Mesa oval - Política e debates

Autor Mensagem
Lucmac
Veterano
# 04/out/24 15:07 · Editado por: Lucmac
· votar


makumbator

Belíssima estratégia a de calar seu interlocutor falando idiotice. Você faz isso conscientemente, no teatrinho eterno que você cria. O maninho aí, que acha triunfante admitir que "esse é um tema que [ele não consegue] compreender" e ainda assim se meter a discutir sobre o tema faz inconsciente.

Filippo14

Cara, eu já te disse isso uma vez: o conhecimento precede a razão. Se você não consegue compreender, não somos nós, neste lugar, que poderemos explicar qualquer coisa. Você precisa estudar os fundamentos, despir-se dos preconceitos para genuinamente se informar sobre o tema. Aqui você está na defensiva, escrevendo coisas super erradas. Quando você estiver sozinho, sem ninguém ver, você vai procurar uma fonte preferencialmente neutra histórica, que didaticamente lhe apresente esse tema que, como admitiu, você ainda não tem maturidade intelectual para compreender.

makumbator
Moderador
# 04/out/24 15:08
· votar


-Dan

Culpa do estado que é lerdão pra desapropriar.

Filippo14
Veterano
# 04/out/24 15:09
· votar


-Dan

Sim, é uma merda, mas é o que é. A Prefeitura que resolva rápido. Se é um processo simples, por que não foi solucionado?

O valor pago e o valor devido ajuda a levar ao absurdo o tema, mas o que importa é que é de alguém. Tem coisas que precisam ser objetivas, senão perde a mão.

Se toda vez forem olhar o quanto deve e o quanto pagou e isso virar uma discussão subjetiva não tem lei.

-Dan
Veterano
# 04/out/24 15:10
· votar


Filippo14

Acho que grande parte do movimento é pra fazer agitação pra prefeitura se mexer. E eles tem tido bons resultados nisso, esses manifestos, essas ocupações acabam pressionando as prefeituras a curmprirem a lei e é isso que eles comemoram. Conseguiram varias reintegrações, dentro da lei, a partir da agitação do moviimento deles.

Mas o seu influencer bolsonarista vai ficar te dando somente o recorte da invasão, roubo, etc, pra vc cair, da forma mais rasa possivel. Mas se tu avaliar a questao como um todo, ciente que voce ja sabe que nao vao invadir sua casa - e isso já é um grande avanço, voce vai ver o buraco muito mais embaixo.

makumbator
Moderador
# 04/out/24 15:10
· votar


Lucmac

Ninguém está calando ninguém. Sabe que eu prezo pela liberdade de expressão (e isso não é zoeira). Ás vezes tenho que apagar coisas escritas no fórum por causa das regras do mesmo (ás vezes a contragosto), mas não é pessoal.

Filippo14
Veterano
# 04/out/24 15:11
· votar


Desculpa intelectual, eu não estou pronto para falar contigo sobre o tema, é algo muito complexo que ameaça a minha cognição.

Que arrogância, na boa.

To vindo na bola contigo, sem te desmerecer.

Wanton
Veterano
# 04/out/24 15:12
· votar


makumbator
Todas as pautas? Então pra vc menines, motoriste e outras aberrações tá beleza? Essa é uma das pautas de parte da esquerda

Mas isso não é uma pauta, é uma proposta de solução (péssima). A pauta é legítima: enfrentar a imposição de papeis de gênero. A proposta é péssima porque vem de uma falsa esquerda, o partido Democrata dos Estados Unidos. A saída proposta é à luz do individualismo e do liberalismo deles.

Filippo14
Veterano
# 04/out/24 15:12
· votar


-Dan
Perfeito, acredito que essas invasões possam acelerar, mas fazem na minha opinião da forma errada. Vão na frente da prefeitura então, encham o saco da pessoa responsável, mas invadir e incentivar esse tipo de atitude para mim não cola. Continua na minha opinião sendo um erro com outro erro

-Dan
Veterano
# 04/out/24 15:13
· votar


Filippo14
Se é um processo simples, por que não foi solucionado?

Agora voce ta fazendo boas perguntas.

E a resposta não é o que o makumbator tenta, tambem de forma banalmente simples, tenta transparecer:

Culpa do estado que é lerdão pra desapropriar.

Hahah quem dera fosse só isso, e nao existisse especulação imobiliaria e um monte de arrendatarios cheios de esquemas, com centenas de imoveis e muita gente bitela interessada no tema.

makumbator
Moderador
# 04/out/24 15:14
· votar


Wanton

Chame de solução ou de pauta, mas é uma iniciativa bem ativa na esquerda cirandeira e que foi importada aqui para o Brasil.

-Dan
Veterano
# 04/out/24 15:15
· votar


Filippo14
Perfeito, acredito que essas invasões possam acelerar, mas fazem na minha opinião da forma errada. Vão na frente da prefeitura então, encham o saco da pessoa responsável, mas invadir e incentivar esse tipo de atitude para mim não cola. Continua na minha opinião sendo um erro com outro erro

Entendi. É seu modus operandi. Não afeta muito o status quo. Eles já estão mais sem paciencia, ainda mais pq o grupo deles tem muita gente sem teto e nao conseguem mais se sentir confortável com o status quo.

Lelo Mig
Membro
# 04/out/24 15:15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Filippo14

Na boa, com todo respeito, mas meu conceito de agressão é bastante diferente.

Ter prédios, terrenos, propriedades, (imóveis em geral) abandonados e improdutivos é tão agressivo quanto ver gente morando embaixo de pontes.

Foda-se que alguém "pagou". Se alguém pagou e abandonou tem mais é que ser saqueado.

A maioria desses "liberais" anti impostos e herdeiros de terras, são contra a reforma agrária, por exemplo, e fingem que não sabem que 80% destas terras que seus bisavós brancos semearam e tornaram imensas fazendas, foram DADAS pelo governo, ou seja, essas fazendas brasileiras são quase todas oriundas de uma "reforma agrária" que o governo fez para povoar regiões e não deixar os escravos se apropriarem das chamadas terras devolutas.

Essa gente trabalhou a terra? plantou? produziu? mereceram seu naco de terra? Sim! não há dúvida. Mas, então por que as atuais famílias do MST não podem conseguir e merecer também? É porque a terra improdutiva e abandonada de um "sem terra" vagabundo do século 18 têm um dono?

Vocês gostam muito de historinhas de gente que vendia picolé no farol e hoje é dono de metade de Mato Grosso ou de um capiau que fez uma fortuna de 180 milhões em menos de 10 anos. Não sei se é ingenuidade.

makumbator
Moderador
# 04/out/24 15:16
· votar


-Dan

O mundo é complexo. Sempre vai ter esquema, brecha, aproveitadores, legítimos interessados, e tudo mais. O estado é a cereja do bolo (ou Boules).

-Dan
Veterano
# 04/out/24 15:18 · Editado por: -Dan
· votar


Lelo Mig
Ter prédios, terrenos, propriedades, (imóveis em geral) abandonados e improdutivos é tão agressivo quanto ver gente morando embaixo de pontes.

this.

tentei usar o exemplo da cadeirada pra ser o mais didatico possivel.

makumbator
Moderador
# 04/out/24 15:18
· votar


Lelo Mig

Então se a reforma agrária já foi feita, avise o MST. E esse 80% vc tirou de onde? Quero fontes estabelecidas.

-Dan
Veterano
# 04/out/24 15:18
· votar


makumbator
O mundo é complexo. Sempre vai ter esquema, brecha, aproveitadores, legítimos interessados, e tudo mais. O estado é a cereja do bolo (ou Boules).


Sim. E limão é azedo. Agua é molhada.

makumbator
Moderador
# 04/out/24 15:19
· votar


-Dan

Nem todo limão é azedo.

Sim, estou falando de uma exceção.

Lucmac
Veterano
# 04/out/24 15:24
· votar


Filippo14

algo muito complexo que ameaça a minha cognição.

Não é não, é muito simples... O problema é que mesmo usando um exemplo bem didático como o Dan usou não é garantido que você entenda, porque você compreendeu que ele estava falando de violência.

E quem disse que não consegue compreender o tema foi você mesmo. Não sou nem perto de um gênio por entender o que você escreveu e sugerir que estude antes de entrar em discussão com pessoas que entendem, senão vai fazer esse papel aí...

Lelo Mig
Membro
# 04/out/24 15:30 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator

"E esse 80% vc tirou de onde?"

Tirei do ku, mas com 92,76% de chance de estar correto.

E o chat GPT reforça a minha convicção dizendo isso:

"Embora não haja um dado preciso que quantifique exatamente o percentual de propriedades atuais que são herança de doações governamentais ou de terras devolutas apropriadas, existem algumas informações que podem ajudar a contextualizar a questão:

História das Terras: Durante o período colonial e imperial, muitas terras foram concedidas pela Coroa para colonizadores, especialmente na forma de sesmarias. Essas concessões muitas vezes desconsideravam os direitos das populações indígenas.

Terras Devolutas: Após a independência, muitas terras foram consideradas devolutas e passaram a ser administradas pelo Estado. O conceito de terras devolutas está presente até hoje, e sua regularização é um tema recorrente na política agrária.

Dados Históricos: Estimativas variam, mas a Fundação Getulio Vargas e outros estudos acadêmicos apontam que uma parte significativa das propriedades rurais no Brasil, especialmente no Centro-Oeste e no Sul, pode ter origem em doações ou apropriações de terras devolutas.

Políticas Agrárias: Programas de reforma agrária e regularização fundiária têm sido implementados para tentar redistribuir terras e reconhecer a posse histórica de comunidades e pequenos agricultores."


Lucmac
Veterano
# 04/out/24 15:33 · Editado por: Lucmac
· votar


E quero agradecer aos colegas pela paciência aparentemente infinita. Pode ser que no Filippo não faça efeito, mas me fornece ideias e argumentos para que eu converse com pessoas no meu dia-a-dia que genuinamente se reconhecem ignorantes no assunto e me procuram para uma conversa franca sobre o assunto. Essa história da cadeirada do Dan é muito boa, por exemplo.

Se eu tivesse tido um tempo a mais nessa semana, e, claro, lido esse comentário antes, muito provavelmente eu teria mais chance de convencer um aluno de terceiro ano que veio conversar comigo sobre essa questão do MTST, mas ele já está em outro nível, já trata o ato como ocupação, não como invasão. O nome dele é Felipe (risos!). Segunda-feira eu puxo papo com ele e mando essa.

Filippo14
Veterano
# 04/out/24 15:52
· votar


Lelo Mig

Cara, mas desculpe, impor que alguém faça algo com a propriedade não faz sentido também. Sob essa lógica, se é agressão, a pessoa devia ser processada se não der uso ao ativo.

Sei lá, me parece uma visão impositiva sobre os bens e a vida do próximo e uma forma de desviar o foco dos reais culpados.

Tem que exigir do governo soluções para temas sociais e não por na culpa e quem é mais favorecido esse tipo de coisa.

Não cabe, caso não queira, ao indivíduo o ônus de resolver questões desse tipo na nossa democracia atual. Que exijamos soluções dele e não de quem não tem função pública e nem a caneta na mão.

Senão se perde a mão da coisa

Filippo14
Veterano
# 04/out/24 15:54
· votar


Lelo Mig

Complementando, que se siga o rito normal da lei e que exijamos que as coisas sejam mais ágeis para a retomada de ativos com passivos. O que o governo decidir fazer depois é decisão governamental (desde que pautada por leis também).

Pegar uma suposta terra de algum zé mané do século 18 por que alguém não fez nada com ela continua me soando sem sentido, mesmo se o estado tenha dado.

Lucmac
Veterano
# 04/out/24 16:02
· votar


Filippo14

Cara... Ativo é palavra técnica, banalizada em conversas que não abrangem propriedade privada, sua função social, gente sem abrigo, nada desse assunto. Você está fazendo uso da palavra inadvertidamente, já pela segunda ou terceira vez. Sei que conhece o significado da palavra, ainda que na área técnica, mas lamentavelmente está tratando que uma propriedade elegível para perder o status de privada, quando incorporada no patrimônio público, como um mero ativo e isso é falso. Não estou dizendo que você faz isso por má fé, hein!

Wanton
Veterano
# 04/out/24 16:07
· votar


makumbator
Chame de solução ou de pauta, mas é uma iniciativa bem ativa na esquerda cirandeira e que foi importada aqui para o Brasil.

Sou a favor de melhorar a língua portuguesa com abordagens pragmáticas. Dá para transformar uma língua pelo uso e pela norma. O caminho do uso é o mais natural, as pessoas experimentam mudanças na língua e a moda pode pegar ou não. O caminho normativo afeta primeiro a norma, depois chega à escola e, por último, cai ou não no gosto do usuário (falante/escritor).

O problema do caminho natural é que o usuário é preguiçoso/hedonista. Muitas regras são violadas tornando a língua menos precisa, mas mais fácil e prazerosa de usar. O problema do caminho normativo é a dificuldade de impor as normas, sobretudo se elas não forem fáceis de assimilar.

Acho importante ter um gênero neutro, mas a questão tem que ser pensada estrategicamente. Talvez, uma solução possível seja desvincular o gênero gramatical do papel social. A cadeira e o beliche não são fêmea e macho, respectivamente. A cadeira não é feminina, o beliche não é masculino. Podemos começar com a abolição, por vias gramaticais, das classificações "feminino" e "masculino" aplicada a artigos e substantivos.


Filippo14
nossa democracia atual

Plutocracia. Se não fosse, não existiriam sem-teto. Em uma democracia, moradia seria prioridade nº1. Antes de ter terrenão para poucos, teríamos terreninhos para todos. É muito difícil encaixar terrenão para poucos na pauta democrática.

Lucmac
Veterano
# 04/out/24 16:20
· votar


Wanton

Eu comecei a questionar esse tipo de coisa com o meu pai. Perguntei uma vez para ele como pode uma pessoa ser dona de um pedacinho do planeta. Quem deu isso a ela? Deus? E como Deus da um pedaço do planeta para um e não para o outro? O que eu teria que fazer para um dia ganhar um pedaço do planeta de Deus.

Nem lembro o que deu o papo, mas claro que meu pai não foi para o lado do merecimento. Era de esquerda, sindicalista, petista. Talvez meus questionamentos teriam havido justamente pelas lições que ele me dava.

Filippo14
Veterano
# 04/out/24 16:33 · Editado por: Filippo14
· votar


Lucmac

Usando uma lógica dessas, quem deu o direito do Estado tomar qualquer coisa de mim, me prender, etc? Vai para um caminho radical. Gosto, mas por outros motivos.

Sobre ativo, usei como sinônimo de propriedade para não deixar o texto monotono e repetitivo. Sempre que eu usar, pode ler como propriedade

Filippo14
Veterano
# 04/out/24 16:36 · Editado por: Filippo14
· votar


Wanton

Numa democracia há a obrigatoriedade de todos terem casa? Não sabia dessa regra universal das democracias.

Na minha democracia saúde seria prioridade. Eu poderia defender isso ou já nasce errado?

Wanton
Veterano
# 04/out/24 16:55
· votar


Filippo14
Numa democracia há a obrigatoriedade de todos terem casa?

Não. Mendigos abrem mão de ter casa porque morar na rua é mais gostoso!

Eu poderia defender isso ou já nasce errado?

Acho ótimo! Na sua democracia, como fica a saúde física e mental de quem está à margem da sociedade? Eu entendo que não existe saúde sem um teto, sem alimentação garantida, sem direitos de ser acolhido pela sociedade.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 04/out/24 16:56
· votar


as vezes eu nao acredito no que leio

Wanton
Veterano
# 04/out/24 16:58
· votar


Lucmac
Eu comecei a questionar esse tipo de coisa com o meu pai. Perguntei uma vez para ele como pode uma pessoa ser dona de um pedacinho do planeta. Quem deu isso a ela? Deus? E como Deus da um pedaço do planeta para um e não para o outro? O que eu teria que fazer para um dia ganhar um pedaço do planeta de Deus.

É muito estranho, mas a gente nasce em um mundo que naturalizou essa merda. Daqui a pouco, vamos naturalizar a privatização da água, do ar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mesa oval - Política e debates