Autor |
Mensagem |
JJJ Veterano
 |
# mai/23
· votar
Wanton O neopentecostal é muito ligado em dinheiro, já notou? A desigualdade social é instrumentalizada como uma régua de valores. É a teologia de um Deus que oferece vantagens individuais em um modelo competitivo.
Sim, eu sei. Mas isso é uma inversão total de valores cristãos!
|
Lelo Mig Membro
 |
# mai/23
· votar
Wanton JJJ
O neopentecostalismo é uma invenção moderna, meados dos anos 70 para 80. E o movimento não é bem visto nem pelos evangélicos das igrejas cristãs tradicionais (batistas, presbiteriana, metodistas, etc.).
E é fácil entender o principal motivo de sua invenção. Nos anos 70 começa a efervescer o fenômeno de pastores Pop Star que movem multidões e faturam milhões. Como a riqueza sempre foi criticada pelo cristianismo era preciso "reinterpretar" as escrituras de forma que Deus passasse a não só aceitar o sucesso pessoal, como abençoar, com riquezas materiais, o verdadeiro crente.
"É uma corrente doutrinária que ensina que a vida medíocre do cristão é um indício de falta de fé. Então um cristão deve ter a marca da plena fé, ser bem-sucedido, ter saúde plena física, emocional e espiritual, além de buscar a prosperidade material."
Isso mudou tudo e fez com que o pastor picareta que enriqueceu roubando incautos agora passasse a ser respeitado como um abençoado homem de fé.
|
makumbator Moderador
 |
# mai/23
· votar
Lelo Mig E o movimento não é bem visto nem pelos evangélicos das igrejas cristãs tradicionais (batistas, presbiteriana, metodistas, etc.).
Lógico, eles não gostam da concorrência.
Como a riqueza sempre foi criticada pelo cristianismo era preciso "reinterpretar" as escrituras de forma que Deus passasse a não só aceitar o sucesso pessoal, como abençoar, com riquezas materiais, o verdadeiro crente.
Essa necessidade de justificar a riqueza eu sempre achei curioso, pois a ICAR é rica pra cacete desde tempos imemoriais e nunca fez nenhum esforço de justificar nada. Com eles é dindin no caixa e vai Corinthians!
|
Pedro_Borges Veterano |
# mai/23 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
Wanton ssas respostas viscerais de medo, indignação e exaltação de valores individuais são instrumentos de evangelização.
Eu teria então que ter nascido e vivido na aldeia no alto Amazomas, pra ser descontaminado?
JJJ Cara... cuidado pra não entrar na pilha com o Pedro...
Verdade, quando estou sem colera então...!
|
Lelo Mig Membro
 |
# mai/23 · Editado por: Lelo Mig
· votar
makumbator
Mas é um pouco diferente. A ICAR (instituição) é rica, os padres não.
|
makumbator Moderador
 |
# mai/23
· votar
Lelo Mig A ICAR (instituição) é rica, os padres não.
Ou seja, os neopentecostais distribuem mais a riqueza entre seus membros, ao contrário da ICAR. que concentra tudo na mão do papa e dos bispos do Vaticano e deixam seus membros mais baixos na pobreza. Entendi.
|
Lelo Mig Membro
 |
# mai/23 · Editado por: Lelo Mig
· votar
makumbator
Sei que você tá trollando... e não estou defendendo a ICAR.
Mas, mesmo assim, não vou me omitir; na boa, não têm comparação. O sujeito prá ser padre têm que estudar prá caralho, são 8 anos de seminário e é puxado (tenho um amigo de infância que é padre). Padre é assalariado, é uma profissão reconhecida pelo Ministério do Trabalho e direito a salários e registro em carteira assinada no regime CLT.
Pastor neopentecostal, qualquer Zé Ruela semi analfabeto, enganador e sem compromisso pode ser.
|
makumbator Moderador
 |
# mai/23
· votar
Lelo Mig
Bemol
|
makumbator Moderador
 |
# mai/23
· votar
Lelo Mig
O sujeito prá ser padre têm que estudar prá caralho, são 8 anos de seminário e é puxado
Só omitiu a parte de certas atividades envolvendo menores de idade ser pré-requisito para a ICAR.
Ah, e vc editou e destruiu minha piada com o SI que vc tinha deixado antes.
|
Lelo Mig Membro
 |
# mai/23
· votar
makumbator
Nem todo padre é chegado nestas atividades. E não é só na ICAR que existem estes tipos. Tá cheio de empreendedor liberal na Terra da Liberdade que frequenta o play ground.
|
makumbator Moderador
 |
# mai/23
· votar
Lelo Mig á cheio de empreendedor liberal na Terra da Liberdade que frequenta o play ground.
Vc está falando dos funcionários da Disney. Sim, é um problema. Governador da Flórida já está combatendo esses wokes.
|
Wanton Veterano |
# mai/23
· votar
Pedro_Borges Eu teria então que ter nascido e vivido na aldeia no alto Amazomas, pra ser descontaminado?
Acho que basta examinar criticamente os discursos que você apoia e evitar tomar posição sobre assuntos que não te dizem respeito. Pelo menos, foi o que pus na minha cabeça. Não sei se você concorda com a estratégia.
Esses dias, fiquei observando uma série de debates sobre os feminismos. A maior parte deles não me afeta diretamente, então, não faz sentido tomar partido. Fico ouvindo calado, compreendendo as posições de cada uma, sem me obrigar a concordar ou discordar de ninguém.
Já defendi algumas pautas indo junto com o bando. Isso é militância! Não é feio, também é importante. Só que você acaba defendendo certas coisas sem compreender muito bem os interesses envolvidos. Eu não tenho atuação política, não preciso me comprometer com ideias que não conheço bem, posso me dar o luxo de evitar certos assuntos ou ir contra a maré em outros.
Já estive mais alinhado com o progressismo liberal estadunidense (a.k.a. cultura woke), por causa das respostas fáceis dadas para certas questões. Só que eu não parto da mesma base de raciocínio que eles partem. Meu modo de justificar as minhas crenças é diferente do deles, como é diferente do dos marxistas. Não preciso defender o que eles defendem, ainda que concorde com um ponto ou outro. Mas só consigo separar as coisas se compreender de onde vêm essas pautas.
Se eu não sou sindicalista e não sou sindicalizado, por que deveria opinar sobre a contribuição sindical? Vou seguir o que dizem as pessoas de esquerda, só por ser de esquerda? Não! Vou me abster de ter opinião porque o assunto não me interessa o suficiente. Opiniões embasadas requerem aprofundamento, o que nos custa tempo e empenho.
Na esquerda, também têm apelo à emoção. Também tem muita gente dizendo como você deveria pensar, não pense que ignoro isso! Nenhuma ideologia pega se não oferecer uma boa experiência estética.
Divaguei.
|
Wanton Veterano |
# mai/23
· votar
Viva a volta do textão!
|
makumbator Moderador
 |
# mai/23
· votar
Wanton Viva a volta do textão!
|
Pedro_Borges Veterano |
# mai/23 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
Wanton
Pois é, eu defendo pautas de direita e nem por isso sou bolsonarista, mas nos meus comentários você me taxa como tal. Viu como é complicado?
|
Wanton Veterano |
# mai/23
· votar
Pedro_Borges você me taxa como tal
Te chamei de bolsonarista ou disse que havia bolsonarismo em algum comentário teu? São coisas bem diferentes. Se eu disser que empresas devem ser expropriadas à força, você pode dizer que há marxismo no meu comentário, mesmo sem me chamar de marxista. A gente sofre influência de todo tipo de corrente de pensamento, só não costuma se dar conta disso.
|
Pedro_Borges Veterano |
# mai/23
· votar
Wanton
https://i0.wp.com/opas.org.br/wp-content/uploads/2018/10/causas-do-est rabismo-1.jpg?resize=640%2C427&ssl=1
|
Wanton Veterano |
# mai/23
· votar
Pedro_Borges
???
|
ProgVacas Membro Novato |
# mai/23
· votar
Na minha concepção não precisa admirar o Bolsonaro para reproduzir seus comportamentos. Tem muito disso, ué. Não gosto do Marcelo Freixo, e ele é de esquerda, assim como não gosto de mais algumas pessoas que estão no meu espectro político, essas que estão alinhadas com a minha forma de pensar em pelo menos 80% das vezes. O bolsonarismo é um comportamento antigo, que tomou nome por causa do nosso contexto histórico atual e pode ser que daqui a uma década tomará outro nome, vai saber.
Então, Pedro, como sou menos eufemista do que o Wanton, digo que sim, você é bolsonarista, apesar de não gostar dele. Também tem muito do Malafaia nos seus posicionamentos, você é adepto ao neopentecostalismo pregado a ele, ainda que não o siga e queira que as religiões se lasquem.
|
Pedro_Borges Veterano |
# mai/23
· votar
ProgVacas
https://i0.wp.com/opas.org.br/wp-content/uploads/2018/10/causas-do-est rabismo-1.jpg?resize=640%2C427&ssl=1
|
# mai/23
· votar
Sim, essa resposta infantil é típica do bolsonarismo. Parece "usei dinheiro público para comer gente".
|
ejames Membro Novato |
# mai/23
· votar
Pedro_Borges
Ó, o megiddo ainda tá esperando você explicar qual a relação dos Yanomami com o alta do preço do arroz.
|
Pedro_Borges Veterano |
# mai/23
· votar
ejames E você ainda não me disse o que tu faz na vida.
|
Pedro_Borges Veterano |
# mai/23
· votar
|
# mai/23
· votar
Dessa vez não tem textinho analítico dizendo que o Ciro falando e um cachorro cagando são as mesmas coisas?
|
Pedro_Borges Veterano |
# mai/23
· votar
ProgVacas Embora eu não seja fã do Ciro, até um réu na audiência com o juiz tem voz justamente porque ele poderá falar verdades.
|
# mai/23
· votar
Pedro_Borges
Tá certinho! O bolsonarismo já fez isso aí, desse jeito! Pegou falas do Ciro em crítica ao Presidente Lula e usou pra qualquer bobagem.
|
Pedro_Borges Veterano |
# mai/23
· votar
ProgVacas Bom, o Ciro sempre foi essa metamorfose ambulante. Ora, critica, ora elogia, ora defende, ora ataca. É por isso que nunca se firmou como candidato viável. Só o Bruno que acredita nele!
Apesar de ter facilidade para a oratória, nunca passou de um falastrão. Que sabe de muita coisa? Sabe! E também dentro de suas divagações fala muitas verdades e também muitas besteiras. Tem vocabulário, mas de vez em quando usa termos chulos. Agora pra saber o que é verdade e bobagem é preciso usar o filtro.
|
JJJ Veterano
 |
# mai/23
· votar
Viva a volta do textão!
Separe em 4 posts menores, daí eu penso em ler.
|
Wanton Veterano |
# mai/23
· votar
JJJ Separe em 4 posts menores, daí eu penso em ler.
Vou estruturar igual artigo científico, começando com um resumo. Assim, nem precisa ler tudo.
|