Anúncios e notícias excêntricos

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# 20/fev/23 18:46
· votar


Pedro_Borges

Hahahah! Eu ri com o tal do Harley!

Pedro_Borges
Veterano
# 20/fev/23 19:06
· votar


makumbator

É por causa do ex-goleiro do Goiás que me fez confundir. Rsrsrs

Lelo Mig
Membro
# 20/fev/23 19:11
· votar


makumbator

Cometa Harley Davidson, inspirou até uma música:



Pedro_Borges
Veterano
# 20/fev/23 19:16
· votar


Lelo Mig
Caraca, puta bicho teimosão da porra! kkkkkk

Mas voltando ao assunto. Na ocasião eu disse que achava que havia uma razão entre as encostas circundada por rodovias e seus deslizamentos, pelo fato de circular caminhões pesados.

Disse que achava e solicitei a opinião de um geólogo. Você me contestou pelo simples prazer de contestar (tipo ProgVacas) de que ocorre o mesmo nas regiões de natureza intacta, sem apresentar números ou uma lógica, mas que as situações em áreas intactas apenas a imprensa não divulga.

Amigo, achismo por achismo ninguém pode ser considerado teimoso, mas eu pelo menos estou tendo a humildade de apenas formular uma hipótese.

Pedro_Borges
Veterano
# 20/fev/23 19:20
· votar


makumbator

Limpei lá, ficou meio sem sentido os posts posteriores.

Pedro_Borges
Veterano
# 20/fev/23 19:25 · Editado por: Pedro_Borges
· votar




ejames
Membro Novato
# 20/fev/23 19:27
· votar


Pedro_Borges
eu disse que achava que havia uma razão entre as encostas circundada por rodovias e seus deslizamentos, pelo fato de circular caminhões pesados.

Deslizamentos são fenômenos naturais que ocorrem em encostas. A construção de uma estrada numa encosta, sem o preparo e avaliação correta do terreno (que deve ser constante) é fator que aumenta o risco de deslizamentos. Não pela passagem de veículos pesados, mas pela disrupção do terreno, da mata, do fluxo natural de águas, etc.

ProgVacas
Membro Novato
# 20/fev/23 19:32 · Editado por: ProgVacas
· votar


Pedro_Borges

Eu só contesto quando está na minha área de conhecimento e o que foi dito é muito errado. Não estou sendo achista. É um tipo de assunto que eu estudo o ano inteiro, ensino, evidencio. O meu foco não é estatística, se ocorre mais em áreas visitadas e modificadas pelo homem, mas nesse assunto dei razão a você e considero que a intervenção humana causa esses deslizamentos.

O que você disse, que é completamente errado, não há dúvida, e deveria aprender, porque pelo que entendi esse tipo de opinião infundada já foi disparada no fórum mais de uma vez, é que deslizamento de terra é um desastre natural. Corrigi apenas a frase "Não há deslizamentos em áreas sem rodovias, com natureza intacta". Se quiser falar de estatísticas, não vou entrar no assunto, porque isso não interessa para mim.

Lelo Mig
Membro
# 20/fev/23 19:33 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pedro_Borges

"Eu conheço a realidade das serras..."
Não duvido de você.

"pequenas as ocorrências que estatisticamente é quase nula."
Dependendo do bioma não é quase nula. Ocorre pouco, mas não é quase nula. Nós aqui de Sampa, Rio de Janeiro, toda costa Leste do Brasil, de Santa Catarina à Bahia, conhecemos bem a Serra do Mar (Mata Atlântica) e é bem diferente daí do Cerrado.

É uma Mata naturalmente muito densa que encharca muito e já esta normalmente em solo fofo e úmido, com chuvas torrenciais (volume pluviométrico muito alto), as árvores ficam muito pesadas, o solo encharca de não absorver, de formar piscinas em plena mata, se tiver vento então, a coisa desanda, grandes árvores ficam como palitos espetados na manteiga.

Claro que existe toda uma proteção natural, de mato, arbustos, grama, "amarrando" tudo isso e protegendo, não é tão frágil. Mas acontece...

Veja bem eu mesmo disse "99,9% é devido o desrespeito ao meio ambiente e etc..." só estou te dizendo (repetindo) que ocorrem de forma natural também e nas encostas litorâneas não é tão raro assim.

Não sou "caboclo do mato" como você, mas, apesar de urbano, sempre tive alguma relação próxima com a natureza. Como disse, conheço bem o litoral paulista, prá você ter ideia, já desci à pé de São Paulo capital (em grupo de aventureiros) para o Litoral, pela mata, Serra do Mar, mais de uma vez.

Obs: Se achar que tô mentindo, fala o email que eu te mando fotos.

Wanton
Veterano
# 20/fev/23 20:55
· votar


Jonas Kahnwald
pq não?

Porque aleatoriedade também não pressupõe escolha (legítima, incausada). Talvez, a aleatoriedade apresente mais problemas do que saídas para a noção de livre-arbítrio. No determinismo, temos eventos causados no contexto de um sistema; no livre-arbítrio, temos eventos causados intencionalmente por um agente; no indeterminismo quântico, temos eventos incausados. O terceiro parece mais distante do segundo do que o primeiro.


e empiricamente eu vejo muito mais evidências que apontem para a aleatoriedade e para o livre arbítrio do que para o determinismo

Mas você não gastou muito tempo pensando sobre isso, não vale! O livre-arbítrio é intuitivo e amigável. As pessoas querem acreditar nisso. Só que praticamente todo o conhecimento científico parte do pressuposto que as coisas foram causadas. Na física quântica, os eventos são examinados em termos probabilísticos. No resto da ciência, a probabilidade é um instrumento que decorre da assunção de que não temos controle das cadeias que causam um evento.

Essa "física especial" do livre-arbítrio só se aplicaria ao ser humano? No universo todo? Não é muito plausível. Por outro lado, seus adeptos podem estar deixando-se levar pelo viés que procura por explicações reconfortantes.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 20/fev/23 20:59
· votar


Quase que meu melhor amigo e toda a sua família morreu com esses alagamentos e deslizamentos na região do litoral
Acabei acabei de saber... Felizmente só oq se perdeu foram bens materiais, e não as vidas

makumbator
Moderador
# 20/fev/23 21:01
· votar


Jonas Kahnwald
Quase que meu melhor amigo e toda a sua família morreu com esses alagamentos e deslizamentos na região do litoral
Acabei acabei de saber...


Caramba Jonas!!!

Felizmente só oq se perdeu foram bens materiais, e não as vidas

Mas eles tiveram muito prejuízo? Vc já ficou sabendo a extensão das perdas materiais?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 20/fev/23 21:05
· votar


Wanton
no livre-arbítrio, temos eventos causados intencionalmente por um agente;

No livre arbítrio também temos eventos incausados, não vejo como excludentes. Ao contrário de um evento predeterrminado, onde não há como não se excluir o livre arbítrio...

Por exemplo o próprio alagemento e deslizamento de terras que aconteceram no litoral foram um evento aleatório enquanto o Daniel Alves estuprar a moça e repetidamente mudar a sua versão das coisas seria um evento causado conscientemente por ele, e não por algum trauma que o jogador carrega desde a infância que o eximiria da culpa

Insufferable Bear
Membro
# 20/fev/23 21:28
· votar


Wanton
nessas discussões você sempre puxa os modelos da física para explicar o determinismo, mas me lembro de outras discussões que você dizia que não acha que modelos científicos são a realidade. você usa os modelos físicos só para ilustrar seus pontos?

na física quântica é um caso difícil, porque não é exatamente verdade que física quântica lida com aleatoriedade, essa é apenas uma interpretação da física quântica.
o modelo quântico lida com ondas, a probabilidade de uma medição em relação a essa onda de ser uma coisa é uma medida secundária derivada de funções mais fundamentais (na verdade nem os campos são fundamentais, é difícil explicar o que é fundamental na teoria e não dá pra explicar sem saber muito matemática)
sem contar que teoria quântica foi muito além das equações de Schödinger, chegando numa forma tão abstrato que é impossível enxergar como algo real*.

* na minha opinião. eu sei toda a matemática usada para criar o modelo padrão mas não consigo entender o que diabos é um férmion

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 21/fev/23 00:00 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


makumbator
Mas eles tiveram muito prejuízo? Vc já ficou sabendo a extensão das perdas materiais?

Ele disse que a casa ficou com a água na altura do peito, por volta de umas 4h da manhã

Eles saíram só com os celulares e a roupa do corpo
Os muros do condomínio cederam mas as casas em partes mais altas do condomínio se salvaram

Perderam tudo o que havia dentro da casa (que era do sogro dele) mas a casa em si, a estrutura dela, não cedeu. Calculam em torno de uns 60k de preju.

Foram acolhidos por uma família que mora no mesmo condomínio que literalmente cedeu a casa inteira pra eles

Pedro_Borges
Veterano
# 21/fev/23 00:36
· votar


Jonas Kahnwald

Caracas, Jonas, que prejuízo e o risco de vida. Caracas meu! Ainda bem que dos males o menor.

Wanton
Veterano
# 21/fev/23 09:39 · Editado por: Wanton
· votar


Insufferable Bear
porque não é exatamente verdade que física quântica lida com aleatoriedade

A ideia é discorrer da maneira mais simples possível, sem muita preocupação em ser preciso. Se nos termos que uso, já não tá fácil de assimilar essas noções, imagine se colocarmos mais asteriscos! No final das contas, todo esse comportamento quântico pode revelar-se determinado. Sabemos pouco sobre como as coisas se comportam em outras escalas diferentes da escala humana. O que reproduzo é o produto de algumas discussões sobre o indeterminismo na física quântica, nem tenho competência para ir muito além.


nessas discussões você sempre puxa os modelos da física para explicar o determinismo, mas me lembro de outras discussões que você dizia que não acha que modelos científicos são a realidade. você usa os modelos físicos só para ilustrar seus pontos?

É porque tento explicar os conceitos, não o que eu penso deles. A ciência faz uma mediação pragmática entre a realidade e a nossa capacidade de compreensão. Só dá para fazer isso por meio de ficções. Não temos condições reais de compreender a realidade, o que fazemos é apenas uma versão mais sofisticada do que faziam as civilizações antigas, que explicavam os fenômenos com o auxílio de mitos.


Jonas Kahnwald
No livre arbítrio também temos eventos incausados, não vejo como excludentes.

Claro. O livre-arbítrio requer uma física que se aplica exclusivamente a seres animados. Não estou fazendo espantalho do livre-arbítrio, sugerindo que as coisas também escolhem como irão se comportar.


Perderam tudo o que havia dentro da casa (que era do sogro dele) mas a casa em si, a estrutura dela, não cedeu. Calculam em torno de uns 60k de preju.

Puta merda! Fora o prejuízo material, tem todo o estresse e o desgaste envolvidos. Espero que recebam todo o apoio que precisam. Lamentavelmente, montamos um mundo em que as pessoas não são autorizadas a parar a vida para olhar pelo outro.

Pedro_Borges
Veterano
# 21/fev/23 12:33 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Em 2021 a 2022 tivemos os desastres de enchentes na Bahia e norte de Minas. Quaisquer de nossas regiões estão sujeitas. A se perguntar qual será a próxima em 2024?

Wanton
Lamentavelmente, montamos um mundo em que as pessoas não são autorizadas a parar a vida para olhar pelo outro.

Sim, mas tem muita gente prestativa que larga tudo pra ajudar. O problema é que a burocracia moderna engessa as pessoas. Muitas gostariam de se fazer presentes.

Pedro_Borges
Veterano
# 21/fev/23 22:50
· votar


https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/reporter-da-globo-cho ra-ao-vivo-ao-descobrir-ganancia-na-tragedia-de-sp-r-93-em-um-litro-de -agua,36972bb8974ccc2b25f4809a92e3d333rufdl9kq.html

Tem pessoas que não merecem o apelido de humanos. $ 93,00 o litro de água.

ProgVacas
Membro Novato
# 21/fev/23 23:29
· votar


Menino, mentiram para o repórter. Na moral.

Wanton
Veterano
# 22/fev/23 04:29
· votar


Pedro_Borges
O problema é que a burocracia moderna engessa as pessoas.

Burocracia? Tá certo...

Pedro_Borges
Veterano
# 22/fev/23 06:58
· votar


Wanton
Burocracia? Tá certo...

Então qual sentido disso? Lamentavelmente, montamos um mundo em que as pessoas não são autorizadas a parar a vida para olhar pelo outro.

Faça-me o favor, né Entamoeba!

Wanton
Veterano
# 22/fev/23 08:40 · Editado por: Wanton
· votar


Pedro_Borges
Então qual sentido disso?

Capitalismo!!!

Não precisa virar comunista, mas dá para ter um pingo de senso crítico?

Tragédia no litoral: sem condições de moradia segura, mais pobres 'sobem para o morro' enquanto condomínios ficam ociosos até alta temporada

Engraçado é que canso de ver gente de direita questionando: "por que moram em lugares tão perigosos? Será que não sabem que essas encostas desabam com as chuvas?" Tem até alguns que chegam a falar "bem feito! Quem mandou construir casa onde não deve?!"

Fora que o capitalismo nos faz cada vez menos solidários. Somos treinados diariamente para olharmos apenas para os nossos umbigos, os outros que se fodam. Individualismo é essa merda aí. Me surpreende que as pessoas não se toquem de onde elas amarraram seus ideais.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 22/fev/23 09:42 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Wanton
Claro. O livre-arbítrio requer uma física que se aplica exclusivamente a seres animados.

Não aos seres animados, mas aos seres racionais! Pois uma batata nao pode raciocinar, não pode escolher conscientemente onde aprofundar as suas raízes e nem quanto de água vai "sugar" da terra... um macaco (por mais que vc queira relativizar) NÃO é capaz de aprender e falar inglês, criar um computador, ou calcular que o quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetos... um gato não vai conseguir se comunicar com humanos através de outra coisa senão miados ou grunhidos e expressões corporais... um papagaio consegue repetir o que ouve, mas nao entende o que repete, etc etc etc

E isso faz todo sentido, pois se o ser humano é capaz de racioninar, é capaz até de formular a teoria do determinismo, ele é capaz também de fazer as suas escolhas (em que pesem as influências).

Eu estou influenciado pela minha personalidade e pelas minhas crenças a debater este assunto com vc, mas a qqr momento eu posso optar por desistir de argumentar, ainda que seja tentador continuar a conversa. Ao mesmo tempo poderia no meu tempo livre me aprofundar na teoria ou continuar a fazer o que faço no tempo livre, tudo vai depender da minha vontade no referido dia.

makumbator
Moderador
# 22/fev/23 10:08
· votar


https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2022/03/03/raio-x-dos-correios -identificou-placenta-a-ser-enviada-a-industria-da-moda.htm

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 22/fev/23 10:18
· votar


comerciantes cobram até 93 reais POR LITRO DE AGUA na região de São Sebastião

Wanton
Veterano
# 22/fev/23 10:36
· votar


Jonas Kahnwald

O problema é que o assunto começou a se desviar para o que você acha que é o livre-arbítrio, em uma acepção que não é sustentada por nenhuma tradição filosófica. O ser humano é praticamente igual ao macaco. A humanização do ser humano, que o torna tão especial, é produto da cultura. Você está sugerindo que o livre-arbítrio é exterior ao indivíduo, como é o caso da cultura?

Wanton
Veterano
# 22/fev/23 10:40
· votar


Polícia identifica dupla que matou 7 após perder na sinuca

Da série: não jogue sinuca com bolsomínion.

Pedro_Borges
Veterano
# 22/fev/23 10:42
· votar


Wanton
Capitalismo!!!

Você está desvirtuando sua própria ideia inicial, que sugeria que as pessoas não têm tempo de deixar seus afazeres para atuar voluntariamente na ajuda as outras pessoas.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 22/fev/23 10:54 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Wanton
m uma acepção que não é sustentada por nenhuma tradição filosófica.

Se nenhuma tradição filosófica é capaz de separar o homem do macaco como um ser pensante, então realmente eu não tenho mais nada a declarar

Pra mim, equipará-los é o mesmo que fazer mil malabarismos matemágicos para tentar provar que 1=2

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Anúncios e notícias excêntricos