A Depressão é uma doença sem explicação em pleno século XXI

Autor Mensagem
ZXC
Veterano
# set/08 · Editado por: ZXC


Dizem os estudiosos que a depressão é uma doença da modernidade...ela não é só uma "fossa" ou com "baixo astral" passageiro, nem sinal de fraqueza, de falta de pensamentos positivos ou uma condição que possa ser superada só com a força de vontade, ela é uma doença do organismo como um todo, que compromete o físico, o humor e em conseqüência, o pensamento.

Ela é medicamente mais entendida, como um mal funcionamento cerebral do que uma má vontade psíquica ou uma cegueira mental para as coisas boas que a vida pode oferecer.

Cada um tem uma maneira pessoal de manifestá-la. Há pessoas que ficam caladas, outras choram, outras contam suas dificuldades para todo mundo, outras sentem dor de estômago, alguns têm aumento da pressão arterial, enfim, cada um reagirá diferentemente diante de suas emoções... o popular esgotamento pode ser também uma outra forma da Depressão.

Nela encontra-se a falta energia para tolerar e conviver com nosso próximo, intolerância, desânimo, pessimismo, apatia, desinteresse, tristeza, uma perda de energia total, onde tudo parece cansativo, difíceis e tediosas. Compromete tudo, inclusive o que deveriam dar prazer.

Não é raro uma queixa de "bolo na garganta", infecções viróticas ou bacterianas (herpes, gripes, resfriados, etc), gastrite, diarréia ou intestino preso, asma brônquica, reumatismos, diabetes, hipertensão arterial, enxaquecas, labirintite, palpitações, falta de ar, dores incaracterísticas, crises de sudorese, tremores, etc.

Então...pessimismo, ansiedade, tristeza, choro, suores, tremores, indisposição, apatia com coisas pequenas como filas de banco, muita gente etc. etc. podemos dizer: que a Depressão é um Transtorno Afetivo ou do Humor, caracterizada por uma alteração psíquica e orgânica global, com conseqüentes alterações na maneira de valorizar a realidade e a vida.

Depois dessa explicação, você pode dizer que já se sentiu assim?

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Eu tenho uma visão acerca disso que renderia um daqueles posts gigantes. Mas tô com preguiça de digitar.

Christina Amaral
Veterano
# set/08
· votar


Já sofri MUITO por causa de depressão =/

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Christina Amaral
Já foi diagnosticada?

KaTy
Miss Simpatia 2012
# set/08
· votar


Christina Amaral
Vou te fazer uma pergunta. Responde se quiser, hehe.
Qual foi o motivo da sua depressão?

Christina Amaral
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum
Já...

ZXC
Veterano
# set/08
· votar


KaTy
Qual foi o motivo da sua depressão?

Segundo esudos...a depressão não tem causa certa...tudo é um caminho a mais para o progresso dessa p@rra!

Christina Amaral
Veterano
# set/08
· votar


KaTy
Qual foi o motivo da sua depressão?
Foi uma união de problemas pessoais e familiares...

The Blue Special Guitar
Veterano
# set/08
· votar


Nunca tive depressão.

Burp após Duff
Veterano
# set/08
· votar


Já, quando acordo torto de uma noite mau dormida.
Tirando a parte de "tristeza, choro, suores, tremores".

Jio-kun
Veterano
# set/08
· votar


ZXC

Tive depressão, e por conseqüencia (não só por isso) tenho esquizofrenia.

:/

Carla Andréa
Veterano
# set/08
· votar


Me deprimo, mas nunca tive num estado verídico de depressão.

Burp após Duff
Veterano
# set/08 · Editado por: Burp após Duff
· votar


Mas geralmente no fim de um relacionamento as pessoas tendem a ficar assim, porém se vc não se fechar, vc sai dessa bem rápido.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# set/08
· votar


Christina Amaral
É, a depressão é uma união de coisas. Eu deveria ter previsto sua resposta, hehe...

Alessandra
Veterano
# set/08
· votar


Depressão não é só o fundo do poço.
É quando cavam um palmo além dele e tu tá lá, sentado.

E nada dá vontade de continuar, uma dor física, FÍSICA no peito.
Bizarro.

Tanto que hoje me controlo com muita prudência quando vejo que tô começando a entarr em ciclo de novo, porque pra sair dói muito mais.

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Qual foi o motivo da sua depressão?

Nem sempre tem um acontecimento específico que desencadeia a depressão, ou qualquer outro tipo de problema. Pode ser uma série de fatores sociais, acontecimentos familiares, pode ser uma tendência genética, ou então você pode ficar procurando, procurando e procurando e não achar nenhum motivo específico. Mais importante do que descobrir o motivo e encontrar uma forma de conviver pacificamente com isso.

Alessandra
Veterano
# set/08 · Editado por: Alessandra
· votar


Tive depressão, e por conseqüencia (não só por isso) tenho esquizofrenia.

Esquizofrenia não é consequência de depressão, é uma doença com predisposição genética.
O surgimento da depressão pode ter sido o estopim pra esquizofrenia 'vir à tona', mas não causar...

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Porra, tão se revelando aí, então eu também. Eu tenho. :\

Alessandra
Veterano
# set/08
· votar


Mais importante do que descobrir o motivo e encontrar uma forma de conviver pacificamente com isso.
Discordo, ninguém vive pacificamente com depressão.

Jio-kun
Veterano
# set/08
· votar


Alessandra

Por isso o (não só por isso).

Alessandra
Veterano
# set/08
· votar


Jio-kun
Trata com quais remédios?

Grow
Veterano
# set/08
· votar


um amigo próximo sofre disso... é horrível

KaTy
Miss Simpatia 2012
# set/08
· votar


Nem sempre tem um acontecimento específico que desencadeia a depressão
Sim, nem sempre, mas, às vezes, ocorre.

Jio-kun
Veterano
# set/08
· votar


Alessandra

Não trato. Não tenho apoio (nem força de vontade) suficiente para ir ao psicólogo...

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Jio-kun
Tu realmente tem esquizofrenia?

Alessandra
Posso soar pedante ao falar isso, ainda mais pra ti, mas... falam em depressão como se fosse um "corpo estranho", algo de errado que há com a pessoa, uma doença, um erro. Mas talvez aquela seja a forma da pessoa de sentir o mundo, bastante mais intensa, bem mais dolorida, mesmo que cause sofrimento e que se encaixe em quadros de transtornos de humor.

E quando falo "bastante intensa", eu realmente quero dizer "bastante intensa". |:

Jio-kun
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum

Tenho.

Procurei, pesquisei e ví que tenho alguns sintomas.

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Jio-kun
Ah meu, auto diagnóstico não vale.

Você já esteve em contato com pessoas diagnosticadas psicóticas? É intenso MESMO.

Alessandra
Veterano
# set/08
· votar


Jio-kun
Não trato. Não tenho apoio (nem força de vontade) suficiente para ir ao psicólogo...

Então pra mim tu tá mentindo.
Nunca, NUNCA, em quase 7 anos estudando e trabalhando no meio da súde mental vi um esquizofrênico que aceite que tenha, que frequente um fórum de internet, e que não se trate e não é socialmente isolado.
Desculpa, pra mim isso é papo furado.

Pseudonimum
Uma pessoa pode não ter uma pulsão de vida que faz dela uma pessoa com um humor mais entristecido, mas viver com depressão e aceitar isso, nõ concordo.

Alessandra
Veterano
# set/08
· votar


Jio-kun

Procurei, pesquisei e ví que tenho alguns sintomas.

Ah meu.........................


Não vou nem comentar uma coisa dessas, NA BOA.
Vou almoçar.

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Alessandra
mas viver com depressão e aceitar isso, nõ concordo.

Well, sou exemplo de quem abdicou as 40mg diárias de citalopram.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Depressão é uma doença sem explicação em pleno século XXI