O Ódio é o Sentimento do Século XXI?

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# 10/nov/22 15:27 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ódio é um sentimento.

Substantivo masculino que se refere a um sentimento de profunda aversão, hostilidade, inimizade. Desejar que o outro se foda ou morra.

Costuma irromper momentaneamente e poderia se dizer que é o oposto da paixão.

Todo mundo, ou pelo menos 90% das pessoas normais já sentiram, sentem e irão sentir. Isso por si só não é um problema. Já desejei que dezenas de pessoas morressem e não matei ninguém... e este é o ponto onde devemos ser honestos:

Não matei porque sou humano e empático o suficiente para não o fazer ou porque existem penas e implicações legais que fazem com que não compense, na maioria das vezes?

De qualquer forma vivemos em sociedade e seja pela Lei, por princípios religiosos, pela consciência individual e etc., fizemos o pacto social e nele implica o "não matar", na maioria das vezes. Não matar é tão significativo que é muito mais antigo, muito mais abrangente, muito maior que o do conceito bíblico. Sociedades que nunca ouviram falar no deus de abraão, também possuem e aplicam este conceito.

Resumindo, odiar não é um problema, não é um mal em si. Mas, é preciso sempre lembrar que ele, se não administrado, costuma levar a violência e a morte. Então, podendo não dar comida ao "bichinho", melhor não dar.

Wanton
Veterano
# 11/nov/22 01:58
· votar


Lelo Mig
Quem "chegou depois ao mundo virtual" é justamente quem teve menos acesso à educação.

Sim, tem isso. Mas fico pensando na minha tia que está mais entregue ao ódio. Ela foi professora e tem três graduações, só que sempre foi uma pessoa muito crédula, muito puritana. Está com mais de 70 e não faz tanto tempo que tornou-se uma usuária ativa das redes sociais, sobretudo do WhatsApp.

Também tem o caso do pessoal que parou de ver a Globolixo e almoça vendo o "jornalismo" da Record. Os caras só noticiam violência, sempre com muita indignação. Isso pega as pessoas. Elas sentem-se impotentes e amedrontadas, consequentemente, sentem mais raiva do outro.

Lelo Mig
Membro
# 11/nov/22 02:26
· votar


Wanton

"fico pensando na minha tia..."

Não é difícil semear o ódio. Em poucas gotas, doses diárias, faz um efeito avassalador. As religiões são peritas nesse metódo.

Existe uma "fórmula" de ingestão de ódio, que vêm com o conceito de "estar do lado certo". É uma espécie de camuflagem. Esse método valida a violência contra o outro, porque vêm travestida de uma espécie de luta do bem contra o mal. Nesta lógica você faz mal contra o mal, então faz o bem.

A direita cunhou o nome "ódio do bem", para coisas deste tipo. O nome é acertado, só que não é exclusivo da esquerda como eles querem fazer parecer.

Estas tiazinhas doidas e inofensivas na porta de quartéis estão nessa vibe. É complexo, mas compreensível, e atinge os "fanáticos".

E o número de pessoas com propensão ao fanatismo é maior do que as que controlam, racionalizam, estas paixões. E muito eficaz, porque o fanático não se acha fanático. Ele sempre usa uma muleta de aparente racionalidade para justificar "sua paixão, defesa e empenho" por determinada causa.

Não importa se fanático religioso, por time de futebol, pelo PT ou pelo Bozo. E para essa gente que o manipulador mira. É eficaz desde o princípio da civilização.

Wanton
Veterano
# 11/nov/22 17:36 · Editado por: Wanton
· votar


Lelo Mig
O nome é acertado

Eu prefiro "moralismo de esquerda". Descreve melhor o fenômeno, sem carregar a carga moralista que a expressão irônica contém. Toda a lacração e os cancelamentos da esquerda cirandeira não passam de moralismo de esquerda ou, para sermos mais justos, moralismo progressista.

Lembro quando o usuário Rebuke ficou me perseguindo por eu ter uma visão não moralista do racismo. O moralismo carrega a necessidade de diminuir ou até mesmo demonizar o outro, transformando-o num pária ou aniquilando-o. Eu sou adepto do acolhimento, quando este for possível. Prefiro pôr um racista para pensar do que puni-lo – por mais que seja gostoso vê-los se fodendo.


E o número de pessoas com propensão ao fanatismo é maior do que as que controlam, racionalizam, estas paixões. E muito eficaz, porque o fanático não se acha fanático.

Sim, e é muito tentador vestir uma camisa e formar um bloco coeso, onde você recebe suporte e afeto do grupo. É muito mais difícil do que debater em um grupo heterogêneo, como é esse fórum. Por mais que tenhamos momentos irritantes, é importante conviver com as discordâncias e tentar conhecer as suas origens.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 11/nov/22 18:02
· votar


Lelo Mig
Não é difícil semear o ódio. Em poucas gotas, doses diárias, faz um efeito avassalador. As religiões são peritas nesse metódo.

E depois vc duvida da profecia de que os governos vão começar a caçar as religiões tsc tsc tsc

Lelo Mig
Membro
# 11/nov/22 18:21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

"E depois vc duvida da profecia..."

Eu não duvido, eu tenho absoluta certeza de ser apenas mais uma falácia.

As religiões são instituições tão ou mais antigas que os governos e já detiveram (e detém em muitos lugares) tão ou mais poder.

Achar que religião (enquanto Instituição) é algo além do que apenas mais um instrumento de poder é fingir-se de cego. Qualquer religião pode cair, qualquer religião pode surgir do nada. Basta um lunático (tanto faz se bem ou mal-intencionado) e alguns tolos.

A única (únicas) religiões verdadeiras não estão institucionalizadas, não possuem líderes nem regras. As religiões pessoais ou primitivas cuja único proposto do grupo é o "religare" ao divino.

De resto, é a mesma coisa que fazer parte de um grupo, ser sócio de um clube. Um clube fali, abre outro na próxima quadra. Deus, para as religiões, não passa de mero produto.

makumbator
Moderador
# 11/nov/22 19:30
· votar


Wanton
Lembro quando o usuário Rebuke

Tirou do baú hein?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 11/nov/22 20:11
· votar


eu tenho absoluta certeza de ser apenas mais uma falácia.
Vc vai se surpreender...

Deus, para as religiões, não passa de mero produto.

Para a grande maioria, com certeza! Agora imagine um Lelo na presidência de um país, com o poder de com uma canetada, proibir todas as religiões de exercerem suas práticas, por acreditar que elas só fazem mal ao povo

Voilà

Lelo Mig
Membro
# 11/nov/22 20:18 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

"um Lelo na presidência de um país, com o poder de com uma canetada, proibir todas as religiões de exercerem suas práticas, por acreditar que elas só fazem mal ao povo"

Você não me conhece... eu jamais faria isso. Por mais que possa parecer intolerante aqui no FCC, exerço apenas meu direito crítico as religiões, na mesma medida que seu direito de ser religioso.

McDonalds também faz mal, Refrigerantes fazem mal.

Mas, já que me colocou na presidência eu acabaria com a isenção de impostos e criaria um sistema de as religiões prestarem conta de suas arrecadações. Afinal, o que não faltam são pastores milionários comprovando a imoralidade da parte financeira que envolve a maioria delas.

E, por fim, achar que uma canetada acaba com alguma religião é quase ingenuidade. Regimes totalitários e violentos ao longo dos séculos tentaram acabar com religiões, inclusive matando milhares de pessoas e não conseguiram. Ninguém têm o poder de acabar com as religiões... nem Deus.

Talvez a educação faça diminuir bastante, num futuro muito, muito distante, mas somente as Instituições... a religiosidade, sempre haverá quem conserve.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 11/nov/22 20:24
· votar


Lelo Mig
Por mais que possa parecer intolerante

Eu não acho vc intolerante não, muito pelo contrário. Mas com relação à religiões vc é extremamente cético, tvz até mais cético que muito ateu. Porém não lhe julgo por isso, imagino que tenha boas razões para tal.
Ao mesmo tempo, creio que esse teu ceticismo que foi criado com bons motivos o impede de analisar com imparcialidade e paciência muitas das coisas que eu digo aqui, por isso que muitas das vezes você acaba "esbravejando e saindo do debate"

Lelo Mig
Membro
# 11/nov/22 20:35
· votar


Jonas Kahnwald

"com relação à religiões vc é extremamente cético"

Eu sou cético com autoridade, não é só com religião. Em religião acaba refletindo mais porque ela é toda constituída em cima de autoridade. Seguir regras sem questionamento sempre foi incompreensível prá mim.

Wanton
Veterano
# 11/nov/22 21:01
· votar


makumbator
Tirou do baú hein?

Nem faz tanto tempo assim. Um rapaz inteligente, bem intencionado, mas muito arisco. Pegou bronca de mim à toa.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/nov/22 09:42
· votar


Lelo Mig
Seguir regras sem questionamento sempre foi incompreensível prá mim.

Então, isso é um preconceito que você tem, baseado no que talvez muitas religiões preguem.
A própria bíblia exalta a atitude daqueles que estudam e comprovam por si mesmos se algo é verdade ou não: "Assim que anoiteceu, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Bereia. Quando chegaram lá, entraram na sinagoga dos judeus. 11 Estes tinham mentalidade mais nobre do que os de Tessalônica, pois aceitaram a palavra com vivo interesse, e examinavam cuidadosamente as Escrituras, todo dia, para ver se tudo era assim mesmo. 12 Portanto, muitos deles se tornaram crentes, bem como um bom número dentre as mulheres gregas de alta posição e também alguns homens.

Além do mais, ao contrário da crença popular, a fé que a BÍBLIA prega NÀO deve ser cega. A fé deve ser baseada em evidências, em você analisar as coisas cuidadosamente como fizeram os veteranos.

Vou dar 2 exemplos:

A) uma pessoa que você nunca viu te contou uma história mirabolante.
Se você acreditar cegamente nessa pessoa você estará demonstrando crendice

B) um amigo de confiança, que nunca mentiu para você, te conta uma história mirabolante. Se você acreditar nele, aí sim você estará demonstrando .

Então esse é o ponto, a fé não é apenas aceitar aquilo que é comprovado cientificamente, mas também NAO É ACREDITAR EM QQR HISTÓRIA MALUCA

ProgVacas
Membro Novato
# 12/nov/22 11:07
· votar


NAO É ACREDITAR EM QQR HISTÓRIA MALUCA


Tipo que é proibido ser gay?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/nov/22 11:40
· votar


ProgVacas

Tipo que é proibido ser gay?


Isso não é proibido, até pq pelo que eu saiba, um gay n consegue deixar de ser gay. O que ele pode conseguir é resistir aos próprios desejos carnais, da mesma forma que um heterossexual solteiro

Lelo Mig
Membro
# 12/nov/22 11:57 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

"estudam e comprovam por si mesmos se algo é verdade ou não:"

Jonas, na boa, para de se enganar tentando me convencer dessa bobagem.

Adão e Eva e a cobra falante são histórias fantásticas, o Dilúvio e a Arca com todos os animais dentro são histórias fantásticas, Gigantes, Cabeludos com superforça, Nefilins, Jumenta falante... poderia citar inúmeras.

Cara, na boa, você só simplesmente acredita nisso e justifica com "para Deus nada é impossível".

Vocês não estudam a bíblia vocês apenas a leem e concordam com tudo que lá está, no máximo, inventam interpretações alternativas para justificar outros interesses.

A Bíblia é um livrinho cheio de passagens bizarras com incentivos à violência, injustiças, crueldades, racismo, maltrato a animais, escravidão, incesto e etc. Um reflexo da época em que os povos daquela região contaram suas histórias. Não passa do registro de histórias e fábulas do povo hebreu contada por pastores de cabra.

Jonas, você apenas acredita. Legal, posso respeitar isso, mas não tente colocar a bíblia no campo da lógica, porque aí é forçar a amizade.

ProgVacas
Membro Novato
# 12/nov/22 11:59
· votar


Jonas Kahnwald

A sua religião não condena a "prática do homossexualismo"?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/nov/22 12:15
· votar


Lelo Mig
Lelo, vc disse que gosta de pesquisar sobre religiões certo? Já foi num terreiro? Já presenciou uma sessão espírita? Por mais que eu não recomende, pq não sou dessa religião, se um dia você foi, quero saber como vc poderia explicar cientificamente o que ocorre nesses lugares.
Claro que existe o charlatanismo, mas acontece muita coisa real nesses lugares que a ciência NÃO explica.

Fora isso, como eu disse, quando você observa a criação você encontra evidências de um criador. Quando você pesquisa sobre as peculiaridades da Bíblia você encontra evidências de um Criador. A bíblia diz que Davi fazia isso, observava o céu, o corpo humano, a natureza e fortalecia sua fé em Deus.

Você pode espernear o quanto quiser, mas o conceito real de não é igual ao preconceito que você tem sobre ela

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/nov/22 12:19
· votar


ProgVacas
A sua religião não condena a "prática do homossexualismo

Disse bem. A bíblia condena a prática do homossexualismo, assim como condena qualquer tipo de fornicação: sexo fora do casamento, em resumo.

Um homossexual que resiste aos desejos homossexuais não deixa de ser homossexual, certo? Portanto um homossexual poderia ser TJ desde que não praticasse atos homossexuais, por exemplo.

Lelo Mig
Membro
# 12/nov/22 12:40 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

"Já foi num terreiro?"

Já fui em todas as religiões que você pode imaginar, inclusive algumas que você nem deve conhecer.

"vc poderia explicar cientificamente o que ocorre nesses lugares."

Ao som ritmado e alto de tambores, marcando a pulsação e dezenas de pessoas que acreditam e querem que o "fenômeno" aconteça: Histeria Coletiva. O mesmo fenômeno ocorre nas igrejas pentecostais.

Mas, mesmo que a "a ciência NÃO explica."

O fato de a ciência não explicar não implica em sobrenatural. Eu não acredito em sobrenatural.

Sempre dou o exemplo da energia elétrica: Ela está aí, ao seu alcance, se botar o dedo na tomada vai levar choque. Sempre existiu, mas "andou por aí" milênios sem o homem a conhecer. Hoje não só a conhecemos como a temos "canalizada" em nossas residências.

É difícil, até hoje, para alguém sem se esforçar, entender como ela se ocorre, o que ela é; pergunte para sua vó ou mãe explicá-la. A maioria apenas a aceita porque ela é óbvia. No entanto, ela não é sobrenatural.

Quantas forças, e "energias" não descobertas e explicadas podem estar atuando por aí?

Você não acredita em Odin, não acredita em Zeus, não acredita em Tupã ou em Vishnu. A diferença entre eu e você é que eu acredito em apenas um Deus a menos que você. Todo mundo é ateu para o deus da outra religião.

brunohardrocker
Veterano
# 12/nov/22 12:51
· votar


O ódio é de direita e o amor é de esquerda.

ProgVacas
Membro Novato
# 12/nov/22 14:12
· votar


Jonas Kahnwald

Disse bem

Eu sei.

A bíblia condena a prática do homossexualismo, assim como condena qualquer tipo de fornicação: sexo fora do casamento, em resumo.

Então coloca o homossexualismo e adultério no mesmo balaio? Mas se o sexo homossexual for dentro de um casamento? ALIÁS, gay pode se casar segundo a bíblia?

Um homossexual que resiste aos desejos homossexuais não deixa de ser homossexual, certo?

Não tem sentido essa frase. Algum heterossexual é impelido a não praticar atos heterossexuais por algum tratado social, religioso ou não?

Portanto um homossexual poderia ser TJ desde que não praticasse atos homossexuais, por exemplo.

Não. Tá errado. É uma religião homofóbica, como todas.

Quer dizer: chegamos até aqui, de onde não pretendo seguir, para concluirmos que é proibido ser gay no Salão do Reino das Testemunhas de Jeová.

Essa separação ser gay/praticar gayzismo é irracional. Não existe.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/nov/22 14:25 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


ProgVacas
Então coloca o homossexualismo e adultério no mesmo balaio? Mas se o sexo homossexual for dentro de um casamento? ALIÁS, gay pode se casar segundo a bíblia?

Não homossexuais não poderiam se casar porque Deus instituiu o casamento sempre entre um homem e uma mulher portanto qualquer coisa diferente disso seria considerado errado no contexto de um casamento.

Algum heterossexual é impelido a não praticar atos heterossexuais por algum tratado social, religioso ou não?

Faz todo o sentido dentro do contexto de que da mesma forma que um heterossexual solteiro também precisa repelir os seus desejos carnais enquanto ele permanecer não casado.

Não. Tá errado. É uma religião homofóbica,

Está errado na sua concepção, apenas. Nós não tratamos uma pessoa homossexual diferente não impedimos ela de assistir as nossas reuniões não pregamos que elas devem ser tratadas diferente de qqr outra pessoa que não segue nossa religião... porque quem julgará no fim das contas será Deus.

Porém assim como toda organização religiosa tem seus ensinamentos aqueles que não desejam seguir esses ensinamentos simplesmente não são obrigados a seguir essa religião mas não podem seguir a religião da forma que quiserem como aceitando alguns e rejeitando outros.

Também não fumamos não fazemos tatuagens se alguém que já tem tatuagens desejar se tornar ela só não pode fazer mais e se alguém que fuma desejar participar também só não pode fumar mais mas também não pegamos ódio contra fumantes nem contra tatuadores

makumbator
Moderador
# 12/nov/22 14:32
· votar


ProgVacas
Essa separação ser gay/praticar gayzismo é irracional. Não existe.

Fazendo uma analogia, para pessoas religiosas é um caso semelhante a de um alcoólatra que se mantém sóbrio. O sujeito ainda está acometido pela condição, mas consegue se manter longe da bebida alcoólica. Mas está sempre no risco de retornar à rotina anterior.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/nov/22 14:33
· votar


Lelo Mig
Ao som ritmado e alto de tambores, marcando a pulsação e dezenas de pessoas que acreditam e querem que o "fenômeno" aconteça: Histeria Coletiva. O mesmo fenômeno ocorre nas igrejas pentecostais.


Hahahahhahahahahahaha
E objetos sendo arremessados do nada, uma cadeira de balanço se mexendo e etc é parte dessa histeria tbm? Ou deixa eu adivinhar, é truque de mágica? É preciso mais fé para acreditar que essa histeria coletiva e truques de mágica são capazes de produzir qualquer fenômeno esquisito do que acreditar em força sobrenaturais...

Você não acredita em Odin, não acredita em Zeus, não acredita em Tupã ou em Vishnu.

Mais uma vez você está equivocado a própria Bíblia fala que existem muitos deuses e muitos senhores eu acredito que todos esses deuses existam Eu apenas não deposito fé neles como o Deus que realmente criou o universo eu acredito que esses deuses são nada mais nada menos do que outros seres que Deus o todo poderoso Deus criou e que se revelaram contra ele e decidiram eles mesmos criarem seu próprio culto né mas eu acredito sim que eles existam acredito que eles estão seres espirituais capazes de influenciar na colheita influenciar numa tempestade eu acho que é possível sim mas eu não deposito fé nesses deuses essa é a diferença.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/nov/22 14:39
· votar


makumbator
Fazendo uma analogia, para pessoas religiosas é um caso semelhante a de um alcoólatra que se mantém sóbrio. O sujeito ainda está acometido pela condição, mas consegue se manter longe da bebida alcoólica. Mas está sempre no risco de retornar à rotina anterior.

Quem diria que o makumbator explicaria tão bem esse ponto como ele fez agora

Wanton
Veterano
# 12/nov/22 14:44
· votar


Jonas Kahnwald
não pegamos ódio contra fumantes

Me perderam aqui. Se alguém souber de alguma religião que odeie fumantes, me informe.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/nov/22 14:48
· votar


Me perderam aqui. Se alguém souber de alguma religião que odeie fumantes, me informe.


Pois é, mas somos contra a prática de fumar, percebe a diferença?

Lelo Mig
Membro
# 12/nov/22 14:55 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

"objetos sendo arremessados do nada, uma cadeira de balanço se mexendo e etc"

Engraçado como estes "seres sobrenaturais" são tímidos. Quando cientistas chegam nestes lugares os fenômenos simplesmente não acontecem e quando acontecem se descobrem as fraudes. Inúmeras, incontáveis. E você sabe o que acontece quando se comprova fraude? Nada! Vida segue o fiéis continuam acreditando. Centenas de igrejas/templos e etc, já foram desmascarados. O prêmio de 1 milhão de dólares colocado por James Randi em 1964 para quem comprovar qualquer fenômeno sobrenatural em ambiente laboratorial, já está em 5 milhões e até hoje ninguém conseguiu. Interessante né? Num ramo onde tem tanto pastor que precisa de um dinheiro para fazer caridade, ninguém pegue essa bolada, facinho, com a ajuda do Senhor... ou do capeta.

"como o Deus que realmente criou o universo"

E o Deus que realmente criou o universo é qual? Javé? Baseado no que além de crença você afirma isso? Baseado no que além do livro escrito para enaltecê-lo?

Isso não faz o menor sentido; é somente mais uma crença.

ProgVacas
Membro Novato
# 12/nov/22 15:02 · Editado por: ProgVacas
· votar


makumbator

Fazendo uma analogia, para pessoas religiosas é um caso semelhante a de um alcoólatra que se mantém sóbrio. O sujeito ainda está acometido pela condição, mas consegue se manter longe da bebida alcoólica. Mas está sempre no risco de retornar à rotina anterior.

Sim, um transtorno. Entendo que seja essa a visão.

Mas o Jonas aceita que seja uma condição natural e defende que deva ser reprimida. Uma contradição de todas as religiosidades, porque se a homossexualidade é natural, é portanto divina.

Deve ter sido o Pedro. Ele deu a bunda, saiu ferido e ficou falando mal, depois. Ficou negando Cristo a torto e a direito. Virou fdp nas histórias contadas e, quem sabe, cortadas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Ódio é o Sentimento do Século XXI?