A metamorfose do bolsonarismo

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# 14/nov/22 12:08


Não há nenhum bolsonarista suficientemente envergonhado. Muitos deles já não gostam mais do Bolsonaro, mas não abandonaram os hábitos aprendidos nos últimos anos. Continuam alimentando suas conspirações nas mesmas pocilgas virtuais e acham que têm moral para falar de política, mesmo após o desastre que eles impuseram ao País.

Rejeitarão rótulos associados ao mito, certamente. Chamá-los apenas de fascistas também está fora de cogitação (não sei exatamente o motivo, mas eles acham ofensivo). O fato é que o bolsonarismo está virando outra coisa, que ainda é bolsonarismo, mas uma versão desmitificada.

Pedro_Borges
Veterano
# 14/nov/22 13:15
· votar


Wanton
Você está virando um petista fanático!

Lelo Mig
Membro
# 14/nov/22 13:16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"O fato é que o bolsonarismo está virando outra coisa,"

Eu não acho exatamente que o Bolsonarismo "virou" outra coisa. Eu penso que o Bolsonarismo já existia antes do Bozo. Quando Bolsonaro apareceu, catalisou estas pessoas.

Entre vários subgrupos que poderíamos descrever e filosofar sobre, acredito (eu acho, pessoalmente) que existem dois principais que se correlacionam sem serem iguais. A e B.

A- É um grupo conservador cristão, na maioria de pessoas de meia idade para cima, com a vida "fechada" (quem é rico é rico, quem é pobre é pobre, não há muito mais o que fazer com relação a isso), aposentados e que, por não entenderem o mundo virtual e o descobrirem, principalmente pelo WhatsApp, aceitam como verdade absoluta tudo que é postado*. Este grupo se entrelaça com o B, mas não entende exatamente o que é o B. Para eles B são apenas patriotas. Esse grupo, sozinho, é inofensivo.

(*) Eu tenho um tio (é real) que é do tempo que "um fio de bigode" valia palavra confiável. Não entra de jeito nenhum na cabeça dele, que muitas coisas na Internet sejam mentiras, trollagens ou montagens fakes.

B- Classe média e média metida a besta, brancos, racistas, homofóbicos, alguns evangélicos fanáticos ou mal-intencionados, hipócritas, gente que não gosta de pobre, contra a abolição da escravatura, machistas (inclusive as mulheres), sulistas e sudestinos, nazis, eugenistas, fascistas, meritocratas, etc. Gente que até ontem "não gostava de política", mas encontraram alguém como Bolsonaro que representa, de forma velada, os mesmos preconceitos de merda que eles têm. Esse grupo usa o grupo A, para engrossar sua massa. Esse grupo é perigoso. Eles sabem o que são, têm consciência de seus preconceitos, se acham realmente superiores.

O Bolsonaro, politicamente é um bosta. Sempre foi baixo clero, sempre foi burro e mal caráter.

As pessoas precisam se atentar, no perigo real, enxergar os fatos. Bolsonaro não foi eleito por atos políticos, seria apenas mais um político merda e tudo bem, vida que segue. O problema é que ele foi eleito pelas suas falas e atitudes preconceituosas. Foi eleito por ser a voz dessa gente que estava escondida.

Então, é preciso atenção, é preciso observação. Não é Bolsonaro que precisamos temer, e sim esse povo que foi desperto por ele. Na mão de um cara igualmente do mal, mas inteligente, essa gente pode ser muito mais perigosa.

O lado bom é que estamos cientes que elas existem. Porém eu acho que a grande maioria não está dando a devida importância. A maioria acha que o Bolsonarismo vai morrer junto com o Bozo. E eu acho, que ele apenas começou, com ou sem o Bozo.

ProgVacas
Membro Novato
# 14/nov/22 13:17 · Editado por: ProgVacas
· votar


Wanton

Não há nenhum bolsonarista suficientemente envergonhado. Muitos deles já não gostam mais do Bolsonaro, mas não abandonaram os hábitos aprendidos nos últimos anos. Continuam alimentando suas conspirações nas mesmas pocilgas virtuais e acham que têm moral para falar de política, mesmo após o desastre que eles impuseram ao País.

Rejeitarão rótulos associados ao mito, certamente. Chamá-los apenas de fascistas também está fora de cogitação (não sei exatamente o motivo, mas eles acham ofensivo). O fato é que o bolsonarismo está virando outra coisa, que ainda é bolsonarismo, mas uma versão desmitificada.

Pedro_Borges

Você está virando um petista fanático!


Wanton

Mano, cê faz de propósito, fala sério! Fica muito sincronizadinho! Risos

Wanton
Veterano
# 14/nov/22 14:26
· votar


Lelo Mig
Eu não acho exatamente que o Bolsonarismo "virou" outra coisa.

Tá perfeito. Não mexo em uma linha do que você disse.


Quando Bolsonaro apareceu, catalisou estas pessoas.

E isso não será desfeito. Todo aparato de desinformação continuará agindo. Só que é possível que o Mito esteja simbolicamente morto. Então, ainda que continue sendo a mesma coisa, isso vai se reerguer sob outra bandeira.

O grupo B que você mencionou é aquele que não temos nenhuma dificuldade de caracterizar como fascista. Mas o grupo A, maioria numérica, não irá se dissipar. São pessoas que também aderiram ao bolsonarismo, mas que dificilmente se enquadrariam no rótulo fascista. Essa totalidade heterogênea transcende o fascismo. Com Bolsonaro "morto", é preciso renomeá-los enquanto bando.


Pedro_Borges
Você está virando um petista fanático!

Petismo é um fenômeno político que tem a ver com a adesão aos ideais de um partido. O petismo é bem delimitado e o rótulo descreve com acuidade seus adeptos. Petistas fanáticos são aqueles que seguem o PT sem criticá-lo. Acredito que a maioria dos petistas seja crítico, assim como acredito que a maioria da esquerda (e eu me incluo aqui) não seja petista. Sua provocação não merecia uma resposta séria, mas tá respondida.


ProgVacas
Mano, cê faz de propósito, fala sério! Fica muito sincronizadinho!

Acho gratificante quando eles se comportam de modo a validar o que foi proposto. Em outro tópico, tentaram dar guarida, mas aquele Fillipo14 estava doido para servir de modelo para as críticas que eu faço sobre a direita. O cara se encaixa com perfeição no grupo B descrito pelo Lelo Mig.

makumbator
Moderador
# 14/nov/22 15:59
· votar


Wanton

E o BF, em qual grupo estará? Ele se colocou recentemente como oposição ao governo petista.

brunohardrocker
Veterano
# 14/nov/22 17:37
· votar


O complicado é que vão querer fazer a gente aceitar qualquer merda, ou pior, qualquer "bomba atômica" do governo lulopetista porque vai pairar no ar esse temor de ressucitar o bolsonarismo.

Vai ser a dobradinha da imprensa com a militância.
Preparem-se.

JJJ
Veterano
# 14/nov/22 17:39
· votar


O fenômeno sempre existiu. Tiozão do pavê, sabichão do churrasco, filósofo de banheiro. Essa gente sempre esteve por aí. Só que quieta. Na deles. Sabendo serem ignorantes, o papo nunca ia além do churrasco ou do boteco. Agora eles perceberam que existem milhões como eles. Se enpoderaram com a maldita inclusão digital. Milhões de idiotas se uniram, conforme a profecia do Nélson Rodrigues. "Eles são muitos".

Pedro_Borges
Veterano
# 14/nov/22 17:45
· votar


JJJ
De fato agora temos consciência que o país tá uma mierda. Antes 50% era composto pelo jumentismo petista, agora temos a outra parte composta por bolsonaristas, concorda?

JJJ
Veterano
# 14/nov/22 18:04 · Editado por: JJJ
· votar


Pedro_Borges

Cara, só te digo uma coisa: não existe fanatismo na esquerda do tamanho como estamos vendo na direita. É um fenômeno novo.

Claro que existem petistas mais arraigados, mas é só lembrar o tamanho do mimimi quando a Dilma sofreu o impeachment (por razões bem mequetrefes) ou quando o Lula foi preso (da forma torta que foi) e comparar. Não chega nem perto dessa histeria coletiva dos malucos que ficam rezando pra pneu, brincando de marcha-soldado na frente de quartel ou se pendurando em caminhões por terem perdido uma eleição democrática!

A direita (e eu falo isso de boa, sério) precisa se livrar dessa gente doida. Se vocês querem ser uma força política séria, precisam focar em gente séria. O bolsonarismo é o câncer da direita.

Black Fire
Gato OT 2011
# 14/nov/22 22:40
· votar


makumbator

E o BF, em qual grupo estará?


No único grupo possível.

Wanton
Veterano
# 15/nov/22 14:56
· votar


JJJ
Cara, só te digo uma coisa: não existe fanatismo na esquerda do tamanho como estamos vendo na direita.

Não dá para imaginar uma manifestação saindo às ruas com faixas pedindo austeridade e manutenção da desigualdade social. Eles só conseguem engajamento tocando o terror para cima do bovinato. Não é por acaso que eles associaram-se às igrejas que usam do mesmo modus operandi.


A direita (e eu falo isso de boa, sério) precisa se livrar dessa gente doida.

O conservadorismo original é marcado pela prudência. Não há mais espaço para eles. A esquerda é muito mais prudente, vide o que aconteceu na pandemia. A direita que veio para ficar é a cara do Pablo Marçal, que mistura duas das práticas mais abomináveis do século XXI: o coaching e o neopentecostalismo.

Lelo Mig
Membro
# 16/nov/22 22:49
· votar




Wanton
Veterano
# 17/nov/22 02:12
· votar


Lixo bolsonarista fazendo bolsonarice.



brunohardrocker
Veterano
# 17/nov/22 09:30
· votar


Wanton
A esquerda é muito mais prudente, vide o que aconteceu na pandemia.

A mais forte e mais prática oposição ao Bolsonaro na pandemia, veio pela direita.

Pedro_Borges
Veterano
# 17/nov/22 10:04 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Wanton
A esquerda é muito mais prudente, vide o que aconteceu na pandemia.

Aquela que a tempos atrás quebrava vidraças, incendiava carros e promovia desordem e destruição?

Pedro_Borges
Veterano
# 17/nov/22 10:12 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Eu vejo esse movimento pós eleição uma coisa desnecessária e inoportuna, embora sirva como aviso para que o Lula saiba que os desmandos que ele promoveu de corrupção no passado, agora possa ter reação forte e comprometer sua governabilidade.

Também não aprovo essa vinculação do movimento de direita a questões militares e nem tampouco essa onda de pedir intervenção. Pra mim o processo é democrático e assim as coisas serão resolvidas. A manifestação nas ruas é sagrada e constitucional, desde que não seja reivindicando ruptura institucional.

Lamento muito que só agora o povo se despertou para aos desmandos do STF. Eu gostaria que reagissem era na época que livraram a cara do Lula. Lá sim deveriam ter invadido o STF e derrubados todos os ministros, com armas ou na unha assim como na revolução francesa, nada de só quebrar vidraças para assustar.

ProgVacas
Membro Novato
# 17/nov/22 10:21
· votar


Esse movimento representando pelo Rodrigo Constantino, que se orgulha de repreender o filho ladrão.

https://twitter.com/Rconstantino/status/1593015235484360704?t=iY9jwKQd r9Kw6aWcSS8rjw&s=19

Foda.

Nunca vi mais burro

ProgVacas
Membro Novato
# 17/nov/22 10:28
· votar


Coitados dos filhos desse cara... Porque consciência é uma coisa independente, né.

A filha do cara já se viu obrigada a defender o pai de uma merda que ele falou e repercutiu muito, de tão absurda que foi, de forma aparentemente constrangida.

O filho, ainda que com todo o exemplo de família que o pai dá, bolsonarista íntegro, que não rouba e paga impostos direitinho, pelo menos na terra da liberdade, vai saber, acha um par de óculos na escola e leva pra casa.

Não sei a idade das proles, mas esse lance de metamorfose do bolsonarismo, passa obrigatoriamente pelo bolsolavismo.

O Rodrigo é o híbrido. Resultou em uma mariposa escura, com desenhos feios, que mimetisa com o esgoto.

ProgVacas
Membro Novato
# 17/nov/22 10:38 · Editado por: ProgVacas
· votar


brunohardrocker

A direita, fortíssima, que propôs 200 conto de auxílio, derrubado e imposto pela esquerda o valor de 600.

Direita forte.

A direita, que apoiou empresários confinados e seguros durante a pandemia, enquanto jogavam seus funcionários para a rotina normal. Que tratou a doença como vacina, em vez da própria vacina.

Direita oposicionista!

Aquela direita que surfou no extinto PSL do Presidente eleito Jair Bolsonaro, formando a maior bancada da câmara. Pariu Bia Kicis, Carla Zambelli, Joyce Hasselman, Alexandre Frota, e demais vagabundos bolsonaristas rompidos com os bolsonaristas.

Cê tá louco de dizer que isso, essa direita brasileira e atual, é ambiente sadio politicamente, oposição ou situação, organizada assim. Tá vivendo em Marte, mano.

-Dan
Veterano
# 17/nov/22 10:54
· votar


brunohardrocker
O complicado é que vão querer fazer a gente aceitar qualquer merda, ou pior, qualquer "bomba atômica" do governo lulopetista porque vai pairar no ar esse temor de ressucitar o bolsonarismo.

Vai ser a dobradinha da imprensa com a militância.
Preparem-se.


É o jogo. O toma la da ca. Tu nao te medo da ideologia de genero, seus pares nao tem medo do comunismo? Entao, não é novidade essas ameaças. A linha que tu segue sobrevive com essas ameaças.

ProgVacas
Membro Novato
# 17/nov/22 10:55
· votar


Ainda sobre o lance do Rodrigo, traduzindo, ainda que termine negando: o filho dele é petista.

Não é patética, essa metamorfose do bolsonarismo?

Bem, todas são.

-Dan
Veterano
# 17/nov/22 10:56
· votar


Pedro_Borges
Antes 50% era composto pelo jumentismo petista, agora temos a outra parte composta por bolsonaristas, concorda?

Ate hoje tentam simetrizar hein. Nunca vi na minha curta vida um jumentismo maior do que os dos bolsonaristas atuais, que louvam ate pneu na rua enquanto pedem golpe militar pq perderam as eleições. Não é simetrico.

Wanton
Veterano
# 17/nov/22 10:59
· votar


brunohardrocker
A mais forte e mais prática oposição ao Bolsonaro na pandemia, veio pela direita.

E o que aconteceu com as lideranças da direita que se opuseram ao Bolsonaro?


Pedro_Borges
Aquela que há tempos atrás quebrava vidraças, incendiava carros e promovia desordem e destruição?

Seu moralismo puritano não me surpreende mais. Estou falando de negacionismo da ciência e você me vem com essas frivolidades? Não dá, né?!

brunohardrocker
Veterano
# 17/nov/22 12:00 · Editado por: brunohardrocker
· votar


ProgVacas

Meu amigo, a direita que se opôs aos desmandos do Bolsonaro e que não conseguiu emplacar um nome para a presidência, está cercando o Lula.
Olha aí no teu quintal.

Insufferable Bear
Membro
# 17/nov/22 12:16
· votar


esse tópico é gay demais, nem acredito que vocês ainda tão discutindo bolsonarismo ainda

Pedro_Borges
Veterano
# 17/nov/22 14:10
· votar


JJJ
Cara, só te digo uma coisa: não existe fanatismo na esquerda do tamanho como estamos vendo na direita. É um fenômeno novo.

E a militância petista, é o quê? Torcida pacífica e descontraída?

Pedro_Borges
Veterano
# 17/nov/22 15:34
· votar


"Os homens livres tem ideias, os homens submissos tem ideologias"

Teócrito.

Wanton
Veterano
# 17/nov/22 15:43
· votar


Pedro_Borges
E a militância petista, é o quê? Torcida pacífica e descontraída?

Não são fascistas ou antivacina. Teu moralismo é torpe!


Insufferable Bear
nem acredito que vocês ainda tão discutindo bolsonarismo ainda

É muito um movimento muito mais retardado, muito mais engraçado e muito mais perigoso do que o terraplanismo. Vivíssimo! Uma fábrica de idiotas produzindo a todo vapor!

JJJ
Veterano
# 17/nov/22 15:46
· votar


Pedro_Borges
E a militância petista, é o quê? Torcida pacífica e descontraída?

Cara... Há quanto tempo tu não vê algo tão doido como o que temos visto entre os bolsistas?

Eu não me lembro! Sem brincadeira.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A metamorfose do bolsonarismo