Autor |
Mensagem |
Wanton Veterano |
# out/22
· votar
Lelo Mig Então vamos lá, tenho uma dúvida. Na sua lógica a riqueza de um produtor do agro é incompatível injusta em relação ao preço do trabalho. Como você vê a classe artística e esportiva?
Também ganham mais do que deveriam. Eu nem tenho muita coisa contra o cara que tem fazenda e fica na dele. Minha questão é com o topo da pirâmide do agronegócio: os caras que compram poder político e determinam os rumos do País.
|
makumbator Moderador
|
# out/22
· votar
Wanton
Também ganham mais do que deveriam.
Eles ganham o que devem dentro das regras do jogo. Um Paul McCartney (que é literalmente bilionário) tem uma produção artística que interessou (e interessa) muita gente, logo, ele vale o que ganha.
Curiosamente, o Paul tem uma fortuna estimada idêntica à do Blairo Maggi (cerca de 1.2 bilhão de dólares). Eles são irmãos na riqueza.
|
Drinho Veterano |
# out/22
· votar
Desculpe Wanton, qual métrica está usando para determinar o quanto cada um deveria ganhar?
|
Wanton Veterano |
# out/22 · Editado por: Wanton
· votar
Tenho a sensação que já dei explicações parecidas pelo menos umas dez vezes, mas vamos lá.
Drinho Desculpe Wanton, qual métrica está usando para determinar o quanto cada um deveria ganhar?
Nenhuma métrica. A remuneração é uma convenção social que visa encorajar o trabalho. Para fins de discussão, não precisamos saber com precisão qual o valor do trabalho, basta ter bom senso. Pergunte nas ruas se as pessoas acham que jogadores de futebol ganham demais!
makumbator Eles ganham o que devem dentro das regras do jogo.
Pois é. Só que eles compram o controle sobre as regras do jogo.
|
makumbator Moderador
|
# out/22
· votar
Wanton Pois é. Só que eles compram o controle sobre as regras do jogo.
Eles só compram pois os estados nacionais estão vendendo (através de seus representantes).
|
Wanton Veterano |
# out/22
· votar
makumbator Eles só compram pois os estados nacionais estão vendendo (através de seus representantes).
Democracia e capitalismo são incompatíveis. Enquanto o capitalismo não morre, nos resta defender nossa democracia precária do jeito que der. Bilionários não teriam tanto poder se os trouxas (em geral, o eleitorado de direita) não ficassem com o cu lubrificado só de ouvir os seus nomes.
|
Drinho Veterano |
# out/22
· votar
Wanton
Para fins de discussão, não precisamos saber com precisão qual o valor do trabalho, basta ter bom senso.
Entendi, a métrica utilizada é o seu bom senso.
Tudo bem, obrigado por responder.
|
Wanton Veterano |
# out/22 · Editado por: Wanton
· votar
Drinho Entendi, a métrica utilizada é o seu bom senso.
Você não leu "pergunte nas ruas se as pessoas acham que jogadores de futebol ganham demais"? Vocês precisam parar de serem desonestos. Tá chato pra caralho.
|
makumbator Moderador
|
# out/22
· votar
Wanton
Mais fácil democracia morrer que o capitalismo (e vc sabe que isso é verdade).
Observe que há uma série de bilionários com algum discurso mais ligado à esquerda. Como eles não implementam o que falam?
Posso citar mega investidores dizendo para taxar super ricos, Líderes das big techs pregando contra aquecimento global e afins, e outros super ricos americanos pregando a favor de aumentos de salários mínimos pelo mundo. Mas parece que na hora H eles mudam de ideia, né? Muitos deles fazem o discurso oficial (sejam pessoal ou de suas empresas) mais para a esquerda do que para a direita.
|
makumbator Moderador
|
# out/22 · Editado por: makumbator
· votar
Wanton "pergunte nas ruas se as pessoas acham que jogadores de futebol ganham demais"?
Então o que vale é o que a média do povo acha? E não o valor que essa mesma sociedade dá na prática a esses profissionais? E quando essa mesma média acha algo contrário ao seu discurso? Pergunte para o povão o que ele acha que deve acontecer com bandido. Será que a resposta vai te agradar?
|
Wanton Veterano |
# out/22
· votar
makumbator Então o que vale é o que a média do povo acha?
Não. Como eu disse, foi um apelo ao bom senso para fins de discussão.
Mais fácil democracia morrer que o capitalismo (e vc sabe que isso é verdade).
A democracia é constantemente ameaçada, mas o capitalismo não dura mais 100 anos.
|
makumbator Moderador
|
# out/22
· votar
Wanton
Vamos apostar quem dura mais? O problema é que tanto eu quanto vc provavelmente morreremos muito antes de qualquer mudança significativa nessa área.
|
Drinho Veterano |
# out/22
· votar
Pergunte nas ruas se as pessoas acham que jogadores de futebol ganham demais!
Não entendi, Wanton, a métrica é o bom senso ou a opinião das pessoas nas ruas?
|
brunohardrocker Veterano |
# out/22
· votar
Wanton Antes ou depois de enriquecer?
Desde muito antes. É histórico de familia. Sempre na política. Começa no municipal, vai para o estadual e chega no senado.
|
# out/22
· votar
Wanton Minha questão é com o topo da pirâmide do agronegócio: os caras que compram poder político e determinam os rumos do País.
Então a tua (e nossa) questão, é com todas as elites de todos os setores. Eu não vejo o agro como impeditivo para a industrialização do país. O agro responde pela agroindústria, que é muito avançada. Agora, se o Brasil não ta produzindo microchips, tem que ver ai com a elite paulista o que está acontecendo.
|
Skider Veterano |
# out/22
· votar
makumbator Wanton
Vamos apostar quem dura mais?
Estes idosos...
|
Insufferable Bear Membro |
# out/22
· votar
capitalismo e democracia nem existem mais. me convençam do contrário
|
Insufferable Bear Membro |
# out/22 · Editado por: Insufferable Bear
· votar
Wanton makumbator Vamos apostar quem dura mais? posso gravar vídeo como prova?
|
JJJ Veterano
|
# out/22
· votar
Insufferable Bear capitalismo e democracia nem existem mais.
Democracia de fato está morrendo. Regimes cada vez mais fortes, cada vez mais esticando a corda e querendo se eternizar, pelo mundo todo.
Capitalismo está capenga, mas não tem nada que o mate em vista.
|
Pedro_Borges Veterano |
# out/22 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
Wanton Vamos supor que ele trabalhou 6 dias da semana, durante 50 anos (desde os 16), sem tirar um dia de férias, tá? São 15.600 dias. Se dividirmos o patrimônio de 7,1 bilhões de reais pelos dias trabalhados, dá a bagatela de 455 mil reais por dia. Se ele trabalhou 12 horas por dia, dá quase 40 mil por hora.
Wanton, é muito difícil sobre um valor de uma função exponencial, fazer uma dedução aritmética, mas vamos lá, vou desenhar pra você.
Dá sua casa aí em Sampa até a minha aqui em Gyn, dá 900 km. Suponhamos que você venha aqui de carro e gaste 10 horas de viagem. É correto eu dizer que você caminhou 90 km/h?. Claro que não, você veio dirigindo (literalmente) uma máquina. Vamos imaginar que você no seu começo nem tinha uma máquina e por isso nem podia andar 900 km.
Pois bem, agora podemos falar do bilionário do agronegócio e de quem forma uma riqueza. No início ele tinha um ganho muito pequeno que dependia do seu esforço físico, mas com um detalhe, sempre reservava um pouquinho para poupar. Com o dinheiro dessa pequena poupança, ao longo do tempo, ele foi construindo uma máquina. Quando digo máquina, na realidade eu estou falando de uma empresa, embora na empresa possa ter máquinas. Bom, ele foi andando e dirigindo essa máquina e pegando as sobras de ganhos e reinvestindo. Hoje ele apenas dirige essa máquina para ganhar os 455 mil reais por dia.
Daí qual o problema do cara ter um bilhão, dois bilhões, dez bilhões? Pra mim o que importa é que esse dinheiro está investido na produção gerando riqueza e distribuindo essa riqueza. Gerando renda, salários, previdência, tributos, desenvolvimento econômico para a comunidade, para o estado (uf) e para o país; gerando divisas pelas exportações; gerando alimentos para o país e para o mundo.
Wanton sua visão é muito restrita e caolha sobre a economia e sobre a riqueza. Aliás, todos aqui que se dizem contra bilionários foram vítimas dos doutrinadores. Cara, nas nossas universidades o que mais tem é gente que entraram lá e nunca saíram. De docentes passaram a professores sem nunca na vida terem sequer despachado num balcão de padaria. São teóricos vazios sem conhecer causa e efeito.
Eu tenho um exemplo de meu ex patrão, onde eu fui contrlloller, em que a empresa dele vale um bilhão e começou do zero absoluto trabalhando igual um burro de carga. Depois eu conto essa história desse industrial.
|
Pedro_Borges Veterano |
· votar
Duplo
|
Pedro_Borges Veterano |
· votar
Wanton Democracia e capitalismo são incompatíveis. Enquanto o capitalismo não morre, nos resta defender nossa democracia precária do jeito que der.
Democracia é o governo do povo para o povo e não o dinheiro do povo para o povo. Sua concepção de democracia é equivocada e pressupõe o comunismo.
Ah, Wanton, já que você tem implicações contra bilionários, convence os bilionários de São Paulo a se mudarem daí para Goiás, trazendo toda sua grana. Aqui os receberemos de braços abertos e ainda com foguetório.
|
# out/22
· votar
Capitalismo está capenga
Qual a explicação?
|
ProgVacas Membro Novato |
# out/22
· votar
Pedro_Borges
Democracia é o governo do povo para o povo e não o dinheiro do povo para o povo
Não é uma coisa ou outra. Até porque sem o dinheiro não se governa para ninguém, nem mesmo para os ricos.
|
Pedro_Borges Veterano |
# out/22
· votar
E antes que eu me esqueça hoje é aniversário da princesinha do cerrado, Goiânia, 89 anos, também conhecida como Gyn.
|
# out/22 · Editado por: brunohardrocker
· votar
Pedro_Borges bilionário do agronegócio
O problema desses grandes grupos, que inclusive seguem na estrada pavimentada da política, é que eles compram tudo. E isso é reclamação entre o próprio setor dos produtores, sejam pequenos, médios e grandes. Chega um momento que fica tudo muito fácil para quem tem esse nível de poder. Onde tem terras a venda, eles chegam e arrematam tudo. E isso vira uma bola de neve. Um produtor médio corre sérios riscos financeiros ao adquirir uma área. Corre o risco climático de perder toda a produção. Sente mais o risco da variação do mercado. Já o grande grupo, se ele tem prejuízo no sul do estado, ele lucra no norte, ele lucra no tocantins, na Bahia. O grande grupo viaja para a China em comitiva de políticos.
De resto, é isso mesmo. Não tem como um produtor rural, ou um dono de rede de supermercados, que la nos anos 80 tinha apenas uma terrinha no meio do mato ou um pequeno comércio, ter decidido tankar tudo por conta própria e dividir seus lucros em partes iguais com seus empregados. Nem um conhecido meu que é filiado ao PCdoB e é empresário, faz isso.
O sujeito tem uma história que explica onde ele está. Não é uma simples decisão onde tudo começa do nada.
|
Pedro_Borges Veterano |
# out/22
· votar
brunohardrocker Chega um momento que fica tudo muito fácil para quem tem esse nível de poder. Onde tem terras a venda, eles chegam e arrematam tudo. E isso vira uma bola de neve.
Mas aí já não é um problema do cara e sim do estado que deveria regular a questão fundiária através de suas agências reguladoras.
|
JJJ Veterano
|
# out/22 · Editado por: JJJ
· votar
brunohardrocker Qual a explicação?
Você acha que ele está saudável, tudo beleza? Pra mim, parece bem doente e desbalanceado, cheio de falhas, mesmo dentro de uma visão meramente capitalista.
|
# out/22
· votar
Pedro_Borges Mas aí já não é um problema do cara e sim do estado que deveria regular a questão fundiária através de suas agências reguladoras.
Os caras estão no estado.
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# out/22
· votar
JJJ mate em vista.
a rainha já caiu, se o rei cair é cheque mate
|