Fake news, terrorismo e alucinação coletiva: na toada do pós-bolsonarismo

Autor Mensagem
Pedro_Borges
Veterano
# 10/mai/23 08:08 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Wanton Laurentino Gomes, Elio Gaspari Nunca os li nem nas colunas de jornais nem nos livros, portanto minha afirmação "nunca vi" é verdadeira. Bem singular, mesmo. Você é que generalizou por sua conta.

ProgVacas
Membro Novato
# 10/mai/23 08:47
· votar


Pedro_Borges A questão não é conhecê-los. É você dizer que nunca viu um jornalista ganhar dinheiro escrevendo sobre história tomando para isso um valor de verdade, quando é puramente explicitação de ignorância, ao estilo "nunca vi, então não existe".

Lelo Mig
Membro
# 10/mai/23 09:11
· votar


Pedro_Borges "Nunca vi um jornalista que se meteu a escrever sobre a história que se desse bem" Peninha já traduziu mais de 20 livros. Sua coleção Terra Brasilis já ultrapassou 1 milhão de cópias, foi o primeiro autor brasileiro a manter 4 títulos entre os primeiros na lista dos livros mais vendidos, recebeu vários prêmios literários... enfim. Se ele não "se deu bem", me pergunto que deu.

Pedro_Borges
Veterano
# 10/mai/23 09:15
· votar


ProgVacas É você dizer que nunca viu um jornalista ganhar dinheiro escrevendo sobre história Você está mentindo PV, eu não disse isso! O tal do Peninha ganha rios de dinheiro com venda de livros e visualizações do YT. Minha fala é na forma como a história é contada, sob a ótica jornalística, de fatos jornalísticos do dia a dia. Um historiador busca mais elementos, tais como antropológicos, sociológicos, caveirológicos, o escambaulógico, o diabo a quatrológicos, etc.

Pedro_Borges
Veterano
# 10/mai/23 09:18
· votar


Lelo Mig Talvez o "se dá bem" foi mal colocado. Quero então dizer que não gosto. Esse "se dá bem" é particular.

ProgVacas
Membro Novato
# 10/mai/23 09:25
· votar


Pedro_Borges Então não estou mentindo, porque se dar bem escrevendo livro do meu ponto de vista é ganhar dinheiro, principalmente no caso de um jornalista que se mete a ser historiador, o que não é nenhum absurdo, pois o ofício dos bons jornalistas passa obrigatoriamente pelo conhecimento histórico-contextual.

Pedro_Borges
Veterano
# 10/mai/23 09:32 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Já que vocês citaram o Elio Gaspari, lembro que tinha um jornalista que dizia que guardava consigo o segredo da renúncia do Jânio Quadros, mas que só revelaria após sua morte (alguém abriria o cofre). Fiquei na dúvida se era o Carlos Castelo Branco ou o Elio Gaspari. De qualquer forma Jânio no seu leito de morte, revelou o motivo ao seu neto Jânio Quadros Neto, que depois revelou à imprensa: “A minha renúncia era pra ter sido uma articulação. Eu nunca imaginei que ela seria de fato aceita. Tudo foi muito bem planejado, organizado, por exemplo, eu mandei o vice-presidente João Goulart em uma visita oficial à China, o lugar mais longe possível. Assim ele não estaria no Brasil para assumir no meu lugar ou fazer articulações políticas. Eu acreditava que não haveria ninguém para assumir a presidência. Eu pensei que os militares, os governadores e principalmente o povo nunca aceitariam a minha renúncia. Pensei que iriam exigir que eu ficasse no poder, porque Jango era inaceitável para a elite” “Achei também que era impossível que ele assumisse porque todos iriam implorar para que eu ficasse. E eu renunciei no Dia do Soldado, porque queria sensibilizar os militares, conseguir o apoio deles. Imaginei que em primeiro lugar o povo iria às ruas seguido pelos militares. Os dois me chamariam de volta. Achei que voltaria para Brasília com glória. Ao renunciar eu pedi um voto de segurança a minha permanência no poder, porque esse é feito frequentemente pelos primeiros ministros lá na Inglaterra. Eu fui reprovado. E o país pagou um prelo muito alto. Deu tudo errado. A renúncia foi uma estratégia política que não deu certo e também foi o maior fracasso político da história republicana do país, o maior erro que cometi” Fonte: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/por-que-jan io-quadros-renunciou-o-presidente-revelou-verdade-em-seu-leito-de-mort e.phtml

Pedro_Borges
Veterano
# 10/mai/23 09:36
· votar


ProgVacas se dar bem... é ganhar dinheiro Se rendeu ao capitalismo. Kkkkkk

ProgVacas
Membro Novato
# 10/mai/23 09:44
· votar


Pedro_Borges Eu vivo num regime capitalista, né...

Drinho
Veterano
# 10/mai/23 09:45
· votar


Antes idiotas no capitalismo do que capitalistas na idiotice.

ProgVacas
Membro Novato
# 10/mai/23 09:50
· votar


Que puta frase estúpida, Drinho. Sei que você não é capaz de escrever coisa que preste, só tome cuidado com essas frases curtas. Continue camuflando a sua debilidade racional com seus textos recheados de lixo.

Lelo Mig
Membro
# 10/mai/23 10:12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pedro_Borges Se dar bem a que eu (e acredito o Prog) nos referimos, significa ter sucesso profissional, e não digo só em termos financeiros. Mas reputação, respeito, ser solicitado a trabalhar, além de viver dignamente de seus ganhos. Nem sou tão fã do Peninha. Acho ele inteligente e perspicaz, também o acho chato e cansativo. Ele têm "muita energia" eu sou o oposto, me cansa só de olhar. Ele também é um personagem exagerado e explosivo, faz parte de sua marca pessoal. Agora, não posso negar, só porque le têm esse perfil "mais pop" que ele não seja bom, sério e competente no que faz. A sua maneira de contar história é muito eficaz. Além do que ele já foi elogiado por historiadores como Nicolau Sevcenko, Max Justo Guedes, Joaquim Romero Magalhães, Lilia Schwarcz... então quem sou eu para dizer que ele não é bom historiador?

Drinho
Veterano
# 10/mai/23 10:27
· votar


ProgVacas Cidadão, não dirigi a palavra a você. Expressei alguma opinião criminosa? Agora também está proibido falar o que eu falei? Por que devo tomar cuidado? Isso é algum tipo de ameaça?

ProgVacas
Membro Novato
# 10/mai/23 10:31 · Editado por: ProgVacas
· votar


Lelo Mig Se dar bem a que eu (e acredito o Prog) nos referimos, significa ter sucesso profissional, e não digo só em termos financeiros. Mas reputação, respeito, ser solicitado a trabalhar, além de viver dignamente de seus ganhos. Então, para mim não é ganhar dinheiro, é um conjunto de fatores, mas ao respondê-lo eu pensei na perspectiva do Pedro, que já se gabou por morar no melhor bairro de Brasília e que passa os dias defendendo a existência de bilionários e naturalizando a operação predatória de megacorporações. A resposta que lhe dei no outro tópico responde a isso também.

ProgVacas
Membro Novato
# 10/mai/23 10:38
· votar


Drinho Cidadão, não dirigi a palavra a você. Claro que não. Eu só quis destacar o quanto é estúpida essa frase. Expressei alguma opinião criminosa? Nesse caso não, óbvio. Agora também está proibido falar o que eu falei? Claro que não. Da mesma forma que apesar de você não ter se referido a mim resolvi responder a sua frase estúpida. Por que devo tomar cuidado? Já expliquei: para camuflar a sua debilidade racional. Isso é algum tipo de ameaça? Claro que não. É apenas uma ironia à sua fragilidade intelectual.

Pedro_Borges
Veterano
# 10/mai/23 10:42 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


ProgVacas se gabou por morar no melhor bairro de Brasília Nem de Brasília eu gosto. Cê ta confundindo com o etamoeba ou o Makumba, que são magnatas. Abre o zói, cabra!

ProgVacas
Membro Novato
# 10/mai/23 10:46
· votar


Sim, Goiás. Errei.

ProgVacas
Membro Novato
# 10/mai/23 10:54
· votar


GOÂNIA

Pedro_Borges
Veterano
# 10/mai/23 10:57 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


ProgVacas GOÂNIA Errou de novo. Nem conheço essa cidade aí. Olha aí, etamoeba, um amigo próximo a tí que compartilha do mesmo gozo ideológico, necessitando de "umas aulinhas de geografia". =) Um sorrizinho sarcástico, de longe.

Drinho
Veterano
# 10/mai/23 11:03
· votar


Pedro_Borges Brasília é foda, eu moraria.

Pedro_Borges
Veterano
# 10/mai/23 11:41
· votar


Drinho Sim, nada contra Brasília, mas Goiânia é uma cidade mais aconchegante humanamente falando. Você cria e mantém relacionamentos duradouros. É formada por gente vinda do interior, pessoas mais conservadoras. Menos cosmopolita. Brasília, por exemplo, você vai numa festa de aniversário e no ano seguinte se for novamente convidado, não encontrará as mesmas pessoas, exceto os da própria casa. A coisa é meio largada do talo.

ProgVacas
Membro Novato
# 10/mai/23 11:59
· votar


Pedro_Borges Preciso de aulas de geografia para saber em qual cidade você mora? Faça-me o favor. Dou-lhe ao menos uma aula por dia sobre assuntos diversos. Risos

Drinho
Veterano
# 10/mai/23 12:07
· votar


Pedro_Borges Entendo, Goiânia eu ainda não tive a oportunidade, em uma viagem de SP a BSB dirigindo parei em Catalão.

Lelo Mig
Membro
# 10/mai/23 12:31 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Drinho "viagem de SP a BSB dirigindo parei em Catalão." Partindo de São Paulo, Uberaba, Uberlândia, Catalão, Luziânia estão na rota para Brasília. Goiânia não, Goiânia fica "à esquerda"... hehe

makumbator
Moderador
# 10/mai/23 12:35
· votar


Lelo Mig Goiânia não, Goiânia fica "à esquerda"... hehe NUNCA se deve ir pela esquerda! O certo pra ir pra lá é virar à direita, dar a volta por baixo da terraplana e então aparecer do outro lado do disco, chegando finalmente em Goiânia. Mais demorado, mas muito mais seguro.

Drinho
Veterano
# 10/mai/23 14:40
· votar


Lelo Mig Partindo de São Paulo, Uberaba, Uberlândia, Catalão, Luziânia estão na rota para Brasília. Esse trajeto mesmo, pela Anhanguera, as vezes que fui pra Brasília de avião gastei menos do que de combustível e cheguei em 1:30, ou seja, ir de carro é pouco viável, mas foi uma viagem para ficar na memória que provavelmente não vai se repetir. Queria fazer Ushuaia - Anchorage, mas aí é brincadeira de louco.

Pedro_Borges
Veterano
# 10/mai/23 15:52 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Drinho De Goiânia para Brasília é que é show, muitas paradas legais, lanchonetes, restaurantes, shoppings, anos atrás tinha João de Deus em Abadiânia. A Veja já fez uma matéria sobre esse trajeto.

Lelo Mig
Membro
# 10/mai/23 16:26 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pedro_Borges "anos atrás tinha João de Deus em Abadiânia." Parava lá... perdia as pregas.

Lelo Mig
Membro
# 10/mai/23 16:29
· votar


Caraca! Agora nem os comandos Chave T chave /T funcionam mais? Vá se foder, site fuleiro do caralho!! Se querem encerrar o fórum avisem de uma vez ou deletem essa merda... Tomar no cu!!

Drinho
Veterano
# 10/mai/23 16:50
· votar


Parava lá... perdia as pregas. Perdi essa oportunidade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fake news, terrorismo e alucinação coletiva: na toada do pós-bolsonarismo