive um patrão que possuía 40 imóveis. Não, não estou inventando, ele tinha QUARENTA imóveis.

Não gera emprego, não produz nada, não qualifica mão de obra, não produz nenhuma espécie de riqueza para ninguém, além dele mesmo.

Eu não concordo, não acho certo e não acredito num País onde este tipo de improdutividade e concentração é bem visto, incentivado e ambicionado. E veja bem, aqui é uma questão de concordância. Você concorda? Ok! Eu não concordo! E as regras só vão mudar se o povo começar a invadir. Ou você acredita que algum liberal de direita da mentalidade "imposto é roubo" vai mudar isso?

"Tem que exigir do governo soluções para temas sociais e não por na culpa e quem é mais favorecido esse tipo de coisa."

Mano, acorda! A culpa É dos mais favorecidos, porque o governo é composto por esta elite e você vota nessa elite. O governo não é um amontoado de gente que nasceu em geração espontânea. O governo é formado por pessoas que colocamos lá e, por enquanto, os que defendem o estado de coisa atual é o grupo mais forte.

LeandroP
Moderador
# 04/out/24 17:14
· votar


Lelo Mig
ele tinha QUARENTA imóveis.

E as regras só vão mudar se o povo começar a invadir.

Se esses imóveis cumprem a função social, conforme determina a nossa constituição, tudo bem. O problema é que não cumprem, não pagam impostos (sonegam), aguardam por benfeitorias no entorno com dinheiro público, e assim especulam pra ganhar dinheiro. Neste caso tem que invadir, tomar posse e ainda dar uns tapas na cara do propriotário.

°,°

makumbator
Moderador
# 04/out/24 17:19
· votar


Lelo Mig
Cara, eu tive um patrão que possuía 40 imóveis. Não, não estou inventando, ele tinha QUARENTA imóveis.


Eu tenho um vizinho que tem 24 ou 25 imóveis. Alguns no meu condomínio. Ele literalmente tem dezenas de milhões só nesses imóveis. Mas esse é o trabalho dele, administrar esses aluguéis.

LeandroP
Se esses imóveis cumprem a função social, conforme determina a nossa constituição, tudo bem.

Aí falou bonito. Se o cara aluga qual o problema? É isso mesmo. O meu vizinho por exemplo vive de administrar os imóveis que aluga. E sim, isso dá trabalho pra cacete. É pepino e encheção de saco toda hora (de vez em quando ele me conta uns barracos). E sim, o cara paga imposto em cima disso. Não tem nada de errado.

O engraçado é que tem um condomínio em que ele tem a maioria dos apartamentos, então ele literalmente decide quem vai ser o síndico. Em quem ele vota vai ganhar sempre.

Lelo Mig
Membro
# 04/out/24 17:24
· votar


LeandroP

"cumprem a função social, conforme determina a nossa constituição, tudo bem."

Prá mim não. Se eu for presidente minhas duas primeiras emendas serão:

1- Ninguém poderá ter mais de 2 imóveis residenciais (somente imóveis industriais, comerciais e/ou agrícolas comprovadamente produtivos).

2- Tirando imóvel residencial e um valor em bens pré determinado, fica extinta a opção de herança.

Os liberais não são meritocratas? Mano não têm que merecer o patrimônio que constrói? Então, não vai começar com dinheirinho do papai, né? Garanto que nessa hora acaba o "liberalzinho meritocrata".

Lelo Mig
Membro
# 04/out/24 17:25
· votar


makumbator

"Mas esse é o trabalho dele, administrar esses aluguéis."

Isso não é trabalho.

makumbator
Moderador
# 04/out/24 17:27
· votar


Lelo Mig
Isso não é trabalho.

Lidar com gente sempre é um trabalho. Pare com sua inveja de meu amigo milionário.

makumbator
Moderador
# 04/out/24 17:30
· votar


Lelo Mig
1- Ninguém poderá ter mais de 2 imóveis residenciais (somente imóveis industriais, comerciais e/ou agrícolas comprovadamente produtivos).

Já ouviu falar de laranja? Parentes? Sua primeira proposta jé era.

Garanto que nessa hora acaba o "liberalzinho meritocrata".

Lembrei da onda atual no tik tok da geração Z vendo que precisa pagar imposto. Tem uns mudando de lado e virando direta. Na hora de pagar imposto o esquerdista fraqueja.

Filippo14
Veterano
# 04/out/24 17:40
· votar


Lelo Mig

Isso é uma coisa que esses coachs fomentaram demais. É obvio que a meritocracia tem um papel importante e transformador em milhares de vidas, da mesma forma que em outras não tem.

Trabalhar muito não necessariamente é trabalhar bem e trabalhar bem não necessariamente é ter sucesso. Existe um fator sorte importantíssimo em quem sai de baixo.

Mas o discurso liberal não é esse.

A visão liberal em economia defende a liberdade individual, a minimização da intervenção do Estado na economia e a proteção dos direitos de propriedade. Ela enfatiza a importância do livre mercado como o melhor mecanismo para alocar recursos, promover a concorrência e fomentar a prosperidade. Essa abordagem valoriza a responsabilidade pessoal e a inovação, argumentando que menos regulamentação e impostos levam a uma maior eficiência econômica e a melhores resultados sociais.

Meritocracia surge da não regulamentação econômica pelo estado, mas não como um valor fundamental. Ele é secundário e gerado por consequência.

Lelo Mig

Por 10 anos já e por 16 o presidente da república é alguém do PT. Um deles veio verdadeiramente do nada. O PT teve maioria na Câmara por anos e anos. Esse papo da elite financeira no poder com uma conotação de herança
eu acho que não cabe a tempos.

Quanto a parte dos imóveis. Você ta olhando somente o que ele acumulou. Mas para ter os 40, ele comprou terrenos de outras pessoas, comprou insumos para construir/reformar esses terrenos e casas e no final continuou pagando imposto sobre esses mesmos imóveis. Essa dinheirama toda que foi despejada por ele ao longo do tempo não foi depois potencialmente usada para "geração de renda, qualificação de mão-de-obra e produção"? Acho que você tá olhando a foto final e não o filme. Economia é descentralizada. Uma transação realizada em São Paulo pode afetar no dia seguinte o Tocantins e no mê3s seguinte em Pequim.

Então Lelo, dê nome aos bois. Você é a favor de roubo, invasão e tomada de propriedade a depender da circunstância, concorda? Por que a palavra invasão, para mim, soa mais leve do que roubo, mas na prática é a mesma coisa.

E outra coisa, para bens materiais e não imobiliários valeria a mesma coisa? Se alguém tem 30 carros, 30 guitarras, 30 pedais, 30 sacos de arroz e for demais para o que fulano entender ser razoável, ta liberado pegar sem consequência?

JJJ
Veterano
# 04/out/24 18:24
· votar


makumbator
espontânea ou estimulada

Outra bobagem. Tem que amostrar do mesmo jeito que se vota (ou o mais parecido possível, num software semelhante ao da máquina).

-Dan
quer mais 1% de confiabilidade, entervista mais 50 mil ao inves de mil.

Eu me sentiria mais seguro quanto aos números se fossem uns 5000... Sim, é só feeling mesmo.

---

Eu ia responder mais coisa, mas o pótico explodiu de posts e não vou ler tudo.

makumbator
Moderador
# 04/out/24 18:27
· votar


JJJ
Tem que amostrar do mesmo jeito que se vota

Tem que levar urna eletrônica nas pesquisas? Hahahah! Zoeira contigo.

JJJ
Veterano
# 04/out/24 18:30
· votar


makumbator

Pô, eu escrevi... é só emular o software num celular...

Wanton
Veterano
# 04/out/24 18:41
· votar


Filippo14
Mas pelo que eu entendi, então não seria somente o teto que você entende ser fundamental, mas também alimentação garantida e acolhimento da sociedade, certo? Teto inclui saneamento, energia, internet, infraestrutura e transporte para deslocamento também?

É primordial que todos tenham tudo o que é básico para se viver com dignidade.

O PT teve maioria na Câmara por anos e anos.

Maioria comprada. O Congresso sempre foi de direita, desde 1826.

Jonas Kahnwald
"Não construirão para outro morar, Nem plantarão para outros comerem."

Será por isso que os amish constroem as próprias casas?

makumbator
Tem uns mudando de lado e virando direta.

Analfabetismo político, né?

Lucmac
Veterano
# 04/out/24 18:54
· votar


"Meritocracia surge da não regulamentação econômica pelo estado"

Eu não consigo nem pensar em uma resposta... Usando neoconceito a gente pode ir para qualquer lugar.

Lelo Mig
Membro
# 04/out/24 19:13
· votar


Filippo14

"Se alguém tem 30 carros..."

Essa é a questão que você não entende. Ninguém precisa de 30 carros e as pessoas já deveriam estar conscientizadas disso. Eu acho que uma sociedade onde existem pessoas que querem ter 30 carros é o que têm fudido a humanidade e levado o mundo para o buraco.

"Então Lelo, dê nome aos bois. Você é a favor de roubo, invasão e tomada de propriedade a depender da circunstância, concorda?"

Sim! Sem nenhuma duvida. Até porque, te garanto que a grande maioria dos que têm 30 carros, 40 casas e etc., exploraram/roubaram "alguéms".

Filippo14
Veterano
# 04/out/24 19:15
· votar


Lucmac

O ChatGPT entende que o que eu quis dizer é o seguinte (eu concordo com o que ele entendeu):

"A pessoa que escreveu a mensagem entende que, no liberalismo econômico, a meritocracia não é um valor fundamental, mas sim um resultado secundário da falta de regulamentação estatal na economia. Ela enfatiza que o liberalismo foca na liberdade individual, na minimização da intervenção do Estado e na proteção dos direitos de propriedade, promovendo o livre mercado como o melhor mecanismo para alocação de recursos e prosperidade. Nesse contexto, a meritocracia emerge como uma consequência natural dessas políticas, mas não é o objetivo principal. Além disso, a pessoa reconhece que fatores como a sorte têm um papel importante no sucesso individual, especialmente para aqueles que começam em desvantagem, indicando que esforço e competência não garantem necessariamente o sucesso."

Foi isso que você entendeu também?

Filippo14
Veterano
# 04/out/24 19:19 · Editado por: Filippo14
· votar


Lelo Mig

Eu entendo que de fato não há necessidade de 30 carros, eu mesmo não teria, mas não condeno, nem desincentivo alguém a tal. Para mim isso é um ponto de liberdade e escolha individual. Ai que a gente discorda ferrenhamente (e está tudo bem).

Essa fome para mim em ter (até certo nível) por sinal eu vejo como positiva, faz as pessoas se arriscarem mais, gerarem muitas vezes mais valor e inovação.

Da mesma forma que eu também não acredito que em qualquer situação que alguém tenha muita propriedade a origem tenha sido roubo ou exploração. Tem vários outros fatores e contextos para tal. Inclusive acredito que sejam a maioria.

ejames
Membro Novato
# 04/out/24 19:26
· votar


Filippo14
Da mesma forma que eu também não acredito que em qualquer situação que alguém tenha muita propriedade a origem tenha sido roubo ou exploração. Tem vários outros fatores e contextos para tal. Inclusive acredito que sejam a maioria.

Me diz, por que é cacoete de liberaleco sempre tomar dores dos ricos como se fosse um ataque pessoal?

Não se trata de apontar dedos. O capitalismo desenfreado, a concentração de renda, a desigualdade e a exploração são diretamente ligados. Se não consegue entender isso, não dá para entender nada.

Lucmac
Veterano
# 04/out/24 19:32
· votar


Filippo14

Não li.

Agradeço que tenha me alertado, inclusive, que o texto foi escrito por IA. Já há um tempo que eu não leio muita coisa atual, justamente porque se eu desconfio que seja IA eu paro de ler na hora, recuso qualquer coisa do tipo. Prefiro recorrer aos clássicos, pois quem tem os clássicos tem tudo.

Faça isso. Leia alguma coisa que preste, talvez você não precise recorrer a esse tipo de coisa quando quiser discutir um assunto qualquer.

Wanton
Veterano
# 04/out/24 19:41 · Editado por: Wanton
· votar


ejames
Me diz, por que é cacoete de liberaleco sempre tomar dores dos ricos como se fosse um ataque pessoal?

Ele não vai dizer, mas se você pôr o nome dele no Google, entenderá porque ele leva para o lado pessoal.

Filippo14
Veterano
# 04/out/24 19:49
· votar


ejames

Eu defendi o direito de ter, a liberdade de possuir bens sem limitação. Não defendi os ricos. Foi uma defesa generalizada. Os exemplos dados que eram sobre ricos.

Lucmac

Só tentei sintetizar de uma forma que ficasse mais clara a minha posição. Tive a impressão que você havia feito uma leitura incorreta do que eu tentei passar.

Dá umas dicas de leitura que presta, por favor. Faz a boa, pode servir para outros além de mim.

Filippo14
Veterano
# 04/out/24 19:49 · Editado por: Filippo14
· votar


Wanton
Voltou!!! Kkkk

Saudades disso cara.

Wanton
Veterano
# 04/out/24 20:04
· votar


Filippo14
Voltou!!!

Nem esquenta. Não vou me alongar nisso.

Gle1995
Membro Novato
# 04/out/24 20:50
· votar


Filippo14

LM e LG não possuem leitura para falar nem 1/3 das abobrinhas que falam diariamente aqui.

O capitalismo desenfreado, a concentração de renda, a desigualdade e a exploração são diretamente ligados.

ejames, o que é capitalismo desenfreado?

Viciado em Excel
Membro Novato
# 04/out/24 21:11 · Editado por: Viciado em Excel
· votar


Lelo Mig

1- Ninguém poderá ter mais de 2 imóveis residenciais (somente imóveis industriais, comerciais e/ou agrícolas comprovadamente produtivos).

Isso numa economia desenvolvida funciona bem. Numa economia onde há uma boa renda per capta, onde o trabalhador se aposenta com o seu salário integral, pra quê juntar dinheiro e aplicar em imóveis? No máximo numa poupança as pequenas sobras e o resto olê olê carnaval, passeios, lazer...

Basta ter uma boa casa pra morar e esperar o último dia de cartão de ponto e continuar vivenda normalmente até a morte. Mas essa é uma realidade para poucos. Deveria ser pra todos.

Aqui, na iniciativa privada, o cara ganha 25, 30 k a vida inteira e aposenta com 5k. Se não tiver uns cinco imóveis pra alugar, ou uns dez lotes pra depois vender cinco e construir nos outros cinco, pra depois alugar, tá ferrado.

Eu tenho um tio juiz que tem um bom imóvel pra morar e uma chacrinha pra passar o fim de semana e gastar o que sobra de dinheiro das viagens. Comprar imóveis pra quê, se vai ter o mesmo ganho até morrer? Aposentadoria integral e tudo mais.

Essa é a realidade dos servidores públicos, mas não é a do trabalhador da iniciativa privada. Durante seu período ativo não passeia economizando pra "aposentadoria". A grande mariora que conheço só fez a primeira viagem internacional depois que passou a viver da renda desses imóveis, e depois de aposentado.

Até o cara que tem um negócio próprio de médio pra cima, passa a vida inteira adquirindo imóveis, aqui alí, visando esse futuro incerto.

Fiz essa projeção no Excel. Depois trago mais dicas.

Wanton
Veterano
# 04/out/24 22:20
· votar


Gle1995
não possuem leitura

Que leitura você recomenda?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mesa oval - Política e debates