Tópico oficial do Governo Lula-Alckmin - 2023-2027

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 11/nov/22 11:16
· votar


Pedro_Borges
emitir papel moeda acima do lastro de produção

Acho que nenhum país mais emite moeda com lastro em alguma coisa. O "padrão ouro" foi abolido faz tempo, não é de hoje

JJJ
Veterano
# 11/nov/22 11:20
· votar


https://g1.globo.com/politica/blog/andreia-sadi/post/2022/11/11/aliado s-de-lula-turbinam-defesa-por-composicao-casada-para-fazenda-e-planeja mento-entre-petista-e-nao-petista.ghtml

makumbator
Moderador
# 11/nov/22 13:17 · Editado por: makumbator
· votar


Wanton
Os Estados Unidos emitiram trilhões em moeda desde 2008 e o dólar já passou o euro e a libra esterlina. A inflação por lá só bateu agora, com um aumento bastante expressivo nos gastos. Existe correlação entre emissão e inflação, mas ela seguramente não é tão direta quanto pregam os evangelistas da austeridade.

É verdade, mas os EUA são um caso particular, pois eles emitem a moeda que ainda é a base da economia mundial, e seus papéis são os considerados mais seguros em termos de risco de calote. É diferente de um país periférico (como o Brasil e muitos outros) emitir sua moeda própria e aumentar sua taxa de juros local.

Lelo Mig
Membro
# 11/nov/22 13:57
· votar


Jonas Kahnwald

"Acho que nenhum país mais emite moeda com lastro em alguma coisa."

Lastro em ouro, como era antes, somente até 1971.

Mas, os EUA possuem lastro sim. Tudo bem que o lastro americano é resultado de "um golpe" do Richard Nixon, que estabeleceu o maior acordo financeiro do planeta, oferecendo sua aliança militar para o Rei da Arábia Saudita que com sua influência obrigaria a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) a utilizar o dólar como única moeda para importar ou exportar petróleo. Deste acordo nasceu o lastro em Petrodólar e, como consequência todas Nações passaram a adquirir dólar e, devido a demanda, o dólar passou a ser lastro de si mesmo.

Não sou expert em economia, muito menos financeira, mas matematicamente os EUA possuem lastro para seu dinheiro sim.

Pedro_Borges
Veterano
# 11/nov/22 15:18 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Wanton
O fato dela ser irmã da Marielle a torna incompetente?

Sim, se ela fosse competente não estaria na rabeira da irmã.

Wanton
Veterano
# 11/nov/22 16:53 · Editado por: Wanton
· votar


makumbator
É verdade, mas os EUA são um caso particular,

Todos os casos são casos particulares. Os Estados Unidos não são a única exceção. Cada qual precisa ser analisado dentro do seu contexto, inclusive o Brasil. A pregação da austeridade não é um discurso técnico, é preciso avaliar de quem é o interesse por trás desse discurso.


Pedro_Borges
Sim, se ela fosse competente não estaria na rabeira da irmã.

Qual a função que ela vai desempenhar, você sabe? Quais são os requisitos da função? Na real, a gente sabe de onde vem a sua implicância. Sempre há aquela crença de superioridade dando suporte aos preconceitos dessa categoria. A irmã da Marielle que indicou ela para o Freixo. Era só uma pretinha pobre, da qual ninguém como você espera nada. Mas foi uma vereadora atuante e bastante corajosa.

Pedro_Borges
Veterano
# 11/nov/22 22:10
· votar


Wanton
Era só uma pretinha pobre, da qual ninguém como você espera nada. Mas foi uma vereadora atuante e bastante corajosa.

Você está falando da Marielle, né? Ok, vamos lá. Mas e a irmã dela é o quê? O Lula não estaria levando ela só pra agradar correligionários, e gastando do nosso dinheiro?

Mas isso não é um defeito do Lula, isso é um defeito da política.

E quanto à sua insinuação de um possível racismo, não me venha com esse vitimismo, pois você nunca viu aqui uma manifestação minha de cunho racista. Pelo contrário viu eu muitas das vezes combatendo.

megiddo
Membro
# 11/nov/22 22:54
· votar




Filippo14
Veterano
# 11/nov/22 23:13
· votar


megiddo

Impressionante como esses macroeconomistas não entendem nada de microeconomia, e consequentemente nada de macro também.

Macroeconomia é uma expansão da microeconomia do ponto de vista de tamanho e quantidade das coisas. Parecem que esquecem que a lei de oferta e demanda vale para desde um agricultor, até o preço e demanda pelo dinheiro (taxa de juros). Problema que esses caras começam a achar que o Estado é um deus que pode seguir regras diferentes.

Essa Clara fica falando de austeridade. Pelo amor de deus, olha o que os EUA injetaram de dinheiro. Olha a inflação agora.

Essa galera precisa de uma hiperinflação para reaprender. Pena que o brasileiro tem memória curta, nem assim aprendemos.

Wanton
Veterano
# 11/nov/22 23:30
· votar


megiddo

Muito bom isso aí, hein?! Se não for uma análise precisa, é no mínimo instigante.

Filippo14
Veterano
# 12/nov/22 01:00
· votar


Wanton
KKKKKKK mano, tu devia fazer um stand up, na boa

Wanton
Veterano
# 12/nov/22 03:43 · Editado por: Wanton
· votar


...

ProgVacas
Membro Novato
# 12/nov/22 04:55
· votar


Pedro_Borges

Pelo contrário viu eu muitas das vezes combatendo

Sério, mano? Combatendo? Cê tá dizendo que "muitas das vezes" você combateu o racismo aqui no fórum? Assim, na maior?

ProgVacas
Membro Novato
# 12/nov/22 04:57
· votar


Nossa em um macroeconomista falando de macroeconomia é o fim dos tempos

ProgVacas
Membro Novato
# 12/nov/22 06:20 · Editado por: ProgVacas
· votar


Wanton

Se liga'ê, quando alguém estiver falando de arte quadrinista estilo anos 40, você fique quieto. Você não entende nada disso.

Pedro_Borges
Veterano
# 12/nov/22 07:27 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


ProgVacas
Para um vitimista igual a você e o Wanton, se falar de uma pessoa negra (ou preta, não sei o termo adequado), irmã da Marielle e Benedita da Silva, mesmo que não esteja se referindo a cor, mas apenas às suas competências, aí o bicho pega: é racismo!

Engraçado é que o que gerou essa polêmica foi uma fala minha discutindo a competência da irmã da Marielle e do Manteiga, na mesma fala sem distingui-los e o PV e o Wanton viram racismo. E o Manteiga branquinho?

Vocês são quem estão sendo racistas, seus hipócritas!

Wanton
Veterano
# 12/nov/22 09:14 · Editado por: Wanton
· votar


Pedro_Borges
vitimista

De onde é que vocês tiram essas coisas? É impressionante como tudo o que vocês falam ganha contornos morais. Acho que as indicações podem ser criticadas, mas essas críticas nem de longe parecem legítimas. Parece pura implicância motivada pelo seu notório ódio ao PT.


mas apenas às suas competências, aí o bicho pega: é racismo

Não descarto o racismo, mas não foi a acusação que eu fiz. Além disso, você não me respondeu quais competências o cargo que ela exercerá requerem e porque você acha que ela não atende os requisitos. Se quiser assumir ela é despreparada, pense nela como uma cotista que terá oportunidade para mostrar o seu valor.


ProgVacas
Nossa em um macroeconomista falando de macroeconomia é o fim dos tempos

Você não sacou que macroeconomia é uma microeconomia grande, tá ligado? Se você olhar as células do seu corpo no microscópio, verá que são miniaturas de você. É assim que os sistemas complexos funcionam.


Você não entende nada disso

A vida não seria possível sem a confiança para falar sobre aquilo que não entendemos. O que seria dos comentaristas esportivos e dos economistas liberais?


Filippo14
tu devia fazer um stand up, na boa

Venha me assistir nas quintas à noite, mas já adianto que você não entenderá as piadas.

Pedro_Borges
Veterano
# 12/nov/22 09:22 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Wanton

Em primeiro lugar, bom dia. Que Deus te ponha virtudes!

Você não sacou que macroeconomia é uma microeconomia grande, tá ligado?

Meo Deos! É sério isso?

Wanton
Veterano
# 12/nov/22 09:37
· votar


Pedro_Borges
Meo Deos! É sério isso?

Não sei. Me diga você!

ProgVacas
Membro Novato
# 12/nov/22 11:01 · Editado por: ProgVacas
· votar


Pedro_Borges

Pedro... Você não tem a mínima noção para saber se a irmã da Marielle é competente ou não. Não conhece a história, a formação, o trabalho da mina. Mas mesmo assim, dotado de sua particular tudologia, porque você acredita que conhece e é capaz de dar pitaco em tudo, diz e (acha que) sustenta que ela é incompetente.

Por quê? Segundo você próprio, graças à sua genialidade incompreendida, porque ela é irmã da Marielle.

Mesmo a mina tendo duas graduações, mestrado, ter atuado lado a lado da irmã na política e no social, a Anielle é uma incompetente.

Quanto a ela ter sido convocada e estar consumindo minha grana, como você disse, prefiro mil vezes que os nossos recursos sejam direcionados para isso do que para os mais de 100mil reais diários que o presidente que você votou gasta no cartão corporativo desde que teve a certeza de que perderia a reeleição.

Se fosse a Benedita... Você viu o que aconteceria.

Mas é o Bolsonaro. Tá bom. Branco pode.

Wanton
Veterano
# 12/nov/22 13:13
· votar


Bela Gil é nomeada para o grupo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Você pode substituir picanha por churrasco de melancia.

Pedro_Borges
Veterano
# 12/nov/22 13:21
· votar


Wanton
Bela Gil é nomeada para o grupo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Como assim? Ela faz culinária prazelites.

JJJ
Veterano
# 12/nov/22 17:21
· votar


Wanton
Combate à Fome

faz sentido... não pode se dizer que não é conhecedora do assunto!

Lelo Mig
Membro
# 12/nov/22 18:29 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"Bela Gil é nomeada para o grupo..."

Essa é uma das características do PT que me incomodam. Não vou entrar no mérito profissional e de capacidade dela, apesar de ela ser uma "culinarista", que é um nome elitista para cozinheira, coisa que minha vó também era.

Mas é "beautifull people", filha do Gilberto Gil, possui um monte de seguidores no face... ou seja, no meu entender o PT deveria evitar estes nomes com aparência de querer agradar ator da Globo, mesmo que não seja esse o motivo.

Caralho, chama uma nutricionista, por critério puramente técnico, desconhecida do grande público, (de preferência que não seja vegana) fora da mídia e evita este tipo de postura de Partido "amiguinho da elite", esquerda festiva. É constrangedor.

Espero que para escolha de governo prá valer, a dos ministérios, os critérios sejam diferentes.

JJJ
Veterano
# 12/nov/22 19:36
· votar


Lelo Mig

Deve ter algum nutricionista ou coisa que o valha no grupo. E é só pra participar, não foi nomeada ministra...

ProgVacas
Membro Novato
# 12/nov/22 19:49 · Editado por: ProgVacas
· votar


Ah, se eu estivesse lá teria escolhido o chefe Taico.

Véio bolsonarista, mas tem umas receitas bem foda-se. Faço várias.

Pedro_Borges
Veterano
# 12/nov/22 19:57 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Tem que ter nutricionista que entenda de comida simples, comida do povo, feijão, arroz e mistura e outras coisitas mais, de feira e mercadão não essas escovinhas da nata.

Lelo Mig
Membro
# 12/nov/22 20:04
· votar


JJJ

"E é só pra participar, não foi nomeada ministra..."

Sim, claro, eu entendi. Não duvido disso nem de sua capacidade. Tô apenas questionando o caráter pop star da coisa. Não acho legal isso, acho que poderia ser evitado.

Wanton
Veterano
# 12/nov/22 21:56 · Editado por: Wanton
· votar


Pedro_Borges
Tem que ter nutricionista que entenda de comida simples

Quando você fala assim, faz parecer que um ministério é uma sala comercial de 30m², com 3 funcionários. A equipe técnica já está lá, formada por uma penca de funcionários concursados que ocupam um prédio inteiro. Ainda tem os comissionados, que são trocados a cada gestão. Um ministro é um tocador de projetos elaborados por outras pessoas.

Pedro_Borges
Veterano
# 12/nov/22 22:30
· votar


Wanton

Mas entre uma culinária e um (a) nutricionista há uma diferença abissal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico oficial do Governo Lula-Alckmin - 2023-2027