O que é a elite intelectual?

Autor Mensagem
glass
Membro Novato
# jun/21
· votar

Wanton

sim, vou fazer um modelo meia boca, testar na realidade e depois resolver outros problemas. Se o modelo der problema eu volto lá e dou um tapa nele. Todo modelo tem um monte de a priori que não é esclarecido pois o tempo de esclarecer tudo é muito escasso. Quem quiser entender que se vire

os cientistas fazem isso todos os dias, não perdem tempo querendo escrever uma enciclopédia, deixam esse trabalho para os franceses afetados (Diderot et al)

-Dan
Veterano
# jun/21
· votar

Wanton
https://pt.wikipedia.org/wiki/Complexo_do_pombo_enxadrista

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar

-Dan

nope, o Wanton tá querendo jogar um jogo passado, que já foi jogado

pode ver o debate empiricismo X racionalismo que aconteceu há uns anos atrás. Eu sei os próximos movimentos e consigo jogar até o fim pois sou parte da elite

será que o outro lado vai conseguir?

Wanton
Veterano
# jun/21
· votar

glass
Eu sei os próximos movimentos e consigo jogar até o fim pois sou parte da elite

Que problemas você resolve?

Todo modelo tem um monte de a priori que não é esclarecido pois o tempo de esclarecer tudo é muito escasso.

Não é por falta de tempo. Geralmente, é por falta de meios.

não perdem tempo querendo escrever uma enciclopédia

Eu estou vendo a burrice que você está querendo aprontar aqui!

Wanton
Veterano
# jun/21
· votar

-Dan
Complexo_do_pombo_enxadrista

Deixe estar. Até entrego o troféu de antemão se ele quiser. Se ele apresentar um pensamento completo, com início, meio e fim, já me dou por satisfeito.

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar

Wanton
Que problemas você resolve?

ensinar vc

Não é por falta de tempo. Geralmente, é por falta de meios.

no meu caso é falta de paciência com vc

um pensamento completo, com início, meio e fim

me pague que eu faço

Wanton
Veterano
# jun/21
· votar

glass
ensinar

Se você é bom nisso, esconde muito bem!

é falta de paciência com vc

A falta de paciência é recíproca, o que te falta é conhecimento mesmo!

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar

Wanton
Se você é bom nisso, esconde muito bem!

ainda estou longe da elite

Johnny Favorite
Veterano
# jun/21
· votar

-Dan
Que tipo de conhecimento se classifica como conhecimento de alto valor intelectual e que tipo de conhecimento não se classifica? O que define?

Elite intelectual é quem produz arte, cultura e conhecimento de alto nível. Que tem profundidade, que visa elevar o padrão do entendimento humano sobre os diversos extratos da sociedade e dos aspectos da vida, que tem referências, que transforma e engrandece o espírito.
Esse material produzido pela elite intelectual se difere da cultura de massas, que é muito mais próxima do entretenimento e na maioria das vezes não é edificante e não tem profundidade. Pelo contrário, é alienante, repetitiva, apegada a temas cotidianos apelativos e só consegue traduzir o ser humano superficialmente. A cultura de massas não necessariamente se encontra em crise estética, ela pode ser tecnicamente perfeita, porém é limitada em propor algo realmente relevante e que atinja a essência humana.

Fidel Castro
aliás polêmica, veio da Havan pode portar-se senil, mas vai falar que o filho de operário de brusque que abriu uma lojinha de tecido e hoje tem uma cadeia gigante é burro? ou não é “elite intelectual”?

Você está confundindo elite intelectual com elite social.

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar

Johnny Favorite

da hora, agora mostra um meio de verificar empiricamente esse lero lero do Adorno

Wanton
Veterano
# jun/21
· votar

glass
ainda estou longe da elite

Longe e no caminho errado.

agora mostra um meio de verificar empiricamente

A dificuldade é a mesma que você enfrentaria ao tentar verificar empiricamente a definição que usou. Aliás: verificar empiricamente? Você tá onde? No círculo de Viena?

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar

espírito
entendimento humano
edificante
profundidade
alienante
traduzir o ser humano
essência humana

M!

Wanton

mostre o problema do meu modelo

Fidel Castro
Veterano
# jun/21 · Editado por: Fidel Castro
· votar

curiosamente meu livro de cabeceira do momento é dialética da razão, horkheimer e adorno (versão em francês pq meu locador é um french fag afetado)

muito massa, e concordo com muito da crítica, o que não altera o fato de que sou premiado por pragmatismo positivista tecnocrata.

e aí entra no ponto que eu só consigo considerar elite intelectual a elite social, pq eu nao me importo em estar certo em absoluto (pq nao tenho parâmetro de validação), apenas estatísticamente certo (fácil e objetivo de validar)

eu não me diria um grande defensor do capitalismo, mas quem sou eu pra defender qualquer coisa

escapo pela arte, posto que nao sou artista “profissional”

Johnny Favorite
Veterano
# jun/21
· votar

glass
da hora, agora mostra um meio de verificar empiricamente esse lero lero do Adorno
verificar o quê exatamente? Arte não é verificável empiricamente. É uma proposição analítica tautológica. É verdadeira em todas as variáveis. Só pode ser analisada no contexto linguístico e conceitual e não factual.
Já outros tipos de conhecimento podem.
Eu não entendi direito sua pergunta.

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar

Johnny Favorite

o tópico não é sobre arte. Se quiser bater papo metafísico, sugiro ir para um tópico de religião com a sua terminologia

espírito
entendimento humano
edificante
profundidade
alienante
traduzir o ser humano
essência humana

Fidel Castro

vc é um globalista fanfarrão

Fidel Castro
Veterano
# jun/21
· votar

glass

posso ser várias coisas, mas definitivamente fanfarrão será sempre o segundo adjetivo do que sou

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar

Fidel Castro

mas e a copine, tá em BA?

Fidel Castro
Veterano
# jun/21 · Editado por: Fidel Castro
· votar

terminamos faz um tempo, mas tô saindo com uma porteña que santo maradona…

esse país aqui deveria ser ilegal

Johnny Favorite
Veterano
# jun/21
· votar

glass
o tópico não é sobre arte. Se quiser bater papo metafísico, sugiro ir para um tópico de religião com a sua terminologia

Eu falava sobre o que a elite intelectual produz, arte, cultura, conhecimento. O tópico é sobre isso. Você pediu pra eu "verificar empiricamente" hahahaha e eu respondi que parte disso não é verificável empiricamente. E é obvio que todos os termos abaixo não são prováveis empiricamente, são qualidades, características, atributos e propriedades conceituais, fazem parte da faculdade intelectiva e cognoscitiva do ser humano. São representações mentais de ideias abstratas de classificação de aspectos da realidade. Uma prova empírica se fundamenta na experiência prática e se atém aos fatos sem buscar interpretá-los. Ou seja, se opõe à teoria. Por isso querer provar empiricamente tais conceitos não fazem nem sentido.

espírito
entendimento humano
edificante
profundidade
alienante
traduzir o ser humano
essência humana

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# jun/21
· votar

Johnny Favorite
não tente engajar numa discussão séria com o glass
as únicas opções contra ele são
1) trollar de volta
2) o silêncio

qqr coisa além disso é "jogar pérolas aos porcos"

makumbator
Moderador
# jun/21 · Editado por: makumbator
· votar

Jonas Kahnwald
qqr coisa além disso é "jogar pérolas aos porcos"

Nem adianta jogar o Palmeiras na conversa. Só por terem vencido? Mas e quando perde uma disputa de pênaltis (coisa que acontece toda semana)?

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar

Fidel Castro
santo maradona…

hahahaha

Johnny Favorite

ou seja: vc saiu do assunto (arte, cultura, sei lá o que) e colocou em cima da mesa coisa que não pode ser verificada na realidade dos fatos

tem alguma contribuição ao tópico ou entrou aqui somente para mostrar que leu adorno? Por que eu li esse picareta

o makumbator pode mostrar melhor do que eu o erro que é distinguir alta e baixa cultura

Wanton
Veterano
# jun/21 · Editado por: Wanton
· votar

glass
coisa que não pode ser verificada

Verificacionismo, cara? Isso é sério? Ou é para mostrar que não leu nem Popper?

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar

opa, a frase ficou incompleta:

coisa que não pode ser verificada falsa

Johnny Favorite
Veterano
# jun/21
· votar

Wanton
Verificacionismo, cara? Isso é sério? Ou é para mostrar que não leu nem Popper?

Pois é, Popper diria ao Glass: "Então prove que isso é falso".

Porém o princípio da verificabilidade do circulo de viena e o princípio da falseabilidade ou refutação de Popper tratam da distinção da observação científica da filosófica. A elite intelectual não produz apenas conhecimento científico. Como eu disse propõe também cultura em forma de arte e temas que estão fora do escopo científico. Por isso propor um princípio de verificabilidade para o que eu estava falando não tem nem pé nem cabeça.

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar

undefinedJohnny Favorite

vc não forneceu meios para verificar na realidade que é ou não elite. Vc não forneceu meios para distinguir alta/baixa cultura, ficou só com afirmações vagas e metafísicas

sua tese é que nem toda tese feita no BR: é trabalho de gabinete, que nego faz somente para ficar na mamata da federal fumando maconha com as aluninhas

Johnny Favorite
Veterano
# jun/21
· votar

glass

vc não forneceu meios para verificar na realidade que é ou não elite. Vc não forneceu meios para distinguir alta/baixa cultura, ficou só com afirmações vagas e metafísicas

sua tese é que nem toda tese feita no BR: é trabalho de gabinete, que nego faz somente para ficar na mamata da federal fumando maconha com as aluninhas

ahh entendi, você é um incelzinho ressentido pq não passou numa federal e não teve oportunidade de fumar baseado com umas gatinhas.

Johnny Favorite
Veterano
# jun/21
· votar

glass

ahh entendi, você é um incelzinho ressentido pq não passou numa federal e não teve oportunidade de fumar baseado com umas gatinhas.

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar

gatinhas

outro user que veio da década de 90? WTF

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a O que é a elite intelectual?