Tópico oficial do Governo Lula-Alckmin - 2023-2027

Autor Mensagem
Pedro_Borges
Veterano
# dez/22
· votar

brunohardrocker
Já saiu notícia que serão 39. Até que podia ser 40 pra a conta do Ali Baba.

Pedro_Borges
Veterano
# dez/22
· votar

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2022/12/gilmar-men des-vota-pela-soltura-de-sergio-cabral-que-ja-pode-deixar-a-prisao.sht ml

Eita...!

ProgVacas
Membro Novato
# dez/22
· votar

makumbator

Da pra banir o Drinho, por favor? Nunca te pedi nada...

Pedro_Borges
Veterano
# dez/22 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

Membro novato = não pode opinar nem pedir
Membro = pode opinar mas não pode pedir
Veterano = pode opinar e pedir e inclusive torcer pra Argentina se assim quiser.

brunohardrocker
Veterano
# dez/22
· votar

Wanton
Veterano
# dez/22
· votar

Bolsonaro prometeu diminuir o número de ministérios. Por quê? Porque soa bem aos ouvidos burros do eleitorado. Não tem um animal que saiba argumentar porque a tal da diminuição seria benéfica.

Drinho
Veterano
# dez/22 · Editado por: Drinho
· votar

Wanton

porque a tal da diminuição seria benéfica.

Porque uns 95% do dinheiro já está carimbado para ser destinado para banqueiros e bilionários dos quais o senhor critica ou finge criticar, previdência e etc…

Um ministério inútil a menos são alguns pratos de comida a mais, só por isso…

Para esse palhaço desse Lula a fonte de arrecadação é infinita obviamente.

Wanton
Veterano
# dez/22
· votar

Drinho
Um ministério inútil a menos são alguns pratos de comida a mais

Você acha que dividir um ministério em dois, mantendo o número de funcionários, aumenta os gastos?

finge criticar

Eu critico, a direita finge criticar.

Drinho
Veterano
· votar

Wanton

O ponto não é dividir ou multiplicar, é existir ou não.

Também não falo de Bolsonaro.

Eu critico

Que bom que concordamos.

ProgVacas
Membro Novato
# dez/22
· votar

Poderia dar uma advertência no Pedro também.

Elenesta matando os usuários... De vergonha.

Drinho
Veterano
· votar

Até que podia ser 40 pra a conta do Ali Baba.

Hahaha, a piada ficaria boa mesmo…

Pedro_Borges
Veterano
# dez/22 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

Wanton
Você acha que dividir um ministério em dois, mantendo o número de funcionários, aumenta os gastos?

Sim, é um ministro a mais pra desviar recursos pra si e pra seu partido. Ou você acha que eles ficam doidos pra ser ministro pelo simples sacerdócio de servir ao povo?

Olha a Tebet se esganando, forçando a barra, quase se matando, faltando pouco criar um ministério pra ela na marra, pra quê? Pra no final ter um salário menor que de senadora? Essas coisas deveriam ser objeto de investigação da PF.

Por falar em Tebet taí uma dona que o Lula e o PT estão agindo sabiamente com cautela. Já perceberam que ela veio pra dar rasteira. Mas, como precisam da legenda prostituta chamada MDB, vão acabar cedendo. O conselho meu é que ela deve ser monitorada.

Voltando ao caso do ministério, a "vantagem oculta" é tão grande que o Arthur Lira oferece o apoio de 150 deputados em troca de um ministeriozinho para ser ocupado por um que ele indicar. E o Lula está ampliando esses ministérios pra 39 meu Deus, pra quê? Ora pra comprar apoio e deixar os caras rapar as verbas. Que se dane as finanças públicas! Que se dane a moralidade administrativa!

Pedro_Borges
Veterano
# dez/22
· votar

ProgVacas
Elenesta matando os usuários... De vergonha.

Você queria dizer Iniesta, ex-jogador do Barcelona. Mas o que te estraga é o fanatismo desenfreado.

Ah, respondendo a sua pergunta. Se todo petista é ladrão. Eu diria que não, nem todo petista é ladrão, eu mesmo conheço alguns que são idiotas cabeças duras, mas são pessoas direitas (ops). Mas uma coisa é certa: todo ladrão é petista!

makumbator
Moderador
# dez/22
· votar

ProgVacas
Da pra banir o Drinho, por favor? Nunca te pedi nada...

Depende, ele vai torcer para a Argentina ou para a França?

JJJ
Veterano
# dez/22
· votar

Sobre os 39 ministérios.

Na teoria, uma sinalização horrível, de fato. Passa a ideia (real ou não, mas passa) de que estão querendo a farra do boi, gastar doidamente e tal. Uma merda.

Na prática, a finalidade é acomodar o leque de apoios e a sede interna do pt, que quer um monte de ministérios. Se isso vai se transformar em gastos absurdos é bem relativo. É o mesmo pessoal, o mesmo gabinete, a mesma quantidade de aspones... só muda o status de "secretário" para "ministro". Sim, o salário do mandatário talvez aumente um pouco, mas, percentualmente, isso é insignificante na máquina de gastar federal.

Drinho
Veterano
# dez/22
· votar

JJJ

Perto do que se paga para bancos e juízes no Brasil é evidente que qualquer coisa seja insignificante e por consequência justificável para ser perpetuada.

brunohardrocker
Veterano
# dez/22
· votar

Bom, ja foi bem respondido sobre o excesso de ministérios.

Clientelismo, loteamento de cargos, cabidão de empregos, apadrinhamento... corrupção.

brunohardrocker
Veterano
# dez/22
· votar

Dá bilhão fácil.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# dez/22
· votar

nas mínimas coisas "homem tem dominado homem para o seu próprio prejuízo"

ProgVacas
Membro Novato
# dez/22
· votar

brunohardrocker

Ah, dá bilhão sim. Principalmente em dias atuais, com Paulo Guedes como Ministro da Economia lucrando com a desvalorização da moeda que governa.

Você acha isso bom?

brunohardrocker
Veterano
# dez/22
· votar

ProgVacas

Mas e o Paulo Guedes, hein?!

ProgVacas
Membro Novato
# dez/22
· votar

Fugiu

Drinho
Veterano
# dez/22
· votar

makumbator

Não que eu morra de amores pela França e pelo Lacron, mas não vou torcer pra Argentina nem a pau.

JJJ
Veterano
# dez/22
· votar

Parece que fechou em 37.

Lelo Mig
Membro
# dez/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar

JJJ

"Parece que fechou em 37."

No Brasil essa coisa de ministérios é complicada mesmo. Isso virou moeda de troca há muito tempo, acaba influenciando demais na governabilidade e a coisa ficou bastante prostituída. Não é "culpa" do governo eleito, também não podemos culpar o anterior... é coisa que acontece desde a redemocratização, é bastante promíscuo... porém não dá prá ficar passando pano, e também não dá prá mudar essa prática do dia prá noite.

Não acho que o PT deveria comprometer a governabilidade, já que virão tempos difíceis mas, honestamente, não acho legal aumentar tanto.

A média de ministérios em Países desenvolvidos é de 15 à 20. O PT costuma ser excessivo nesse quesito.

É claro que muito País entre 15 e 20 como o Japão, por exemplo, alguns ministros têm "múltiplas funções", mas de qualquer forma, a máquina fica mais enxuta, são menos funcionários, instalações e fomentos para onerar.

Drinho
Veterano
# dez/22
· votar

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/12/lula-tera-37-ministerios-c om-divisao-do-planejamento-e-recriacao-da-pesca.shtml

Gasto público europeu para qualidade de vida africana vem aí.

Filippo14
Veterano
# dez/22
· votar

Lelo Mig

A média de ministérios em Países desenvolvidos é de 15 à 20. O PT costuma ser excessivo nesse quesito

Exato, problema que esse excesso sempre tem custo. Pessoal vem falar que vai custar igual, que nao aumentara quadro. Pode ser que a desculpa do governo eleito seja isso nesse momento, mas daqui 6 meses, 1 ano esse negócio estara abarrotado de gente.

Um ministério por umsa contas que eu vi uma galera fazendo custa uns 2-3bi ano por baixo. Essa brincadeira de mais uns 15 ministerios vai dar fácil uns 30bi ano de gasto. Isso ai em 4 anos vira 120 bi. É grana que nao acaba mais. E o pobre tomando essa inflação na cabeça.

Filippo14
Veterano
# dez/22
· votar

ProgVacas

Demorei, mas voltei.

Sobre a mudança na lei das estatais é indiferente. Só mesmo um parvo programado para discordar de tudo vai achar que isso afeta o que está posto. Isso é irrelevante. Se você acha que isso vai tornar as coisas diferentes do que já são apresente seu ponto e a partir daí, talvez, a gente converse.

Cara, a lei das estatais reduz de 36 meses (três anos) para 30 dias a quarentena de indicados ao Conselho de Administração e para a diretoria de estatais que tenham ocupado cargos partidários ou participado da estruturação e realização de campanhas. Em teoria o total de cargos de gestao que poderiam ser alterados sao de cerca de 700.

Qualquer escola ortodoxa de economia seria contra algo assim. De liberalismo a keynesianismo. A regra atual acaba direcionando esses cargos para pessoas tecnicas, que fariam a gestao da forma mais eficiente possivel. Na minha opiniao o Estado tem que ser eficiente independente do aspecto ideologico. Essa mudanca destroi isso, cria cabide de emprego, moeda de troca politica, ineficiencia nas estatais, incremento do potencial de corrupcao nas mesmas, etc.

Sobre a PEC da transição não me informei, mas também não acho que isso seja relevante para qualquer coisa. Se você acha que tem coisa muito absurda, novamente lhe ensino a premissa básica: apresente seu ponto de vista primeiro.

Ela simplesmente quer tirar do Teto de Gastos diversos gastos "sociais" e politicos. Nosso governo historicamente da prejuizo. É impossivel pagar por isso e o dinheiro que o Estado arrecada ou imprime sempre vem do povo. Nós que vamos pagar essa conta. Lula vai pagar a "conquista" dessa eleicao com o nosso bolso. Ser contra isso para mim devia ser algo básico. Pode-se questionar a importancia maior ou menor de certos gastos, mas abrir a porteira para o governo entrar no cheque especial deveria ser a ultima alternativa, para nao dizer que deveria ser algo proibido. Por que para tentar amenizar o impacto desses gastos que o governo eleito assume como fundamentais eles nao sugerem um corte de gastos em folha federal?

Algumas infos que eu peguei de 2020.

Os salarios dos servidores publicos cresceram o dobro da inflacao entre 2001 e 2019.

Em 2019 o gasto com servidores federais foi de 315bi, 16% da arrecadacao da União naquele ano.

Total de servidores em 2019 era de 1,25 milhão. Isso da um gasto somente com folha de 250k por ano por funcionário.

3 anos depois disso (2022) o salario minimo da população é de 16k por ano.

Previdencia é outro gasto que gera um problema absurdo. Estruturalmente ruim, virou uma piramide financeira impagavel. União acaba tendo que disponibilizar do orçamento anual 713 bi. Em 2014 isso foi 370 bi.

Mais 200bi ano em um governo que da prejuizo e tem despesas crescentes como essas é um tiro no pé, simples assim. Eles precisam vir com propostas para solucionar esse tipo de problema antes de sugerir mais gastos.

Haddad na fazenda e Mercadante no BNDES — isso se a PEC das Estatais passar — é simplesmente o melhor cenário que essas instituições poderiam ter. Você deveria ficar satisfeito.

Na boa, serio mesmo que você acha isso ou é só para causar no fórum?

O que você está vendo que graaaaande parte da população não ve?

Mercadante? Mesmo?

brunohardrocker
Veterano
# dez/22
· votar

ProgVacas
Fugiu

Você fugiu. Ao não ter resposta sobre o excesso de ministérios, o clientelismo, loteamento de cargos, cabidão de empregos, apadrinhamento, apelou para um "Mas e o Guedes, hein?!".

Não venha disfarçar!

Skider
Veterano
# dez/22
· votar

brunohardrocker
não ter resposta sobre o excesso de ministérios, o clientelismo, loteamento de cargos, cabidão de empregos, apadrinhamento

Você é muito ingênuo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Tópico oficial do Governo Lula-Alckmin - 2023-2027