Hábitos verbais do bolsonarismo

Autor Mensagem
entamoeba
Membro Novato
# mar/21


A matéria falava sobre uma aparição de Nossa Senhora em uma igreja do interior. A santa era um dispositivo de som, nada de novo. Mas, nos comentários da matéria, um comportamento que se tornou típico dos bolsonaristas deu as caras:

Um sujeito chamado Marcel comentou: "Pronto, agora as crianças vão ser chamadas de santas, serão canonizadas pelo vaticano e essa cidade que ninguém conhece será um novo ponto turístico para os fanáticos religiosos e curiosos, que bela jogada de marketing."

Tenho visto isso com bastante frequência no bolsonarismo! Eles imaginam um alcance muito maior de um fato e se escandalizam com a própria fantasia!

entamoeba
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: entamoeba
· votar


Outro comportamento bem comum é sugerir malfeitos na forma de indagações legítimas. Em vez de querer saber a verdade, eles pressupõe que há algo de errado na ausência da resposta.

Algo como: "cadê os hospitais de campanha que construíram ano passado? Por que estão faltando leitos depois que eles desmontaram os hospitais?"

Eles não querem uma resposta, não pesquisaram pela resposta, só querem sugerir que os gestores são culpados para amenizar a atuação patética do seu mito. Se alguém dá a resposta, eles desconversam e partem para outra.

makumbator
Moderador
# mar/21
· votar


entamoeba

Pensei que o tópico seria sobre os talkeys, no tocante, pergunta lá no posto Ipiranga e demais maneirismos de fala do mito I.

Juquinhaa
Membro Novato
# mar/21
· votar


a maior estratégia dessa cara é fazer vcs perderem tempo fazendo julgamento emocional das asneiras que ele fala

entamoeba
Membro Novato
# mar/21
· votar


makumbator
demais maneirismos de fala do mito I.

Isso é muito 2019. Estou muito mais interessado no fenômeno (des)humano que o mito alimentou.

entamoeba
Membro Novato
# mar/21
· votar


Juquinhaa
perderem tempo fazendo julgamento emocional das asneiras que ele fala

Pois é. As asneiras que ele fala não são tão importantes quanto as asneiras que os seguidores deles falam. É a partir de um modelo de crença muito disfuncional que ele ganha votos e se elege.

Juquinhaa
Membro Novato
# mar/21
· votar


Juquinhaa
perderem tempo fazendo julgamento emocional das asneiras que ele fala

Pois é. As asneiras que ele fala não são tão importantes quanto as asneiras que os seguidores deles falam. É a partir de um modelo de crença muito disfuncional que ele ganha votos e se elege.


culpa do lula que tirou o povo do protagonismo político

Pigeonsslayer
Membro Novato
# mar/21
· votar


Tem aquela artimanha também, empregada não apenas pelos militantes bolsonaristas mas também por seus "jornalistas" passa pano, que consiste em fazerem uma afirmação sabidamente leviana enquanto desprezam os fatos ou as variáveis acessórias que deveriam compor a análise. Ataca-se o "quê" sem levar em conta o "como".

Exemplo de assertiva bolsonarista: "já está provado que lockdown não funciona". Os caras pegam o exemplo de um lockdown pra inglês ver (como é caso do Brasil) pra justificar essa "conclusão", mas ignoram como o tal "lockdown" não está sendo realmente posto em prática, como as forças de segurança pública (não) estão conseguindo garantir , com o rigor da lei, o seu efetivo cumprimento. Daí desconsideram exemplos de lockdown que efetivamente surtiram bons efeitos, a exemplo do britânico que conseguiu reduzir as transmissões em 50%.

Os caras evoluíram de fake news pra semi news, onde só aproveitam de uma notícia o que é oportuno, enquanto desprezam sem nenhum sentimento de culpa o resto acessório que invalida a assertiva inicial.

makumbator
Moderador
# mar/21 · Editado por: makumbator
· votar


Pigeonsslayer

Mas a bem da verdade, há alguns estudos aparentemente sérios contestando o nível de eficácia de lockdowns (ou seja, afirmando que o ganho de redução de contaminação é muito pequeno em vista dos problemas econômicos, sociais e mentais criados).

Esse tipo de notícia também não é reportada na grande mídia brazuca (pois eles tem medo de dar munição ao "outro lado"). Tal manobra me parece um tanto desonesta. Se há tais estudos feitos por grandes universidades, não há motivo para não dar publicidade a eles (assim como a estudos que afirmem o oposto).

Aqui um deles (de Stanford):

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/eci.13484

entamoeba
Membro Novato
# mar/21
· votar


makumbator
há alguns estudos aparentemente sérios contestando o nível de eficácia de lockdowns

Não funciona por causa dos insetos! O Onix já explicou!

makumbator
Moderador
# mar/21
· votar


entamoeba

Inseto bom é inseto morto?

entamoeba
Membro Novato
# mar/21
· votar


Pigeonsslayer
Exemplo de assertiva bolsonarista: "já está provado que lockdown não funciona"

A relação desse pessoal com a ciência é bem infantilizada. Os youtubers bolsonaristas catam qualquer artigo obscuro e espalham na bolha para deixá-los atiçados, mesmo quando o estudo é insignificante e a conclusão não diz o que eles estão afirmando.

Esses dias tentaram me convencer que a Patrícia Pillar teria até feito um B.O. quando supostamente levou uns sopapos do Ciro. Revirei a internet e não achei nada.

entamoeba
Membro Novato
# mar/21
· votar


makumbator
Inseto bom é inseto morto?

Se for Aedes, com certeza! Os malditos deixam minhas pernas sangrando! O pior é que a família de sapos que morava no meu jardim desapareceu. Eles soltavam uns toletes que deveriam conter uns 500 insetos compactados.

makumbator
Moderador
# mar/21
· votar


entamoeba
Os malditos deixam minhas pernas sangrando!

É que suas pernas devem ser doces para eles! Hahaha! A maioria desses mosquitos não me atacam muito. Deve ser minha aura ruim.

Pigeonsslayer
Membro Novato
# mar/21
· votar


makumbator
Mas a bem da verdade, há alguns estudos aparentemente sérios contestando o nível de eficácia de lockdowns (ou seja, afirmando que o ganho de redução de contaminação é muito pequeno em vista dos problemas econômicos, sociais e mentais criados).

Eu li o estudo. A parte da metodologia que demonstra as fórmulas elaboradas para realizar a análise dos dados não é mesmo o meu forte, e eu não tenho muito o que dizer a respeito disso.

Quanto à discussão, fica evidente que o estudo aponta algumas limitações, deveras relevantes, a serem resolvidas, como a contextualização da resposta da população às políticas de lockdown, as diferenças regionais de alcance das medidas versus as médias nacionais, e a influência do comportamento das populações diante da percepção do risco de contaminação dias ou semanas antes da aplicação de medidas de lockdown. O estudo também menciona a lacuna da participação de mais países na comparação.

Pessoalmente, achei o estudo interessante e me deu uma nova perspectiva sobre o lockdown, mas não deixa de ser um estudo preliminar, que carece de estudos complementares, e que faz um recorte muito específico da pandemia (a grande maioria países desenvolvidos do hemisfério norte, com exceção do Iran, se não me engano).

Per si, isto não é suficiente para tirar uma conclusão sobre o efeito de um lockdown em um país como o Brasil. Observe que o estudo ressalta a grande importância do comportamento individual na redução de transmissibilidade. Neste sentido, o comportamento do brasileiro antes do lockdown teria um impacto similar ao do europeu ou do sul coreano no resultado nacional? Não estou certo disso.

Esse tipo de notícia também não é reportada na grande mídia brazuca (pois eles tem medo de dar munição ao "outro lado"). Tal manobra me parece um tanto desonesta. Se há tais estudos feitos por grandes universidades, não há motivo para não dar publicidade a eles (assim como a estudos que afirmem o oposto).


Pelo que eu me lembre, a grande mídia brasileira não é do tipo de dar grande destaque a resultados de estudos científicos. E por se tratar de um estudo preliminar, cujo resultado é condicionado a algumas limitações metodológicas significativas, não sei bem em que ponto isto poderia contribuir para a nossa já caótica situação política e sanitária.

Quando você pega o exemplo do lockdown em Araraquara [url=https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/03/26/apos-lockdown-ar araquara-nao-registra-mortes-por-covid-19-em-24-horas] que apresentou efeitos favoráveis
[/url], é possível perceber que não se trata só do quê é a política sanitária, mas do como a política é aplicada. Eu não sou do estado de SP, mas pelo que fiquei sabendo o lockdown em Araraquara foi bem feito.

Enfim, não é fácil afirmar que o lockdown em si seja ou não uma estratégia eficaz na redução da transmissibilidade. Apesar do nome ser impactante, nem todo lockdown é seguido da mesma forma. Isso dificulta atestar a eficácia ou não eficácia da medida.

entamoeba
Não funciona por causa dos insetos! O Onix já explicou!

E não precisa nem de estudo pra convencer um bolsominion. Uma lacrada do Onix já basta.

entamoeba
A relação desse pessoal com a ciência é bem infantilizada. Os youtubers bolsonaristas catam qualquer artigo obscuro e espalham na bolha para deixá-los atiçados, mesmo quando o estudo é insignificante e a conclusão não diz o que eles estão afirmando.

Tipo aquela "bomba" das mídias bolsonaristas da mulher que estaria fazendo boca de urna para o Biden, mas no final das contas estava a serviço de um senador republicano e outros paralamentares (entre democratas e republicanos). E depois de convencidos não adianta mostrar os fatos, apontar contradições, pois nem assim vc os convenceria mais do contrário. O mesmo mecanismo de autopersuasão vale para a negação da ciência. A partir do momento que se convencem de alguma coisa não mudam mais de convicção, nem se você apresentar outros estudos mais robustos ou em maior número apontando para o contrário.

Esses dias tentaram me convencer que a Patrícia Pillar teria até feito um B.O. quando supostamente levou uns sopapos do Ciro. Revirei a internet e não achei nada.

Já me falaram muito disso também, também não achei nada.

makumbator
Moderador
# mar/21
· votar


Pigeonsslayer
Per si, isto não é suficiente para tirar uma conclusão sobre o efeito de um lockdown

Pessoalmente, achei o estudo interessante e me deu uma nova perspectiva sobre o lockdown, mas não deixa de ser um estudo preliminar, que carece de estudos complementares,

Com certeza.

Pelo que eu me lembre, a grande mídia brasileira não é do tipo de dar grande destaque a resultados de estudos científicos. E por se tratar de um estudo preliminar, cujo resultado é condicionado a algumas limitações metodológicas significativas, não sei bem em que ponto isto poderia contribuir para a nossa já caótica situação política e sanitária.

Mas o lance é que na grande mídia brasileira se fala de maneira geral que há uma unanimidade entre cientistas sobre a eficácia de lockdowns (o que não é totalmente verdade). Apesar da maioria de cientistas defenderem a medida, não se pode dizer que seja unânime. Sem contar que há divergências mesmo entre os que a defendem sobre as nuances e maneiras de aplicação (e do nível do ganho obtido).

Enfim, não é fácil afirmar que o lockdown em si seja ou não uma estratégia eficaz na redução da transmissibilidade. Apesar do nome ser impactante, nem todo lockdown é seguido da mesma forma. Isso dificulta atestar a eficácia ou não eficácia da medida.

Claro, mas o que alguns estudos tem levantado (tem um outro que vi tempos atrás e foi publicado na nature não tem muito tempo) é descobrir o quanto eles oferecem de melhoria da situação "médica" (digamos assim) em balanço aos problemas que ele por si só causa. Resumindo, se o ganho obtido vale o esforço e problemas causados (principalmente sendo mantidos a longo prazo).

Lelo Mig
Membro
# mar/21
· votar


entamoeba

"Inseto bom é inseto morto?"

"Se for Aedes"

Este Aecius é foda mesmo, perigoso bagarai! Dizem que não só pica não, que cheira também... aí já num sei.

LeandroP
Moderador
# mar/21
· votar


"Se o kit não funciona, a minha família vai morrer. Minha família e eu tomamos o kit-mata uma semana sim e outra não, desde o começo da pandemia. Nunca pegamos a peste chinesa, seu comunista".

Ouvi isso semana passada, de "um amigo".
:(

Drinho
Veterano
# mar/21
· votar


Tópico bom, segue contribuição.

Esquerdosos, sempre falando do rabo dos outros sem olhar para a própria cueca suja.



ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar


entamoeba

Eles imaginam um alcance muito maior de um fato e se escandalizam com a própria fantasia!

São espertos! Estão sempre atentos às arapucas da vida.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar


makumbator

não há motivo para não dar publicidade a eles

O problema é quando a gente precisa sair da teoria e tratados de autoridades e partir para o "vamos ver como isso funciona na prática?". Nova Zelândia e Austrália e recentemente Araraquara são exemplos de como um lockdown genuíno funciona. Aparecem exemplos de lugares que fizeram lockdown de mentirinha e não paralisou o contágio.

Na minha região, por exemplo, não teve um dia de lockdown. Continua abrindo posto de combustível e vários outros comércios que não deveriam, como lava-rápido e loja de roupas.

A contar pelo que se lê nas redes da prefeitura, o lockdown está lindo! Mas na prática... Saio na sacada e vejo o centro de Mauá todinho. Lotado, com camelôs e transporte público a todo vapor.

Não está funcionando onde a cidade não está parando. Pode-se até entender que a prefeitura local tem culpa, mas aqui, por exemplo, os que foram derrotados pelo Marcelo Oliveira, do PT, são donos de 75% do setor produtivo e comercial da cidade. Receberam juntos mais votos que o eleito. Esse grupo representa uma força enorme não só na cidade, mas na própria região.

Não acredito que seja uma exclusividade em Mauá.

Na Holanda não está funcionando, também. Da mesma forma se formos analisar as reportagens jornalísticas das autoridades que decretam o confinamento por lá não dá para entendre por que o contágio não parou. Nessa redoma ignorante pode-se entender que o lockdown não funciona porque a Holanda (apelo à autoridade - caps mode on: país de primeiro mundo - off) está assim desde dezembro e nada muda. Isso sem analisar sequer a geografia dos locais que devem comparar.

Falácias e mais falácias. Negação à ciência, sempre, ora conscientemente, outrora por pura ignorância. Mas um invariável negacionismo, cujo bolsonaro já está banalizando e ridicularizando. Não é raro ver gente usando o termo de forma banal, para ser irônico. Aqui começou com o Bruno. É de fato um negacionismo, mas começa-se a ligar a alcunha à esquerda e a incutir na cabeça do povo que isso é besteira. É assim que se naturalizam comportamentos torpes na nossa sociedade, como pedofilia, anti-vac e anti-imposto.

Lockdown funciona sim e é só entender que o coronavírus é um vírus aéreo que fica por poucos minutos ativo disperso no ar e é assim que se contagia, além do contato de superfícies contaminadas como olho, nariz e boca. Precisa portanto estar exposto. A única forma de não estar exposto é o distanciamento social.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar


makumbator

Como a Margarida está se saindo nesse campo por aí?

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: ProgVacas
· votar


Drinho

Esquerdosos, sempre falando do rabo dos outros sem olhar para a própria cueca suja.

Foi uma presepada mesmo, que se você fosse mais ligado ao que a esquerda pensa saberia que foi criticada até mesmo pela própria. Muita gente na esquerda não queria a Copa nem a Olimpíadas, porque já se sabia o quanto iriam roubar.

Fica esperto.

brunohardrocker
Veterano
# mar/21
· votar


Sei lá, esse comportamento é muito anterior ao surgimento do bolsonarismo. É típico do brasileiro médio.

Sessão de comentários de portais de notícias, em redes sociais ou rodas de conversa, desde o tempo que o arco-íris era preto e branco, é assim.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar


Da um exemplo?

makumbator
Moderador
# mar/21 · Editado por: makumbator
· votar


ProgVacas

Apesar de alguns percalços não está nada mal. Essa semana houve um erro grotesco no site da prefeitura que informa sobre a vacinação (colocaram idades erradas para profissionais de saúde vacinarem). Resultou em muita gente na fila, recusa em vacinar nos locais (pois o erro era do site). No fim chamaram a polícia e deu a maior confusão. Aí arrumaram o site! Haha.

Semana passada houve reclamações de algumas pessoas sobre a quantidade de doses de vacinas oferecidas (achando que estão escondendo, roubando ou perdendo). Mas suspeito que se trata da incompreensão de alguns cidadãos sobre a distribuição de vacinas na região como um todo. Tem gente que espera que todas as doses que chegam fiquem aqui, mas não se lembram que a secretaria de saúde daqui precisa distribuir doses para as cidades da região em torno da cidade.

Tem uns protestos de comerciantes também, mas isso é normal. E não passou do campo da cobrança e nem descambou para violência ou perseguição.

Mas pra ser justo, no prefeito anterior (que ironicamente tem o sobrenome de Almas) estava praticamente igual. Dá ora dizer que se manteve a política nesse campo em relação aos dois.

LeandroP
Moderador
# mar/21
· votar


Drinho

O problema, hoje, não é necessariamente a falta de leitos. Trata-se do excesso de pessoas vitimadas pelo vírus que o presidente genocida sempre negou. É ridícula a comparação proposta com este vídeo quando não havia uma epidemia naquela época, embora houvesse sim uma demanda por hospitais (a demanda que sempre houve). Baseado nessa "lógica de Pano Perfex", não deveriam ter feito museus, parques e outras obras no Brasil, apenas hospitais. Mas, agradeço o exemplo, que combina bem com o título do tópico.

Pigeonsslayer
Membro Novato
# mar/21
· votar


makumbator

Concordo com sua resposta ao meu comentário anterior, principalmente quanto à seletividade das grandes mídias, por isso o cidadão deveria buscar novos meios de se informar e sair do velho feijão com arroz da TV aberta.

ProgVacas
Na minha região, por exemplo, não teve um dia de lockdown. Continua abrindo posto de combustível e vários outros comércios que não deveriam, como lava-rápido e loja de roupas.

A contar pelo que se lê nas redes da prefeitura, o lockdown está lindo! Mas na prática... Saio na sacada e vejo o centro de Mauá todinho. Lotado, com camelôs e transporte público a todo vapor.


Goiânia e região metropolitana estão em "lockdown", entre aspas mesmo. Na última sexta feira saí para levar meu filho na terapia (autista). No caminho, presenciei nos comércios que estavam abertos muitas pessoas sem máscara ou com a máscara debaixo do queixo, e não foram casos isolados. Vigilância, praticamente zero. Daí na quarta feira agora vão fazer o revezamento, que por aqui vai significa autorizar abertura de alguns setores, e se o comportamento que eu vi na sexta se mantiver, a contaminação vai seguir seu curso.

Neste caso, o estudo que o Makumbator linkou acerta em cheio, o comportamento dos indivíduos é um drive muito forte na transmissão do vírus. E como o lockdown não é de fato um lockdown, já que não tem vigilância de uso de máscara nos comércios essenciais que permaneceram abertos e a população não faz sua parte, quando o número de casos aumentar, fica fácil pros negacionistas atribuir a culpa ao lockdown. Pra mim lockdown assim era melhor nem fazer.

makumbator
No fim chamaram a polícia e deu a maior confusão. Aí arrumaram o site! Haha.

Antigamente era o sistema que tinha ficado off-line, agora a culpa é do site, kkkkk. Ainda bem que o fator humano "quase não tem influência" nessas cagadas.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar


Pigeonsslayer

E daqui 5 anos,se nos mantivermos vivos, o que você acha que constará no histórico da mídia? Que teve lockdown, sem aspas. A crítica cabe a nós, apenas.

Pigeonsslayer
Membro Novato
# mar/21
· votar


Lelo Mig
Este Aecius é foda mesmo, perigoso bagarai! Dizem que não só pica não, que cheira também... aí já num sei.

A gente ainda não é imune à picada do Aedes, mas o Aecius já tá imune! ; )

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Hábitos verbais do bolsonarismo