Autor |
Mensagem |
LeandroP Moderador |
# 19/fev/24 07:57
· votar
Touro indomável As companhias telefônicas levam sinal a todos distritos, mesmo nos rincões, inclusive nessas localidades foram instalados orelhões, que nem se usam mais.
Com dinheiro público, chapa!
|
Touro indomável Membro Novato |
# 19/fev/24 08:14
· votar
LeandroP
Com dinheiro público, chapa!
O mesmo que transformou a Friboi num monopólio.
A privatização dos serviços de comunicação não foi bem feita, poderia e deveria ter sido melhor, mas isso já é outra discussão.
|
LeandroP Moderador |
# 19/fev/24 08:29
· votar
Touro indomável
Cara, não mistura os assuntos. Não era da telefonia? Agora tá falando em Friboi... Aff!
Aliás, as telecomunicações vem recebendo financiamento público até hoje, com a expansão da banda larga (fibra óptica). E isso não é errado! Eles não têm capital suficiente pra sequer dar partida no empreendimento. E isso é assim também nos EUA.
Conversa fiada de que o Estado não deve financiar por isso ou por aquilo. A iniciativa privada não toma iniciativa porque falta capital. Somente o Estado e os narcotraficantes têm essa grana toda pra investir.
|
LeandroP Moderador |
# 19/fev/24 08:31
· votar
Touro indomável O mesmo que transformou a Friboi num monopólio.
Não senhor! Não é um monopólio. É uma grande indústria nacional, tal qual as marcas americanas que você paga um sapo. E sim, boa parte dessas marcas também utilizaram dinheiro público pra começarem o negócio.
|
qew Veterano |
# 19/fev/24 09:02
· votar
Touro indomável dependendo dos honorários eu reúno as pessoas, os materiais, os dados e faço.
opa criticar o governo atual é de graça, o anterior só como conteúdo monetizado? tendi
Questão de estatais deve ser aberta em temática própria. Favor não desvirtuar.
ok
1. Plano de desenvolvimento nacional e regional Nunca na história deste pais foi concebido um plano tendo como prioridade o desenvolvimento como um todo, contemplando todas suas regiões, considerando ainda a vocação de cada uma. Assim, ao longo da história foram se concentrado crescimento econômico em duas regiões e bolsões de carência em outras.
(in)felizmente, o governo atual promoveu o ministério do desenvolvimento ao status de ministério novamente
tem até plano de trabalho :) https://www.gov.br/mdic/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/relator io-de-transicao-comissao-de-transicao-governamental/relatorio_2_final_ gt_ind-com_serv_11-12-22_vf.pdf
e aparentemente está de acordo com as suas propostas: A proposta organizacional do novo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) está direcionada para a reindustrialização do Brasil e a transição rumo a descarbonização da economia brasileira. Seus esforços, portanto, estarão direcionados para a reestruturação e o fortalecimento da capacidade produtiva nacional visando a inserção competitiva do país na economia mundial, sem perder de vista que esta é uma ferramenta institucional para se alcançar as premissas estabelecidas no projeto político que venceu as eleições.
e ainda de quebra explica pq o período 2019-2022 foi uma merda para o desenvolvimento economico, transcendendo a questão da pandemia:
uma situação alarmante das políticas públicas para o setor produtivo brasileiro deixada pelo governo atual. Não houve apenas descaso, mas muitas vezes medidas lesivas aos interesses da economia do país. A indústria foi particularmente afetada, pois boa parte dela está exposta aos concorrentes estrangeiros nos mercados doméstico e externo. Houve situações em que não se tratou de uma competição justa com regras do jogo iguais, mas a abertura do mercado brasileiro para práticas desleais que violaram as regras de comércio da Organização Mundial de Comércio (OMC). Certamente essa conduta do governo prejudicial à indústria contribuiu para a sua estagnação no período 2019/2022. Como é sabido pela CPI da Pandemia, a leniência do governo com a pandemia exacerbou seus efeitos sobre a atividade econômica em todos os seus segmentos. Não foi aproveitada a vantagem do país de possuir um sistema único de saúde para salvar vidas e atenuar seus efeitos ecônomos. Mas a estagnação da indústria foi muito além e a pandemia aprofundou sua fragilidade estrutural. Se o produto interno bruto (PIB) teve um desempenho fraco relativamente à nossa capacidade potencial de resistência à pandemia, o produto industrial foi ainda pior. Enquanto o crescimento real acumulado do PIB foi de 4,83% nesses quatro anos1, o crescimento de toda a indústria foi de 2,84% e o da indústria de transformação 0,02%.
deixo aqui minha contribuição ao tópico sugerindo fortemente a leitura do documento de transição
|
# 19/fev/24 09:48 · Editado por: Touro indomável
· votar
qew
A sua questão é que você, assim como o Lelo, entenderam que a postagem teve foco político / partidário / ideológico e isso desde o princípio deixei claro que não. Coloquei uma questão muito grave do governo atual e isso você pode pesquisar no meio empresarial / profissional / técnico / acadêmico voltado ao setor produtivo que você verá que traz uma grande preocupação.
Você sabe muito bem que para fazer um balanço de cada um dos governos, analisando período por período é necessário tabular muitos dados e o problema se torna multidisciplinar. Uma coisa é analisar o balanço atual de uma empresa e ter uma radiografia geral de sua história, pelos dados atuais, é simples, e outra é querer analisar sua evolução ano a ano, também desde sua constituição. Neste caso você tem que analisar todas as transações dentre de cada período, portanto trabalho profundo e trabalhoso.
Mas, como o Lelo sugeriu, no que eu critico, posso analisar os dois últimos governos:
Bolsonaro: Não fez nada, também não desfez, foi neutro principalmente no tocante ao fortalecimento regional. Aqui eu acrescento uma crítica que fiz ao Bolsonaro no início de seu governo que os senhores não lembram. Eu disse que ele foi eleito sem nenhum projeto para o Brasil, e que se candidatou somente por vaidade pessoal. Esse pensamento eu mantenho até hoje. Pode voltar lá no início de 2019 e encontrará.
Outra coisa que o critiquei muito naquele início, foi que ele tomou posse como se estivesse num palanque e continuou agindo como se tivesse em campanha. Comparei ele, neste ponto ao Lula de 2003. Infelizmente é verificado nos dois e isso nos dá saudade do FHC, que tinha uma postura antes e outra depois das eleições.
Lula: No tocante ao desenvolvimento comete essa impropriedade já destacada, de tributar incentivos fiscais, como também aprova a reforma tributária nos moldes que prejudica os estados periféricos. Devo fazer uma ressalva de que o projeto de reforma tributária já estava em tramitação anterior a ele, porém ele teve forte influência na redação que foi aprovada.
Relatório de transição: É um texto completamente político partidário que não deveria compor publicações oficiais. O governo como organismo não tem partido, não tem ideologia e nem é dividido em periódicos. Ele é permanente em direitos e obrigações e perene em transações. O governo é maior que a soma de todos seus governantes.
Mas mesmo assim, aqui sou obrigado fazer uma ressalva ao governo anterior. Ele enfrentou três anos de pandemia, sendo que nos dois primeiros foi afetado por lockdown. Não é cabível comparar o desempenho da economia com outros períodos. Não dá para comparar laranja com manga.
Você sabe muito bem o que foi aquele período, empresas gastando seu capital de giro para manter as estrutura fixas, funcionários. Tomando emprestado recursos em bancos para manter capital de giro e você sabe que é o capital mais caro do mercado, sobretudo num período de incertezas como era o cenário.
Você sabe que muitas empresas não conseguiram equilibrar suas finanças até hoje; não conseguiram refinanciar seus contratos de empréstimos, e isso é o motivo do recorde de pedidos de recuperação judicial verificado de 2023 para cá (e não é culpa do governo atual, ressalte-se).
É aquela história, é necessária a figura demolidora do satanás para manter os "fiéis".
|
LeandroP Moderador |
# 19/fev/24 10:06 · Editado por: LeandroP
· votar
Touro indomável Bolsonaro: Não fez nada, também não desfez
Desfez sim!
|
# 19/fev/24 10:07 · Editado por: Touro indomável
· votar
LeandroP
Defez sim!
Leandro, minha afirmação está adstrita ao assunto em comento. Não descontextualize minha fala. Você quer fazer politicagem, faça, mas respeite meus textos, que se prende ao tema desenvolvimento/industrialização e não teve e não tem o condão de derivar para essa banda.
|
LeandroP Moderador |
# 19/fev/24 10:09
· votar
Mas mesmo assim, aqui sou obrigado fazer uma ressalva ao governo anterior. Ele enfrentou três anos de pandemia, sendo que nos dois primeiros foi afetado por lockdown. Não é cabível comparar o desempenho da economia com outros períodos. Não dá para comparar laranja com manga.
No qual ele desestimulou o lockdown, a vacinação. Além de não ajudar, atrapalhou com desinformação, levando a morte mais de 700 mil pessoas. É sabido que nem a cloroquina e nem a ivermectina surtiram os efeitos que ele apontava. Gripezinha, dizia ele... Depois falsificou o documento de vacinação dele e da filha pra entrar nos EUA.
|
LeandroP Moderador |
# 19/fev/24 10:11 · Editado por: LeandroP
· votar
Touro indomável Não descontextualize minha fala.
Estou dizendo que desfez porque ele desfez. Você quer dizer: não discorde da minha fala.
Ele desfez o "mais médicos", a farmácia popular, o minha casa minha vida (mudou o nome pra "casa verde amarela" e não fez casa de nenhuma cor.
|
# 19/fev/24 10:14
· votar
LeandroP Ele desfez o "mais médicos", a farmácia popular
Não vou entrar por essa linha, o tema não é esse.
|
LeandroP Moderador |
# 19/fev/24 10:31 · Editado por: LeandroP
· votar
Touro indomável
posso analisar os dois últimos governos:
Bolsonaro: Não fez nada, também não desfez
Não vai entrar porque te contradiz no "não desfez". Estou dizendo que ele desfez, e é isso que te chateia. Mas, esse é o tema.
|
# 19/fev/24 10:32 · Editado por: Touro indomável
· votar
LeandroP
Aliás, as telecomunicações vem recebendo financiamento público até hoje, com a expansão da banda larga (fibra óptica).
Leandro, vamos compreender uma coisa. O governo quando privatizou o sistema de telecomunicações, ele não o fez porque precisava de dinheiro em caixa. O fez porque necessitava de desenvolver o setor e isso não era possível dentro do modelo estatal. E olha o quanto o setor deu um salto gigantesco depois disso. Num mundo cibernético lá fora, a gente aqui ainda usava telex.
Seria bom se chegasse uma empresa com cash, arrematasse o leilão e pagasse a vista. Claro que propostas assim não apareceram, a menos que houvesse deságio e isso já seria uma perda financeira ao invés do se seguiu (empréstimos, com ganhos).
Por outro lado, e mirando o DESENVOLVIMENTO, nós temos um agente para financiá-lo e chama-se BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Portanto, emprestar dinheiro para uma empresa que está aplicando recursos em desenvolvimento ECONÔMICO e SOCIAL (NO PAÍS) inclusive em TODAS AS REGIÕES, faz parte, perfeitamente, de sua missão e atribuições.
E outra, todos os empréstimos concedidos naquela época já foram todos liquidados (retornados aos cofres do BNDES) com juros, correção, taxas de serviços da dívida e principal. Acabei de consultar o balanço das duas principais, Vivo e OI (que está em recuperação judicial) nenhuma delas tem mais dívidas com o banco estatal.
É verdade que nessa esteira tem uma encrenca com a operadora OI envolvendo a figura do Lulinha, mais isso é uma questão muito particular e por que não dizer, pessoal mesmo (risos).
Não senhor! Não é um monopólio. É uma grande indústria nacional
Bom, esse caso é até gostoso de comentar. Me encho de energia porque o caso é "riquíssimo".
Preliminarmente vamos entender que o setor de produção de proteínas nunca foi um serviço de obrigação do estado e nem foi necessário criar uma estatal para suprir o setor. Começa por aí. A iniciativa privada brasileira, compreendendo o agronegócio e a agroindústria, sempre foi suficiente para atender a demanda interna, como também manter o país dentre os maiores exportadores.
Claro que o BNDES podendo financiar agropecuaristas e agroindustriais elevaria a produção e a produtividade, com efeito positivo sobre os preços ao consumidor e divisas externas. Mas, claro, apenas fomentando empresas e agropecuaristas já existentes, inclusive PEQUENAS AGROINDÚSTRIAS e PEQUENOS AGROPECUARISTAS. Jamais necessitando de se criar um MONOPÓLIO PRIVADO para essa finalidade. Entendido até aqui?
Pois bem, no período dos campeões nacionais, a Friboi recorreu a vultosos (e bota vultosos nisso) empréstimos junto ao BNDES e com esses recursos absorveu quase todas as empresas do setor, passando a comandar os preços pagos ao produtor, como também os preços cobrados do consumidor (aquela picanhazinha que você assa aos domingos com a família), e também utilizou tais recursos para se investir em diversas plantas internacionais, como nos EUA. Neste caso além de não gerar desenvolvimento para o Brasil, reforça a concorrência com o que restou de nossas industriais que não foram compradas pela Friboi. Bacana, né?
Agora vem a parte gordurosa da picanha. Bom toda essa gama de empréstimos, apesar de terem juros camaradas, mas ainda era dívida onerosa, com encargos e taxas, além de prazos determinados para pagamento. Ainda estava ruim, né? O que fazer para melhorar?
Friboi/BNDES tiveram uma ideia brilhante. Que tal converter essa dívida junto ao BNDES em ações? Assim, este passa a ser sócio, deixa de cobrar juros e serviços da dívida e a Friboi fica sem obrigação de pagar, pois agora não tem mais um credor e sim um sócio. Eureka! Os dois apertaram as mãos e foram pra churrascaria comer picanha para comemorar. Bola dentro (do nosso).
Negócio "ótimo" para o BNDES que agora ao invés de receber juros e ter o principal com prazo certo de resgate, passa a mirar somente no retorno sobre o investimento, e nos dividendos que até hoje, foi um mico. Quanto ao principal, se quiser resgatar terá que negociar no mercado de balcão, com certeza vender com deságio se é que acha comprador.
Para a Friboi, além das delícias de se livrar da dívida, dos juros e do principal, ainda viu seus índices de liquidez irem lá pra cima, com a liquidação, por dentro, de seus passivos. Melhora substancial no balanço.
Se quiser saber mais sobre esses fatos da Friboi/BNDES, Leandro, a Revista Piauí publicou uma série de reportagens, com entrevistas e tudo (são várias matérias). com paciência você baixa todas elas na internet. Estão todas em PDF.
Em tempo: A Friboi ERA uma empresa goiana e graças a Deus ela mudou sua sede daqui. A gente tem orgulho é da Piracanjuba, da Neo Química, da Teuto, da Caramuru e outras.
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# 19/fev/24 10:43
· votar
https://g1.globo.com/politica/blog/andreia-sadi/post/2024/02/19/pec-di no-demissao-juiz-militar-e-promotor.ghtml
|
-Dan Veterano
|
# 19/fev/24 12:02
· votar
makumbator O que acontece é que na média o setor privado consegue ser mais eficaz (sem ser perfeito) e menos sujeito a corrupção (por convicção e bondade? Não, apenas por menos oportunidade).
Fonte por favor.
makumbator Imaginem se o FCC fosse estatal? Eu já teria sido substituído na moderação (o que seria uma perda terrível, em vista de minha eficiência brutal).
Você prestou concurso pra esse cargo de moderador?
|
-Dan Veterano
|
# 19/fev/24 12:05
· votar
-Dan Fonte por favor.
To bem curioso com a fonte do Makumba, se vai computar os 40 bi das Americanas na fonte dele.
|
-Dan Veterano
|
# 19/fev/24 12:06
· votar
Gente, porque o Seu Pedro trocou de nick pra Touro. Rolou fofoca de corneamento?
|
# 19/fev/24 12:08 · Editado por: Touro indomável
· votar
-Dan
Não é necessário. Na iniciativa privada o processo é célere e a gente contrata os melhores por seu currículo, seu know how comprovado e NÃO por suas habilidades em responder questionários cujas questões não tem relação com suas atividades práticas requeridas para o cargo.
Ele não necessita passar por uma fogueira arrebatadora para depois ter que aprender, do zero, as tarefas do cargo. Ele já entra sabendo e indo direto para a operação, inclusive trazendo novas técnicas.
40 bi das Americanas na fonte dele.
Não acho uma boa mexer com essa questão, para vocês da esquerda. Tem toda uma história do Jorge Paulo Lemann ligado às esquerdas e ao PT.
|
-Dan Veterano
|
# 19/fev/24 12:13
· votar
Lucmac Deixa quieto...
Duvido até mesmo que tenha sido escrito por ele.
Não seria mais facil pedir pro chat GPT gerar textoes burros sobre qqer assunto e discutir por cima?
|
-Dan Veterano
|
# 19/fev/24 12:13
· votar
Touro indomável muuuuu
|
# 19/fev/24 12:24
· votar
-Dan
Posso consertar você.
-Dan x (-1) = DAN
|
makumbator Moderador
|
# 19/fev/24 13:12
· votar
-Dan
Ué, mas eu falei que o meio privado era perfeito? Eu textualmente disse que não era. As fontes da ineficiência estatal também são BEEEEMMMM fartos.
Foi da maneira estatal de cargo de confiança. Foi na base do QI do Leandro e Renato. Eu faria o teste do sofá com os dois, mas não sei pq não aceitaram
|
Lucmac Veterano |
# 19/fev/24 13:19
· votar
Quanta coisa inútil esse cara escreve, minha nossa
|
qew Veterano |
# 19/fev/24 13:19
· votar
Touro indomável A sua questão é que você, assim como o Lelo, entenderam que a postagem teve foco político / partidário / ideológico e isso desde o princípio deixei claro que não. Coloquei uma questão muito grave do governo atual
o seu tem, o meu tem, a gente consegue saber mais ou menos a posição de cada um aqui (dado que o ambiente é frequentado por meia dúzia), não existe isso de "opinião isenta de viés politico" e tá tudo certo
mas no teu post tu escreveu isso aqui:
O Brasil necessita ter planos para o desenvolvimento econômico e social, que transforme a realidade do país, de seu povo, de suas regiões e que coloquem a nação em destaque no mundo e melhore seu IDH.
eu trouxe uma boa parte do plano de desenvolvimento do governo federal, pois elaborado por quem foi democraticamente eleito, ou não?
eu posso fazer um plano, tu também pode, e podemos até apresentar aqui, mas o que está em vigor ainda é o da autoridade competente
mas aí, ao invés de analisarmos oq está realmente sendo feito -- ou pelo menos tem-se a pretensão de fazer entre 2023-2026 -- tu reduziu todo o conteúdo ao um texto completamente político partidário que não deveria compor publicações oficiais
|
Lucmac Veterano |
# 19/fev/24 13:21
· votar
Black Fire
Só mesmo um senador de esquerda para apresentar algo relevante assim.
Enquanto isso a direita tá preocupada com a Vai-Vai.
|
Lucmac Veterano |
# 19/fev/24 13:29
· votar
-Dan
Bicho... Esse senhor não consegue escrever lé com cré! Pode ver aí: o Leandro citou coisas que compõe o assunto, falou da farmácia popular, e o Chorume disse que não vai entrar na questão, pois alegou que não faz parte do tema. Logo depois falou de privatização nas telecomunicações, que por esse viés também não faz parte do tema (mas faz).
Não tem cabimento debater com esse sujeito.
|
-Dan Veterano
|
# 19/fev/24 13:47
· votar
makumbator Ué, mas eu falei que o meio privado era perfeito?
Não. E ninguem falou que vc disse isso. Vamo quotar:
[/i]na média o setor privado consegue ser mais eficaz (sem ser perfeito) e menos sujeito a corrupção[/i].
Voce pode assumir que essa média é só uma fé que voce tem, e tudo bem.
|
-Dan Veterano
|
# 19/fev/24 13:49
· votar
makumbator Foi da maneira estatal de cargo de confiança. Foi na base do QI do Leandro e Renato. Eu faria o teste do sofá com os dois, mas não sei pq não aceitaram
Uai, nao foi por voce ter o melhor curriculo e know-how comprovado?? Será que no meio privado pessoas incompetentes (nao é seu caso) podem entrar por cabide, tipo o sobrinho do dono?? To em choque!
|
makumbator Moderador
|
# 19/fev/24 13:55 · Editado por: makumbator
· votar
-Dan
Uai, nao foi por voce ter o melhor curriculo e know-how comprovado??
Aí vc precisa perguntar para o Leandro e Renato os motivos pelos quais me escolheram.
Será que no meio privado pessoas incompetentes (nao é seu caso) podem entrar por cabide, tipo o sobrinho do dono?? To em choque!
Pode, mas isso NÃO é crime no setor privado. O fulano pode ter a empresa dele e colocar a amante pra gerenciar. Faliu o problema é dele. Vc vai chorar se a venda do Manoel falir por conta da amante ter gerido mal?
E no meio público existe também muito o QI. Tanto oficialmente (nos cargos de confiança, que abrangem primeiro, segundo e terceiro escalão de cada esfera de governo) quanto por debaixo dos panos (nepotismo cruzado, fraudes em concursos, funcionários fantasmas no legislativo).
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# 19/fev/24 14:04 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar
40 bi das Americanas
sempre achei a empresa muito cara pros meus parâmetros de investimento... e ainda bem que era cara, pq tbm era podre por dentro
|