Tópico oficial do Governo Lula-Alckmin - 2023-2027

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# mai/23
· votar


ProgVacas
Como se fizesse sentido o soldado estar com medo do inexistente em face de uma arma apontada para o seu peito por um sujeito determinado a roubar um fuzil mal empunhado por ele.

Não faz sentido, mesmo. E o brunohardrocker tem razão. Aquela é uma arma para dar tiros a uma certa distância. É uma merda para o tipo de vigilância que o soldado estava fazendo. A abordagem dos marginais foi bastante sagaz.


Lelo Mig
O exército brasileiro é uma bosta.

O exército brasileiro é desperdício de dinheiro. Eles são treinados para atuar em cenários fictícios, deveriam ser treinados para missões que façam sentido em um país que JAMAIS entrará em guerra.

Um exército gerido racionalmente abandonaria todo esse fingimento, que começa lá no alistamento obrigatório para homens. É tudo muito anacrônico.

Lelo Mig
Membro
# mai/23 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton
"Eles são treinados para atuar em cenários fictícios,"

Ainda assim o treinamento é muito pouco. Dependendo do grupo (geralmente infantaria), os caras ainda recebem um treinamento de uma semana numa mata atravessando lama e comendo insetos. Depois nunca mais.

Qualquer moleque bom no CS, conhece mais de armas e atira melhor que estes caras. A marinha ainda têm boa atividade, faz patrulhamento e resgates direto, estão sempre embarcados. A aeronáutica ainda têm significância/relevância (em alguns polos) com ensino de alto nível na formação de pilotos, engenheiros e tecnologia. Mas o exército é um desperdício de dinheiro público.

Pedro_Borges
Veterano
# mai/23 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Wanton
É a cultura do neopentecostalismo se espalhando na vida pública

Rsrsrsrsrsrsrs. Tu tá fissurado com essa narrativa. Relaxa, mano, troca umas ideias com uns caras cabeça leve. Dá um giro no pantanal, nas serras gaúchas, na chapada dos veadeiros, enfim, uma boa pesca com barracas na areia. Quem sabe umas trilhas.

Não entendo por que alguém teria medo da "turma da lacração".

O menino ficou com medo "dos direitos humanos". Disparar um fuzil numa vítima da sociedade não é simples não, uai!

Lelo Mig
O exército brasileiro é uma bosta. Seu prestígio e respeito foi construído às custas de propaganda, durante os anos de chumbo. Mas é uma porcaria.

Na segunda guerra os americanos sugeriram contar com o exército brasileiro e o Churchill respondeu que os soldados brasileiro eram porcos gordos. Concordo com você, se houver um conflito nossas forças armadas apanharão de chicote de relho.

https://cdn.awsli.com.br/800x800/1719/1719755/produto/205316506/chicot e-de-couro-cru-trancado-4dc139ee.jpg

ProgVacas
Membro Novato
# mai/23 · Editado por: ProgVacas
· votar


Wanton

O Bruno sabe das coisas. Moleque esperto.

E o Lelo bem disse: sem surpresa. O soldado temeu pela vida. Deve nem ter lembrado que existe turma de qualquer coisa ali.

Lelo Mig
Membro
# mai/23 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Todos sabem que sou contra a violência, não possuo arma e sou contra o porte. Não defendo políticas armamentistas e bélicas, mas também não vejo com bons olhos a intenção de governo desarmar a população (posse de arma residencial) ainda que eu mesmo não tenha armas.

No entanto, sou paulista suburbano. Nasci num local e numa época que para conseguir "atravessar a rua debaixo" para chegar na escola você tinha que conquistar o respeito do "líder" daquela rua. Por vezes era de forma diplomática, as vezes no soco. Então, como sou meio ignorante e agressivo em determinadas situações (principalmente por ser extremamente orgulhoso), ainda que eu seja pacífico 90% do tempo, haveria uma certa hipocrisia vir discursos pacifistas. Eu não ofereço a outra face, infelizmente. Pelo contrário, vou retribuir de forma desproporcional.

Todo este discurso para dizer que já que existe (e concordo com muitas das necessidades), Forças armadas e forças policiais, esta gente têm que ser preparada, muito preparada.

Não pode ter baixinho, não pode ter gordo, não pode ter magrelo, não pode ter asmático. Têm que ser preparado, forte, resistente, saber lutar, saber usar armas brancas, saber atirar. Tem que ter estudo. Preparo no trato social, noções de psicologia. Administrar conflitos, primeiros socorros, controle emocional.

Soldado, polícia, é coisa séria. Não poderia ser um bando de caras fudidos com uma arma na mão.

Veja a diferença para o corpo de bombeiros. Ainda que os bombeiros sejam policiais militares, quem escolhe essa carreira, sabe que não vai ter vantagem de autoridade, não vai dar carteirada, não vai esculachar moleque em boca de fumo para extorquir ou espancar. Não vai receber propina.

Você passa no batalhão de bombeiros de minha cidade, só têm cara sarado, em forma. Quando não estão em algum atendimento, estão malhando, fazendo cooper na praça em frente. Mantendo equipamentos limpos, conservados, prontos para uso.

É outra categoria... ainda que ganhem a mesma merda, ou até menos. Ainda que sejam PMs não estão contaminados pela cultura de PM, até porque (para sorte deles) são desprezados pelas autoridades e amados pela população.

Galera não que não entende porque acabar com a PM, ou essa cultura de milico no Brasil, deveria olhar para os bombeiros de sua cidade.

makumbator
Moderador
# mai/23 · Editado por: makumbator
· votar


Não tem desculpa para o despreparo e inação do soldado. A tese de que é um fuzil e não é adequado para o combate próximo não se sustenta. A distância em que fica claro para o recruta que havia uma ameaça está dentro do raio de ação operacional da arma (desde que ela se encontre carregada, funcionando e bastando liberar a trava de segurança). Sem contar que havia um colega militar ao lado (mais atrás).

Teria que ser visto qual a alegação do recruta para suas ações. Sorte dele que tem vídeo e testemunha (pois poderiam pensar que ele vendeu/trocou a arma com o crime). Obviamente ainda há a possibilidade do recruta ser morador da região e temer ser alvo de violência posterior caso reagisse a bandidos da área. É tudo muito complexo.



Lelo Mig
Não pode ter baixinho, não pode ter gordo, não pode ter magrelo, não pode ter asmático. Têm que ser preparado, forte, resistente, saber lutar, saber usar armas brancas, saber atirar.

Lelo anti inclusão nas forças de segurança. Sabe que os exércitos e polícias de vários países (infelizmente até grupos de operações especiais) tem reduzido as exigências para poder incluir mulheres, pessoas com deficiências físicas, acima do peso, e etc? O resultado é o que a gente já viu...

A PM é um negócio tão grande e diverso que a cultura do militarismo nela varia enormemente. Tenho vários amigos que viraram militares e PMs músicos (e eles não eram atraídos antes pela ideia do militarismo em forças de segurança, e sim viram oportunidade em concurso por já serem músicos). Nenhum deles tem essa cultura de carteirada, esculachar população e viver na base do arrego na comunidade, pois a realidade pra eles é totalmente diferente. Os caras em tese são militares, mas no fundo são músicos empregados pelas forças de segurança. Os Bombeiros me passam a mesma vibe, são militares, mas bombeiros em primeiro lugar.

Lelo Mig
Membro
# mai/23
· votar


makumbator

"tem reduzido as exigências ..."

No Brasil a PM é despreparada muito antes disso. Muito mais por sedentarismo que por leis de inclusão. Exigem prova física na academia, e depois o cara nunca mais faz UM abdominal. Se correr 50 mts enfarta. Têm PM que eu vejo na rua que eu (que sou um bosta) arranco a arma dele e encho ele de porrada com "o pé nas costas".

Quanto a mulheres, não vejo problema algum, desde que devidamente treinadas. Uma mulher em forma, treinada e com destreza em arte defensiva é suficiente pra encarar 90% dos cachaceiros que são o grosso do atendimento da PM.



Drinho
Veterano
# mai/23 · Editado por: Drinho
· votar


Na terra da liberdade este HB20 branco tinha virado uma linda peneira, e as “crianças” dentro dele, também.

Pode até ser despreparado para a função ou a arma inadequada, um especialista saberá informar.

E pode até temer pela vida, quem não teme? Mas que não tem segurança jurídica nenhuma para metralhar o carro, não tem mesmo.

makumbator
Moderador
# mai/23 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig
Exigem prova física na academia, e depois o cara nunca mais faz UM abdominal. Se correr 50 mts enfarta.

Em boa parte dos EUA é assim também. Já viu a quantidade de policial gordo lá? é justamente isso, o cara passa na academia e depois engorda.

Quanto a mulheres, não vejo problema algum, desde que devidamente treinadas. Uma mulher em forma, treinada e com destreza em arte defensiva é suficiente pra encarar 90% dos cachaceiros que são o grosso do atendimento da PM.

Não para forças militares de combate direto. Elas na média simplesmente não aguentam a exigência de treinamento, principalmente de forcas especiais (aliás, a maioria dos homens também não aguenta o nível de força especial). Não estou falando de ter uma militar que seja dentista de campanha, psicóloga em quartel ou coisa parecida. Falo de infantaria de contato. Mas para tarefas sem envolvimento em combate de força física é perfeitamente possível (snipers, pilotar aeronaves, etc...).

Outro problema é a questão sexual. Mulheres na infantaria estão muito sujeitas a estupro quanto capturadas, e essa preocupação atinge negativamente os homens que combatem ao lado delas também (afetando a capacidade de reação e tomada de decisão deles, que instintivamente começam a agir de forma a tentar protegê-las). Eu já vi uns estudos sobre isso feito por forças militares analisando tropas mistas.

O mais inteligente é alocar essas mulheres em posições em que esses problemas sejam minorados, liberando mais homens para o combate pesado de infantaria (que é onde o bicho pega em uma guerra).

Wanton
Veterano
# mai/23 · Editado por: Wanton
· votar


Pedro_Borges
Tu tá fissurado com essa narrativa.

Desde que o bolsonarismo despontou, a palavra narrativa perdeu o sentido.

Não estou fissurado em nada, eu estudo as estruturas da comunicação.

Delírio: o Brasil vai virar uma Venezuela.

Verdade: o Brasil vai virar um país majoritariamente evangélico em poucos anos.



makumbator
Não tem desculpa para o despreparo e inação do soldado.

Não tem desculpa para soldado portar fuzil, isso sim.


Mulheres na infantaria estão muito sujeitas a estupro quanto capturadas

Quantos militares brasileiros já foram capturados no último século?

makumbator
Moderador
# mai/23 · Editado por: makumbator
· votar


Wanton
Não tem desculpa para soldado portar fuzil, isso sim.

É que é meio difícil combater só no rap.

Quantos militares brasileiros já foram capturados no último século?

Não sei se vc notou, mas estava falando de combate militar de maneira global, não do Brasil.

Wanton
Veterano
# mai/23
· votar


makumbator
Não sei se vc notou, mas estava falando de combate militar de maneira global, não do Brasil.

Notei. Estou argumentando que essa noção global não faz nenhum sentido no Brasil. O nosso exército deveria ter outro direcionamento.

makumbator
Moderador
# mai/23
· votar


Wanton

Poderia ter. Mas por outro lado tem gente que diz seriamente para abolir totalmente forças militares de defesa no Brasil (acabar com todo exército, marinha e aeronáutica hoje, demitir todo mundo e vender todo o material), pois somos de paz e tudo mais. Isso pra mim é insano.

Wanton
Veterano
# mai/23
· votar


makumbator
Mas por outro lado tem gente que diz seriamente para abolir totalmente forças militares de defesa no Brasil

É um exagero, sem dúvida. O exército deveria ser especializado no trabalho de fronteira, guerra na selva, apoio na fiscalização ambiental, essas coisas. É essa a vocação do exército em um país sem perspectiva de guerra. O problema é que eles veem essas ações como secundárias e a guerra como a principal, tem que inverter essa lógica.

Talvez, devêssemos fazer uma força única, sem a separação em exército, marinha e aeronáutica. De preferência, sem aquele besteirol ritualístico de milico, com marchas, desfiles e merdas afins. Também não deveriam ter tribunal diferenciado, hospitais diferenciados, pensões vitalícias para filhas, essas merdas que a gente está cansado de saber.

makumbator
Moderador
# mai/23
· votar


Wanton
pensões vitalícias para filhas

Ao menos isso acabou. Obviamente que as que ainda recebem continuarão recebendo. Inclusive tenho uma amiga que estaria qualificada para receber, mas preferiu casar.

Lelo Mig
Membro
# mai/23 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton
makumbator

A marinha têm função. Ela patrulha toda a costa brasileira, faz fiscalização e abordagem de embarcações clandestinas ou não identificadas. Cuida da segurança patrimonial de plataformas marinhas (de extração e pesquisa), controla, fiscaliza e dá suporte no combate a pesca predatória, contrabando, policiamento tanto marítima e fluvial. Ainda atua em resgates que envolvam assuntos "em águas".

O exército deveria ter funções maiores. Como as que o Wanton citou e concordo.

Um País nas dimensões do Brasil necessita de forçar armadas. Temos florestas e recursos que precisam ser preservados de ataques externos e internos. O exército é mal designado, sub aproveitado. No médio/alto escalão só têm burocrata vadio que não sabe dar um tiro. Salários altos, pensões absurdas e vitalícias e não têm dinheiro para comprar munição para treinamento. Repito, apostaria que o recruta com o fuzil na mão do vídeo, nunca deu um tiro com ele.

makumbator

Com relação às mulheres, me referi mais a PMs mesmo. Em batalhão, em guerra, acho complicado. Além do que você falou há uma cultura machista que não se extirpa tão fácil. Periga, numa guerra, serem estupradas pelos próprios companheiros (nem precisa de outro inimigo).

Pedro_Borges
Veterano
# mai/23
· votar


Wanton
O exército deveria ser especializado no trabalho de fronteira, guerra na selva, apoio na fiscalização ambiental, essas coisas.

Que nada, eles têm é que estarem preparados para administrar o país, veja o artigo 142 da CF, ora bolas! Kkkkkkkkkkkkkkk

ejames
Membro Novato
# mai/23
· votar


Wanton
Verdade: o Brasil vai virar um país majoritariamente evangélico em poucos anos.

https://veja.abril.com.br/brasil/evangelicos-devem-ultrapassar-catolic os-no-brasil-a-partir-de-2032

É mera questão de estatística, não entendo por que o Pedro_Borges entra nessas.

Pedro_Borges
Veterano
# mai/23
· votar


ejames
É mera questão de estatística, não entendo por que o Pedro_Borges entra nessas.

Estou perplexo e abestalhado. O Kiko tem com isso? Me mostra minha relação com essa notícia?

Wanton
Veterano
# mai/23
· votar


Pedro_Borges
Me mostra minha relação com essa notícia?

Ora, você me acusou de estar fissurado nisso, como se não fosse um fenômeno observável. Algumas expressões dos evangélicos têm sido incorporada à fala das pessoas, mas não só isso. A abordagem desses cultos é a mesma dos programas de notícias policiais: o apelo ao moralismo e à indignação. Sem contar a teologia da prosperidade, que vai da cobrança do dízimo do cara que não tem onde cair morto ao curso com o coach financeiro.

Se Enéas foi o Edir Macedo da nova direita; Bolsonaro, o Malafaia; o MBL é a Bola de Neve.

Pedro_Borges
Veterano
# mai/23
· votar


Wanton
Tô nem aí pra crentes e católicos. Por mim que se explodam. Não estou fissurado, entende?

ProgVacas
Membro Novato
# mai/23
· votar


https://thumbs.dreamstime.com/b/c%C3%A3o-vadio-vomitar-na-rua-de-merda -coc%C3%B4-defecando-cidade-hist%C3%B3rica-c%C3%A3es-vadios-175870208. jpg

ProgVacas
Membro Novato
# mai/23
· votar


Pedro_Borges

Tô nem aí pra crentes e católicos. Por mim que se explodam. Não estou fissurado, entende?

Mas tá todo mundo cagando um quilo para como você está em relação a isso. Aliás, é justamente por essa estreiteza na sua percepção, por "não estar nem aí", que sem perceber reproduz a cultura do neopentecostalismo.

Pedro_Borges
Veterano
# mai/23 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Edit

Pedro_Borges
Veterano
# mai/23 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


ProgVacas
Essa sua consideração me deixou vesgo concêntrico com os dois zóios zoiando a ponta do nariz.

https://i0.wp.com/opas.org.br/wp-content/uploads/2018/10/causas-do-est rabismo-1.jpg?resize=640%2C427&ssl=1

Wanton
Veterano
# mai/23 · Editado por: Wanton
· votar


Pedro_Borges
Essa sua consideração me deixou vesgo concêntrico com os dois zóios zoiando a ponta do nariz.

Mas o camarada ProgVacas está certo, ora! Mesmo o direitista mais tradicional acabou abraçando valores e estratégias que advém do método de expansão do neopentecostalismo. São falas muito poderosas, muito viscerais, que mexem bastante com as emoções das pessoas.

Hoje, tenho me policiado para compreender em que ondas entrei sem nem notar. A esquerda do espectro político também tem seus próprios vícios que acabam levando a respostas fáceis e superficiais. É quase impossível se descontaminar, porque as ideias se misturam formando um emaranhado difícil de desfazer. A polarização favorece essa situação porque nos força a tomar posição sobre coisas sobre as quais nunca pensamos. Quando você se dá conta, está defendendo pautas que nunca foram suas só porque foi pressionado para se posicionar.

Pedro_Borges
Veterano
# mai/23
· votar


Wanton
camarada ProgVacas

Camarada, não! Companheiro! E a cartilha como é que fica?

A polarização favorece essa situação porque nos força a tomar posição sobre coisas sobre as quais nunca pensamos.

Isso acontece, mas sobre religião eu estou muito distante e quero que todas elas se danem. Tenho posições pessoais que parecem advindo da religião, mas não é. Por exemplo, sou contra o aborto, mas por questões de cunho humanístico.

Wanton
Veterano
# mai/23
· votar


Pedro_Borges
Tenho posições pessoais que parecem advindo da religião, mas não é.

E a demonização do petismo, o medo de virar uma Venezuela, o medo da censura, o desprezo pelo marginal, a valorização do indivíduo empreendedor? Podem não parecer, mas são valores teológicos. Essas respostas viscerais de medo, indignação e exaltação de valores individuais são instrumentos de evangelização.

JJJ
Veterano
# mai/23
· votar


Wanton

Cara... cuidado pra não entrar na pilha com o Pedro...

medo de virar uma Venezuela

Eu também não gostaria nem um pouco de ter o modelo venezuelano aqui, só não tenho nenhum receio de que o PT persiga esse objetivo...

medo da censura

Também não curto censura. Só não confundo censura política (o mal maior) com proibir fake news ou proibir falas racistas disfarçadas de piadas.

desprezo pelo marginal

Aqui não sei se você se refere a bandido ou fudido, que vive à margem da sociedade de consumo. O primeiro quero que se foda com força, não tenho compromisso nenhum com agenda de esquerda festiva; nesses casos fico com a esquerda raiz, onde bandido não tem vez. O segundo, já que você citou valores teológicos, tem que ser amparado e as Igrejas que REALMENTE seguem o que Cristo pregou, assim o fazem. "Igrejas" que pensam e agem de forma diferente, servem a outro Senhor...

valorização do indivíduo empreendedor

Qual o problema em empreender? Desde que você o faça dentro de princípios éticos e seguindo a lei, não vejo problema nenhum.

Wanton
Veterano
# mai/23
· votar


JJJ

Me refiro aos medos irracionais forjados na necessidade de encontrar valores que falem às emoções. O neopentecostalismo está sempre criando algum demônio para ser repreendido. Há uma cultura de vilanização do diferente, que pode ser o ateu, o espírita, o pai de santo, o drogado etc.

Também há a criação de modelos de autovalorização individual próprios da teologia da prosperidade. O neopentecostal é muito ligado em dinheiro, já notou? A desigualdade social é instrumentalizada como uma régua de valores. É a teologia de um Deus que oferece vantagens individuais em um modelo competitivo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico oficial do Governo Lula-Alckmin - 2023-2027